Hospital de Campanha da Força Aérea será enviado a Porto Príncipe, no Haiti

4

Haitianos atendidos na base da missão de paz brasileira  - foto Agencia Brasil -  Roosewelt Pinheiro

A Força Aérea Brasileira (FAB) enviará nas próximas horas para Porto Príncipe, no Haiti, o seu Hospital de Campanha (HCAMP) para auxiliar no socorro das vítimas da tragédia que atingiu aquele país. Ao menos três hospitais da cidade foram destruídos no maior terremoto dos últimos 200 anos na região do Caribe.

Segundo o Diretor de Saúde da FAB, Major-Brigadeiro-Médico José Antônio Monteiro, serão enviados 46 militares da área de saúde, entre médicos e enfermeiros, além de equipamentos para centro cirúrgico, unidade de terapia intensiva (UTI), raio-X, laboratório e módulos para atendimento ambulatorial. O HCAMP atenderá urgências e emergências, com capacidade de realizar cirurgias e de socorrer pacientes graves.

“O HCAMP atenderá dentro do processo de socorro às vítimas do terremoto, em coordenação com o Exército Brasileiro”, explicou o Diretor de Saúde. Na equipe, estão profissionais que já viveram o socorro prestado pelo HCAMP, nos anos 80, às vítimas do terremoto de El Salvador, e no próprio Haiti. “Aproveitaremos a nossa experiência nesse tipo de situação em benefício da população”, disse.

O HCAMP é um hospital móvel, para curto período de internação e destinado a atender feridos em combate, composto de módulos (barracas) climatizados, que podem ser montados em diversas configurações, dependendo da necessidade. No Haiti, a unidade estará em sua configuração completa, com módulos adicionais para internações de curto período, além dos que servem ao atendimento ambulatorial.

Hoje de manhã, o material do HCAMP seguiu para a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, onde será embarcado em aeronaves de transporte C-130 Hércules.

situacao na base da missão de paz brasileira  - foto Agencia Brasil -  Roosewelt Pinheiro

FONTE: CECOMSAER

FOTOS (situação na base da missão de paz brasileira –  Roosewelt Pinheiro): Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GEANY

GOSTARIA DE AJUDAR SOU TÉCNICA DE ENFERMAGEM E QUERIA SABER SE O BRASIL IRÁ REALIZAR EQUIPES VOLUNTÁRIAS POIS GOSTARIA MUITO DE AJUDAR NA EQUIPE MÉDICA…..

RODRIGO - DF

Desejo a todos, muita garra nas buscas por Sobreviventes.

flavio

Parabéns a FAB por esta atitude.

que se enviem ao Haiti quantos hospitais de campanha puderem, afim de tentar amenizar o sofrimento deste povo.

Força e sucesso aos militares que participam/participarão da missão. Estes sim nos dão motivos de se orgulhar de ser brasileiro