sexta-feira, maio 7, 2021

Gripen para o Brasil

Conexão diplomática: concorrência dos caças

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Silvio Queiroz

Não existe data marcada, mas o governo Lula deve anunciar ainda no começo do ano quem será o fornecedor dos novos caças para a Força Aérea Brasileira, um contrato da ordem de 5 bilhões de euros. Pela vontade do presidente, o contrato sairia para o Rafale, da francesa Dassault, em nome da parceria estratégica com Paris e da amizade pessoal com o colega Nicolas Sarkozy. Mas a FAB e a indústria aeronáutica parecem gostar do pacote oferecido pela sueca Saab para vender o Grippen NG. Zebra mesmo será a escolha do americano Super Hornet, da Boeing.

FONTE: Correio Braziliense

- Advertisement -

13 Comments

Subscribe
Notify of
guest
13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
th98

senta que la vem historia…

A-Bomb

Agora resta saber em qual começo de ano que o Governo pretende anunciar a decisão.
Começo de 2010?
Começo de 2011?
2014?

Porque a coisa esta muito enrolada.
Pelo visto esta difícil convencer a FAB aprovar o caro caça francês.
E também não deve estar sendo fácil para o Sarko convencer a Dassault a entregar sua tecnologia sensível ao Brasil.

Ainda estou achando que esse negocio vai para o próximo governo.

Francisco AMX

A EMBRAER quer o melhor para ela, não necessariamente para o país! e a FAB? muitos fabianos, depois de “dar baixa” vão parar nas “fileiras” da EMBRAER… coisa interessante não acham? eu acho… Gripen NG = AMX —- EMBRAER sai ganhando tudo, pessoas envolvidas tb, e a FAB como instituição corre o risco de nem receber um avião decente dentro de 10 anos! esta é a única coisa que consigo ver do projeto NG para o Brasil! muitos reclamam do possível esquema do MD GF com a França, mas rezam e abençoam um possível esquema com o projeto NG… fazer… Read more »

Wolfpack

O interessante que no FX2 as preferências através da Imprensa mudam muito: 1o- Jobim e Lula se derretem pela Aliança com a França e o Rafale; 2o- A Embraer tinha aliança com a Dassault e o Mirage2000 BR no FX1; 3o- A FAB preferia o Gripen C/D no FX1; 4o- Os pilotos da FAB têm preferência pelo Tom Gun F18E/F Super Hornet; mas antes diziam que achavam impressionante o SU30. 5o- Embraer, FIESP, FAB e Jobim apresentam preferência pelo pacote da SAAB Gripen NG; Bem, parece mesmo que agora a preferência mudou para o Gripen NG, vamos ver até quando.… Read more »

Harry

Caro Wolfpack

Fique tranquilo quem ganha é Rafale.

Existe para isso uma motivação (que esta nas profundezas do mar) que é uma tecnologia mais difícil de se adquirir e estratégica que a dos caças é do SubNuclear, o Brasil irá precisar dos franceses para finaliza-lo.

TTT dos franceses para mim e muitos outros não passa de INTENÇÃO E
PROMESSA.

Abs

Wolfpack

Concordo contigo Harry, defendo sempre que esta história de transferência de tecnologia não existe. Só se aprende se você entrar em um projeto desde o começo com alguma contribuição crítica ao projeto, como está sendo o projeto do F35 onde alguns secção da fuselagem são montadas na Turquia. A Estação Espacial Internacional foi um outro exemplo, e o mais próximo do FX2 é o PAK-FA T50 entre Índia e Rússia. Até mesmo os caças Paquistaneses e Indianos são exemplos de transferência e desenvolvimento, mas nunca o FX2, nem com esta enganação chamada SAAB Gripen NG. Segundo alguns já está até… Read more »

Mauricio R.

“…Gripen NG = AMX —- EMBRAER sai ganhando tudo, pessoas envolvidas tb, e a FAB como instituição corre o risco de nem receber um avião decente dentro de 10 anos!”

Sou absolutamente cáustico qnto as motivações da Embraer, mas antes os nossos que a francesada falsa da Dassault.

Mauricio R.

“Só se aprende se você entrar em um projeto desde o começo com alguma contribuição crítica ao projeto,…”

Correto, então como não há nada a se aprender c/ o SH e c/ a tranqueira francesa pois já são aeronaves em serviço e de produção seriada estabelecida, apesar do caráter “low rate” da produção francesa de 12 Rafales/ano e não somos associados ao Clubinho do F-35; sobra portanto a possibilidade de participarmos do desenvolvímento do Gripen NG.

Harry

Caro Wolfpack Não tenho que Aeronáutica prefere o caça sueco Gripen NG. Não entendo o motivo exato dessa preferência mas certamente deve ser algo mais que a simples capacidade de combate. Pois nesse quesito, não tenho duvida sobre a superioridade do caça Rafale. A Embraer com certeza adquiriu capacidade de atualização de F5-M. Mas dúvido que tenha capacidade na área de integração de sistemas aviônicos de um caça 4.5 geração. À Embraer, a Saab oferece ser “coproprietária do programa” do novo Gripen. Não irei repetir o pacote tecnológico que estará no caça sueco,pois voce já o sabe Felipe Cps postou… Read more »

Harry

Digo Não tenho duvida

Chacal

É uma licitação ou um jogo de cartas marcadas,os caras levam anos para desenvolver a tecnologia,para ficar transferido para qualquer um.Se temos um dos melhores corpos de engenheiros do mundo porque não desenvolve,ou porque não espionar os outros É a mesma coisa da Petrobras desenvolveu tecnologia de ponto para extração de Petroleo e vai transferir para qualquer um “Exxon e Shell”,esse é Fx-2 é uma novela,deve ter Fx-3……

luiz chaves

amigos, nem a embraer nem aeronautuca são tão ingenuos assim como alguns de vcs pensam, primeiro qque a embraer tem um setor de inteligência que estuda grande parte desses avioês…comerciais e militares…..a FAB também.So pra vcs pensarem: o ex Brig. Osires Silva, que comandou a Embraer muito tempo, AFIRMOU que a embraer tem capacidade tecnica de desenvolver caças deste nível.Quando o Min. Frances debochou dizendo que não teria problema transferir tecnologia do Rafale pois quando brasil aprendesse a fazê-lo a França já estaria fazendo outro muito mais moderno, aquele mesmo que chamou o Kc390 DE carrinho de mão; um alto… Read more »

Braziliano

Caro Wolfpack.

Vou discordar em parte.

Se eu fosse da FAB, e conhecendo o menosprezo que os futuros candidatos, à presidência do Brasil (todos esquerdistas)</i), dedicam ou dedicaram à questão da defesa militar de nosso país.

Ficaria com o caça mais em conta para manter.

Se o Rafale for tão custoso como dizem e publicam, pode ser uma ótima desculpa para manter a FAB na chon!

Reportagens especiais

‘Se é bonito, voa bem’ – o Dassault Mirage

Mirage é um nome dado a vários tipos de aviões a jato projetados pela empresa francesa Dassault Aviation (anteriormente...
- Advertisement -
- Advertisement -