Home Sistemas de Armas Quantos ‘Flanker’ foram produzidos?

Quantos ‘Flanker’ foram produzidos?

193
4

Su-27

A pergunta é simples, mas a resposta não. A conclusão deste texto serve apenas para dar uma ideia da produção, pois desconhece-se uma fonte oficial que apresente o número total de caças da família Suhkoi Su-27 ‘Flanker’ produzidos.

De acordo com algumas fontes ocidentais as Forças Armadas da União Soviética possuíam perto de 600 caças da família Su-27 no início da década de 1990, sem do que a produção atingiu 740 aeronaves, antes que o país se dissolvesse em diversas repúblicas. Este número incluía os caças operados tanto pela IA-PVO (defesa aérea) como pela VVS. (força aérea tática) Em menor número aparecia a Marinha, com algumas dezenas de Su-27 terrestres e Su-27K (Su-33) embarcados.

Em função dos acontecimentos políticos ocorridos no início da década e a desestruturação do modelo soviético, muitos Flankers foram espalhados pelas antigas repúblicas da URSS e uma outra quantidade desconhecida foi estocada. Em 1997 estimava-se que cerca de 400 Su-27 estavam em operação somente na Rússia.

Além da Rússia e de outras repúblicas da ex-URSS, a República Popular da China, primeiro cliente externo, adquiriu perto de 80 Su-27 (modelos SK e UBK) entre 1992 e 2002. Parte destes aviões foi construída no país com a designação J-11.

O Vietnã também adquiriu caças da família Su-27. Entre monopostos e bipostos o Vietnã recebeu 14 Su-27 (mais uma vez, este número pode variar dependendo da fonte). Foram exportados caças da família Su-27 para vários outros países, incluindo Angola, Eritreia, Etiópia e Estados Unidos . Porém, estes eram todos aviões usados e já contabilizados nos números apresentados acima.

Somando todos os exemplares produzidos pela URSS/Rússia (incluindo os aparelhos exportados) e pela China o número aproximado de Su-27 supera 840 unidades produzidas entre 1984 e 2002.

Num próximo texto será abordado a produção das variantes mais modernas do Su-27 como o Su-30, Su-34 e Su-37.

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Renato
Paulo Renato
10 anos atrás

Que não saia mas dos post!!!

São os melhores.

Abs.

JACUBAO
JACUBAO
10 anos atrás

Concordo. 😉

Welington
Welington
10 anos atrás

Esta família marcou e marcara a historia!!!
Um grande abraço a todos…

kwhvelasco
kwhvelasco
10 anos atrás

Antes de se falar aquelas baboseiras sobre carroças russas, tenham em mente que o SU-27 é o motivo da existÊncia das aeronaves de 5ª geração, como o F22 e F35. O Sukhoi 27/30 são o parâmetro de qualquer aeronave norte-americana de ataque atual. Os EUA não criam projetos para combater M2000, Eurofighter, Rafale. O problema é Sukhoi, mesmo. Se os russos fossem profissionais há mais tempo, se a URSS não tivesse derretido tão desorganizadamente… Se o Brasil não fosse desgraçadamente tão próximo dos EUA… talvez tivéssemos um vetor capaz de proteger nosso território. Fora que os projetistas foram extremamente felizes,… Read more »