Na Segunda Guerra Mundial, as fábricas de aviões nos EUA produziram mais de 300.000 unidades, ao custo de aproximadamente US$ 45 bilhões. No gráfico abaixo, os 11 maiores fabricantes e respectivas quantidades de aeronaves produzidas, que representaram 77% do total.

WWII Warplane makers

FONTE: A History of the United States Air Force 1907-1957, Alfred Goldberg

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ferreiraely

Realmente sou fão do north american p 51 ..

Por muito tempo ainda no futuro, pessoas de todo o mundo e entusiastas da aviação estarão alimentando a discussão que diz se foi ou não o North American P-51 Mustang o melhor caça monoposto envolvido na Segunda Guerra Mundial. No entanto, não existe dúvida de que ele está entre a meia dúzia de aeronaves do conflito que entraram para a história e nunca serão esquecidas.

Sendo uma das pouquíssimas aeronaves que foram projetadas, desenvolvidas, produzidas e postas em operação em larga escala dentro do período de seis anos da guerra

viniciusmodolo

Muitas fabricas produziram avioes projetadospor outras.
A godyear produziu avioes Corsair. A ford GM e outras tbm. Tem como conseguir esses dados?

Luan

Li sobre esses nomeros no livro ASAS de Tom D. Crouch.

A capicidade industrial deles relamente impressiona.

Olhem só o que tinham que fazer com tantos aviões logo após terminar a guerra:

http://webkits.infopop.cc/eve/forums/a/tpc/f/856605671/m/959102903

abraços!

Wilson "Giordani" de Souza

A Chance pode ter sido uma das que menos produziu mas, para mim, fez um dos aviões mais “legais” da história: http://pt.wikipedia.org/wiki/F4U_Corsair

[]s

mmartins2@uol.com.br

Com US$ 45 bilhões compra-se quantos Rafale hoje?
Tudo bem que os aviões de hoje nem se compraram com os de antigamente mas é incrível como eram as cosias na Segunda Guerra………comprava-se aviões de baciada. Hoje em dia, com tanta tecnologia existente, comprar 36 já está dando o que falar!

renatohm

mmartins2, ajuste pela inflação acumulada de lá pra cá… rsrs

Tales

ferreiraely em 29 nov, 2009 às 11:09 “Realmente sou fão do north american p 51 .. Por muito tempo ainda no futuro, pessoas de todo o mundo e entusiastas da aviação estarão alimentando a discussão que diz se foi ou não o North American P-51 Mustang o melhor caça monoposto envolvido na Segunda Guerra Mundial. No entanto, não existe dúvida de que ele está entre a meia dúzia de aeronaves do conflito que entraram para a história e nunca serão esquecidas.” Tbm sou fã do P-51, mas eu limito um pouco mais essa tua afirmação. Para mim, o P-51 foi… Read more »

ferreiraely

Tales

muita me intiga a historia do Messerschmitt Me 262 ,,se HITLER não tivesse se metido no projeto e mudado o caça para caçabombardeiro,,

acho que faria talvez alguma diferença na guerra ..

Dalton

Tales, ingleses e americanos estavam desenvolvendo avioes a jato também mas nao viam muita necessidade em acelerar seus projetos enquanto os jatos alemaes que já sabia-se estavam sendo projetados também, nao apareciam. quando os primeiros me262 surgiram acelerou-se o programa aliado e o Meteor ingles era comparavel ao Me262 mas então já era tarde demais e embora muitos pilotos ingleses quisessem combater os me 262, temia-se até que sendo derrubados em areas ainda ocupadas pelos alemaes os Meteors fossem examinados. No mais, havia simplesmente bombardeiros demais para serem abatidos, o mesmo é valido para a campanha submarina alemã que a… Read more »

Dalton

O post acima era para o ferreiraely…

abraços

ferreiraely

Dalton Tales

obrigado pelas explicaçoes

Tales

ferreiraely em 30 nov, 2009 às 10:24 A exemplo do Dalton, tbm acredito que o Me 262, no final das contas, não iria alterar o ruma da guerra. E, se mudasse algo, os EUA iriam acabar lançando a bomba atômica sobre a Alemanha e fim da história… De fato, o Hilter, além de maluco, era um péssimo líder militar. Tomou diversas decisões equivocadas. Essa insistência em transformar o Me 262 em um caça-bombardeiro foi apensa uma delas, como, por exemplo, abrir duas frentes de guerra (na Europa ocidental e na URSS), impedir que Wermacht desse o golpe de misericórdia nos… Read more »

Tales

Dalton em 30 nov, 2009 às 10:50 Concordo contigo quanto ao fato do Me 262, por si só, não alterar os rumos da guerra, bem como ao fato de que, se a coisa ficasse difícil, os EUA iriam acabar lançando a bomba atômica sobre a Alemanha e fim da história… Mas discordo da tua comparação do Gloster Meteor com o Me 262. Tirando o fato dos dois serem aviões propulsados por jatos, eles eram muito diferentes. A começar pela asa. Como tu deves saber, a do Gloster era derivada da do Spitfire. Já a do Me 262 era revolucionária, em… Read more »