China Turbofan Engine

vinheta-destaque-aereoA China Aviation Industry Corporation (AVIC) apresentou um modelo do turbofan chinês que espera-se equipar o futuro jato comercial C919 chinês.
O motor, desenvolvido pela AVIC Commercial Aircraft Engines (ACAE) será chamado SF-A. Um modelo do motor está exposto na China Industrial Fair de Shanghai.

Foi dito publicamente que o C919, que deverá entrar em serviço em 2016, será propulsado por motores ocidentais, mas o plano é que logo os jatos chineses sejam equipados com motores fabricados na China.

A ACAE disse que o motor deve estar pronto em 2016, mas levará alguns meses ou até um ano, para que o motor receba a certificação chinesa.

C919

O jato comercial C919 é chamado de “big plane” na China. Será um avião de 190 passageiros para rivalizar com a Boeing e Airbus. O primeiro voo está planejado para 2014 e a comercialização a partir de 2016.

A China diz que o C919 será superior ao Boeing 737 e ao Airbus A320. Ele consumirá 12 a 15% menos de combustível e custará menos que US$ 50 milhões, que é a faixa de preço dos jatos concorrentes.

A Boeing diz que o mercado chinês para jatos comerciais será de 3.770 jatos na classe do C919 para as rotas domésticas nos próximos 20 anos. A preços atuais, isso significa negócios da ordem de US$ 400 bilhões. Globalmente, a Boeing prevê uma demanda de 19.500 jatos como o C919, 737 e A320, no valor de US$ 1,4 trilhões.

NOTA DO EDITOR: há quantos anos o Brasil fabrica aviões comerciais e não fabrica seus motores? Deveríamos aprender com a China.

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G.Galante

Vai ser uma economia e tanta de $$$, fabricando as próprias turbinas….
Além de domínio da manutenção e expansão dos ´” Negócios da China “, como eles sempre fazem….

Invincible

É assim que se faz um país crescer. Independência!!!

Alias o Brasil fabrica aviões a tantos anos e o lugar onde eles menos voam é no Brasil.

A China investe pesadamente é P&D e isso transforma a economia de qualquer país do mundo. O Brasil tem que produzir tecnologia.

É um belo exemplo esse da China!

flaviodepaula

Pois é…..Só que, falar em investimento de P&D aqui no blog, corre o risco de apanhar.

Lembro que uma vez eu disse que precisavamos investir mais em P%D e optar pelo caça que mais TT estratégica fizesse. Quase apanho, rs.

Mas tudo bem, o exemplo chinês mostra que só P%D transforma um país e alavanca a economia.

Li, não lembro aonde, mas acho que na revista Força Aérea, que a as turbinas dos jatos da Embraer custam em média 30% do valor do avião. A se essa grana ficasse toda aqui….

BRASIL!!!!

Tomcat

Eu é que não quero voar nisso.

Solta pecinha, né? 🙂

cmte.felix

A china é um grande pais, forma muitos engenheiros… aqui no BR formam-se muitos médicos e advogados… e os que não dão certo viram políticos rsssss. O Brasil tem que correr atras disso também e a embraer tem que ser ágil senão vai perder mercado.

Francisco AMX

Mas que este motor parece que vai tocar uma nave dos contos de Julho Verne, ah parece!

masadi45

Como tudo na china é muito nebuloso, basta saber se irá funcionar a contento e terá aceitação internacional.Pelo menos no ocidente.

Tomcat

Outra coisa que eu esqueci de comentar:
Mantendo a tradição chinesa de copiar produtos, posso dizer que, pelo menos, o formato do radome e da cabine são iguais aos da série 319/320/321 da Airbus.
O nome foi copiado da série “7” da Boeing, acrescido em 200: 919. Não duvido que o próximo seja chamado de 929 e assim por diante (ficou de fora o 909…).

Tenho que tirar meu chapéu para os chineses. Tenho muito medo deles!

[ ]’ s

Tales

Mas como diria o Bosco: esse motor tá com cara que SOLTA PECINHA…

Karlx

O Brasil precisa investir em pesquisas para produzir o seus próprios motores a jato. Ainda quero ver um fabricante brasileiro neste segmento, até agora nem processadores para computadores a gente faz …