SH

Ao ‘Estado’, funcionária da administração americana diz que presidente está pessoalmente empenhado na venda

vinheta-clippingO ministro da Defesa, Nelson Jobim, minimizou nesta terça-feira, 3, as informações de que o governo brasileiro estaria sendo assediado pelo presidente dos EUA, Barack Obama, para fechar com a Boeing a compra de 36 caças F18 para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Jobim, que está no Rio de Janeiro para encontro nesta com o ministro da Defesa francês, Hervé Morin, disse que os governos dos Estados Unidos, da Suécia e da França “estão todos empenhados” na venda de aviões à FAB, mas que o País ainda não encerrou a análise técnica das propostas. “O presidente (Barack) Obama, o rei da Suécia (Carlos Gustavo) estão todos empenhados. A FAB ainda não encerrou a análise técnica”, disse Jobim.

As declarações vêm um dia após o Estado publicar entrevista com a subsecretária de Estado para Controle de Armas e Segurança Internacional dos EUA, Ellen Tauscher, na qual ela afirma que o presidente Obama e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, estão empenhados pessoalmente nas negociações para a venda dos caças.

Ellen destacou que, caso a Boeing fosse escolhida, a venda aproximaria os dois governos.

Segundo Jobim, quatro aspectos vão determinar a escolha da proposta vencedora: a análise operacional, a transferência de tecnologia, as compensações industriais e o preço. A FAB também vai analisar a criação de emprego no Brasil acarretada por cada proposta estrangeira.

O Brasil vai comprar 36 caças. Além da Boeing, a sueca Saab e a francesa Dassault participam da etapa final da concorrência.

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Francoorp

Que Obama entre ou não de pessoa no jogo, o fator “Obama” funciona somente para o povo do norte…aqui estamos acostumados em ter negros como irmãos e iguais, a nossa identidade nacional é assim,ao contrario dos povos do norte, onde por décadas negros e brancos não podiam entrar nos mesmos bares e nos mesmos negócios, onde os direitos e as liberdades eram diferentes, mas todos viviam em uma “democracia”. Liberdade e democracia são duas coisas diferentes como ensinaram eles mesmos, mas isso todos sabem. No fim o jogo FX já acabou e o Rafale levou, serve somente que todos se… Read more »

RodrigoMF

Putz…

Felipe Cps

Amigos, Obama pode fazer o que quiser que não irá comover nem Nelson Jobim, nem o Cefalópode. Como explicado pelo leitor Hornet certa feita, o contrato dos caças está atrelado ao dos submarinos, no qual a escolhida francesa, DCNS, detinha o poder (dado pelo governo) de escolher, sem licitação e sem a menor cerimônia, uma empreiteira brasileira para a construção do estaleiro para o SubNuc. Agora, vamos lá, quem for esperto adivinhe qual foi a empreiteira escolhida pela DCNS????? ACERTOU!!! Ela mesma, a única empresa pela qual o governo do PT não engoliu sapo no exterior; a única pela qual… Read more »

Felipe Cps

Ops, continuando (apertei tab+enter – detesto quando acontece isso): Para ganharem dos franceses, os EUA teriam que literalmente ABRIR AS PERNAS: só pra começar, teriam que dar garantias de que não mexerão mais com os bolivarianos. Teriam de sair da Colômbia, entregando-a às FARC. Mais do que isso, teriam de passar a financiar as revoluções chavistas AL afora. Teriam de dar ao Lulla a vaga no CS da ONU que este quer para ter o que fazer depois do fim de seu governo (a megalomania do cidadão é napoleônica e não tem noção do ridículo). Enfim, teriam de contrariar toda… Read more »

Wilson "Giordani" de Souza

Felipe Cps em 04 nov, 2009 às 8:06 “3. Amigos, estão corretos os que acreditam que já deu Rafale. Esse governo não vai se dobrar à vontade da FAB. Não vai se dobrar à vontade da Indústria Nacional. Não vai se dobrar à vontade da nação inteira, a não ser que o derrubemos. Esse governo tem uma agenda. Esse governo tem amor à Internacional Socialista, não à pátria. Ele não vai submeter sua agenda às necessidades do Brasil, e sim submeter as necessidades do Brasil à sua agenda.” Menos Felipe, bem menos. O que me dá medo é saber que… Read more »

RodrigoMF

Felipe, vou colocar mais uma varíavel neste caldo. No fórum do BM já tem uns 4 meses que eu falo que é capaz desta definição ficar para o próximo Governo. Por que eu digo isto ? Cada vez mais os argumentos técnicos e de transferência de tecnologia irrestrita francesas caem por terra em ritmo de avalanche. Estamos a menos de dois meses do início de um ano eleitoral presidencial, com a candidata do Governo em situação cada vez mais delicada nas pesquisas. Caso o Governo escolha o projeto muito mais caro, com desempenho e ToT semelhante aos concorrentes( mesmo eu… Read more »

Felipe Cps

Rodrigo MF: Concordo com restrições: os caças são café pequeno diante do que já passou. O contrato dos subs é pelo menos quatro vezes o preço do dos caças. Mas este está embutido naquele, então não acho que os franceses vão permitir deixar a coisa requentar para o próximo governo. A Dassault, como parte importante do complexo militar francês, também tem que levar uma parte, senão o Brasil não estaria cumprindo sua parte no acordo com a França. Quanto à oposição, eles podem até fazer barulho, mas não é isso que vai determinar as eleições, pois o PeTralhismo vai-se sair… Read more »

Felipe Cps

Wilson “Giordani” de Souza em 04 nov, 2009 às 8:36: Giordani, não tem porque sentir medo de mim cara, rsrs. Você deveria é sentir paúra do que vem por aí nos próximos 30/40 anos, a não ser que algo muito radical aconteça (teria de ser algo de fazer o 11/09/2001 parecer “traque de festa junina”). Isso sim é apavorante. Eu de minha parte espero sinceramente que quando chegar este tempo eu já não esteja mais entre os vivos, ou não esteja mais nem aí pra coisa alguma…. Caro Giordani, ingênuo aquele que pensa que apenas o Brasil, ou mesmo a… Read more »

Wilson "Giordani" de Souza

Felipe Cps em 04 nov, 2009 às 9:41

Felipe, conpañero, deixa eu ver se entendi: tu tens medo de uma ditadura comunista de âmbito mundial?

Agora eu fiquei com medo mesmo. Tua retórica me lembra a utilizada no golpe de 64. Lembra? Aquela “revolução” que nos “salvou” do comunismo?

[]s

Francisco AMX

“Felipão”,

apesar de não concordar em 100% da sua análise, apreciei bastante seu ponto e sua conclusão, vamos torcer para que não seja, no âmago, tudo isso que tu “profetiza”! 🙂
No mais parabéns pelo embasamento do seu raciocínio, só tu não deveria se entregar ainda! rsrsrs
Vamos torcer para que o Lula esteja agindo certo por linhas tortas!

abração!

Paulo Renato

Na minha opinião se o Rafale ganhar não devem aprovar a compra. Seria um grande erro comprar os Rafales sem termos comdições para manter esses vetores. Deixa tudo na mão da FRança seria e é um outro grande erro, apenas os SUB ficaram com eles e o resto teria que ser da Rússia e dos Americanos. Vamos aguardar o que vai acontecer até o final do ano e ver realmente no que vai dar. Acho que a decisão já deixou de ser técnica a muito tempo e passou a ser política, todos os dados técnicos já foram estudados e levantados… Read more »

Felipe Cps

Wilson “Giordani” de Souza em 04 nov, 2009 às 9:58 Giordani, em primeiro lugar não tenho medo de nada meu amigo: há muito tempo me conformei no fato de que somos apenas meros peões num jogo de reis e rainhas. Segundo: debati com você como faria com um amigo, por favor não tente desqualificar meu argumento querendo me colar rótulos disso ou aquilo (que eu apóio a ditadura? Coisa mais infantil…) Eu de minha parte apóio mesmo é a democracia liberal capitalista, com reformas, é óbvio, mas mantendo sua essência. Porém a cada dia que passa mais percebo que a… Read more »

Wilson "Giordani" de Souza

Felipe Cps em 04 nov, 2009 às 10:35

Felipe, não quis te rotular de nada e nem dizer que tu apóia a ditadura.

Mas levantei a lebre e se tu analisares a tua argumentação verás que ela tem os mesmos traços alarmistas da utilizada na época.

[]s

flaviodepaula

Na minha opinião, o Nelson Jobim fez muito bem em jogar um balde de água fria na tal história de que “Obama estaria empenhado pessoalmente na venda”. Dane-se oras, se é o Obama, os USA, o francês, o Sueco. A fase de propostas já acabou, e esse negócio de que pessoa X ta empenhada só pra botar medo ou influênciar a decisão tem que acabar mesmo. A decisão agora é POLÍTICA, de acordo com as ESTRATÉGIAS QUE O GOVERNO ATUAL TRAÇOU PARA O PAÍS. Espero, crendo em DEUS que assim vai ser feito, que a decisão política leve em consideração… Read more »

Felipe Cps

Wilson “Giordani” de Souza em 04 nov, 2009 às 10:43:

Giordani, num é alarmismo. É conformismo.

Abs.

Wilson "Giordani" de Souza

Felipe Cps em 04 nov, 2009 às 11:01

Eu não me conformaria(EI) com nenhum tipo de ditadura.

[]s

motta_eiras

Os franceses jah estao tratando da etapa seguinte q eh a do fornecimento das fragatas conforme foi noticiado ontem na Globo News.
Um comentario a respeito da Odebrecht q alem de ser a nossa maior contrutora eh a quem sao confiadas todas as obras de carater estrategico e com itens de sigilo como as instalacoes nucleares. Nada de extraordinario ela estar envolvida nesse processo. Grana pra campanhas politicas todas dao e pra todos os partidos, eh aquela vela pra Deus e a pro diabo.
Lamento meu teclado ainda nao configurado pro portugues.

Abc

RodrigoMF

Entendam uma coisa, simples. Na avaliação da FAB o Rafale não ganhou, a prova cabal disto foi o contrato não ter sido anunciado em definitivo, para ambas as partes interessa que o resultado seja divulgado o mais rápido possível. O relatório da FAB já está pronto há séculos e o Rafale é o terceiro colocado, os dois primeiros alternam de acordo com a fonte na Força. Toda esta enrolação é para tentar convencer o valente Brig. Saito e os patriotas do GPFX a assinarem um relatório favorável aos planos do Lulla( com 2 L, estilo Collor) e do Jobim, que… Read more »

Paulo Renato

Caro motta_eiras em 04 nov, 2009 às 11:16 ,

Pelo que li o N.J está indo a Itália negociar embarcações com a empresa deles. Mas concordo contigo a Odebrecht é a maior construtora do Brasil e o fato dela ajudar nas campanhas eleitorais não é nada de mais no meu ver. No EUA isso é liberado.

Atenção Senhores vamos com calma pq o FGeliep Cps é polemico mesmo, mas não acho que vamos chegara tanto como ele está falando.

Felipe Cps, Chavuscaaaa !!!! Polemico !!!!!! rs..rs…rs…rs…

Abs.

motta_eiras

Se nao foi anunciado a favor desse ou daquele eh pq pode estar sendo costurado para o terceiro, o q se passa nos bastidores nao eh para o bico de simples mortais como nos.

abc

motta_eiras

A Italia realmente esta entrando na concorrencia das fragatas mas como acreditar em suas chances? Se der Rafale a Franca pode ate construir um um predio para assuntos estrategicos no Brasil, o qq nao vai faltar e Frances na nossa terra. Viva o ano da Franca/Brasil.

essfilho

Detesto quando vejo nesse blog comentários de cunho político. Eu acho que aqui não é lugar para fazer criticas ilimitadas ao governo lula, existe na net outros blogs com esse objetivo. Acho que aqui o assunto é aeronautica. Perdoem-me mas já estou torcendo que esse f-x2 seja novamente cancelado como foi o fx. O governo anterior nada fez pelas forças armadas.

Francisco AMX

Amigos, vcs olharam a bela foto do SH acima? olhem as “patinhas” do vespão! este avião poderia, em pista convencional de terra, carregar umas 20 tonelas! rsrsrsrs – chega ser bonito ver as “pernas grossas” deste caça! show!

Alexandre Galante

Xyko AMX, parabéns pela observação. Num fórum como esse de aviação, as discussões deveriam ser mais nessa direção. Poucos param para ampliar as fotos e ver detalhes dos aviões, o que deveria ser algo constante para entusiastas de aviação.

Wilson "Giordani" de Souza

Francisco AMX em 04 nov, 2009 às 13:26

Quando vi teu comentário me lembrei do livro “Aviões de Combate” do F/A-18 Hornet onde há a possibilidade de ver o movimento necessário para recolher as “patinhas”.

[]s

Ivan

Se cancelarem o FX-2 vai sobrar assunto para a gente conversar sobre FX-3… kkkkkkkkkk…

Ivan

Tenho uma mania.

Todos os aviões que eu conheço, por revistas ou internet, fico ‘brincando’ de adaptar os mesmos para as condições que acredito ser melhores para o Brasil

Bem Galante, esta é para vc, mas também para os demais amigos.

O QUE VC MUDARIA EM CADA CONCORRENTE DO FX-2?
Qual seria a ADAPTAÇÃO, ou melhor, a TROPICALIZAÇÃO que vc faria?
Por exemplo:
– Rafale – Turbinas M-88 ECO?
– SuperHornet – Retira o aparelho de parada para reduzir peso?
– Gripen NG – Alonga um pouco a fuselagem (eita doidera) para caber mais combustível?

Exercício de criatividade.

masadi45

Li em alguma revista, que não me recordo qual agora, que o maior problema do F-18 , era o enorme arrastro que ele tem quando carregado.
E grande RCS também. Dizem que quando isso acontece ele não executa o ataque sozinho.
Não sei se é confiável isso que dizem.

Francisco AMX

Masadi45,

é mais ou menos por aí…

Francisco AMX

Valew Galante! 🙂

já pensaram se o SH tivesse 2 pneus por roda, como o mig 23! 🙂
daria para pousar em rua de calçamento! rsrsrsrs

Walderson

Caro Francisco AMX,

Este é um belíssimo caça, mas o RCS dele deve ser do tamanho de uma casa, não?

Um abraço.

Francisco AMX

Walderson, não acho que seja “enorme” o RCS do SH, mas creio que é bem mais do que o do Rafale e do Gripen…

abraço “camarada”! ah se o Felipe me vê escrevendo isso!

baschera

RodrigoMF em 04 nov, 2009 às 11:18

Certo….. em 100%.

Atentem bem…… ao que o colega mencionado escreveu !!!

Aí está o cerne da batalha interna pelo FX-2 e explica o por que de sua decisão não ter ido a público. Há quem diga que, se a FAB tiver que “entubar” o vetor que querem lhe impor…… certo dia, não por acaso, alguém divulgará a documentação do relatório ao público. Não obstante, muitos vestirão o “pijama” da aposentadoria……

Sds.

Thierry

Dear baschera

Heard this story …some top FAB all feet nervously bent against the Rafale…even using some crazy arguments in favor of the Gripen like its superior « alcance » (range)over the Rafale…what can serious people do in front of these kind of stubborn against arguments ? The only response lies in the best price reduction for the Rafale then win this competition.Which is just right now the subject of heavy talks like carpet merchants eh eh eh

Sds

Walderson

Caro Baschera,

acho que vc acertou em cheio. Se fosse para ser Rafale, tão simples, teria sido assinado em 07/set/2009. Tenho de concordar apesar de torcer para o Rafale e Gripen, nesta ordem. O seu argumento é imbatível.

Um abraço.

Francisco AMX

Baschera e RodrigoMF, seria o Rafale tão nefasto assim?! seriam o alto camando da FAB são santo assim? Eu realmente não consigo imaginar que um Comandante militar venha fazer “biquinho” e pedir para “sair”, porque sua preferência, ou da sua força, não foram atendidas por motivos políticos! além de ficar estranho, pois ele próprio, o Saito, já admitiu que desconhece assuntos polico-estratégicos (um erro ao meu ver), e colocar sua carreira bacana em descompasso e ir para “reserva” “fujido” e descontente…??? por isso pergunto? o Rafale é tão nefasto assim? acho que não! e se um comandante “arriar” por causa… Read more »

Francisco AMX

“fujido” – é japonês :)… péssimo! sorry = “Fugido” fica mió!

Thierry

….Your president knows how to negotiate…last Dassault quote =40% discount on original Rafale unit price….

baschera

Thierry em 05 nov, 2009 às 4:11

We do not have nothing against the vector, Rafale, but at the moment its divulged cost is very for the sparing resources of the Air Force. Also it worries in them, in future terms, the maintenance costs, already only the Larmé d’ Aire operates it to.

Sds.

baschera

Francisco AMX em 05 nov, 2009 às 15:46 Não sei o Rodrigo, mas não implico com o vetor francês. Mas todos aqui sabemos muito bem o que na realidade se passa nas FFAAs brasileiras. Na imprensa e no papel é tudo uma maravilha, mas nos fóruns e blogs a realidade exposta é bem outra. É uma “fartura”…falta tudo …até papel higiênico !! Então, caro amigo, o que me dizem, inclusive de dentro da força, é que o avião frances tem sim o pior custo benefício dos três escolhidos. Se vier, voará pouco, pois manter e adestrar com ele é caro… Read more »

Thierry

Baschera, I read this argument of the price against the Rafale since the beginning.OK I understand.

Now I just gave you above the very very last info -40% rebate on Rafale purchase price

Sds