Rafale

Hervé Morin afirma, no entanto, que não seria problema para a futura comercialização das aeronaves pelo Brasil

vinheta-clippingBRASÍLIA – Os aviões de combate Rafale, que o Brasil poderá comprar da França, têm equipamentos com tecnologia dos Estados Unidos, o que poderia ser um entrave para o governo brasileiro vender os aviões a outros países no futuro. A informação foi divulgada pelo ministro de Defesa da França, Hervé Morin, que se encontrou nesta terça-feira, 3, com o ministro da Defesa, Nelson Jobim. A Embraer foi impedida de exportar seus aviões Supertucanos à Venezuela, porque as aeronaves tinham equipamentos norte-americanos.

No entanto, Morin disse que isso não seria um problema para uma futura comercialização das aeronaves pelo Brasil. “Existem em todos os programas, componentes muito pequenos, que chamamos de tijolos. Em um mundo globalizado, sempre vai ter, dentro dessa complexidade tecnológica toda, um pequeno detalhe que pode vir sim do país mencionado”, disse o ministro francês.

Segundo ele, a parceria entre os dois países é mais profunda: “Quando falamos de transferência tecnológica e parceria industrial, é outro assunto. Nessa parceria que estamos querendo começar com o Brasil, a indústria brasileira vai obter a capacidade para desenvolver seus próprios programas. Com isso, a gente vai proporcionar à indústria brasileira um salto tecnológico muito grande”.

O ministro francês destacou que a venda dos 36 aviões Rafale, produzidos pela Dassault, não são uma ação isolada. “Essa parceria estratégica que estamos mantendo com o Brasil interessa a todos os países da América Latina. Essa parceria, em primeiro lugar, é política, expressando o desejo da França e do Brasil de trazer respostas conjuntas aos grandes problemas mundiais”, afirmou.

FONTE: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Latino

BOM ja caiu por terra o argumento 100% francÊs ,,

ainda continuo achando que o gripen ng ,,è o melhor para a realidade brasileira ,,tratando desde hora de voo a manutenção .

sds

Luan

Bem vindo ao mundo globalizado,rafale.

abraços.

RodrigoMF

Tem um outro artigo muito bom de hoje também que ele diz que vai acertar um contrato de ToT irrestrita. Como ele vai transferir o que não é francês ?

Como bem disse o representante da Boeing, se quiser tudo compre a nossa empresa.

Interessante é que a turminha do croissant sempre desconversa quando precisam falar o preço do Rafale.

Felipe Cps

Bem, nada de novo, a não ser para aqueles que, como a Velhinha de Taubaté, acreditam em histórias da Da. Carochinha, em fábulas de Lafayette, contos dos Irmãos Grimm e bravatas de Cefallópode. Todos os que não são rafalemaníacos, francófilos ou PeTralhas (sem querer colocar todos no mesmo barco, por favor, rsrs) já tinham alertado para tal fato, inclusive este escriba. E para o fato de que, assim sendo, NEM FRANÇA NEM DASSAULT PODEM GARANTIR 100% DE TRANSFERÊNCIA TECNOLÓGICA, pouco importando o que o Mulla e sua caterva digam. De qualquer maneira, é melhor salvar esse post nos favoritos, porque… Read more »

motta_eiras

Gostaria de saber o q sao tijolos na linguagem aeronautica.

RodrigoMF

motta_eiras,

No caso do Rafale são processadores e microprocessadores, todos fabricados nos EUA.

Paulo Renato

Para os fãs do Rafaleco e anti-americanos aí está a resposta.
Não se pode confiar nos Franceses pq disseram que era 100% da França e não é.

Parece que tudo que vier(MB) vai ser da França, até para o EB, ridiculo.

Quero ver quando sair o Sarkosy como vai ficar isso.
Caso seja adiado para o ano 2010 na minha opinião não sai o FX2, vai virar FX3.
Com certeza não vai dar Rafaleco !!!!
Não acho que a Futura Presidente vai fechar isso coma França.

Vamos aguardar.

Abs.

Francisco AMX

Mais do mesmo, já falamos sobre isso aqui, componentes eletrônicos são mundiais! os USA não podem e não querem que suas empresas que fabricam estes percam seu mercado mundial! estes componentes estão disponíveis para quem pode comprar (pode no sentido de preço e autorização) uma vez vendidos, sempre com contratos de entrega, não podem ser vetados! é diferente de um motor, radar, armas… mas já falamos sobre, não to com saco de voltar para este papo…, poucos aqui sabem, mas a boeing utiliza componentes europeus e japoneses nos seus aviões comerciais, e deve usar no SH tb! é globalização! não… Read more »

flaviodepaula

Francisco AMX em 04 nov, 2009 às 12:48, relaxa amigo. Você ainda não percebeu que o pessoal Americano e PSDBbista, sempre claro tendo amor ao partido e não ao país, adora malhar com qualquer um???? Se o Rafale não é 100% francês, todos sabem, sabiam e vão saber sempre. Agora, as Tecnologias envolvidas no Rafale são 100% francesas. O radar é francês, a aviônica é francesa, os códigos fontes são franceses, os motores são franceses, as asas, o material composto, o trem de pouso, o sistema de armas….TUDO É FRANCÊS. Agora, chips, processadores…..realmente. SÃO AMERICANOS MADE IN CHINA….MADE IN TAIWAN….OU… Read more »

RodrigoMF

A questão não é o Rafale ser 100% ou não francês. O SH ser 100% ou não americano. A questão principal é a mentira que foi disseminada sobre o Rafale, que os franceses podem transferir 100% do avião e que têem 100% da propriedade intelectual do avião. Francisco, não é uma picuinha é um fato. Componentes eletrônicos com mil-spec, não são os comerciais comuns que você está pensando, já vi isto sendo afirmado em N fóruns. O componente pode até ter a mesma capacidade de processamento do comercial, mas ele é muito mais resistente a mudanças ambientais e tolerante a… Read more »

Bosco

Eu acho pouco significativa essa informação. Não duvido que haja partes do B-2 Spirit fabricadas em Taiwan e que nem mesmo eles saibam qual o destino. Normal!

Colt

O fato do Rafale ter tecnologia americana é chover no molhado. A cada dia, são registradas um grande número de patentes no mundo todo e claro, nos EUA, Europa, Brasil etc. As famosas restrições não se aplicam a toda e qualquer teconologia. É claro que o número de tecnologias e hardware norte americano no Rafale é muito menor que no SH. Assim, não é o caso de se escolher um avião por que ele tem ou não tem conhecimento dos EUA nele. Escolhe-se pq acredita-se que este ou aquele avião é o melhor em todos os termos, inclusive o de… Read more »

flaviodepaula

RodrigoMF em 04 nov, 2009 às 13:39, Caro colega, EU POSSO AFIRMAR COM 100% DE CERTEZA, QUE COMPONENTE ELETRÔNICOS COMO CHIPS, TEM POUCA DIFERENÇA ENTRE MILITARES E CIVIS, QUANDO USADOS PARA MESMO FIM – PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES. Agora, já que você acha que tem tanto conhecimento de causa por trabalhar com tecnologia, tudo bem. Sou engenheiro da Computacao e trabalho em um centro de pesquisa e eletrônica, um dos poucos do país. Conheço muito bem o funcionamento de chips e circuitos integrados, e posso te garantir, chip é chip e as diferenças para usuário final quem dá é a integração… Read more »

Paulo Renato

Caro flaviodepaula em 04 nov, 2009 às 14:11,

Não te chamei de anti americano e muito menos de Rafaleco (apelido dado ao Rafale).

Olha o coração meu amigo !!!! hehehehehehehehehehehehe.
Fique tranquilo sua uma viúva Russa com muito prazer, aque apenas estamos comentando nossas opinões e trocando informações.
Muito boa sua colocação garanto que muitos aqui não sabia dessa do Chip eu mesmo que trabalho com Info não sabia(soua apenas um mero peão).

Vamos com calma, o importante e trocar informações e cada um com sua opiniões

Paz e Amor !!!!!
Chavusca !!!!!

Paulo Renato

A questão do FX2 é polítia e não técnica todos os finalistas atendem ao requisito da FAB

Chavusca !!!

RodrigoMF

Francisco você já viu um componente com especificação aeronáutica ?

flaviodepaula

Paulo Renato em 04 nov, 2009 às 14:20,

Nada colega, que isso…O coração ta bem, e muito, ainda mais que acabei de comer uma bela feijoada.

E sinceramente, sou um quase viúva russa também, pois adoraria o Su35 no FX2, mas se a FAB que entende disse que não, quem sou eu pra questionar heim….

Abraços e vamos ao debate

BRASIL!!!

Francoorp

Realmente o nível aqui caiu muito, muita política dentro, eu jà segurei varias vezes para nào deixar a coisa descambar somente em discursos políticos…mas no fim a minha parece a ideologia menos agressiva aqui dentro da NET.

Bem voltemos ao assunto Aeronáutica… PERGUNTA:

Quais são no detalhe estas tecnologias dos U.S.A. que não podem ser substituídas por tech de outro pais ou mesmo fabricados aqui no Brasil, com licença ou não???? Alguém sabe ou pode dizer????

Pois se eu souber talvez possa dizer ao Partido! RSRSRS

masadi45

Tecnologia ou componente de menor escala?

Francoorp

Bravo Masadi45

Quanto é tecnologica esta tecnologia???

Pois até brinquedo chinês tem tecnologia avançada, ou componente de baixo padrão tecnológico, que coisa é de preciso??

RodrigoMF

Eu estou indo embora agora, infelizmente tenho um compromisso hoje a noite. Quando eu chegar em casa eu coloco aqui umas tabelinhas de cálculos simples, sobre variações ambientais de temperatura e pressão durante o vôo, que facilmente vocês entenderão o porque de um chip de videogame não poder ser utilizado em aviação.

Francisco AMX

RodrigoMF, não entendi sua pergunta! e o negòcio da “picuinha” acima, acho que vc está me confundindo com outro colega… Sobre processadores, eu realmente desconheço de algum processador feito exclusivamente para caças! sei que não são os mesmos de nosso PC, mas podem ser os mesmos de máquinas, navios, equipamentos civis que são submetidos a condições adversas! isso seria novidade para mim!, o que eu sempre soube é que o que mudam são os CIs, mothers, fontes, mas o processador não é exclusivo de um caça! não foi desenvolvido para ele! quando se projeta um caça, prejeta-se a capacidade de… Read more »

Francisco AMX

Tomara que os USA, em caso de guerra, não embarguem minha máquina! 🙂 pois vou fazer panfleto para a resistência! 🙂

Felipe Cps

Amigos, em verdade em verdade vos digo que desde que o Mollusco anunciou que o Rafale seria o vencedor a “casinha” francesa só fez encher de porcaria, hehehehehe… 🙂 Agora literalmente “caiu a casa” pros francófilos, discursos já começaram a mudar, já tem neguinho dizendo que “não, tudo bem, isso a gente já sabia” e “ah, mas o SH tem mais tecnologia americana do que o Rafaleco”… CONVERSA FIADA! ATÉ DEZ DIAS ATRÁS ALARDEAVAM AOS QUATRO VENTOS QUE “SÓ O RAFALE ERA INDEPENDENTE”! De maneira que acho muito engraçado, rsrsrs… Flavião: broe, num quebra a firma não, rsrsrs, o único… Read more »

flaviodepaula

Realmente colega, desculpe. Como você disse, um chip de video game não pode ser usado em aviação. http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=109500 Francisco AMX em 04 nov, 2009 às 15:16, Caro colega, a pergunta não foi direcionada pra mim, mas acho que posso tentar elucidar uns pontos de suas dúvidas. Até onde eu saiba e estudei, a grande maioria dos aviões de uso civil e militar usam tecnologia de processamento semelhantes. Existem alguns casos (normalmente em situações espaciais – NASA) em que chips especiais são encomendados a fabricantes como IBM, devido a fotores especiais. Mas no geral, os caças usam chips de tecnologia dominada… Read more »

motta_eiras

Pelo que entendi os EUA nada podem fazer para criar embargos comerciais caso o Rafale seja o vencedor. Esses microprocessadores podem ser desenvolvidos por terceiros ou obtidos no mercado internacional sem interferencia americana. Estou certo?

abçs

Paulo Renato

Leiam o link abaixo do site DefesaNet e veja a visita e algumas eclarações do Ministro Francês.

http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_gl_04nov09.htm

Wilson "Giordani" de Souza

Felipe Cps em 04 nov, 2009 às 16:01

“Flavião: broe, num quebra a firma não, rsrsrs, o único partido ao qual eu já me filiei, e isso mesmo naquela fase (idiota) da juventude em que a gente acredita em tudo que nos falam, foi ao PCdoB, rsrsrs… E isso mesmo há muito, mas muuuuito tempo atrás…”

No creo! Quero ver tua carteirinha… 🙂

[]s

Francisco AMX

“Por mim, PSDBosos, PeTralhas, PCdoBosos, DEMônios, e o diabo a quatro, são tudo farinha do mesmo saco e “se eu pudesse eu matarra miiiiilll”, rsrsrs ”

Felipe, onde eu assino? 🙂

Francisco AMX

FelipeDoPCdoB! “você nem imagina” by NationalGeographic 🙂

casag

Felipe

Que bom que a razão está te acudindo! Realmente é meio chato este negócio de apontar um dedo firme e patrulhar e classificar a opinião dos outros. Aliás além de já ter sido filiado ao PC do B há muito tempo atrás, recentemente, tá registrado aí numa das páginas do blog, você disse textualmente que o Rafale era o melhor e mais avançado dos caças do FX-2.

Pois então, rasgue o verbo, mande às favas a francofobia, e nos descreva o que embasou esta tua opinião que, por óbvio, é insuspeita.

Tales

Felipe Cps em 04 nov, 2009 às 16:01

“Por mim, PSDBosos, PeTralhas, PCdoBosos, DEMônios, e o diabo a quatro, são tudo farinha do mesmo saco e “se eu pudesse eu matarra miiiiilll”, rsrsrs ”

Felipe: enfim tu escreveu algo do que eu NÃO duvido…ehehehe…

Abr.

Tales

Felipe Cps:

Fazendo uso da tua linha de raciocínio, ex-comunistas não são CONFIÁVEIS, eheheheh…

Abr.

Francoorp

Todo este ódio pode estar voltado pra você também jà pensou???

Mas falando serio felipe, não estou entendendo uma coisa… O que o governo do “Mollusco” fez até agora para as forças armadas do Brasil? O V.sa acredita que não deveria ter feito nada do que fez ,como todos os antecedentes???

motta_eiras

Paulo Renato em 04 nov, 2009 às 16:34

Leiam o link abaixo do site DefesaNet e veja a visita e algumas eclarações do Ministro Francês.

Captei, obrigado

flaviodepaula

Felipe Cps em 04 nov, 2009 às 16:01

Meu amigo, que isso…PCdoB??? agora sei o porque da tua revolta….kkkkkkk

Só falta você postar aqui uma foto sua com a camisa de apoio ao MST….kkkkk, iria ser hilário.

“Por mim, PSDBosos, PeTralhas, PCdoBosos, DEMônios, e o diabo a quatro, são tudo farinha do mesmo saco e “se eu pudesse eu matarra miiiiilll”, rsrsrs”

Já sugeri ao pessoal da FAB usar o congresso como campo de treinamento de lançamento de misseis e bombas, mas ninguém me ouvi…assim não pode, assim não da.

flaviodepaula

motta_eiras em 04 nov, 2009 às 16:23

Não sei se você esta certo quando diz que os americanos não podem embargar estas vendas para um país. Mas neste caso específico, é difícil embargarem.

BRASIL!!!

Luan

Felipe falando que era filiado do PCdoB

O Chico elogiou o SH num outro topico…

ai meu deus,onde esse mundo vai parar,eim?

abraços 🙂

Francoorp

Va Bene, parliamo un poco di política, e como o nosso Felipe CPS foi ultra agressivo, não vou ser de menos! Mato milllll a torta e a direita, mas sabemos todos que isto tudo é somente palavras da burguesia reacionária, que pouco importa quem é brasileiro ou não, eu estou no luxo e eles no lixo…perdedores, todos os que não seguem o que EU digo,EU o Burguês,EU o patrão,EU o ditador, tem que morrer!!!! Sim mas no Fim a ultima palavra teremos nós, os políticos!!! Os militares devem somente obedecer e não fazer perguntas ou desobedecer as ordens dadas, é… Read more »

Ivan

Esquerda ou Direita… Tá tudo misturado. kkkk Quero saber de Aviões de Combate. Como o post é sobre o RAFALE, vamos a ele. Já registrei que gosto do Rafale. É um excelente avião e é sacanagem chamarem de Rafaleco. Gosto dele desde 14 de dezembro de 1985, quando foi apresentado o ‘demonstrador de tecnologia’, em Saint-Cloud. Pois é, ainda tenho a revista… Segurança & Defesa n.º8 Mas não o compraria pelo preço de aquisição e dos acessórios, sabe como é, DVD com MP3 e entrada USB, rodas esportivas, mísseis ar-ar, ar-mar e ar-terra… Tenho dúvidas quanto a facilidade e, principalmente,… Read more »

Ivan

P.s.:
Não sou e nunca fui filiado a partido nenhum.
Mas gosto muito de política; desde a época que só existia MDB e Arena.
Entretanto este não é o fórum para isto.

RodrigoMF

Como eu não cumpri com a minha promessa de trazer alguns dados ontem ambientais, para exemplificar o porque da falácia de que componentes comuns ou aeronáticos que não sejam mil-spec, podem ser utilizados em aviões de caça, vou colocar alguns a grosso modo, me perdoem se os dados estiverem imprecisos. Aviões de caça modernos, podem sair de 0ft a FL300 em mais ou menos 3min. A cada 1000ft a temperatura desce 2ºC e a pressão perde 1hpa. Utilizando a atmosfera padrão 15ºC, no topo da troposfera temos mais ou menos -60ºC, em menos de 5min de subida ou podemos ir… Read more »

Edmar

Caros Amigos.: Eu penso que nós teriamos que ter 2 vetores: Exemplo: Poderiamos ter 48 aviões caças “Dassault Rafale F-3” ou “Boeing F/A-18 S H”, pois eles tem maior alcance e são um pouco mais caros e poderiam atuar da seguinte forma: 12 aviões em Pelotas RS, 12 aviões em Santa Cruz RJ, 12 aviões em Goiania GO e 12 aviões em Manaus AM. Poderiamos ter 108 aviões caças “Saab Gripen NG”, pois são aviões com menor alcance e mais econômicos e poderiam atuar da seguinte forma: 12 aviões em Campo Grande MS, 12 aviões em Porto Velho RO, 12… Read more »

Thierry

RodrigoMF

I read you through an automatic translator
Guess what! Dassault people are a bunch of ignorant people who doesn’t even think of their avionics ;so if you speak about a CPU board,man it’s brand chinese for them …by the way check some facts…since june Dassault major shareholder of Thales…check 3ds.com a small corporation who just started its business recently..just a joke…Dassault Systemes more than 7000 employees worlwide major shareholder Dassault group

And if….there is an embargo ..first France emba

Thierry

RodrigoMF I read you through an automatic translator Guess what! Dassault people are a bunch of ignorant people who doesn’t even think of their avionics ;so if you speak about a CPU board,man it’s brand chinese for them …by the way check some facts…since june Dassault major shareholder of Thales…check 3ds.com a small corporation who just started its business recently..just a joke…Dassault Systemes more than 7000 employees worlwide major shareholder Dassault group And if….there is an embargo ..first France embargoes Champagne deliveries to the States eh eh ! second will do like nazi Germany -find ersatz products….guess what ?these cheese… Read more »

Felipe Cps

Thierry:

“first France embargoes Champagne deliveries to the States”

Hehehehe… I´m sure there will be no more marriages, with a consequent decrease of the population, what will, one day, put an end to american empire, rsrsrs… just it will take a little, rsrs…

Abs.

Ivan

Edmar,

A dispersão de meios que vc propõe pode complicar a logística e aumentar o custo operacional.

Por favor, verifique se não é possível concentrar os meios nas bases tradicionais, manter pronto equipamento móvel (aerotransportado talvez) para ocupar aeroportos e aeródromos já vistoriados e preparados para dispersão, dependendo do TO que se deseja cobrir.
Acredito que a doutrina da FAB prevê isto, mas os recursos são poucos.

Abç,
Ivan.

Ivan

Felipe e Francisco,

Será que vcs podem comentar a questão de dispersão de meios do Edmar?

Abç,Ivan.

Felipe Cps

casag em 04 nov, 2009 às 16:46: Casag, eu sempre disse que o Dassault Rafale F3 é ligeiramente (ligeiramente, veja bem) superior aos outros dois caças, em termos estritamente técnicos. É sim uma aeronave fantástica, como também os outros dois concorrentes. Mas infelizmente, em outros aspectos, é a pior proposta: é muito mais caro de se adquirir e manter, não gerará o conhecimento crítico que o Brasil necessita para um dia construir seu próprio caça, não tem mais independência tecnológica do que os outros vetores e ficaremos nas mãos da França para qualquer eventualidade, um país que tem precedentes de… Read more »

Edmar

Caro Amigo Ivan.:

O que eu disse pode ser possivél pois lugares aonde eu citei já existem bases da “Força Aérea Brasileira” e pode pousar caças.
Caro amigo Ivan é só você conferir no ítem “Destaques” aqui no blog mesmo e ver “As bases aéreas da FAB e a defesa do espaço aéreo brasileiro”.
O dinheiro que o Brasil tem da sim para obter o número destes caças, falta apenas vontade política.

Abraço aos amigos.