quarta-feira, maio 12, 2021

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Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

10% das pistas públicas estão fechadas, por risco de acidentes

Edna Simão

vinheta-clipping Das 748 pistas públicas de pousos e decolagens de aeronaves espalhadas por todo o País, 99 (13,2%) estão fechadas por risco de acidentes. Isso é o que mostra um levantamento feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os motivos mais comuns para interdição são a falta de cerco patrimonial para evitar a entrada de animais na pista, pavimentação ruim e perigo aviário. A situação mais complicada é a da Bahia, onde 17 aeroportos pequenos ou aeródromos estão impedidos de funcionar. Também preocupam os Estados de Mato Grosso, com dez aeródromos fechados, e Tocantins, com nove. São Paulo tem apenas um nessas condições. O Brasil tem 3,5 mil aeródromos, mas os privados normalmente contam com mais recursos e apresentam melhores condições.

Atualmente, 131 aeroportos públicos recebem operações regulares. Mas, segundo o diretor de Infraestrutura da Anac, Alexandre Gomes de Barros, existem pistas públicas fechadas desde 2005, como a de Magalhães de Almeida (MA). “A interdição é uma medida extrema porque priva a cidade do transporte aéreo”, frisou.

Apesar de os problemas serem considerados simples, os administradores dessas pistas – governos estaduais e municipais – demoram a fazer as correções necessárias, por conta de orçamentos apertados ou simplesmente por outras prioridades de investimentos. Os aeródromos não recebem voos regulares, mas podem ser utilizados para serviços de táxi aéreo e por aviões particulares e agrícolas. Por isso, muitos governos consideram que é melhor deixar o “pequeno aeroporto” interditado do que gastar dinheiro para fazer a manutenção. “Existem administradores que não têm interesse em manter o aeródromo aberto pelos custos de conservação”, diz Barros.

Na avaliação do diretor da Anac, em algum momento será necessário um debate dentro do governo sobre quais as vantagens de se manter aeródromos no País e determinar formas de financiamento. Em Estados do Norte, por exemplo, essas pistas são fundamentais. Em outros locais, onde há maior acesso aos meios de transporte, nem sempre essa premissa é verdadeira. “Ter 13,2% dos aeródromos fechados não chega a ser um problema para o País, mas demonstra a pouca utilidade deles para a sociedade”, observa.

DESINTERESSE

A lentidão no cumprimento das normas de segurança, na análise de Barros, só sinaliza o desinteresse dos representantes públicos pelo negócio. A pista só é liberada quando todas as pendências são resolvidas. Segundo a Anac, as interdições somaram 33, em 2007, e 48, em 2008. O ritmo de liberações deixou muito a desejar. Foram apenas nove, em 2007, e dez, no ano passado. Segundo a Anac, no acumulado de janeiro a julho, houve 33 interdições em 2009. No mesmo período, apenas oito aeródromos foram reabertos, após a correção dos problemas. A agência pretende agora intensificar ainda mais a fiscalização. Atualmente, são inspecionados de 50 a 60 pequenos aeroportos por ano. Agora, a fiscalização ocorrerá com base nos indicadores de segurança e de desempenho – por exemplo, nos locais em que se registra maior número de acidentes.

FONTE: O Estado de São Paulo, via Notimp FOTO: Assembléia Legislativa do Estado do Acre

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Bruno Rocha

perdão!

fixe = Pixe

Bruno Rocha

Passaram o fixe na terra e não passaram o esfalto? Ou o asfalto é tão fino assim?

RenanZ

UUUUUUhhhhhhuuuuuuu

Esse é o Brasil que eu conheço…

Marino

Na verdade, boa parte dessas instalações (próprios municipais), foram construidas para atender interesses puramente eleitoreiros.
Se estão nesse estado, prova apenas sua inutilidade e ainda a inapropriedade de sua existencia.

Christiano

Deviam testar os concorrentes do FX-2 em uma destas pistas o que ficar inteiro o Brasil compra.Que vergonha um país que se alçar lider na AL e deixa os aeroportos chegarem nesse estado!

Francoorp

Asfalto sonrisal:

Dissolve na água!!!

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