Força Aérea realiza enlace inédito de comunicações seguras entre aeronaves

12

r-99-a-e-b-a1-a29-f5m-foto-fab

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou um enlace inédito de comunicação segura durante a Operação Laguna, no Mato Grosso do Sul, em exercício conjunto das Forças Armadas Brasileiras. Pela primeira vez, as comunicações entre aeronaves de transporte C-105 Amazonas foram realizadas com o avião-radar E-99 e com caças A-29 Super Tucano e F-5EM por meio de sistema com criptografia de voz, para impedir a interceptação inimiga.

O teste ocorreu em uma das missões do dia 2 de outubro, no início das operações aéreas, enquanto a tropa do Comando Conjunto avançava em território inimigo, de acordo com o cenário fictício do conflito. Num mesmo pacote ocorreram missões de transporte e lançamento de carga, patrulha aérea de combate e escolta.

A rede de comunicações V/UHF foi utilizada com medidas de proteção eletrônica eficazes contra eventuais meios de escuta inimiga, tornando a operação mais segura no contexto de guerra moderna, além de promover o aumento da capacidade operacional da FAB.

FONTE: CECOMSAER

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fritche

Azul&branco

Os M2000 até onde sei foram adquiridos de segunda mão apenas como tapa buraco até o fx2 se concretizar, duvido que haja interesse da FAB em atualizar estes vetores, assim como duvido ainda que o contrato previa qualquer tipo de modernização. Se não me engano, sairão de ação antes do F5.
Procuremos não achar chifres em cabeças de cavalo.

Azul&branco

Ué…porque será que o M 2000 não está voando neste enlace operativo da FAB, hein??? Será que nossos “parceiros” não permitiram o deciframento dos seus códigos tecnológicos?? Nem uma mísera modernizaçãozinha para uso do Derby ou do míssil nacional PIRANHA(não seria melhor chamá-lo de CADELA em homenagem à Sra JOBIM, visto as ultimas bombásticas declarações do nosso ministro?)

helioc2000

Estou esperando pelo enlace de E-99 e sistemas estacionários e móveis com aeronaves S.Tucanos em posição de lançamento de equipamento BVR e linkado nos radares, S.Tucanos projetam armamento, e radar por data link guia até o alvo em nível além de alcanse-BVR. Estas aeronaves A-29 dispostas em regiões com pistas iregulares dando apoio como vetor e enlace. As coisas ficariam muito bonitas,se fizerem a homologação adequada ao A-29.

Caipira

Bacana…

renato

E-99 fruto de uma parceria com os suecos….com parte da tecnolgia sendo de origem Americana…

Challenger

Como anda o Datalink BR-2?

BARAK

Era uma vez meu hobby favorito: radio-escuta das frequências militares…

Colt

Para vc ver como é o negócio.
Tendo verba o pessoal faz acontecer.
A questão é por Defesa na ordem do dia, da sociedade.
[]s

Fábio Mayer

Aviões de caça, ataque, reconhecimento/radar e de transporte/tanque enlaçados por dados criptográficos aumentam enormemente a segurança e eficiência deuma operação militar aérea… parabéns a FAB!

Flavio

Parabéns a FAB…mais um passo rumo a modernidade

Harry

Caro Renato

Sem embargo americano ? He, He

emerson

Ola´Azul&branco, Exatamente isso, o F2000 veio apenas para substituir o F103 emergencialmente por causa do cancelamento do FX. Os F103 tinham chegado ao limite operacional, tanto que por alguns anos, o SentaPua e os Pampas ficaram estacionados em Anápolis em alerta. O custe de tornar o F2000 em um F2000BR seria inviavel. Houve um rumor de fazer um segundo esquadrão de F2000 em Natal, mas no fim a necessidade de mais F5F levou a FAB a adquirir o F5E jornadianos que serão levados F5BR e substiruirão o AT26 do Pacau. Alias, o F2000 será o primeiro a ser substituido pelo… Read more »