Home Nota Oficial F-X2: empresas entregaram propostas de melhorias de suas ofertas

F-X2: empresas entregaram propostas de melhorias de suas ofertas

142
44

Nota à imprensa – F-X2: melhorias das ofertas

Em consonância com o cronograma do processo de seleção dos novos aviões de caça multiemprego para a Força Aérea Brasileira (FAB), o Comando da Aeronáutica informa que, por meio da Gerência do Projeto F-X2 (GPF-X2), recebeu das empresas participantes, listadas aqui em ordem alfabética: BOEING (F-18 E/F SUPERHORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG), nesta sexta-feira, 2 de outubro, último prazo estabelecido, as propostas de melhorias de suas ofertas.

A partir do recebimento desse material, que se somará ao já existente, a GPF-X2 e sua equipe, composta por mais de 60 especialistas em diversas áreas, procederá à elaboração do relatório final de análise técnica das aeronaves concorrentes, bem como a sua apresentação aos Oficiais Generais integrantes do Alto Comando da Aeronáutica. Após, o Comando da Aeronáutica o encaminhará, em data a ser definida, ao Ministério da Defesa.

O Comando da Aeronáutica ressalta ainda que o relatório de análise técnica permanece pautado na valorização dos aspectos comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, industriais, compensação comercial (Offset) e transferência de tecnologia.

Brasília, 2 de outubro de 2009.

Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Fonte: CECOMSAER

Subscribe
Notify of
guest
44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Silva
Fabio Silva
10 anos atrás

é acho que o G1 deu um “migué” na gurizada hehehehehehe
devem ter distribuído algumas garrafas de natasha achando que era vodka Russa… SU-35 uahuahuahauhauhau
grande aeronave, mas não neste momento…
braços

Robson Br
Robson Br
10 anos atrás

Este foi o último prazo para entregas das propostas, não significando que hoje seria revelado o vencedor.

Marcos Pesado
Marcos Pesado
10 anos atrás

Creio que o parágrafo final da nota bem resume os aspectos que estão sendo analisados pela FAB. Acrescento, ainda, que a decisão tem, também, o seu componente político. Portanto, as análises pautadas unicamente em um aspecto – ainda que importante – são falhas. Resta agora esperar o resultado e o “choro” dos perdedores, que certamente será maior do que a alegria do vencedor.

Felipe Cps
Felipe Cps
10 anos atrás

Bem, então não tem Su-35… menos pior, a zona diminui…

ToP GuN
ToP GuN
10 anos atrás

A mídia gosta de bagunçar, mas o processo FX-2 esta sendo conduzido de forma séria pelo pessoal da FAB.

A escolha sensata será feita.

Abraços

João Augusto
João Augusto
10 anos atrás

ToP GuN

Se a escolha fosse da FAB, eu não duvido, mas como é política…
Pode ser que o mais bem cotado pela análise técnica(que deveria ser a única e definitiva) não seja o escolhido.
Num cenário que EU acho que seria o melhor, o Brasil deveria escolher 2 dos finalistas, NG mais um, preferencialmente o SH, que seria mais barato. Com a TT do outro(SH ou Rafale) completaríamos o que os Suecos não têm e faríamos um avião bacanudo. ^^

Felipe Cps
Felipe Cps
10 anos atrás

Eu num entendo essas coisas: “a mídia gosta de bagunçar”. Pombas, a imprensa (detesto esse termo “mídia”, isso me lembra os PeTralhas) gosta é de noticiar! Qualquer coisa que dê audiência.

Christiano
Christiano
10 anos atrás

Nao adianta a FAB conduzir de forma séria e o Stalinaceo,fazer o que dá na telha.

Repsol
Repsol
10 anos atrás

O que adianta todo esse trabalho da FAB, se a decisão vai ser politica. Se a FAB escolher o Gripen, o escolhido sera o Rafale.

ToP GuN
ToP GuN
10 anos atrás

Isso ainda pode acabar igual ao FX-1….

Quem opera e usa os equipamentos são os militares, não os políticos. Mas vamos ver como acaba.

Abraços

Hornet
Hornet
10 anos atrás

Mídia vem de Media, é um vocábulo latino que em português significa meios, tendo sido importado para o português, via inglês (em que é pronunciada mídia, com a acepção de meios de comunicação), coisa que o analfabeto do Reinaldo de Azevedo não tem a menor idéia do seja. E a imprensa, portanto, é mídia, faz parte da mídia (desde Gutemberg). Mídia essa que de vez em quando (quase sempre) gosta de bagunçar sim. A grande imprensa não tem compromisso com o cidadão, salvo raras excessões. Só tem compromisso com seus anunciantes, ou dito de outra forma, com o dinheiro. Por… Read more »

FN
FN
10 anos atrás

Deve se Rafale mesmo, mas é mesmo uma ótima escolha, tomara que levem a serio e comprem mais no futuro…

Se bem que o próximo governo deve do PSDB significa que o blog vai te pouca coisa boa para falar do nosso país… Pena, mas não se enganem seria assim com os outros dois caças também!!

Lamentável!!!!

Wolfpack
Wolfpack
10 anos atrás

É bom que a FAB emita seu relatório, mas que a decisão será política, isto eu não tenho nenhuma dúvida.

Jotapecosta
Jotapecosta
10 anos atrás

Vamos rodar ao redor do toco mais um pouco pra chegar a mesma conclusão de antes: Dentre os que estão no páreo e garante abertamente que vai repassar toda a sua tecnologia pro país é só a França. Em suma, quem cumpre o contrato é apenas o Rafale enquanto fica um monte de deslumbrado sonhando com radar AESA…

Centauro - SP
Centauro - SP
10 anos atrás

Diante da nossa demora para atualizar as nossa FAs Deu no Pravda, Venezuela gastou cerca de US$ 4,5 bilhões em hardware militar da Rússia no âmbito de 12 contratos que oficialmente foram assinados durante os últimos anos diversos. A nação latino-americana particularmente comprou 24 jactos de Su-30, dezenas de choppers de batalha e 100.000 Kalashnikov agredir espingardas. Antes de sua mais recente visita a Moscou, Presidente da Venezuela Hugo Chavez afirmou que ele pretendia comprar 92 tanques T-72 e um sistema de incêndio de seqüência de Smerch (Twister) da Rússia. É ainda desconhecido o que exatamente a Venezuela é que… Read more »

mcv
mcv
10 anos atrás

Grande HORNET!!!
Melhor explanacao que esta eh Impossivel!
SDS

Jotapecosta
Jotapecosta
10 anos atrás

Pois é, ainda tem gente que chia porque precisamos trocar os caças que a FAB usa a 40 anos. Vai entender né? Por essas pessoas estaríamos na época da cavalaria usando rifles de repetição.

Gabriel
Gabriel
10 anos atrás

Tão baratos os aviões hein!? e as condições tão atraentes que, se o Lula não quiser, eu vendo meu Fiat Uno Mile – 2001 + 13ª e fico com eles.

GUPPY
GUPPY
10 anos atrás

Grande HORNET,

Faço minhas as palavras do mcv às 23:08

E agradecer ao FN pela resposta(em 30 Set, às 0:25 no Post “90 graus para bombordo”, lá no Poder Naval) a minha pergunta. Concordo com a sua resposta sim, FN. É que, por um momento, pensei na China, mais sem cabimento.

Abraços aos dois.

ze
ze
10 anos atrás

Senhores, os dados estão viciados, ou seja, todos nó sabemos quem já levou a disputa. o Lula disse, por duas vezes que é o vencedor. A primeira vez foi no 7 de setembro. A segunda vez foi no dia 25 de setembro, conforme anunciado no jornal The Washington Post.

Tiago Jeronimo
10 anos atrás

F/A-18 E/F Super Hornet! Eu acredito!

alvespereira
alvespereira
10 anos atrás

Boa Noite,

Com dados viciados ou não, na altura do campeonato de caça aos caças, importa a FAB receber as aeronaves e a embraer e filiados a TT, que os governantes parem de embromação e levem logo este processo para linha de montagem, hoje honduras joga gás na embaixada brasileira e amanhã o que será? acorda Brasil.

Sds. Verde Oliva – no Ar, na Terra e no Mar.

Hornet
Hornet
10 anos atrás

Parece que está tudo andando conforme o esperado, ao menos é isso que informa o Estadão: “Novas propostas melhoram bases para escolha de caças da FAB Dassault reduziu preços, Boeing especificou pacote de tecnologia e Saab garantiu conhecimento avançado SÃO PAULO – Foram entregues na tarde desta sexta-feira, 2, em Brasília, na sede do Comando da Aeronáutica, as propostas, melhoradas e expandidas, das três empresas internacionais que concorrem a um contrato estimado em US$ 7,7 bilhões para fornecimento de 36 caças avançados de múltiplo emprego e destinados à renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB). Participam a Boeing, americana,… Read more »

Felipe Cps
Felipe Cps
10 anos atrás

Hornet em 02 out, 2009 às 22:30: Ah, esses anglicismos que atacam vorazmente a última flor do Lácio, tsc, stc, tsc… São de fazer os ossos de Camões tremer em sua última morada… Logo logo falaremos “vamos estar fazendo” com a maior naturalidade do mundo… Aliás, já tem gente que assim fala… E depois quando gringo diz que somos “macacos” ainda acham ruim… Oras, se até vocábulos para o qual já tínhamos palavras em português (no caso o termo “imprensa”) abandonamos para ficar “politicamente corretos”, imitando a língua inglesa… tsc, tsc, tsc… uma lástima… Mas pelo visto, tem gente que… Read more »

Hornet
Hornet
10 anos atrás

Felipe,

desencana…o Reinaldo de Azevedo é meu burrinho de estimação…é minha antinha…hehehe

abraços

Hornet
Hornet
10 anos atrás

Mas voltando ao assunto que interessa:

se isso aqui for realmente sério e não apenas uma informação equivocada do jornal, pode mudar o cenário:

“Os americanos especificaram itens de transferência de tecnologia em áreas sensíveis como a engenharia de furtividade, stealth, que dificulta a detecção por radar.”

Isso é uma novidade. Será que os EUA estariam tão dispostos assim a vender esses caças pra nós a ponto de fornecer ao Brasil tecnologia stealth? Tomara que sim.

abraços a todos

JZG_Pedro
JZG_Pedro
10 anos atrás

O problema não é o compromisso com o dinheiro em só, e sim o que define o prêmio (dinheiro). Quando o prêmio deixa de estar diretamente vinculado à competência na atividade-fim (jornalismo isento, teoricamente), a coisa começa a degringolar.

Se fosse o caso do público (demandante) ser isento, disposto a ponderar fatos, pesquisar; manchetes sensacionalistas não iriam vender. A imprensa que quisesse ganhar dinheiro teria que ofertar informações isentas, verídicas, bem-fundamentadas; independentemente do aspecto moral da coisa.

Hornet
Hornet
10 anos atrás

JZG_Pedro, é por aí. E só pra complementar o seu raciocínio (já que coloquei esse aassunto, então deixa eu terminar): existe uma coisa chamada monopólio da informação que está diretamente ligada a essa idéia da concentração de dinheiro (concentração de capital típico do mundo atual, não é diferente da indústria de automóveis por exemplo). Os media, como qualquer empresa, visam lucro e muitas vezes jogam sujo para conseguir o maior lucro possível (lei da selva). A estratégia pode variar um pouquinho, caso a caso, para se obter essa otimização de lucro. Mas invariavelmente baseia-se no sensacionalismo e na criação de… Read more »

MarceloRJ
MarceloRJ
10 anos atrás

Grande Hornet,

A TT americana sthelt, não seria a disponível no F18SH? Que por sinal não é das melhores na sua categoria.
Duvido muito que será do F22 e F35…..
Abração bom fds.

Hornet
Hornet
10 anos atrás

Marcelo RJ,

acho que o jornal se enganou. Não deve ser bem tecnologia steatlh, mas apenas diminição de assinatura radar. Acho que houve uma confusão de termos por parte do jornal (o autor da matéria é o Godoy, às vezes ele comete esses equívocos).

Por isso que acho que tudo caminha como o esperado. Houve, pelo visto, melhorias significativas nas ofertas dos 3 concorrentes…mas nada de tecnologia de F-22…hehehehe

abração meu caro

RdoCosta
RdoCosta
10 anos atrás

Grande Hornet… é um prazer ler seus comentários!!

Abraços!

Gunter
Gunter
10 anos atrás

Hornet! Como sempre, perfeito e brilhante nos comentários!

Sobre o “post”: Caso a França tenha baixado o preço de sua proposta final, conforme anunciado, o resultado, na minha opinião não deve ser outro, que não seja o Rafale, a melhor opção, um caça poderoso, um projeto ja pronto e testado, com possiblidade de evolução. Que venham os RAFALEs, é minha torcida.

Felipe Cps
Felipe Cps
10 anos atrás

Hornet em 03 out, 2009 às 2:10

“Felipe, desencana…o Reinaldo de Azevedo é meu burrinho de estimação…é minha antinha…hehehe abraços”

Imagina Hornet, pelo contrário, fiquei extremamente contente. Nada como saber que a gente não é o único do mundo com certas manias malucas, rsrs. Eu tb tenho meus “burrinhos de estimação”, entre os quais um certo anão de sauna e mão-peluda, dono de um certo blog que presta serviços ao Governo Federal, rsrs… 🙂

Abs.

Felipe Cps
Felipe Cps
10 anos atrás

RdoCosta em 03 out, 2009 às 7:29:

Ô grande, deixei uma respostinha para ti lá no ForTe em “Golpe Semântico”

Sds.

Player Of Dark
Player Of Dark
10 anos atrás

“Em consonância com o cronograma do processo de seleção dos novos aviões…” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é pra rir ou chorar de rir ?

“…composta por mais de 60 especialistas…”
De que adianta se o Mula já fez a escolha dele ?

Da ate a impressao de ser um processo serio pra quem nunca viu nenhuma informação sobre isso, mas k entre nos… é mais uma _______”à brasileira”.

ronaldo
ronaldo
10 anos atrás

eta povinho pra reclamar esse do blog, sempre são do contra pra mostrarem “atitude” se os EUA tivessem dado de graça uns F-22 e F-35 ainda assim ia ter gente reclamando.
Tudo esta saindo conforme os planos pre-estabelecidos dos altos escaloes da FAB e do governo tão espremendo a fruto ate a ultima gota se fosse um pau mandado igual o Alckim a gente tira no maximo um F-A/18 sem TT nem missel nem droga nenhuma.

Marino
Marino
10 anos atrás

à época do F-X (1), o comandante da Força Aérea Sueca,declarou em entrevista considerar o Super Tucano, uma aeronave avançada para as missões a que se destina, porém, “a doutrina Sueca, não deixa margem para utilização dessa aeronave, preferimos que nossos pilotos utilizem simuladores, e partam diretamente para aeronaves a jato”, agora mudou é?

germa
germa
10 anos atrás

a proposta suéca mudou pq eles já viram que só o preço mais barato não vai levar essa. Concordo com o hornet, quando eu lí sobre tt de tech stealth,ctza que não é a mesma que eles usam no F-22/F-35 se não em pouco tempo poderiamos fabricar os nossos próprios vetores de 5G. ainda sobre os caças finalistas,fiquei bem dividido com a proposta da SAAB,por causa do preço. mas o rafale ainda é o meu preferido. vou perguntar para o Wellinton nesse post pq ninguém lê matérias passadas. Wellinton, pq o SU-35bm vem com radar PESA??? se é um projeto… Read more »

Robson Br
Robson Br
10 anos atrás

ESTE ASSUNTO ESTÁ FICANDO SEM GRAÇAAA

welington
welington
10 anos atrás

Germa o SU-35 BM possui dois radares um PESA (Tikhomirov NIIP Irbis-E (N035E)) e outro a AESA (Zhuk-MSF(SOKOL)), tudo depende do bolso do cliente… O SU-35 BM já possui seu radar AESA, portanto ele não precisa utilizar o radar do PAK FA, porem quando o mesmo estiver totalmente operacional será mais uma opção para o SU-35 BM e todos os Flankers. O radar do PAK FA T-50 é o Tikhomirov NIIP SH-121 AESA que utilizara o gerador de potencia do Irbis-E (N035E) (O mais potente sistema já colocado em um caça com 20 kilowwats de potencia) e a base dos… Read more »

sonic wings
sonic wings
10 anos atrás

Srs. a unica coisa q me preocupa é depois de escolhido o RAFALE no proximo governo as coisas dêm pra tráz ao perceber o tamanho do rombo deixado pela escolha politica do brinquedo e opte por uma aeronave diferente descontinuando nossa linha de produção.

Abs

ronaldo
ronaldo
10 anos atrás

realmente não intendo porque tantos leitores aqui fazem de tudo pra desmereçer o RAFALE, vejam um caça ja provado e totalmente operacional, sob muitos aspectos o melhor de sua geração, qualidade sai caro, que o dizem os EUA que gastam fortunas incalculaveis para desenvolverem seus pontas de lança.

Marino
Marino
10 anos atrás

Desde o início do processo para aquisição do FX 2, o Brigadeiro Saito afirmou que à Comissão nomeada pela FAB, caberia apresentar relatório técnico a respeito das 3 aeronaves, e que isso, após apresentação ao Alto Comando, seria levado ao MD, que levaria ao presidente da República, sem que a FAB apontasse um favorito. Quanto ao receio de o próximo governo, descontinuar o que houver sido contratado, isso pode acontecer com qualquer coisa, desde que o ocupante do Planalto e sua equipe de apoio, julguem mais conveniente para si ou para o país uma outra situação. Quando da posse do… Read more »

FN
FN
10 anos atrás

GUPPY em 02 out, 2009 às 23:30

blz, valeu