Com relação à nota “O preferido da FAB”, publicada nesta sexta-feira (9/11) na coluna Brasília-DF, do jornal Correio Braziliense, afirmando que o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, Comandante da Aeronáutica, tem preferência pessoal pelo caça sueco Gripen NG na seleção entre os aviões de caça multiemprego que concorrem ao Projeto F-X2, o Comando da Aeronáutica esclarece:

Ao contrário do que afirma o texto publicado, o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito mantém a seleção das aeronaves isenta de qualquer juízo preferencial. O Comandante da Aeronáutica reafirma que o resultado da avaliação da Gerência do Projeto F-X2 (GPF-X2), após ser apresentada ao Alto-Comando da Força, será encaminhada ao Ministério da Defesa, a fim de ser submetido à apreciação do Exmo. Senhor Presidente da República.

A GPF-X2, instituída em 15 de maio de 2008 e composta por mais de 60 especialistas de diversas áreas, será a responsável por apresentar a análise técnica das três aeronaves envolvidas no processo.

O Comando da Aeronáutica ressalta, ainda, que o relatório de análise técnica permanece pautado na valorização dos aspectos comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, industriais, de compensação comercial (Offset) e transferência de tecnologia.

Brasília, 9 de outubro de 2009.

Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

LEIA O TEXTO DO CORREIO BRAZILIENSE ABAIXO

O preferido da FAB

Luiz Carlos Azedo com Guilherme Queiroz

Até o fim de outubro, depois de sucessivos adiamentos, a Comissão Gerencial do Projeto F-X2 deverá concluir os trabalhos de avaliação das propostas enviadas pelas empresas concorrentes à venda dos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). Não será nenhuma surpresa se os brigadeiros derem o troco no anúncio precipitado de compra dos caças Rafale pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a visita do presidente da França, Nicolas Sarkozy, e descartarem o modelo francês como primeira opção de compra. Nada impedirá que o presidente Lula compre os Rafale assim mesmo, mas será uma tremenda saia justa explicar o porquê da preferência por um avião muito mais caro que os demais.

O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, que chegou a pensar em pegar o bibico e ir pra casa quando Lula atropelou a comissão, não esconde de seus interlocutores que prefere o Gripen NG, da Saab, um caça sueco. Seria mais barato e possibilitaria aos oficiais engenheiros da FAB participar não só da construção, mas também do desenvolvimento do projeto. Os “caçadores” preferem pilotar o F-18 Super Hornet, da Boeing.

Candidato// Fora da corrida pelo Palácio do Buriti, o senador Cristovam Buarque (PDT) almoçou com o petista Agnelo Queiroz na quarta-feira. A iniciativa partiu do presidente do PT-DF, Chico Vigilante, interessado em encorpar a aliança de 2010. O distrital José Antônio Reguffe (PDT) estava presente, mas defende candidatura própria.

Pacto

Formada por mais de 60 especialistas em diversas áreas, sob comando do brigadeiro Dirceu Nôro, a comissão especial da FAB tende a fazer uma avaliação rigorosamente técnica, apesar das pressões do ministro da Defesa, Nelson Jobim, para que não crie problemas para o presidente Lula. As três empresas que disputam a bilionária concorrência da FAB melhoraram suas propostas para atender às exigências de preço e transferência de tecnologia, mas o pacto de cooperação militar entre Lula e Sarkozy está fechado, principalmente por causa do submarino nuclear que a Marinha pretende construir. O fato é que a França se tornou a principal parceira estratégica do Brasil na política mundial, em detrimento dos Estados Unidos.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ToP GuN

Na verdade, Saito tem uma quedinha pelos americanos…

Abraços

Caipira

Chuuuupa imprensa safada…rsrsrsrs….
Bacana a iniciativa da FAB.

chipszin

Será? Será?

Ele já foi piloto de caça e deve saber como é ruim não voar por “falta de verba”.

kd o xat?

CADU

Bom Dia.
Esta tal LIBERDADE DE IMPRENSA dá nisso, colocam o que bem entendem nos jornais e revistas. Deveria ter (se é que não há) uma LEI DE RESPONSABILIDADE pelo que se escreve (da veracidade ou não das informações) com pena de multas pesadas para os meios que as vinculam, e responsabilidade individual com pagamento de multa também, para acabar com esta PALHAÇADA, aí poderíamos ter uma imprensa mais digna e responsável, podendo aí sim, nos basearmos no que esta escrito.
Saudações.

Felipe Cps

Uai, num entendi a nota da FAB; pra mim foi só pra jogar pra torcida. É mais que óbvio que o Cmt Saito deve manter a isenção e imparcialidade na condução do FX2. O que não o impede de ter sua preferência pessoal pelo SAAB Gripen NG, até porque, ele jamais veio a público anunciar tal preferência. Oras bolas: ter preferência é uma coisa, todo mundo tem, inclusive o Jobim e o Cefallópode, muito embora o primeiro baseie sua preferência em quanto tutú a Odebrecht vai depositar na sua conta na Suíça, e o segundo baseie sua preferência na única… Read more »

Tanus

O que achei mais feio no texto foi a ideia de dar o troco, se a FAB tentasse alterar resultados técnicos para dar um troco ela estaria se sabotando.
Não sei o jornalista tinha na cabeça para escrever esta bobagem…

flavio

Não adianta nada disso… O Nelson Jobim já decidiu pelo Rafale e incentivou o Lula a ponto dele se precipitar , anunciando o começo das negociações com os francesses. Depois Lula voltou atrás, para disfarçar, mas só para disfarçar, pois já sabemos qual será o escolhido, ainda que seja o mais caro (bem mais caro), não seja o preferido da FAB, da Embraer, dos pilotos… ainda que com o Rafale teremos menos caças, seremos compradores e não fabricantes… Enfim, se ao menos o Congresso Nacional pudesse impedir um Presidente de fazer uma besteira como Lula vai fazer… Mas parece que… Read more »

luis

A imprensa no brasil não informa, ela é que tem que ser informada..hahahahah

abraço

JZG_Pedro

tooooma!

Bruno Rocha

É CADU e Tanus, assim como super poderes, liberdade de imprensa é ter direito e RESPONSABILIDADE no que publica.

Fritche

Últimamente estas notas e colunas da imprensa publicadas passam em branco, ao menos por mim, nunca vi tanta baboseira escrita por jornalistas. Quanto ao avião que vier, ta bom, ficarei mais feliz se não for o Super Hornet, mas não triste se for ele o escolhido. E tenho certeza que se o Rafaele for escolhido, tendo garantias de que o governo vai disponibilizar as verbas, a FAB não vai ficar nenhum pouco triste. Ainda acho que seria interessante ter duas configurações de caças na FAB, um bimotor para realização de operações de superioridade aérea, e outro monomotor para realizar o… Read more »

Felipe Cps

Fritche em 10 out, 2009 às 13:22:

Colega, é “RAFALE” de “pé de vento” (em francês) e não “Rafaele” (nome de mulher).

Sds.

Tanus

Não sou antiamericano, mas com certeza prefiro o Rafale ao F-18.

Fritche

Felipe Cps em 10 out, 2009 às 13:58

Obrigado pela correção!

ToP GuN

Sinceramnete… quem em sã consciência da AL vai querer comprar Rafale?

Abraços

ToP GuN

Digo, comprar de nós.
Na AL só tem pé rapado.

Abraços

kaleu

CADU em 10 out, 2009 às 11:07 “Esta tal LIBERDADE DE IMPRENSA” é um dos pilares da democracia … invocar uma LEI significa tolher a liberdade … patrulhar o livre pensamento … isso não é bom pra ninguém, amigo … e é exatamente isso que está acontecendo na Venezuela, Argentina, Bolivia, China, Equador, etc … em nome de uma “lei” fecham orgãos de imprensa, censuram a internet e todas as mazelas que estamos cansados de observar … não é o caminho … Não sabemos o resultado da análise do GPF-X2 … porém, não é segredo pra ninguém que a escolha… Read more »

Wolfpack

O melhor mesmo seria o F18E/F Super Hornet com todo o apoio da Boeing e o complexo militar americano, mas os Estados Unidos não movem uma palha para mudar a relação entre os dois países, dai dá margem aos Hugo Chaves, Evo, Correa, Lugo da vida tomarem a América Latina de assalto.
Apesar de apostar no Rafale, todos os ovos da galinha em um mesmo cesto é perigoso. Ente um Gripen e um F16 Blk 60, sou mais o F16. E o F18E/F sofre pelo passado da relação Estados Unidos x Brasil.

Felipe Cps

Como sempre, lapidar o comentário do Kaleu. Parabéns.

Abs.

Hornet

Liberdade precisa ser acompanhada de responsabilidade. Coisa que nossa grande imprensa já provou não ter no caso do reequipamento das nossas FAs.

primeiro foi a MB, agora a FAB.

A MB torpedeava a imprensa toda semana…agora a FAB resolveu abater a imprensa também…kkkkkkkkkkk

Só posso dizer uma coisa: vá se informar primeiro, antes de publicar qualquer coisa, imprensa babaca!!!

abraços a todos

Francoorp

Flavio

Não é sò o Brasil assim, onde um homem tem grandes poderes, no 1° mundo, o poder LEGAL dos presidentes ou primeiro ministros, é superior aos do presidente do Brasil, com mais direitos, força na administração estatal e ainda de intervenção na economia!!

Francoorp

Pra mim jornalista que não diz a verdade dos fatos e ainda faz reportagem comercial para empresas, deveria perder o diploma e ainda prestar serviço civil obrigatório por anos!!!

Challenger

TopGun Ninguém na America Latina exceto a Venezuela com os petrodolares e o Chile tem dinheiro pra comprar o Rafale. O Chile já escolheu o F-16C/D Block 50, e a Venezuela prefere os Sukhois, o resto, sem comentarios. Os unicos paises a comprar caças novos serão o Brasil, o Chile e talvez a Venezuela, o resto vai buscar coisas de segunda mão, como fez a Colombia e o Equador. Não sou anti-Americano, muito pelo contrario, tenho fascinio pelos produtos Americanos, por mim a FAB e o EB, já estaria loteado de Blackhawks ha muito tempo, acho eles uma obra de… Read more »

Challenger

Na Decada de 70 o Brasil, estava interessada no F-4 PhantonII, mas os EUA, queriam nos empurrar o A-4 Skyhawk, na epoca aFAB chegou a voar os Caças Viggen, English Electric Lightning, e o F-104 se não me engano, mas o melhor no momento dentre os disponiveis era o Mirage III, e a FAB optou por ele.

Não sei em que se baseou a escolha da FAB pelo F-5, mas se os Americanos tivessem oferecido coisa melhor teriamos comprado.

As armas Avançadas, só começaram a ser oferecidas agora, isso por hoje existem produtos equivalentes, a disposição no mercado.

Challenger

Correção

O avião Suéco avaliado pela FAB, foi o Draken, e não o Viggen.
O F-104 Starfighter era a versão fabricada na Italia.

Hornet

Vou fazer minhas as palavras do amigo Kaleu (escrito no outro post, sobre o vareio que a FAB deu na grande imprensa): “Esta tal LIBERDADE DE IMPRENSA” é um dos pilares da democracia . Pois é, o maestro está no direito dele de cidadão de expressar seu ponto de vista. Não vi nada demais nisso. Até achei estranho ele conhecer e defender os helis recentemete comprados…mas enfim…sei lá… E o maestro não é o único que acha que não devemos gastar com defesa. De qualquer modo repudio qualquer tentativa de linchamento (virtual que seja). Democracia é conciver com as diferenças…quem… Read more »

Asterix

Saab delivers the perfect match to Brazil Saab 10/06/2009 The updated proposal fulfils all the requirements stated by Brazil to develop, manufacture, operate, maintain and upgrade an independent multi-role fighter, together with an extensive industrial package with full transfer of technology. This will give Brazil the opportunity to be involved in the development as well as to include a significant number of Brazilian suppliers in Gripen NG aircraft. The proposal was handed over to the Brazilian Air Force by Bengt Janér, Saab Campaign Director in Brazil and the Swedish Defence Attaché, Lieutenant Colonel Christer Olsson. Present in Brazil is also… Read more »

Ivan

Challenger,

Vc tem razão, os EUA sempre negaram os melhores equipamentos.
E os melhores equipamentos quase sempre eram americanos.

Mas o mundo mudou…
O Brasil cresceu econômicamente, como uma democracia consolidada.
Com defeitos mas imensas virtudes.
Os EUA estão vendo a necessidade de mudar a relação com o Brasil, sob pena de ter um Gigante ao sul, digamos, desalinhado.

Gosto muitíssimo do SuperHornet, já gostava do Hornet (o avião e colega blogeiro).
Mas quem sabe, para nossos vizinhos do norte, perder esta disputa pelos aviões não lhes abre os olhos de vez.

Grande abç,
Ivan.

GUPPY

Uma pergunta a todos: Não tem como comprarmos os três finalistas? Ora, todos os concorrentes melhoraram em muito suas propostas e, se ficássemos com os três, poderíamos nos beneficiar muito mais à medida que o tempo passe. Eu sei que o montante financeiro teria que ser revisto, reforçado, etc. Mais, será se não vale a pena? Quem quer ser grande tem que meter a mão no bolso. Estaríamos livre do famoso “ovos na mesma cesta” e bem na fita com todo mundo. Ontem, nossas reservas cambiais atingiram a marca de 231 bi de dólares(nunca antes na história desse país). Ou… Read more »

Rodrigo

A FAB não fez a obrigação dela de negar oficialmente, mas não precisa ser um gênio para saber o que a FAB não quer e ela não quer o Rafale.

Ivan

Hornet,

Parabéns, suas intervenções sempre brilhantes.
As vezes discordo, mas desta concordo inteiramente.
Estou até agora aplaudindo de pé.

Bravo, Bravíssimo!

Ivan.

Felipe Cps

Hornet, vc num errou de post não? Acho que esse era pro post do tal Maestro não? Abs.

Ivan

Errou no post, mas acertou nos ideais democráticos.

Hornet

Felipe,

grato pelo aviso.

Errei o post mas serve aqui também.

vou colocar lá no outro post, corretamente.

valeu!

abraços

Hornet

Ivan, uma coisa é certa, se se quer ampliar o debate sobre defesa no Brasil, se se quer tornar o assunto Defesa uma preocupação para a sociedade em geral, se se quer colocar a Defesa como um debate nacional, tem-se que deixar claro e bem claro que Defesa não é um assunto ligado a pensamentos autoritários, a posicionamentos políticos retrógrados, a conservadorismos ideológicos e a mentalidades belicistas. Aliás, nem as FAs possuem uma visão como essa. 1964 acabou faz tempo, inclusive dentro do pensamento das FAs atuais (pode existir um ou outro dinossauro preservado em formol, mas os oficiais de… Read more »

CADU

kaleu em 10 out, 2009 às 15:35 Meu caro, acho que você não entendeu o que escrevi, acredito muito na democracia, acho que qualquer um pode expressar suas opiniões, mesmo as mais estapafurdias possíveis, “MAS” acho que para o bem da democracia as pessoas teriam que ser responsabilizadas pelas suas palavras, EXEMPLO: eu posso até achar que o FELIPE é BOIOLA, rsrsrs, mas não posso manifestar isto na mídia, sob pena de ser processado, se não conseguir provar o que estaria afirmando, por isso coloquei, que se pode falar o que quiser, mas tem que assumir a responsabilidade pelo que… Read more »

CADU

forma = formar
FELIPE = Nome Fictício
rsrsrs = pelo exemplo

kaleu

Asterix em 10 out, 2009 às 19:34 Saab delivers the perfect match to Brazil Saab 10/06/2009 NÃO SERIA 06/OUT/2009 ??? ——————————————– O QUE EU NÃO SABÍA : “A cost-effective solution A firm and highly competitive proposal for a long-term financing for the full FX-2 contract value from the Swedish Export Credit Corporation, a financial institution wholly owned by the Swedish Government.” Uma solução econômica Uma altamente competitiva proposta de completo financiamento de longo prazo para o FX-2 a ser contratado a partir da empresa sueca Export Credit Corporation, uma instituição financeira totalmente controlada pelo Governo sueco. “desculpem eventuais erros de… Read more »

Wolfpack

Esta história de preferência da FAB por equipamento Americano pode não corresponder a realidade da Força. O vídeo com o Brig. Alvarenga ainda é recente e demonstra as dificuldades em se equipar a Força com equipamento Made in USA. Vontade pode até existir de se pilotar um F22, F35, mas a realidade da relação Brasil e Estados Unidos demonstram que equipamento Americano é pra comprar e casar com ele, como um carro com baixo valor de revenda. Quando os partidários do Gripen NG se referem a ele, sempre pinçam o problema atual de contingenciamento das FFAA. Se for assim, o… Read more »

luis alberto

Senhores, fico muito satisfeito com o teor de muitos comentarios aqui postados. Sao lucidos e logicos. Deixem-me comentar o seguinte: Conversei pessoalmente com o BRIG SAITO e varios outros BRIG’S 4 estrelas. Nas entre linhas, ficou claro o seguinte: De acordo com as ultimas BAFO, ficou claro que: O Rafale e o Super Honet configuram-se praticamente compras de pratileiras. Nao podemos perder a “janela de oportunidade” que se apresenta com a SAAB e a Suecia. Eh uma oportunidade unica. O GRIPEN NG eh o unico que se encaixa com perfeicao no “trilho” da FAB. Penso que o Presidente foi muito… Read more »