Força Aérea completa mobilização para a Operação Laguna

9

a29-foto-fab

A Força Aérea Brasileira (FAB) completou hoje (27/09) a mobilização dos meios que serão empregados na Operação Laguna, em Campo Grande (MS), no apoio às ações do Exército e da Marinha do Brasil. Aviões de caça, de transporte, de reconhecimento, de busca e resgate e de controle e alarme em voo estão no Centro-Oeste do país para o treinamento.

A Operação Laguna é um exercício do Ministério da Defesa e das Forças Armadas Brasileiras, realizado com o objetivo de treinar o planejamento e execução de ações humanitárias e de apoio a brasileiros evacuados em uma situação de conflito, além de difundir o sentimento de patriotismo junto à população e de realizar ações de apoio à população local.

A mobilização da FAB começou no último dia 14 de setembro, com a chegada a Campo Grande de unidades responsáveis pela infraestrutura da Operação Laguna.

“Em um exercício desse porte, as Forças trabalham de forma integrada para a conquista de objetivos previstos no cenário de conflito”, explica o Brigadeiro do Ar Umile Rende Neto, comandante da Força Aérea Componente 105 (FAC 105). Nos próximos dias, aeronaves da FAB farão o lançamento de paraquedistas e de fardos de ressuprimento, entre outras missões.

Na Operação Laguna, participarão as seguintes aeronaves da FAB: F-5EM, A-29 Super Tucano, E-99, R-99, KC-130, C-130, C-99A e KC-137.

FONTE:http://www.laguna.mil.br

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Soldier

Estou vendo isso todos os dias…

Marcelo Tadeu

Por mais que falem mal das FFAA, principalmente aqui, todos os anos ocorrem grandes exercícios. Não é só um não, são vários. Eu não via isto acontecer nas décadas de 80 e 90.

Sds,

Marcelo Tadeu

OFF-TOPIC

No site de defesa.net informa que o MD teria plano para resgatar os brasileiros na Embaixada de Honduras. Será que els leram o blog?

Sds,

Repsol

Eu vi a chegada dos f-5EM junto com o C-130 aqui na Base aerea, muito bacana mesmo.

Jhonny Bravo

Dúvida: embora a Embraer afirmasse na época (1997-1998) que os pilones externos permitissem o transporte e lançamento do MAA-1, como se pode ver na foto desta matéria (me parece ser o mesmo ALX inicial),os A/AT-29 em uso atual pela FAB, tem capacidade de utilizar esse armamento? Ou aguarda-se integração com o MAA-1B? Obrigado.

Primo

Pode até dizer que não é essa a intenção, mas que isso manda uma mensagem para a Bolívia do mesmo jeito que mandou para o Paraguai, ah isso manda.

Grande Abraço

Marcelo Tadeu

Jhonny Bravo,

Os A-29 têm capacidade para utilizar este armamento, mas no momento, no seu uso contra vôos ilícitos, as metralhadoras .50 pol dão conta do recado.

Sds,

germa

eu acho que tem mais a ver com a questão de honduras.
com certeza o MD tem um plano para resgatar o zelaya, nem que tenha que larga os nossos diplomatas pelo caminho.

e eu acho que eles leram aki no blog.
heheheh

Jhonny Bravo

Dúvida sanada. Obrigado e um abração Marcelo Tadeu.