F-X2: anúncio da decisão poderá ser explorado por líderes da AL

45

chavez

vinheta-exclusivoTodo o processo da escolha dos novos caças que equiparão a FAB, também conhecido como programa F-X2, é de conhecimento público e largamente difundido pelos diversos veículos de comunicação, seja no Brasil ou no exterior.

Dentre os diversos programas de renovação de meios militares, a escolha de um novo caça sempre atrai muitas atenções. Muitas vezes existem aquisições de maior valor estratégico e com volume de recursos envolvidos mais elevados (caso da compra dos submarinos pela Marinha) que acabam recebendo um destaque menor na mídia.

Fala-se na aquisição de novos caças há pelo menos 15 anos. Mas quando for feito o anúncio (real) do vencedor, muita retórica virá à tona. Não se trata do “choro dos perdedores”, mas sim uma retórica revestida de interesses geopolíticos.

É fato que na América Latina de hoje existem líderes que se sustentam em factóides com o objetivo de desviar o foco dos problemas internos.

Frases do tipo “O Brasil está desequilibrando o poderio militar no continente” ou “O Brasil lançou a América Latina em uma corrida armamentista” e coisas semelhantes estão nos discursos dos mais demagogos.

Também existem aqueles que , após a decisão final, independentemente do vetor escolhido, dirão que o Brasil está caminhando para se tornar uma potência militar regional. Na verdade o que o país está fazendo é substituindo seus caças mais antigos por aeronaves mais modernas e dificilmente isto ocorrerá na razão um pra um.

O “barulho” pode aumentar se o escolhido for o caça de origem norte-americana. Neste caso o governo terá que atuar de forma mais enfática na área da diplomacia, especialmente em relação à certos líderes latinos. Com estes, só os argumentos não serão suficientes.

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alfredo_Araujo

“Antonio M em 11 set, 2009 às 7:39

Por quê? Tudo isso é “meda” de Hugo Chaves?!?!?!?!? Por acaso nossa diplomacia vem agindo de forma mais enfática com a Venezuela, quando esse mesmo Hugo Chaves arrota suas alianças com Irã e Russia contra o imperialismo americano? Ou de suas relações com as farc?!?!?”

Temos q lembrar q o Brasil, atualmente, é o maior fornecedor de artigos diversos da Venezuela!!
Não podemos nos dar ao luxo de perder “clientes”, por causa de picuinhas sem sentido…

Cantarelli

acho que o brasil é o maior fornecedor de artigos da A.L entre os paises do continente A.L.

Antonio M

Quer dizer, Hugo Chaves invade o Brasil, ajuda a Bolívia a tomar refeinarias brasileiras, manipula Zelaya para ampliar sua influência na américa central. Rafael Corrêa foi desmascarado com um recente vídeo na internet onde chefões das farc confirmam o financiamento de sua campanha, fica óbivio que quando a Colômbia atacou o acampamento na fronteira com o Equados, não poderia pedir permissão ou informações para o governo equatoriano pois, avisariam o pessoal das farc e o exército colombiano perderia a chance desse golpe na guerrilha que junto com o resgate de Bettancour impôs um abalo na estrutura dessa organização. O Brasil… Read more »

Antonio M

Ah sim, faltou isso: “Venezuela faz sobrevôo ilegal na Amazônia 05 de setembro de 2007 Helicópteros e outras aeronaves do Exército da Venezuela fizeram sobrevôo ilegal dentro do espaço aéreo brasileiro e chegaram inclusive a pousar numa aldeia indígena, em Roraima, no dia 8 de agosto passado. A denúncia foi feita por lideranças do povo Ianomami, em carta endereçada às autoridades brasileiras. Os líderes manifestam sua preocupação porque acreditam que os militares do país vizinho estão apoiando garimpo dentro da area indígena. …” Basta lembrarem da “coincidência” de onde será instalada a base para o Brasil operar seus Milmi 35.… Read more »

JULIO

Como temos teleguiados. Quanto frenesi a figura do Hugo Chaves inspira. Diga-se de passagem ele só existe por que o povo Venezuelano em sua maioria assim o permite. Afinal o que é democracia? Aqui no Brasil, a grita contra o mesmo, que não importa nada ao povo Venezuelano, vêm dos grupos com afinidades com os que ficaram prejudicados lá, que é minoria. Rica, mas minoria. O medo, é que nossos governantes possam querer seguir o mesmo caminho. Mas não a ditadura eterna sem consentimento popular, e nos somos exemplo. Portanto, para o assustados, o Hugo Chaves ira durar o tempo… Read more »

Antonio M

“…O “barulho” pode aumentar se o escolhido seja o caça de origem norte-americana. Neste caso o governo terá que atuar de forma mais enfática na área da diplomacia, especialmente em relação à certos líderes latinos. Com estes, só os argumentos não serão suficientes.” Por quê? Tudo isso é “meda” de Hugo Chaves?!?!?!?!? Por acaso nossa diplomacia vem agindo de forma mais enfática com a Venezuela, quando esse mesmo Hugo Chaves arrota suas alianças com Irã e Russia contra o imperialismo americano? Ou de suas relações com as farc?!?!? O Brasil não é soberano? Então compramos de quem quiser e fim… Read more »

catraca

Nem tanto nem tão pouco…….pelo tempo que estes processos de escolha estavam ai, inclusive gerando suspeitas de seus possíveis términos, muitos farão de conta de que não é com eles…….e a caravana vai continuar.
O Brasil é uma NAÇÃO muito grande geográficamente, não tem como possuir meia dúzia de caças e três navios…….nosso destino é outro, é SER GRANDE e ter o domínio completo sobre seu território……só isso, cada um com seu cada um.

Lucas

Será que o CHavez está entereçado nos F-X2?
Será que eles querem nos copiar?

Roberto CR

Não entendi a foto do Hugo Chaves no post. E demagogo por demagogo não escapa ninguém do México a Patagônia. Até agora só vi especulação da imprensa de vários paises latinos, da França e EUA. Nenhuma declaração da parte dos presidentes ou de qualquer representante governamental. É lamentável ver esse tipo de conclusão baseada em fatos inexistentes. Praticamente toda a América do Sul está adquirindo armas a anos e o Brasil é provavelmente o último a fazer isso, o que não justifica as afirmações do post. É uma pena ver essa parcialidade injustificada por aqui, aonde se espera que, por… Read more »

Invincible

Temos a metade da população da América Latina.

Temos uma das maiores economias do mundo.

Uma da maiores populações, um dos maiores países e riquezas incalculaveis.

Não podes imaginar nem nos nivelarmos com os outros países da Américado do Sul.

Somos uma potência e temos que assumir esse posto. Se alguém está incomodados azar.

É como se o Vietnam reclamar da China pela suas Forças Armadas.

Felipe Cps

Excelente texto Poggio. Muito bem escrito. Parabéns.

PS: É impressão minha ou a besta está prestando continência com a mão esquerda, e com o indicador pra baixo?

Rodrigo

Deixa falarem. O que tem de deixar de acontecer é o nosso Governo Pseudo Comunista, dar voz para estes paisecos e “Movimentos Sociais” por aqui.

Fabio

Ora Chaves… Você comprar Sukhoi Su35 pode ??? e o Brasil comprar seus caças não pode ??? me conta outra… Que papinho…
Aliás… o Lula deveria fechar a compra dos rafales nun total de 120 a longo prazo e de imediato acertar pelo menos uns 25 Super Hornet com os EUA pra não deixar a FAB esperando tanto… Aposto que a entrega neste momento dos Hornets seria muito mais rapida… Seria muito bom ter os dois vetores… ai sim o Chaves poderia ficar preocupado… RAFALES E HORNETS JA !!!!

jose greff

Roberto CR
Também não entendi a foto do Chavez no post. Poderiam ter colocado as fotos do Uribe, Cristina Kirchner, Bachelet,Calderón ou do índio “cocalero”. Ficou a impressão que o grande interessado na disputa é o Chavito.

jose greff

Além do mais, garanto que o “Chavito” está mais preocupado com as bases americanas na Colômbia do que com os futuros caças brasileiros.

Herique

Alguem pode me dizer porque o Chapolin ta batendo continencia com a mão esquerda?

luis alberto

Complementando a opiniao do Invencible:
O Brasil eh metade da America do Sul em tudo (territorio, populacao, PIB, etc, etc.). Portanto, as FFAA brasileiras devem ter a capacidade de enfrentar TODAS as FFAA da America Latina JUNTAS, ao mesmo tempo.

Wilson Giordani de Souza

Concordo com o Roberto CR. Post dispensável.

Marcos Saulo de Assis Nobrega

Bom Dia amigos do Blog, venho por meio desse comentario pedir ajuda para me informarem mais sobre ese acordo militar com a frança e onde posso encontrar videos sobre as Forças Aramadas Brasileiras, ja encontrei alguns mas tenho certesa que voces conheçem muito mais, pois um trabalho de geografia foi pedido sobre esse assunto que tomou conta da midia…sei que os moderadors do blog e os usuarios ajudaram…muito obrigado

E-mail de contato: m_saulo18@hotmail.com

A-Bomb

Por enquanto ninguém falou nada. Estamos discutindo algo que nem sequer aconteceu ainda. Su35BM para Venezuela? Acho pouco provável principalmente com o preço atual do Barril de petroleo. Venezuela não tem nem condição de produzir alimentos para sua população quem dira aguentar uma guerra com o Brasil. E tem mais uma coisa. Quando o primeiro míssil da Venezuela cair no Brasil Tio Sam poe a quarta frota no rabo do Chapolim. Não porque sejam “bonzinhos” mas porque lhe convém. E a Rússia não vai fazer absolutamente nada pois não vão ser loucos de entrar em uma guerra nuclear total com… Read more »

Omega

Olá galera, olha, li todos os coments e claro, o texto do post, acho que todos os comentários e 90% de cada um dos comentários são válidos e compartilho o pensamento, mas o post tem sua razão, não precisa ir muito longe para tentar entender o foco do post, que não é causar polêmica nem indicar alguém. Assim como os ditos chavistas, vide todo o grupinho que conhecemos usam o império para desfocar os problemas internos, o post cita o chaves porque pouco importa se o irã tem bomba atômica, quem está perto é mais bode espiatório, e no caso,… Read more »

Fábio Mayer

Entendo que foto do Chaves é porque, se ocorrer algum tipo de contestação à política brasileira de reposição de armamento, ela partirá dele.

E não é improvável que ele convoque uma reunião da UNASUL para coagir o Brasil, como tentou coagir a Colômbia, embora eu duvide que ele iria a uma reunião assim para explicar seus muitos caças novos, seus acordos militares com Irã e Rússia e a visita de bombardeiros e navios de ataque nucleares da Rússia em seu território.

Ademais, Chaves é o único DITADOR assumido do continente.

Omega

Fábio Mayer,

exatamente, e, ele pode não estar nem aí pro reaparelhamento do Brasil, ou pensar o quer quiser e agir da forma que quiser, pouco importa, o negócio é tirar a atenção interna, assim como fazem os ditadores, e se ele ainda não é, caminha a passos largos para se tornar um.

Rodrigo Marques

Acho que haveria/haverá desconforto se elegermos um governo não alinhado ideologicamente ao beiçola venezuelano, cafetão equatoriano, cocaleiro boliviano e padre pedófilo paraguaio, PORÉM as nossas opções a princípio se alinham com esses exemplares proto-ditadores. Dizer que Serra ou Marina são muito diferentes de Dilma neste aspecto é nao conhecer a história.

Por outro prisma, se eu fosse um argentino esclarecido, estaria olhando estas aquisições com uma certa preocupação ( e uma ponta de inveja, é claro), principalmente se imaginar que um sub nuclear pode estar patrulhando em breve as redondezas.

Rodrigo

Todos aqui viram que “Chavito” falou bem do separatismo Ossétiano? Angariando assim maior confiança da Rússia para com a Venezuela, tanto que os “Cammeradens” irão liberar a venda de veículos militares á “Chavito”?

Nunão

“Rudi em 11 set, 2009 às 9:49 O Roberto, assim como muitos leitores deste Blog, disseram que não entenderam o “porque da foto do Chaves”, mas acho que eles entenderam muito bem. Isso é pura SACANAGEM do pessoal do Galante que quer provocar discussões no blog para dar mais visitas e ganhar pontos.” “Vou pra blog melhor, deu pra ti…não vou nem sentir saudades, isto aqui ta virando porcaria, vai pedindo colaboração pro pessoal, mas rápido antes que tenha debandada geral.” Rudi, sinceramente, sacanagem não é coisa para encontrar neste Blog. Ao invés de procurá-la por aqui, pode digitar a… Read more »

claudio alfonso

Ola amigos,
O principal elementos desestabilizador na américa latina de hoje tem um nome: Uribe, e um fator principal: sua incompetencia em derrotar as guerrilhas internas e sua abertura para a implantação de bases americanas em seu território. Este elemento já invandiu militarmente um país (equador) e já ajudou paramilitares e se infiltrarem na venezuela. As ações deste mal elemento ameçam toda a estabilidade da américa do sul.

FERNANDO

Sacanagem esta, mais o culpado é o governo Brasileiro, só fez lambança!
Agora Colombia, Chile, Venezuela não deveriam ser estar criticando, qdo ele comprava, nos ficamos quietos.
Agora é a nossa vez!
E sejamos criticos, o que de diferente tem esta compra, é o sub nuclear, fora isso são compras normais.

SAMMETEORO

Nunão em 11 set, 2009 às 10:17
to contigo,mano o meu apoio vcs tem!!
otima escolha da foto, que por sinal retrata bem a realidade da america latina!!!

BVR

Seria até bom o Chavez reclamar, o Correa reclamar e o Morales também. Assim, quem sabe, a mídia daria destaque e alguns politiqueiros iriam mudar de opinião e ao invés de criticar, passariam a defender o processo FX-2. Não duvido nada. É só preciso uma manchete tipo:”Venezuela pede explicações sobre acordo com a França e compras de caças.” Pronto ! Uma manchete bem sem pé nem cabeça, como as inúmeras que estampam os principais jornais do país, na maioria das vezes, geradoras de factóides como seria uma situação de reclamação sobre as aquisições feitas pelo Brasil. Sinceramente, acho que não… Read more »

carlosargus

Se o sr.chaves comprar o Su 35MB ,( temos de remontar nossas bombas atômicas…onde estaram elas , se é q existiram algum dia)
até pq os Su 35/37 são imbatíveis . Cabe ao BRASIL, então, se rearmar e logo p fazer frente a possiveis e futuras escaramuças, eu disse escaramuças, é ñ guerra, eles são loucos ; + ñ burros, p piorarem as coisas p o lado deles..Estamos tomando as providências necessárias é rápidas p estancar e ou atenuar isso? Os ianks estão vindo aíh.

Cantarelli

Nao sou a favor do chapolin nen do molusco mas os EUA nao podem levar esta, ja ta mais do que na hora do brasil desenvolver essa tal bomba H veja só meu ponto de vista perderemos em algums pontos mais ela abrira portas para outras coisas o mundo vera o brasil com outros olhos acaba com a cobiça dos gringos (Os capitalistas chamam ‘liberdade’ a dos ricos de enriquecer e a dos operá-rios para morrer de fome. Os capitalistas chamam liberdade de imprensa a compra desta pelos ricos, servindo-se da riqueza para fabricar e falsificar a opinião pública).

Lucas

Pessoal, deixem o Chavez reclamar o que ele quiser, e não duvido nada que ele compre mais uns 15 Sukhoi Su-30, daqui a uns 2 anos eles serão umas “rainhas de hangar”, pois todos sabemos que a Rússia não da uma devida atenção ao pós-venda, e a Venezuela não esta com os cofres lotados assim para anunciar um novo pacote militar, mal tem condições de manter o que ela comprou, e digo mais, Hugo Chavez não se mantem por muito tempo no poder lá não, pois a Venezuela não tem condiçoes financeiras e mais cedo ou mais tarde ela vai… Read more »

michellineker

O Invencible tem toda a razão, somos a maior nação da AL, é normal que nossas forças armadas sejam maiores.

Harry

Caros, Quem pediu explicações ao Brasil foi a Colombia. Uribe exigiu que o Brasil explicasse sobre o acordo com a França na Unasul, condição para que ele (Uribe) fizesse o mesmo com o acordo com o EUA só um detalhe o dele tem bases americanas em solo Colombiano no nosso não a base Francesa em solo brasileiro. Quanto a retorica pode vir, mas ainda não veio por parte de Hugo. Quanto ao fato da compra em si ou de nos tornamos potencia. A realidade é que não devemos esperar de nenhum desses paises que estão na Unasul que tenham compreensão… Read more »

Lucas Calabrio

Prezados
O brasil pediu explicações à Colombia devido os USA instalarem bases em seus territórios, diferentemente do Brasil, que fez acordo de aquisições de aviões, heli, e subs, mas a França não tem uma base em solo brasileiro.
sds

Lucas Calabrio

brasil =Brasil

BRAVURA

Oxe! Chavez é não tão otário, não. Ele não vai fazer pronunciamento desse tipo. Ele já sentiu que ninguém mais vai aderir a seu bolivarianismo. Esse argumento: “O Brasil é responsável por corrida armamentista na AL” só pode sar feito por quem não sabe que o Brasil não parece ser o primeiro entre as forças aéreas da AL.

Leandro Mello

“Oh! E agora quem poderá defender a América Latina?”

“- Eu! O Chapolin Chavéz Colorado…”

Fábio Mayer

Júlio, Com todo respeito às suas opiniões, não posso deixar de lhe dizer que os EUA continuam não respeitando a Venezuela, tal qual não respeitavam no passado. A Venezuela é um país que só produz petróleo, onde os governos são corruptos por definição. O que acontece lá é irrelevante para os EUA enquanto continuarem a jorrar barris de petróleo. Se Chaves quisesse ser respeitado pelos EUA, simplesmente diminuiria o fornecimento de petróleo, coisa que não tem coragem, nem conveniência para fazer. É um covarde a inventar polêmicas estéreis e míticas para dar a impressão de ser revolucionário. No fundo, no… Read more »

Roberto CR

JULIO em 11 set, 2009 às 11:51

Harry em 11 set, 2009 às 12:26

Ouvidos mucos pra vocês. Infelizmente.

Felipe Cps

Errrr, Roberto CR, salvo melho juízo se diz ouvidos “moucos”.

Harry: rárárá, “a dobradinha de dedo (na continência) demonstra o nível profissional do exercito bolivariano” 🙂

Abs.

KeplerK

Não entendi a foto Chaves. Se fosse uma do Uribe…

Roberto CR

Felipe Cps

É a pressa junto com a falta de atençã. Valeu pela observação.

Abs

Roberto CR

Putz… “atenção”… tá difícil…