vinheta-destaque-aereoQuantas concorrências de aviões de combate, em diversos países, não tiveram a mão do Estado direcionando o resultado final, a despeito das melhores qualidades de outros concorrentes?

Quantos projetos de aeronaves de combate foram cancelados por decisões políticas? Existem dezenas de exemplos da história. Nos EUA, temos o caso do F-20 Tigershark, um excelente caça, que foi cancelado por decisão política. E o avião de ataque A-12?

Quantas forças aéreas tiveram que adotar aviões de combate que não eram considerados os ideais pelos seus pilotos? Um exemplo é o F-104 Starfighter, que foi praticamente empurrado para vários países da OTAN (com um contrato considerado o “negócio do século” e vários escândalos envolvendo propinas), mesmo a contragosto de pilotos e comandantes.

É assim que o mundo real funciona. Os militares e técnicos fazem as análises, mas a decisão final, que é política, nem sempre faz jus ao melhor tecnicamente.

No caso do FX-2, todos os três aviões atendem aos requisitos da FAB, cada um com suas limitações e pontos fortes. Mas o peso maior sempre pendeu para o Rafale, a partir do momento que o Brasil fechou um acordo estratégico com a França.

LEIA MAIS

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
jose greff

A decisão política sempre pesa mais, afinal quem tem a chave do cofre são os políticos. Exemplos não faltam ao redor do mundo.

jose greff

A FAB pode estrilar, mas o Lula e sua claque já decidiram e o Brasil vai de Rafale.

Harry

Caros. “Mas o peso maior sempre pendeu para o Rafale, a partir do momento que o Brasil fechou um acordo estratégico com a França.” Nem por isso o Aeronautica, Jobim ou o Presidente deu como fato consumado. Estão aqui por desmerecer demais a Aeronautico e o Comandante Saito Se a oponião da Aeronautica fosse irrelevante pelos motivos acima citados já se teria fechado o acordo como muitos aqui esta querendo. Ao contrario do Sivam, esta concorrencia esta francamente aberta sem privilegio a um ou outros, de resto temos os nossos interesses geopoliticos que tem que ser levado em consideração, algo… Read more »

Edilson

Minha nossa, esta então fecha com chave de ouro, certíssimo Galante.
Para quen não conocrda é só ver a concorrência na Coréia onde o rafale saiou campeão e no final pesou a opinião política para a escolha do F-15
ou ainda, algo que nos atingiu em cheio no ego e no bolso.
a decisão saudita para um MBT onde o Osório venceu o Abrams em todos os quesitos e perdeu no político, resultado….
adeus Engesa….

Martini

Putz bem isso mesmo!

A engesa foi como uma facada no peito, no meio de um ataque cardiaco!

Abs.

Fábio Mayer

Os F-104 Starfighter são considerados verdadeiros caixões-voadores, perigosíssimos de operar. NO entanto, só recentemente foi dada a sua baixa da AMI, vez que foram impostos à OTAN por razões políticas. Na década de 70 o Brasil adquiriu Mirages III por razões políticas e em mínima quantidade, vez que os americanos não queriam fornecer aeronaves. Depois, ao invés de apostar em mais quantidade dos Mirage III, compraram F-5, novamente por política. O Brasil chegou numa situação neste processo, em que ficou claro que qualquer um dos três selecionados atende os requisitos da FAB. Basta, pois, alguém decidir, coisa que pelo menos… Read more »

Tiao

Ótimo post e bem lembrado os exemplos do Osório e das concorrencias onde o rafale foi preterido.
Se for a decisão… que venha o Rafale, tenho certeza que para a FAB será um senhor salto em doutrina e operacionalmente, teremos um caça formidável.

Alexandre G.R.S.

Prezado Fábio Mayer,

Ótimo post. Concordo com tudo o que você disse. É isso tudo mesmo.
Prometi a mim mesmo que não comentária mais sobre esse assunto. Porém não deixar de parabenizá-lo por ter dito o que eu gostaria de dizer!

Sds.

Mauro dias

O Rafale e o Gripen seriam os menos piores politicamente.Caso dê F-18 , os problemas futuros , não compensariam em nada essa aquisição. A ingerência política nessa área é base de todo negócio envolvendo assuntos de defesa.Não há como desvincular uma de outra. Isso me faz lembrar um caso, creio que na década de 70, do premier japonês acusado de levar propina da antiga lockheed, hoje lockheed Martin, que causou a queda desse premier. Ainda hoje li um artigo, sobre um granpo conjunto CIA e NASA, no processo SIVAM.O mais interessante , é que eles (USA),fazem por questões de proteção… Read more »

gaspar

galera, abaixo segue um post de um outro blog no qual explica com a Rayton venceu a concorrencia do SIVAM, “Como a CIA usou rede de satélites, grampeou o Planalto e garantiu à Raytheon vitória sobre a Thomson na venda de radares para a Amazônia Fonte: Revista EPOCA O Brasil foi o alvo de uma operação conjunta dos serviços secretos dos Estados Unidos exclusivamente voltada para a espionagem econômica. A CIA e a NSA, agência nacional de segurança dos EUA, grampearam as comunicações do Palácio do Planalto, onde trabalham o presidente da República e assessores, além dos escritórios do grupo… Read more »

URUTAU

Senhores Boa Tarde gostaria de relembra-los que nenhum concorrente morre de amores pelo BRASIL USA inumeros vetos em nossas vendas e compras e ingerencia em uma serie assuntos exclusivos da nação brasileira FRANÇA invasão francesa ha 300 anos guerra da lagosta ha 40 anos guerra do camarão ha 30 anos sabotagem dos misseis EXCOCET da ARGENTINA na guerras das Malvinas e por ai vai SUECIA nada contra mas na minha opinião um caça inapropriado para o BRASIL pelo menos para operar sozinho ja numa combinação GRIPEN-RAFALE ou GRIPEN-SH a conversa fica diferente mas devo voltar a ressaltar no frigir dos… Read more »

Picolo

Me lembro que na época isso foi muito comentado mesmo. Fica uma lição para os criticos que dizem que o negocio dos caças não esta sendo transparente, pelo menos mais transparente que o Sivam esta sendo, desta vez pelo menso parece que não vamos nos inclinar aos “interesses americanos”. Mas me pergunto se os gringos não estariam usando sua rede de espionagem mais uma vez agora no negócio dos caças.

gerson ( fronteira sul)

pois é…
conversa pra ca e pra la.
mas sera qua vale a pena comprar o rafale. e salvar(da falencia) um concorrente da embraer.

até porque pra boeing é apenas mais uma concorrencia internacional.

F-18E JÁ E F-35 AMANHA.

sonic wings

Srs. acabo de ler no ALIDE que o coordenador do processo FX-2 teria afirmado que fará a declaração do vencedor tecnico do processo, e que os concorentes teriam até a proxima semana para melhorar as propostas.

Se isso se confirmar o circo vai pegar fogo, quero ver os caras afirmarem que o melhor pra FAB seria o Gripen, seguido pelo Hornet e por fim o RAFALE. Daí quero ver como o governo vai bancar a aposta política, neste caso mais cara.

Abs

Carlos

No site do Area Militar, tem uma comparaçao entre os tres avioes !!

tyrion

esta e a tua aposta ja pensou se da RAFALE GRIPEN e SH. Eu aposto 20,00 no RAFALE na Cabeça.

Lucas Urbanski

Como alguns colegas ja citaram acima, qualquer um dos 3 aviões cumpre o que lhes foi pedido, cabe agora decidir quem transfere mais tecnologia, negociar e fechar a compra, mais nada, o governo americano disse que não libera os códigos-fonte, então já esta praticamente descartado, sobram agora Rafale F3 e Gripen NG, o Rafale F3 ja tomou um “empurrãozinho” do presidente, a Dassault é a empresa que diz liberar irrestritamente tecnologia do avião, além de estar a beira da falencia a Dassault talvez seja mais maleável as negociações, já o Gripen NG é um aviã moderno, barato, e manutenção barata,… Read more »

Omega

Eu já disse isso em outro post.

Em todo caso, qualquer um dos três que vier, estaremos bem servidos.

😉

URUTAU

Senhores é incrivel como muitos por aqui se tornam insensatos incoerentes se deixando levar pelo odio aos americanos e com isso deixando a racionalidade de lado torno a dizer os americanos não são onfiaveis por uma serie enorme de vetos de vendas compras etc etc etc etc mas os franceses em contrapartida não ficam nada atras como ja mencionei em um comentario anterior invadiram o BRASIL por varias e seguidas vezes basta lerem a materia como nesse link http://pt.wikipedia.org/wiki/Invasões_francesas_do_Brasil quase entraram em guerra conosco novamente 1* tentando roubar camarões em nosso mar territorial ha 40 anos e depois tentando nos… Read more »

André Castro

A qui no blog a algum tempo atrás, mostrou um projeto de um caça canadense que foi cancelado por motivos políticos, para favorecer os equipamentos americanos,outro caso também é do Inglaterra o único pais até hoje que lançou um satélite por meios próprios mas preferio abandonar esta capacidade e passou usar foguetes americanos. Sobre as invasões da França, isso tudo aconteceu em épocas completamente diferentes, em que o contesto geopolítico era outro,o Brasil era uma pais nanico nos quesitos economia, política e importância mundial. Tudo isso mudou a França sempre foi grande nestes termos, mas agora começa a perder terreno… Read more »

Luís Aurélio

Urutau , em parte você está certo. Em relação a Guerra das Malvinas os EUA ajudaram os ingleses, com apoio logístico de satélites, informando toda movimentação das forças argentinas aos ingleses. Pelo Tratado Interamericano de Assistência Recíproca, ( TIAR ) os EUA teriam que ajudar qualquer país do Continente Americano, em caso de guerra contra um país de fora do continente. Fizeram justamente o contrário, ajudaram os ingleses, quando deveriam ter ajudado os argentinos.

DORNIER

gaspar
MUITO BOM seu post venho lendo sobre isso e vendo alguns videos sobre ese sitema do Echelon, ele realmente existe ele pode ouvi qualquer conversa telefonica ou por Celular em qualquer canto do mundo sem falar que pode detectar texto e fotos online tbm
espero que o Governo Brasileiro contradiga a previsao dese sistema

URUTAU

Senhor André Castro o senhor se lembrou das invasões francesas mas se esqueceu dos episodios guerra dos camarões guerra da lagosta e sabotage francesa contra os argentinos seus clientes em armamentos no que se refere as misseis Excocet franceses pergunte aos nossos hermanos sobre a confiabilidade dos franceses ou ate melhor pergunte a Hellibras sobre TT da França
Sim senhor Luis Aurélio o senhor esta coberto de razão os americanos simplesmente rasgaram o TIAR e os franceses sabotaram seus clientes argentinos

SDS Senhores

Tales

MD 11 Setembro 2009
Ministério da Defesa

PROJETO F-X2

Empresas terão até 21 de setembro para entregar nova proposta sobre caças

Brasília, 11/9/09- A empresa francesa Dassault terá até o próximo dia 21 de setembro para formalizar junto à Força Aérea Brasileira uma nova proposta comercial para os caças Rafale que esteja compatível com os parâmetros referidos pelo presidente francês Nicolas Sarcozy. A data limite vale também para que as outras duas empresas concorrentes –Boeing (F-18) e SAAB (Gripen NG) – apresentem eventuais propostas que busquem equiparar-se à francesa.

Tales

SEGUE A NOTA, NA ÍNTEGRA: Empresas terão até 21 de setembro para entregar nova proposta sobre caças Brasília, 11/9/09- A empresa francesa Dassault terá até o próximo dia 21 de setembro para formalizar junto à Força Aérea Brasileira uma nova proposta comercial para os caças Rafale que esteja compatível com os parâmetros referidos pelo presidente francês Nicolas Sarcozy. A data limite vale também para que as outras duas empresas concorrentes –Boeing (F-18) e SAAB (Gripen NG) – apresentem eventuais propostas que busquem equiparar-se à francesa. A expectativa da FAB é concluir o processo de análise técnica até o fim de… Read more »

Milton Bras Cabral

André Castro, concordo plenamente com seu raciocínio: “Sobre as invasões da França, isso tudo aconteceu em épocas completamente diferentes, em que o contesto geopolítico era outro,o Brasil era uma pais nanico nos quesitos economia, política e importância mundial.” “Tudo isso mudou a França sempre foi grande nestes termos, mas agora começa a perder terreno principalmente na parte econômica ,em alguns anos vai ser ultrapassado pelo Brasil,Russia, Índia , ou seja a França se alinha com alguns destes países ou vai começar a perder terreno na política e importância mundial, dos países que sitei o escolhido foi o Brasil acho que… Read more »

URUTAU

Bom Dia Senhores Enquanto o BRASIL vacila e brinca de virar potencia ou superpotencia olhem isto O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta sexta-feira que o país vai receber em breve mísseis de fabricação russa com alcance de 300 quilômetros. “Em breve alguns foguetinhos estarão chegando. E eles não falham”, disse Chávez na capital venezuelana, Caracas, após voltar de uma viagem de 10 dias por países da África, Ásia e Europa, entre eles a Rússia. Chávez disse que os mísseis são apenas para uso defensivo. “Não vamos atacar ninguém, estes são apenas instrumentos de defesa, porque nós vamos defender… Read more »

Challenger

Ainda continuo achando que o Rafale é o melhor, mas o Amadorismo com que as coisas são conduzidas aqui no Brasil, é que irritam, dicisãos politicas sempre prevalecerão, veja o caso do projeto F-22, enterrado por Obama e Gates, e a contra gosto da USAF.

Lula tento promover uma festinha a Lá francesa e acabou numa palhaçada a Brasileira.