Força Aérea atribui confusão à precipitação da Imprensa

35

Para Juniti Saito, em nenhum momento Lula disse que o processo de seleção tinha acabado

Comandante da Aeronáutica diz que faz apenas “análise técnico-comercial” e que “o governo tem uma estratégia que nós não conhecemos”.

Eliane Catanhêde

LULA/NATALvinheta-clippingO comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Juniti Saito, afirmou ontem que toda confusão da semana foi por “uma precipitação” da imprensa, porque o processo de seleção dos caças que vão renovar a frota da FAB continua e em nenhum minuto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse o contrário.

FOLHA – O favorito no FX [programa de renovação da frota de caças iniciado no governo FHC] acabou sendo o Gripen sueco. Por que não manter isso?

SAITO – Naquela época, concorreram o Sukhoi, o Mig, o F-16, o Gripen e o Mirage 2000-5 e, com esses concorrentes, o Gripen C e D recebeu uma boa colocação, sim. Agora, é um outro certame. Quem concorre é um outro Gripen, o NG, um avião ainda em desenvolvimento, o F-18 Super Honet, muito mais moderno, e o Rafale, que não é o Mirage, é um outro avião.

FOLHA – Por que o Sukhoi russo foi excluído?

SAITO – Não atendeu, por exemplo, o requisito de transferência de tecnologia.

FOLHA – Se o Sukhoi foi descartado porque os russos não transferiam tecnologia, conclui-se que todos os três transferem. Por que o governo diz que o Rafale é preferido por isso?

SAITO – Em que grau, eu não sei, mas todos os três transferem tecnologia.

FOLHA – O que significa transferência de tecnologia nessa área?

SAITO – Há várias áreas e vários graus de transferência de tecnologia e, numa determinada área, eu quero me capacitar ao ponto de ficar autônomo. No AMX, nos anos 80, que foi um consórcio Brasil-Itália, coube à Embraer uma participação importante na fabricação de componentes. Foi com esse conhecimento que a Embraer conseguiu evoluir para fabricar todos esses aviões que estão aí.

FOLHA – Há uma gradação nessa transferência de tecnologia?

SAITO – Pode haver uma parte muito sensível, e que o país diga assim: “Olha, eu cedo tecnologia nessa parte daqui, mas nessa outra, não”. O avião é uma plataforma importante, mas o que vai nela é muito mais importante. Você tem de considerar o sistema de armas.

FOLHA – Quando afunila em três concorrentes, qual o peso do requisito preço?

SAITO – Lembre-se de que se trata de um produto de segurança e cada item tem seu peso específico. Você sabia que esse processo tem mais de 26 mil páginas? Há ofertas, contraofertas, e tudo está assinado.

FOLHA – Vocês falam em cinco aspectos da seleção, como os operacionais e a transferência de tecnologia. E o político?

SAITO – Fazemos uma análise técnico-comercial, mas isso tudo vai para o governo, que é quem analisará a parte estratégica, qual o país melhor… Sei lá. O governo tem uma estratégia que nós não conhecemos. A decisão final é dele.

FOLHA – Por que tanta turbulência com o comunicado de que a preferência era pela França?

SAITO – Eu não recebi do presidente: “Saito, encerra o processo porque eu já escolhi”. Então, eu não sei por que tanto alarde. Quando me mostraram o comunicado, dizendo que tinha terminado, eu disse que não tinha entendido assim, não.

FOLHA – Foi uma surpresa?

SAITO – O que foi uma surpresa foram as manchetes dos jornais, porque, na minha interpretação, o comunicado conjunto não era para terminar e escolher um.

FOLHA – O comunicado explicitou que a aliança com a França englobava a área aeronáutica e usou o verbo “decidir” para anunciar o início de negociações para a aquisição dos Rafale. Não é claríssimo?

SAITO – Quando o comunicado fala em “aeronáutica”, isso abrange vários setores, inclusive helicópteros, cuja compra já estava decidida.

FOLHA – Por que o governo manifestou preferência pelo Rafale?

SAITO – Não digo que é um indicador, mas foram eles que ofereceram transferência de tecnologia dos submarinos, ofereceram fazer o helicóptero aqui na Helibras.

FOLHA – Todo mundo acha que houve essa confusão toda, mas vai acabar dando o Rafale. Vai?

SAITO – Eu não sei. Pode até ser.

FONTE: Folha de São Paulo / FOTO: André Dusek – Agência Estado

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

Este Governo … tirou a FAB do processo, agora aguentem.

Francisco AMX

Agora sim! falou a FAB, e não falou nada para desaprovar tanto o governo como o Rafale… E é exatamente o que o Saito fala que foi o que eu sempre entendi, coloquei isso num dos primeiros post sobre “a decisão” e na ocasião o Hornet concordou comigo, tinha a mesma visão tb, e, ao que parece é isso mesmo, o governo afinou as tratativas com a França mas não encerrou o processo ainda, a imprensa que saiu concluindo e pondo palavras na boca de quem não falou o que foi noticiado! simples assim! Acho que o Saito está sendo… Read more »

Rodrigo Marques

Isso é um malabarismo para o processo nao ficar feio após o Lula falar demais, explicitando a decisão política.

Fico com a última pergunta auto-respondida: “” FOLHA – Todo mundo acha que houve essa confusão toda, mas vai acabar dando o Rafale. Vai?””

E que venha logo o Rafale!

Carlos

Mai uma vez a nossa imprensa ” Patriota ” tentando acabar com tudo.

MENTIROSOS E MANIPULADORES

Tiago Jeronimo

Foi o que eu disse desde de quando saiu a nota, Lula em momento nenhum disse que o processo havia acabado, ele disse e repetiu muitas vezes na nota e na entrevista que está transcrita no Defes@Net que resolveu negociar com o grupo Rafale. O resto foi alvoroço. Se ele já escolheu e o Rafale ganhou é outra questão, isso pode ter acontecido desde o inicio da “concorrência” mas que o processo continua, não há oficialmente um escolhido ainda.

Asterix

Declarações equilibradas e inteligentes do Brigadeiro Saito, ao contrário de um certo molusco bêbado e populista.
Tem que comprar o que for melhor pro nosso país, NOSSO PAÍS, gerar emprego no Brasil, para Brasileiros, sem comprometer a qualidade e a eficiência da FAB em defender o país. Segurança deve vir em primeiro lugar.

Marcelo Tadeu

AMIGOS, NÃO ESTOU ENTENDENDO MAIS NADA!!!!

Mauro dias

Marcelo, respeito o sua posição ,mas tudo isso é achismo seu , e naõ condiz com a realidade dos fatos até aqui apresentado.

Virtualxi

Adoro quando alguém inteligente e de gabarito, como o Comandante Saito, humilha de forma elegante alguns que se acham imprensa.

Pena este blog insistir em gastar espaço adicionando a opinião destes que se dizem imprensa. Mas, vale pelas respostas do comandante da aeronáutica e pela imparcialidade do blog em divulgar.

Zeke

Francisco AMX

Parabens, tenho acompanhado o que voce tem postado e visto que é um dos poucos que não entrado no oba oba da imprensa. Na ansia de desqualificar, ha muito deixaram de ser verossimil.
Abraços.

URUTAU

Caros Senhores Moderadores Como no caso do amigo PróPatria tenho um comentario censurado préviamente neste blog comentario este postado em diversas matérias desta mesma pagina por ser cabivel logicamente a todas comentario tecido com respeito sem ofensas alias coisa que nunca o fiz nem aqui nem em outro lugar qualquer pois não é do meu perfil ofender pessoas ou despespeita-las seja la de qualquer forma em assim sendo compartilho da indignação do caro amigo PróPatria principalmente lembrando nos que o blog ………… blog este pelo qual sempre tive o maior respeito e admiração ter sido montado e administrado por um… Read more »

BRAZILWOLFPACK

PQP!!!!!!!!!! ESSA NOVELA NUNCA MAIS VAI TERMINAR!!!! ENTAO O LULA E O SARKOZY ESTAVAM SO DE “BRINCADEIRA”? OUTRA PIADA DE MAL GOSTO NO BRASIL??? QUE PALHACADA!!!!! ASSIM,COMO SEMPRE,NUNCA NINGUEM NO MUNDO VAI LEVAR O BRASIL A SERIO!!! E SEMPRE A MESMA IDIOTICE E INCOMPETENCIA. DESTA MANEIRA SEREMOS SEMPRE A CAPITAL DO TERCEIRO MUNDO. HAJA PACIENCIA. DESISTO,AGORA MESMO,DE DESPERDICAR MAIS TEMPO COM ESSA PORCARIA DE NOVELA MEXICANA DO FX-2. ENQUANTO O CHILE E A VENEZUELA EM ALGUMS MESES DAO SALTOS GIGANTESCOS,O BRASIL COM VELOCIDADE GLACIAL,EM 12 ANOS,NEM SEQUER COMPRAR 3 DUZIAS DE AVIOES CONSEGUE. JOGO A TOALHA. ADEUS.

Martini

Amigo Virtualxi em 11 set, 2009 às 13:13,
faço das suas palavras as minha!

E uma das melhores resposta e que com certeza calou a reporter da folha foi:

“Quando o comunicado fala em “aeronáutica”, isso abrange vários setores, inclusive helicópteros, cuja compra já estava decidida.”, isso é o que custa a entrar na cabeça de muitos da “imprensa especializada” de ultima hora!

Mauro dias

Foi o que falei antes , “cuidado agora com a desinformação e desestabilização.”O que o lobby de interesses contrário puder fazer para jogar uns contra outros , eles farão.Mas eu acho que o negócio ja tá fechado.Principalmente depois da postura de alguns meios de comunicação e da embaixada USA, não vi nenhum comunicado de embaixador sueco, alguém viu? Eu acertei quanto ao anúncio do dia 7/9 , muitos achavam que seria 23/10.É bem característico em termos de acordos militares, usar de despistamento , isso eatá sendo feito gora. Quando Lula falou sobre isso , instigado pela rede Bobo , “Vou… Read more »

germa

gostei da entrevista, acredito que o saito como militar experiente o qual já viu muito souber responder a todas as perguntas. achei ótima a declaração americana da “techs necessárias”.bem a cara deles mesmo. o rafale já ganhou faz tempo,o gov só quer é barganhar mais um pouco e acho que faz bem em barganhar. E aos amigos que se ligam mais na política, o atual presidente sempre joga pra torcida, como por exemplono topo da crise o presidente discursa uma frase célebre “a crise foi provocada por homens brancos e de olhos azuis” ou “um homem com a biografia do… Read more »

Martini

Pessoal alguem sabe sobre a politica da candidata Marina Silva, se por um acaso ela for eleita(o que eu acho dificil), sera que a END estaria em risco assim como toda a reestruturação das FFAA?!

Valeu pessoal, desculpem o off-topic!

Abs.

Marcelo Ramos

Tenho todo respeito pelo Brigadeiro Juniti Saito, era mais que esperado que seria um verdadeiro cavalheiro em amenizar as trapalhadas do governo; 1 – O circo foi tão bem armado, com presidente, esquadrilha da fumaça e tropas francesas alem do falatório do Lula que as negociações estavam sendo feitas que todos cairam no conto 2 – O senhor Lula e senhor Jobim deveriam serem mais profissionais, o que fizeram foi de uma amadorismo brital. Imaginaram se o presidente fosse juiz de futebol e sendo corinthiano fosse apitar uma partida do Corinthians x Palmeiras, quem em sá consciência iria acreditar em… Read more »

Zeke

Martini
Depende do que vai prevalecer. As posições da Marina, ou do PV.
O PV é um partido de aluguel.
A Marina acha que o capitalismo já se esgotou, e é o momento de se criar novos paradgmas e um novo sistema de produção, baseado na auto sustentabilidade, com novas formas de relações sociais.

Nunão

“URUTAU em 11 set, 2009 às 13:35” Continuando o que escreveu o Galante, já respondi horas atrás ao PróPatria quando liberei o comentário dele do anti-spam, não sei se ele ou você viram minha resposta lá no post específico. Se não me engano, Urutau, na mesma ocasião em que encontrei o comentário do PróPatria no anti-spam, vi um seu por ali e liberei ambos. Se procurar, vai encontrar seu comentário onde você o fez. Lembrando a todos que comentários com links podem ser retidos pelo sistema até um dos editores liberá-lo do meio das centenas de propagandas de viagra e… Read more »

Harry

Caros,

Faz parte da liberdade de imprensa defender interesses escusos

não ter compromisso com a verdade,

e tornar um processo tão relevante para o país um antro de fofoca,

afinal que importância tem a ironia do presidente em dizer “que vai receber daqui a pouco avião de graça”.

Como dizem se sair o SH vão dizer que perdemos tecnologia. Culpa do Presidente

Se ganhar o Rafale dependência demais, muito caro, favoritismo. Culpa Presidente

Junto jogam no lixo o trabalho da Aeronáutica e NJ.

Abs

mane

Texto mais importante do dia, da FSP. Ela explica porque o Nelson Jobim estava tão desesperado para decidir tudo antes do relatório da FAB ser concluído. Turbulência Eliane Cantanhêde Mais uma reviravolta no processo de seleção dos 36 novos caças que a FAB pretende adquirir, a um preço que pode chegar a 4 bilhões de euros: apesar da expectativa de que a comissão técnica não indicasse nenhum vitorioso, é exatamente isso que ela vai fazer. *****Segundo o Brigadeiro Dirceu Tondolo Noro, um oficial aviador com MBA em projeto pela Fundação Getulio Vargas, a comissão, que se chama Copac, vai, sim,… Read more »

Marco Antonio Lins

Srs

Se escolheu acertou, é o melhor!

Sabe de uma coisa a decisão é do presidente!

Hornet

Francisco AMX,

exatamente. Cantamos essa bola aqui antes.

E volto a falar, foi mais a imprensa que se antecipou (ou entendeu errado o pronunciamento feito) que qualquer outra coisa. Quem prestou atenção na fala do Lula verá que em nenhum momento ele deu o FX2 como encerrado.

Tecnicamente não está encerrado. Embora, objetivamente falando, está encerrado sim. Podem preparar os angares pra receberem os Rafales….

Só uma hecatombe nuclear muda isso…hehehe

Enfim…

abração Bro!

Hornet

só pra complementar a idéia: A Imprensa (ou parte dela) é que está voltando atrás e arrumando suas manchetes e suas notícias.

A Imprensa comeu bola. Não entendeu nem o programa do FX2 e nem muito menos o pronunciamento do presidente.

A derrapada foi da Imprensa. Até disse isso pro Kaleu também, numa troca de idéias que tivemos a respeito do assunto, uns dias atrás.

enfim…

abraços a todos

Bosco

Nunão,
mudando de pato pra ganso, será que você pode me mandar esses links com ‘esticadores de bilau’ e de Viagra. É que eu tenho um conhecido meu que me pediu, sabe!
Antecipadamente e ansiosamente agradeço muitíssimo.
Em nome do meu amigo é claro.
Um abraço meu e do meu primo, quer dizer, do meu amigo.
rss…

Nunão

Bosco,
Sou proibido contratualmente de repassar spams…

Hornet,
Na minha opinião, se a imprensa “derrapou” foi porque as declarações do presidente e do chanceler, no mínimo, derrubaram um monte de óleo na pista. Não importam as firulas das palavras, a análise semântica, importa a pompa, a circunstância e a preferência escancaradas nas declarações. Sinceramente, não defendo nem um dos dois lados nessa lambança, seja governo ou imprensa, porque o programa do F-X2 não merecia mais esse capítulo bizarro.

Saudações!

Hornet

Nunão, pode ser…mas que derrapou, derrapou. E é aquela velha história: a imprensa não checa a informação, não confere os detalhes, não procura saber o que está acontecendo…e aí já viu! Na coletiva do Lula/Sarkozy um repórter perguntou duas vezes pra ele (Lula): o que significa a nota do MD? E por duas vezes o Lula disse: “a nota significa apenas que estamos entrando em discussão para negociação com a França (ou Dassault, não me lembro agora)”. É ambiguo isso? Essa resposta? Pra mim não é não. Em nenhum momento ele disse: o FX2 está encerrado. Assinaremos o contrato com… Read more »

Tales

SEGUE NOTA DO MD, NA ÍNTEGRA: Empresas terão até 21 de setembro para entregar nova proposta sobre caças Brasília, 11/9/09- A empresa francesa Dassault terá até o próximo dia 21 de setembro para formalizar junto à Força Aérea Brasileira uma nova proposta comercial para os caças Rafale que esteja compatível com os parâmetros referidos pelo presidente francês Nicolas Sarcozy. A data limite vale também para que as outras duas empresas concorrentes –Boeing (F-18) e SAAB (Gripen NG) – apresentem eventuais propostas que busquem equiparar-se à francesa. A expectativa da FAB é concluir o processo de análise técnica até o fim… Read more »

Tales

Juniti Saito parece o Lula falando: “não sei, pode ser”.

Vai ser Rafale e pronto. Já está sendo apelidado de caça “Rafael” e depois vão ser construídos aqui no Brasil para exportação, inclusive. E tenho dito!

Alguém pode confirmar se Juniti é da família da Sabrina Saito do pinico na tv?

Baschera

“SAITO – Fazemos uma análise técnico-comercial, mas isso tudo vai para o governo, que é quem analisará a parte estratégica, qual o país melhor… Sei lá. O governo tem uma estratégia que nós não conhecemos.”

Mas…. e alguém conhece ???????? De novela mexicana virou esculhambação, samba do crioulo doido….lamentável.

Sds.

Baschera

…..esticadores de bilau que aparecem no filtro de spam……

Nunão, sabendo TUDO do assunto…. heim ?? hahahahaha….

Desculpem, um pouco de brincadeira para desopilar o fígado….e segue a novela…

Sds.

URUTAU

Bom Dia Senhores

O meu muito obrigado e a minha reafirmativa de apreço e admiração ao blog e seus moderadores em tempo muito obrigado GALANTE e NUNÃO

Forte Abraço Senhores

URUTAU

Bom Dia Senhores Enquanto o BRASIL vacila e brinca de virar potencia ou superpotencia olhem isto O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta sexta-feira que o país vai receber em breve mísseis de fabricação russa com alcance de 300 quilômetros. “Em breve alguns foguetinhos estarão chegando. E eles não falham”, disse Chávez na capital venezuelana, Caracas, após voltar de uma viagem de 10 dias por países da África, Ásia e Europa, entre eles a Rússia. Chávez disse que os mísseis são apenas para uso defensivo. “Não vamos atacar ninguém, estes são apenas instrumentos de defesa, porque nós vamos defender… Read more »