Antecedentes de negócios com os EUA são ruins, diz Garcia

26

Paulo de Tarso Lyra

vinheta-clippingO assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, disse ontem que se suecos e americanos derem as mesmas garantias oferecidas pelos franceses, o governo brasileiro concordará em conversar com eles sobre a compra do lote de 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), o chamado Projeto FX-2.

Garcia ressaltou, no entanto, que as garantias envolvem preço, transferência tecnológica e possibilidade de venda para a América Latina. Lembrando seus tempos de advogado, ele disse que gosta de analisar negócios com base em antecedentes. “E os antecedentes americanos, no caso dos Super Tucanos da Embraer, não são bons”, relatou.

Em 2006, o governo americano proibiu a venda dos Super Tucanos produzidos pela Embraer para a Venezuela, alegando que o avião tinha componentes americanos e que, contratualmente, essa venda não era permitida. A Embraer teve de suspender o contrato para o governo venezuelano.

Garcia foi irônico ao comentar a nota divulgada pela embaixada americana, ontem, segundo a qual os Estados Unidos também estariam dispostos a transferir tecnologia. “Transferência tecnológica é genérico. Estamos interessados em transferência efetiva e saber se não haverá qualquer tipo de restrição posterior”, afirmou.

Antes da recepção ao presidente de El Salvador, Maurício Fuenes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva brincou com a proposta americana, dois dias depois de afirmar, ao lado do presidente francês, Nicolas Sarkozy, que estava abrindo as negociações com a França: “Daqui a pouco eu vou receber (esses aviões) de graça.” Garcia negou que tenha havido qualquer recuo por parte do governo. “Foi uma decisão política, como devem ser as decisões tomadas por um presidente da República e por um ministro da Defesa”, disse.

O assessor de Lula também desmentiu a informação de que a FAB vetou tecnicamente a compra dos caças Rafale, da francesa Dassault. “O relatório da FAB não apresenta nenhuma restrição técnica. E toda a negociação com os franceses foi acompanhada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim e pelo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. A não ser que vocês queiram ser mais brigadeiros do que os brigadeiros, não há qualquer tipo de restrição”, afirmou o assessor especial da Presidência.

FONTE: Valor Econõmico, vai Notimp

FOTO: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nunão

“PróPatria em 10 set, 2009 às 13:04
Lamentável este blog censurar meu comentário que não é nada desrespeitoso e deixar a total parcialidade de outras pessoas em seus comentários e agressão verbal à cordialidade de outros escancarada??!!! cadê meu comentário..?
O responsável pode por favor justificar-se?”

PróPatria,

Seu comentário, por algum motivo, caiu no filtro anti-spam do programa, não houve censura alguma. Se algo assim acontecer novamente, é só ter paciência até que um dos responsáveis (como este que se justifica agora, como você solicitou) o desbloqueie.

Saudações!

mane

“E toda a negociação com os franceses foi acompanhada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim e pelo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito.”

Mentir é feio…

Lucas

Aleluia,se o que era dificil foi feito, ou seja, o governo Brasileiro acordou e não deixará o país nas mãos dos prepotentes Yankes, que venham os Rafales F3 em um número razóavel, pois em apenas 1 porta-avioes dos EUA já cabe mais de 40 aeronaves, esta na hora de por o opalão no mar e deixa-lo apto para uma tarefa colossal, defender a Amazonia Azul sozinho.
Abraço.

Rodrigo

Nem a tecnologia do Spectra os franceses vão abrir para falar tanto…

Nem os vovôs RDI eles dão uma ajuda, qualquer problema a solução é tirar do avião, ir até o correio em Anápolis e fazer o SEDEX para Paris..

hms tireless

Este senhor achou que no governo seria uma espécie de Henry Kissinger tupiniquim. ENtretanto, sua notória incompetência, aliada à uma visão equivocada do mundo, o realocou para o seu papel de direito ou seja, o de papagaio de pirata.

URUTAU

Bom Dia Senhores é justamente por este individuo desse texto uma verdadeira EMINENCIA PARDA deste governo membro efetivo do funesto para dizer o minimo Forum de São Paulo que este governo perde quase toda a sua credibilidade infelizmente devo dize-lo este individou esta por tras de quase todas as decisões importantes manejando os cordeis de uma infidade de marionetes prejudicando sobremaneira este pais e consequentemente seu povo sofrido e trabalhador este individuo senhores é um verdadeiro lesa PATRIA comunista ferrenho em um mundo onde o comunismo esta em seu derradeiro estertor senhores com este individuo manipulando este governo ao seu… Read more »

Rogerfer

Pois é, as desconfianças com o Governo deles não vão acabar de um dia para o outro. Isso vai levar alguns anos. Mas isso poderia começar a mudar se o presidente deles fizesse o mesmo lobby que o concorrente… tá bom, não estamos com essa bola toda.
Bom, o que não pode ocorrer, de maneira alguma, é recebermos transferência de tecnologia e responder com transferência de riqueza. Este acordo tem que ser feito com muito cuidado, principalmente se for com a Boeing e o Governo do EUA.

RenanZ

F-18 = sem transferencia de tecnologia

Gripen = Transferencia de tecnologia limitada
(Ainda sim, o melhor na minha opnião)

Rafale = Muito caro para se ter em grandes quantidades
(Nem a França tem dinheiro para opera-los)

E ai, e agora
pra onde agente vai ??!?!?!?!!?

sonic wings

Estranhamente ele fala que a SAAB não deu garantias para a transferencia de tecnologia. Será verdadeira esta afirmação? Ou simplesmente estão ignorando o pequeno GRIFO nesta briga de yankees e gauleses?

Abs

Harry

Caro Rogerfer

“não estamos com essa bola toda.”
Pelos menos nossa bola ta mais cheia do a uns quatro anos atras.

“Mas isso poderia começar a mudar se o presidente (Obama) deles fizesse o mesmo lobby que o concorrente”

Quem de mais leva o premio, He, He, He, HE.

Abs

Caipira

E desde quando vetar venda de eqpto militar pra louco bolívariano é mal antecedente?
Este exemplo não cabe…

PróPatria

Tem gente falando muita bobagem por aqui…desde quando este País está com descrédito internacional? Não fosse os últimos anos de governo, ainda seriamos piada de intelectual lá fora… o que adianta ser diplomado em Louvre e não resolver nada, nem barganhar nada (FHC) incompetencia q teve resposta. Hoje o Brasil tem peito.. não bate asas e não voa q nem galinha como antigamente… e graças a Deus as amarras americanas vão se despedaçando… o Brasil não é pra ser capacho de ninguém… q venham os Rafales !!!

Nadir

Mas vão dar ouvidos e espaço neste blog para o canalha deste “top top” Garcia?
Perder tempo de suas vidas ao que este comunista desgraçado pensa?
Como podem dar espaço à corja que desgoverna este país aqui?
Só por que vão comprar alguns caças que na verdade irão equipar o futuro exército dos países comunas da ‘América Latrina’ e não à FAB?
Lamentável hein?

PróPatria

Lamentável este blog censurar meu comentário que não é nada desrespeitoso e deixar a total parcialidade de outras pessoas em seus comentários e agressão verbal à cordialidade de outros escancarada??!!! cadê meu comentário..?
O responsável pode por favor justificar-se?

Antonio M

Este sr. Marco Aurélio pouco antes de assumir essa boquinha no governo Lula, proferiu uma frase em um encontro do PT em 2005 para criticar o governo Lula !!!!! E assim disse:

“Chega de realizações, queremos utopia!”

E assim ganhou sua boquinha. Igual ao Mangabeira Unger, que chegou a sugerir o impeachment de Lula, acusando-o de comandar o governo mais corrupto que o Brasil já teve mas, que “apagou” tudo quando lhe esfregaram uma vaguinha ministerial.

Que tipo de caráter tem um canalha antiamericanóide babaca desses para avaliar algo ou alguém ?!?!

Antonio M

E se o Brasil for ser avaliado por sua capacidade de assumir compromissos, pela participação na construçção da estação espacial internacional por exemplo, então aí que a vaca vai para o espaço! Ou melhor, para o brejo mesmo ….

JC

Bons negocios sao os feitos com os bolivarianos….
Ou “perdoando” dividas de milhoes de dolares de paises africanos….

O melhor negocio pra esse cidadao seria limpar o tartaro naqueles dentes podres!

Patriota

mane

“E toda a negociação com os franceses foi acompanhada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim e pelo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito.”

Cadê a mentira?

J Curitiba

Uma das muitas virtudes deste belo blog é justamente abrir espaço para diferentes opiniões e correntes de pensamento.

Agora… dar espaço para o Marco Aurélio Garcia é meio pesado demais.

billy

è claro que nosso TOP-TOP se refere ao bom antecedente no caso SIVAN: PROPINA, o que mais interessa aos apaniguados do poder.

bandeira

Bom, convenhamos, os negocios com os EUA, se não foram bons, não vejo nenhum problema, é muito parecido com a atuação desse Sr. frente ao Itamarati. Pelo menos nos negócios podemos não errar tanto quanto êle erra na diplomacia.

Tales

E NINGUÉM CALA ESSE CHORORO CHORA O PRESIDENTE (da Boeing e da Saab), CHORA O TIME INTEIRO, CHORA O TORCEDOR… As viúvas da Boeing e da Saab adoram se fazer de desentendidas… Estão se revelando piores que as viúvas do Sukhoi… Brasileiro tem memória curta mesmo, mas vamos relembrar de alguns fatos havidos, NESSA década: 1) quem vetou a venda, para o Brasil, da antena para o míssil anti-radiação MAR-1? Resposta: o DEPARTAMETO DE ESTADO AMERICANO. 2) quem vetou a transferência de tecnologia, para o Brasil, do inercial/giroscópio do Torpedo 2000 (Tp62), fabricado pelos americanos (qualquer semelhança com o Gripen… Read more »

Tales

DepartameNto de Estado Americano

maranhão

Senhores! olha a reportagem da revista época sobre os métodos de venda americana! compença a leitura! Como a CIA usou rede de satélites, grampeou o Planalto e garantiu à Raytheon vitória sobre a Thomson na venda de radares para a Amazônia Fonte: Revista EPOCA O Brasil foi o alvo de uma operação conjunta dos serviços secretos dos Estados Unidos exclusivamente voltada para a espionagem econômica. A CIA e a NSA, agência nacional de segurança dos EUA, grampearam as comunicações do Palácio do Planalto, onde trabalham o presidente da República e assessores, além dos escritórios do grupo francês Thomson, no Rio… Read more »

URUTAU

Bom Dia Senhores

eu volto a bater na mesma tecla de sempre precisamos de mais seriedade e competencia na condução de todos os nossos projetos relativos a defesa de nossa soberania é inaceitavel que coisas como esta aconteçam neste pais meus senhores
leiam com atenção essa materia desse link e tirem suas proprias conclusões
vamos conduzir este nosso querido BRASIL ao lugar de destaque que ele merece com justiça competencia seriedade e profissionalismo
volto a frisar é inadmissivel que coisas assim interfiram no progresso deste pais

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/09/10/militar+que+discutiu+com+ex+ministro+e+demitido+8380932.html

SDS Senhores

maranhão

Senhores! olha a reportagem da revista época sobre a estrategia americana de vendas, compensa a leitura: