Concorrência na Índia – Começaram os testes

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A Índia deu início ao programa de testes em seu território para avaliar cada um dos seis concorrentes do programa MMRCA (Medium Multi-Role Combat Aircraft).

Quem saiu na frente foi o F-18E da Boeing. Dois Super Hornet realizaram dois voos de 45 minutos cada. Depois do F-18 será a vez da Lockheed Martin demonstrar o seu F-16. Não foram divuldadas as datas para esta demonstração, mas o programa como um todo, até a divulgação do vencedor, ainda levará perto de um ano.

Dizem os especialistas que esta concorrência é a mais lucrativa, no quesito caças, em mais de uma década. Ela envolve a venda de 126 jatos. Os primeiros 18 exemplares deverão ser entregues por volta de 2012 e os outros 108 serão construídos na Índia. Ainda existe a opção por mais 64 caças além dos 126 estipulados pelo contrato.

A Índia está investindo fortemente em defesa e alguns analistas já consideram a Força Aérea daquele país como a quarta maior do planeta.

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Invinvible

MMRCA (Medium Multi-Role Combat Aircraft)????

É impressão minha ou a Índia pretende adquirir um meio mais pesado?

Caipira

Tudo certo, o Rafale vence aqui, na Índia e em mais meia dúzia de países, tornando ainda melhor seu custo benefício.

hahaha

Sonhar não custa nada…

FN

acho que essa sim os americanos tem tudo pra ganhar, mas seria otimo se o Rafale ganhace

Mauricio R.

O meio + pesado é o Su-30MKI, mas a índia deve adquirir um meio mais leve que esse MMRCA e outro meio + pesado que o Tejas.

tecnocskye

Quais os outros concorrentes?

Angelo Nicolaci

Caipira

vai ficar só no sonho pq por aqui vai dar SH ou Gripen´pelo que ando ouvindo de conhecidos do MD

Alfredo_Araujo

“Mauricio R. em 18 ago, 2009 às 15:51

O meio + pesado é o Su-30MKI, mas a índia deve adquirir um meio mais leve que esse MMRCA e outro meio + pesado que o Tejas.”

Sim…
Esse FX deles substituirá o Mig-21…

José

Senhores, por favor, me escutem!!!.,
O Brasil deve se preparar para se defender da grande invasão que os EUA quer realizar.
Os EUA quer tomar a Amazônia Brasileira e tomar a Area do Pré-Sal.
O Brasil deve tomar muito cuidado, pois, eles já estão querendo montar bases na Colômbia.

JC

A deles eh a 4a e a nossa?

sonic wings

Caipira,

Tá muito difícil o RAFALE faturar em algum outro lugar do planeta. A melhor e eu diria única chance do RAFALE é o Brasil, não só pelos custos, mas pelo vetor em si. Por isso todas as promessas e juras de amor.

A única coisa que pra mim esta mais ou menos certa é de que se não anunciarmos o vencedor deste FX até dia 7 de setembro é bem provavel que a baba de calango francesa não pegou por aqui.

Abs

José

Senhores, o Rafale F-3 é o melhor avião para o Brasil, para a India, para a Líbia, para os Emirados Arabes Unidos, para a Suiça, para a Jordânia e para a própria França.

Mauro dias

Acho que a Índia vai enfrentar a mesma dificuldades com o SH, que teve o Brasil, transferência TT e armamentos (integração dos seus), diante do congresso do USA.
Já o GripenNG não voou ainda , a índia parece ter pressa, sobra o rafale que não tem mtos obstáculos.Além do que , a Índia e a França,treinam juntas em operações aéreas(op. Garuda), já alguns anos.
Parece-me mais próximos

HGB

As apostas foram feitas, cada um tem um vetor de sua preferência, como eu não tenho grande conhecimento técnico nessa seara, espero que antes,durante ou imediatamente após o 07/09 essa concorrência chegue ao fim com um vencedor, seja ele qual for. Contudo, na minha opinião, achismo meu, que no final o custo de operação e de manutenção terá peso 2 na escolha.
Sds.

Angelo Nicolaci

José Você é muito otimista, mas pode ter certeza que ele não leva em nenhuma dessas a não ser na França, por isso o desepero Francês de querer oferecer até a mãe pra baixar o custo de aquisição, pois pelo visto eles vão engolir um elefante branco que só eles vão operar, eu espero que o Brasil vá de Gripen o SH, pois o custo operacional é mais compativel com nossas capacidades finaceiras, pois não adianta ter e não poder usar, é como vc ter dinheiro pra manter um carro 1.0 e comprar om Muscle big block 7.0…rsrsrs ao invés… Read more »

LBacelar

Pq o primeiro lote deles sairá antes do nosso (2012 contra 2014) se a concorrência deles só terá vencedor no próximo ano???

Acredito que o SH vencerá a concorrência Indiana, os EuUA vão investir pesado para ter um aliado tão próximo da China

Patriota

Acho que o candidato mais forte nessa disputa seja o MIG-35

Angelo Nicolaci

LBarcelar,

Esqueceu que o Brasil é o país do amanhã??? rsrsrsrs….brincadeira

CosmeBr

Torço pelo RAFALE Na Índia e no Brasil. Depois do RAFALE, uma aeronave não tripulada de combate(o custo de formação de pilotos, segundo informações, custa em torno de U$ 1 milhão).

Angelo Nicolaci

CosmeBr

Fico tentando entender o que vcs veem no rafale, pois não vejo nenhuma capacidade tão relevante que justifique seu alto preço de aquisição e alto custo de hora voo frente aos concorrentes que ao meu ver o Gripen se adapta melhor a nossas condições orçamentarias e industriais. Pode por favor tentar clarear minha mente pra que eu possa entender o porque de tantos defenderem tão calorosamente um caça tão caro e que só até agora a França opera?

Mauro dias

Angelo , pode não ser o melhor , mas é o que mais custo benefícios em longo prazo trará.

Marcos Andrey

Haaa se o Rafale perde esse FX-2!! Aguenta ai o xororo de suas viuvas!!!

JC
Sandro

Duvido os Americanos levarem essa a não ser que isso sirva de pretesto para resolver o problema das turbinas GE LM-2500 dos navios da classe Shivalik, bem como o projeto do Nae que foi todo feito para uso dessas turbinas, a qual foi vetada recentemente pela administração Obama. Acho que os Franceses ganhão essa!

Patriota

Angelo Nicolaci

O gripen NG não existe e nem sequer a Suecia o adquiriu.
Como podemos falar do custo beneficio de um caça que simplesmente não existe?

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O Rafale é a melhor opção para o Brasil

Repsol

A dassault ja nao baixou o preço do rafale pros 50 milhoes? em vez de 70.
O SH continua 55 milhoes.. entao em relação a preço o rafale ja é melhor, ja que o Gripen nem se sabe direito qto sera o preço final.
Eu so fan do rafale pelo simples motivo de ele ter capacidade de poder evoluir mais que o f-18.
O Gripen é ótimo tbm.. mais o fato de ser independente de americano me deixa feliz.
Bom, to confiando nos militares e no governo brasileiro que parece que acordou.

Caipira

Marcos Andrey

hehe

Eu torço pelo rafale. mas não entro nessa da víuvada não, já chega as centenas que choram pelo flanker e um ou outro pelo eurofighter aqui no blog, rsrsrs, até o SH se vier com o necessário para atender a FAB eu fico satisfeito, o importante de verdade pra mim é o FX2 sair do papel e a FAB receber vetores modernos, dignos de sua missão.

Um abraço brow!

Robson Br

O que vai decidir o FX-2 vai ser o acordo extratégico. A dassault já baixou o preço. As escoltas podem ser de outra (o que acho difícil), mas os sub e os caças devem estar no mesmo acordo.
Já saiu um estaleiro, uma nova engesa e…vamos ver o quem vem por aí.

JC

Achei isto em um blog de um economista…para os que temem a invasao americana e tanto poem fé no “pre-sal”, vale a pena ler: “Será que é mesmo estranho? Um fato inusitado para o Brasil está acontecendo. Não temos mais inflação e sim deflação. A crise americana começou com esse estranho comportamento dos preços. Por que caem? Não tem nada a ver com aumento de oferta? Claro que tem. O mundo, ao trocarmos de século, começou uma festa de arromba que não parou até 2008. Todo mundo comprava tudo o que aparecia pela frente. Os preços então subiam. Mas a… Read more »

Sopa

Engraçado Índia 126+64(futuro) e 36 Brasil, e não se fala em TT, isso é so aqui no Brasil ?

Att;

Fil

Só espero que ganhe o MiG-35.

Nos últimos anos a MiG não tem tido sucesso ao nível de vendas, e o fecho desta extródinária companhia repleta de história seria uma pena.

Enquanto isso, a Sukhoi soma sucessos atrás de sucessos:

http://sukhoitribute.blogspot.com/2009/08/sukhoi-assina-contracto-recorde-com.html

Não que eu me queixe, uma vez que continua a ser a minha favorita.

Francisco AMX

Linda Foto aliás, lindo caça, para os que pensam que só critico o SH, eu acho este avião bem bonito! na verdade um dos mais bonitos em serviço hoje, junto ao F-22 e SU-35/Mig-29 e Rafale. Angelo Nicolaci, estes valores de que falam tanto nada foi comprovado! poucos sabem o real custo do Rafale e do NG que ainda não existe e ninguém comprou. Eu acredito que o Rafale custe mais que o SH pela escala e tecnologias superiores e suite mais completa (O Rafale possui sensores diversos espalhados pela fuselagem, possui IRST já incorporado, além de uma suíte especialmente… Read more »

Mauro dias

Patriota ,falo do Rafale

sonic wings

Repsol, Apenas uma ressalva: “A dassault ja nao baixou o preço do rafale pros 50 milhoes? em vez de 70. O SH continua 55 milhoes.. entao em relação a preço o rafale ja é melhor, ja que o Gripen nem se sabe direito qto sera o preço final.” Mesmo a Dassalt tendo baixado seu preço, se é que esta info está correta, o valor do vetor será EU$ 50 milhoes (EUROS). As outras propostas são em US$ (dólares americanos): US$ 55 do SH e US$ 50 do Gripen (nem vou entrar no mérito do projeto de novo) Convertendo o valor… Read more »

Angelo Nicolaci

Mesmo com todos argumentos que me disseram eu fico com o Gripen NG, pois ele tem a mesma plataforma do C/D, só que possui avionica aprimorada, nova asa, alcance maior. O fato de a Suécia não estar o operando é simples, pois durante a LAAD eu questionei alguns representantes da SAAB, dos quais recebi respostas bem solidas, a explicação dos mesmo se dá pelo fato de as aeronaves C/D serem relativamente novas, e estas podem receber todo o kit de modernização do NG, muitos dos refinamentos ja estando em uso nesta plataforma, pois com todo material que recebi da SAAB… Read more »

CosmeBR

Francisco AMX. Obrigado pela explanação! Tá respondido, Angelo Nicolaci?

Abraço!

Tigrão

1. Sobre a TT: ninguém sabe ao certo como isso ocorrerá. Sabemos que a concorrência exige e que isso será determinante. Outra coisa: será que documentos garantem que a TT ocorrerá. 2. De fato o Rafale é relativamente recente e tem a possibilidade de ser desenvolvido durante um bom tempo. Porém, como já escrito, os custos são bastante maiores em relação aos demais. 3. O SH tem menor margem de desenvolvimento, mas é uma aeronave capaz, com um radar tal qual e já provado. Custo satisfatório. 4. O Gripen tem a tab já comentada “inexistência”, porém seu parentesco próximo a… Read more »

Lucas Calabrio

Prezados
É impressão ou esse caça lembra o f-20 TIGERSHARK?
Abraço

Daniel

Francisco AMX,

Faz quase 1 ano que leio muitas bobages e torcidas organizadas dos novos brinquedinhos do FX2, mas seus comentários valeram…. Tudo clareou!
parabens.

lucas

Pessoal o Sh ta U$ 55 milhões de DÓLARES, enquanto e o Rafale a 55 milhões de EUROS, mesmo preferendo o Rafale o preço ta salgado.

Lucas

Complementado o comentário acima, esqueçi de mencionar, que devido a transferencia de tecnologia o preço dos aviões esta é barato, pois isso é o que se paga pela falta de insvestimentos no setor.

Francisco AMX

Vamos rever: 🙂 Custo Rafale = SUPOSIÇÃO, nada comprovado, muita especulação e contra-marketing do concorrente Custo NG: SUPOSIÇÃO, Não existe nem protótipo, portanto não existe custo definido. Custo SH: SUPOSIÇÃO, falam em 55 Milhões, mas quem garante? Desempenho de vôo Rafale: CONCRETO, este vetor supera tanto o NG (suas porjeções) e principalmente o SH em qualquer modo de võo e furtividade, decola e ascende melhor que o SH, é o único omini-role puro sangue birreator do FX-2, comprovado em combate. Desempenho NG: SUPOSIÇÃO , como ele não existe…logo… Desempenho SH: CONCRETO, este caça é pesado e robusto, comprovado em combate… Read more »

Francisco AMX

Obrigado Daniel, não mereço tanto!

Francisco AMX

Faltou o alcance do Rafale e SH que são muito pareceidos…

Francisco AMX

desculpem os erros de digitação… tenho pressa… rsrsrs

Fábio Max

O Rafale é um mico.

Por mais que seja uma aeronave espetacular em qualidades, é um mico que provavelmente só será operado pela França.

Se o Brasil adquiri-lo, em 10 anos estarão todos no chão sem cadeia de peças, e contigenciando orçamentos brasileiros.

Aviões para uma força aérea como a nossa precisam ser numerosos no mundo inteiro, porque isso barateia a operação de todos.

Dentre os candidatos, o melhor negócio é o SH

Getulio - São Paulo

A India é potência economica emergente, apesar desta prosperar dentro de sua lógica milenar. A India foi considerada parceira confiável dos EUA, mas tão confiável que os americanos fizeram um pacto nuclear independente da ONU, na gestão Bush. Portanto, não tenham dúvida que os americanos levarão esta. A India tem visão tão macro de seu potencial que para ela 120 caças não é nada.Isto porque já está levando a cabo o programa do SU-30 de mais de 200 caças. Diferente de nós que há anos sonhamos com meia dúzia de caças em Brasília, porque pensamos como terceiro mundo, ainda e… Read more »

Wolfpack

Acredito que a FAB deveria esperar a Índia se decidir, mas lá como cá as cartas já estão marcadas, aqui por equipamentos franceses e lá por russos.
O resto é só figuração para sair bonito na foto e pra político de terceiro mundo observar.

Mauricio R.

Algumas observações de quem acompanha mercado: “Custo Rafale = SUPOSIÇÃO, nada comprovado, muita especulação e contra-marketing do concorrente” -É o mercado baseado na falta de escala e na manutenção cara, que cita o custo do Rafale como proibitivo. “Desempenho de vôo Rafale:…e principalmente o SH em qualquer modo de võo e furtividade…” -A furtividade do Rafale é minima, cheio de cantos redondos, os franceses não tem nada similar á tecnologia americana “stealth”, incorporada ao SH. “Radar Rafale: CONCRETO…estará equipada com o RBE2 AESA, com desempenho levemente inferior ao APG do SH.” -Radar AESA no Rafale somente em 2012, o atual… Read more »

Mauricio R.

“…mas lá como cá as cartas já estão marcadas, aqui por equipamentos franceses e lá por russos.”

-Os russos não estão assim mto bem na foto, como se pensa.
-A novela do porta-aviões, a reforma dos submarinos, o desempenho insatisfatório do T-90 no deserto e mais alguns outros pecados, minaram-lhes a posição.

FelipeTP

Francisco AMX Os IRST do SH da US NAVY vão ser colocados num tanque por FACILIDADE. Depois de inúmeros SH entregues sem IRST, é mais fácil improvisar essa gambiarra do que parar todos e por. Inclusive o F-18 SH tem espaço interno para futuras expansões. Se não me falha a memória, são 14 pés cúbicos livres. Quando aos futuros upgrades, falar que o Rafale é certo e o SH é duvidoso é um equívoco. Rafale não tem nada garantido, apenas especulações, assim mesmo como o SH. Esse papo que o SH está a perigo deviido os F-35 é papo furado.… Read more »