França tenta vender 36 caças ao Brasil e quer discutir com os congressistas a parceria militar entre os dois países

vinheta-clippingO presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e outros sete deputados federais visitaram Paris a convite do governo francês para acompanhar os festejos da Queda da Bastilha.

A França, que tenta vender 36 caças ao Brasil, também tenta discutir com os congressistas brasileiros a parceria militar entre os dois países.

De acordo com a Folha Online, Temer admitiu que houve um lobby “saudável e elegante, porque é um interesse de ambas as partes”. “Estão, na verdade, tentando nos sensibilizar. Esse convite foi um pouco para isso”, afirmou o presidente da Câmara.

Também foram a Paris o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), o líder do PT, Candido Vacarezza (SP), o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), o presidente da Frente Parlamentar de Defesa Nacional, Raul Jungmann (PPS-PE), a vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, Maria Lúcia Cardoso (PMDB-MG), e os deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Carlos Zarattini (PT-SP).

FONTE: http://www.novojornal.com

Subscribe
Notify of
guest

258 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hornet

De acordo com a LEI N° 8.183 – DE 11 DE ABRIL DE 1991, o Conselho de Defesa Nacional é presidido pelo Presidente da República e dele participam como membros natos: I – o Vice-Presidente da República; II – o Presidente da Câmara dos Deputados; III – o Presidente do Senado Federal; IV – o Ministro da Justiça; V – o Ministro da Marinha; VI – o Ministro do Exército; VII – o Ministro das Relações Exteriores; VIII – o Ministro da Aeronáutica; IX – o Ministro da Economia, Fazenda e Planejamento. Achar que não exista lobbies em situações como… Read more »

Hornet

no caso das FAs, não são mais os ministros da MB, FAB e EB, mas sim o comando dessas forças. E acrescento o Ministro da Defesa como membro permanete do CDN (na internet não achei uma versão mais nova da lei que rege o CDN…mas são esses aí citados acima, mais o Ministro da Defesa).

abraços a todos

Wolfpack

Agora os deputados querem conhecer Estocolmo e Nova Iorque… Segundo Michel Temer foi um lobby saudável e elegante e acho que nem ficou vermelho, envergonhado em dizer esta frase. Espero sim que a vontade da FAB seja atendida, baseado em critérios técnicos e ótica dos pilotos e comandantes de caça da FAB.
Os políticos podem participar de qquer coquitel, viagens pagas, lobbies, mas a razão deve prevalecer e acredite hoje, já estou pendendo para a proposta da Boeing.

Marcelo Tadeu

Hornet, veja na Constituição mais atualizada. Tem uma emenda que já modificou esta parte do Coselho de Defesa.Segue abaixo: Título IV Da Organização dos Poderes Capítulo II Do Poder Executivo Seção V Do Conselho da República e do Conselho de Defesa Nacional Subseção II Do Conselho de Defesa Nacional Art. 91. O Conselho de Defesa Nacional é órgão de consulta do Presidente da República nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrático, e dele participam como membros natos: I – o Vice-Presidente da República; II – o Presidente da Câmara dos Deputados; III – o… Read more »

Hornet

Marcelo Tadeu,

valeu!

Era essa que eu estava procurando e não tinha achado.

Agora fica mais fácil para os lobbistas…kkkk

abração

Marcelo Tadeu

Eles podiam levar todos os parlamentares e deixá-los por lá mesmo. Em um ano o Estado Francês iria voltar para a Idade Média!!!

sds

Hornet

Marcelo Tadeu,

hahaha…sacanagem com a França!!!

mas alguns podiam ir visitar o pólo sul e ficar por lá mesmo…

O problema é que os pinguins, focas e leões-marinhos não iriam gostar nenhum um pouco desta minha sugestão!!!…hehehe

abração

Ricardo

Este povo todo vai voltar de Airbus ????

🙂

marlos barcelos

vai que em 2016 o porta-aviões charles de gaulle seja nosso, já que os franceses estão desenvolvendo um novo porta-aviões com os ingleses e esperam receber em 2016, poderíamos incluir nesse acordo a possibilidade de comprarmos este porta-aviões e já estipular um preço.

JMRC

Senhores;

O parecer do Conselho Nacional de Defesa é meramente informativo, não vale nada, não vincula ninguém. Trata-se de um órgão facultativo de consulta do Presidente da Republica.
As disposições constitucionais acima citadas são apenas informativas, não fazendo parte da constituição material, apenas possuem forma de constituição, pois a CR/88 é analítica. O Presidente tem da faculdade de consultar o referido conselho, ou seja, a decisão pode ser tomada sem que o mesmo seja consultado.

The Captain

Tomara que voltem, sim, de A330-200 e que seja um da Air France, só com eles. Que tal?

Douglas

Bom Hornet, Não sei se vc percebeu mas as lideranças partidárias estão lá e são essas lideranças que comandam o jogo politico com os presidentes do Senado e Camara (membros do conselho). Esses presidentes consultam as lideranças todo o tempo, pois é delas que seu poder emana, vide o Sarney hoje…. O Jobim que é membro também está lá. Se o FX 2 cair com os franceses então seremos reserva de mercado francesa na área militar. Isso é muito ruim para a autonomia de politicas estratégicas. O Lula “cansou” de estar com os franceses recentemente, então o lobby está focado… Read more »

André Castro

Seria bom se eles voltassem de Tupolev !!!!

Fábio Max

Grande erro dos franceses!

Agora, cada deputado dos mais de 530 existentes do Brasil, vai querer no mínimo uma viagem a Paris com direito a noitada no Moulin Rouge ou similares (para não dizer outros mimos, se é que vocês me entendem) para não criar entraves ao Rafale.

Hornet

“Trata-se de um órgão facultativo de consulta do Presidente da Republica.”

sem dúvida. E o presidente já disse que fará uso desta prerrogativa no caso do FX2.

O FX2 será decidido no CDN, ao menos é isso que está sendo dito pelos jornais todos e nas várias entrevistas que o Jobim já deu sobre o assunto. E a reunião do CDN acontece agora em agosto. Por isso que os lobbistas precisam agilizar logo seus lobbies, pois o tempo é curto…hehehe

abraços

Fábio Max

Marlos,

O Charles de Gaulle é nuclear e dificilmente seria entregue a outro país.

marlos barcelos

Douglas

e é ruim para israel ser reserva de mercado dos americanos? ora, se for tudo francês seremos clientes especiais, preferenciais, e teremos mais poder de negociação, assim como israel tem com os EUA, olha eles com os f-35, nunca vetaram um caça para israel com exceção dos f-22, mas eles podem ter patriots, qualquer míssil yanke, e nós podemos? vai lá nos EUA comprar patriots, pra ver se eles não nos negam.

Rodrigo Marques

Desde que não falem que em função deste lobby, o Rafale venceu, tudo bem…

Hornet

Douglas,

sem dúvida. O lobbie está focado sim. Concordo contigo.

Mas tem também a questão da aliança do Brasil com a França que foi discutida entre os dois governos. Acho que é um mix das duas coisas.

abração

JMRC

Acredito que a decisão já tenha sido tomada e que estaja apenas esperando o momento oportuno de ser divilgada.

Hornet

Mas concordo com o Rodrigo Marques…

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

A parceria do Brasil com a França é anterior a esses lobbies de última hora.

E não é de hoje que o MD vem dizendo que o Rafale tem uma certa preferência, devido a esse acordo estratégico com a França.

precisamos tomar cuidado para não confundir as situações, pois são distintas.

abraços a todos

Hornet

JMRC,

acho isso também, ao menos em parte. Acho que o governo já tem um escolhido. E parece que a FAB tem outro. Por isso que eu acho que essa decisão será divulgada apenas após a reunião do CDN.

mesmo consultivo, é importante que o CDN seja consultado para se obter um consenso entre MD e FAB.

mas sabe-se lá…

abração

Douglas

Marlos,
aquestão é muito complexa. Israel é potencia nuclear e está em área de conflito. Seus vizinhos declaram a todo momento que querem destruí-lo. E falando de Israel, lembro a vc que os franceses viraram as costas para este antigo e bom parceiro em um momento dramático.

Por isso Israel fechou com os EUA. A França roeu a corda de uma forma surpreendente.

Douglas

Hornet,

Em termos, só nos últimos 18 meses com o Jobim é que a França virou “moda” na questão da Defesa.

Wolfpack

O mais triste nisso tudo e saber que está claro para os Franceses que aqui é assim mesmo, na base do dar um espelho ao índio e esperar que ele lhe mostre o caminho pra uma mina de ouro. Aqui a classe política está no esgoto e todo mundo sabe, mas isso levado a este ponto é deprimente. A França gasta alguns champagnes, algum vinho e algumas noites em Paris e está tudo resolvido… compramos os índios. Pensam eles, isso foi mais fácil que vender reator nuclear pra Líbia. Um outro lembra, funcionou com a compra de trens em São… Read more »

Hornet

Douglas,

exatamente. Desde quando o Brasil e a França começaram a negociar e a alinhavar a aliança estratégica, que resultou no acordo assinado no fim do ano passado.

O diferencial é este acordo estratégico.

Vc está correto.

abração

Douglas

WolfPack, eu nem entro nesse aspecto.

Depois, se estourar um escandalo eu agora já estou vacinado, nao será surpresa.

viu o que aconteceu com o estaleiro INACE e suas canhoneiras de projeto frances….????

McNamara

Acredita em Deputado Federal quem quer! Que tipo de credibilidade pode inspirar um Michel Temer???? País que tem Sarney como presidente do Senado??????

Zeke A6M

Uma pessoa próxima das que decidem, depois de alegar que não sabia de nada, contou que:
Ainda não existe uma decisão.
Existe sim, favoritos, mas depende de:
Exclarecimento de dúvidas.
Consultas as empresas/orgãos envolvidos pelos participantes.
Verificação do grau de comprometimento.
Análise das viabilidades dos termos compromissados.
Análise do grau de up-grade possibilitado.
Contraposição dos “ganhos operacionais” x “ganhos industriais”.
Busca de uma decisão consensual.
Abraços a todos.

kaleu

Será que é coisa do NJ ??? “Veja” essa : – 16 de julho de 2009 DEFESA Instituto francês nega ter pago viagem de congressistas Sete parlamentares viajaram a Paris — o presidente da Câmara Michel Temer, o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), o líder do PT, Candido Vacarezza (SP), líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), o presidente da Frente Parlamentar de Defesa Nacional, Raul Jungmann (PPS-PE), o vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, Maria Lúcia Cardoso (PMDB-MG) além de Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Carlos Zarattini (PT-SP) — onde permanecerm uma semana, do dia 11… Read more »

Felipe Cps

Desculpem-me entrar nessa discussão, mas ainda tenho esperança de que um dia este país será sério. Por isso não consigo ficar “vacinado” com certas coisas… Ainda me surpreendo com nossos dirigentes políticos. A França já deu provas, por diversas vezes (alguém aí em cima citou Israel, eu citaria a Argentina e o próprio Brasil – este por mais de uma vez, mas há outros), que vira as costas pra seus clientes e “parceiros” sempre que lhe dá na telha… FRANCESES NÃO SÃO CONFIÁVEIS! O Brasil ainda se arrependerá amargamente desta aliança pé e bunda com a França… Honestamente, entre americanos… Read more »

Lucas Calabrio

Prezado Hornet
O nosso vice presidente não anda bem e tem passado por sucessivas cirurgias e se numa dessa ele morrer quem vota no lugar dele o Michel Temer ou fica vago?

Lucas Calabrio

vice-presidente

tomas

Caso isto seja comprovado merece repúdio esta atitude que no é mínio leviana por parte dos francesses. Mas pior ainda é a dos congressistas brasileiros que aceitaram ir até lá para participar deste “lobby saudável” às custas dos anfitriões. Se assim foi, isso tem cheiro de jabá!!!
No fundo os franceses sabem muito bem de que perna os nosos congressistas mancam!

A falta de compostura destes congressistas é vergonhosa!

Hornet

Lucas Calabrio,

boa pergunta.

O Michel Temer não seria, pois o presidente da Câmara dos Deputados já tem um lugar garantido no CDN. E acho que não faria sentido ele votar duas vezes.

Creio que ficaria vago. Mas não posso lhe garantir isso.

Vou pesquisar, se encontar alguma coisa eu comento aqui, ok?

abração

Sopa

Off topic:

Nas Favelas não, mas no SENADO só sujeira pra todo lodo !
SENADO Maior CÂNCER do Brasil !!

Só um desabafo !

Sds.

Roberto CR

Marcelo Tadeu em 16 jul, 2009 às 17:46

Melhor seria mandar esta turma para Mercúrio, aí não incomodariam ninguém.

Felipe Cps

Lucas Calabrio: fica vago.

E a linha sucessória, em caso de vacância da Presidência da República, é: o Vice-Presidente, o Presidente da Câmara dos Deputados, o Presidente do Senado Federal (assumiu a presidência apenas em novembro de 1955) e o Presidente do Supremo Tribunal Federal (assumiu apenas de 29 de outubro de 1945 a 31 de janeiro de 1946).

Sds.

Roberto CR

kaleu em 16 jul, 2009 às 19:32

Acreditar em quem agora????????

Patriota

Pelo visto este é um dos criterios para selecionar o vencedor do FX2 .

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Pura barganha simplesmente querem comprar nossos politicos

tomas concordo com seu comentario

A falta de compostura destes congressistas é vergonhosa! 2

Patriota

Então como diz aquela musica

Malandro é malandro e mané é mané …

Só quero ver qual vai ser o resultado disto aí

PC

Prezados,
Os franceses são profissionais no assunto venda/lobby/comissão de venda por isso, não dão ponto sem nó. Logo que identificam uma oportunidade partem para cima.
Por outro lado, o pessoal daqui já gosta e aí…
Sds

Rodrj

Dassault Aviation pagou a maior parte da viagem dos parlamentares.
Entrevistado com exclusividade pela Veja.com, Olivier Darrason, Presidente do Conselho Admisnitrativo do Instituto de Altos Estudos de Defesa Nacional (IHEDN), disse: “Nós coordenamos a agenda dos parlamentares brasileiros na França, oferecemos um almoço, mas quem financiou as despesas da viagem foram as industrias aeronáuticas francesas, cuja maior participação foi da Dassault Aviation.” A Dassault Aviation é a frabricante do Rafale, um dos três aviões de caça selecionados pela Aeronautica para compra de 36 unidades — cada uma custa entre 100 e 150 milhões de dólares.

http://veja.abril.com.br/colunista/de-paris/

Felipe Cps

Bem senhores, dizer o que? Este é o TRISTE FIM DO FX2. Que lobbyzinho mais asqueroso em prol da França não é não? Ou será que eu é que estou errado? É, como alguém disse, os franceses sabem muito bem de que perna mancam nossos políticos… Um pouquinho de champanhe, umas noites bem acompanhadas no Moulin Rouge, passeio no Champs Elysée, umas verbas nas cuecas de uns assessores, e está garantida a compra dos caças da Dassault… Triste, mas não consigo deixar de me surpreender com nossos políticos. Bem que poderiam todos ficar por lá mesmo… Pensando bem, e apesar… Read more »

Sonic Wings

Srs. faltam poucos dias… vamos aos chutes. Com base nas informações do amigo Hornet segue meus palpites: * Presidente (Lula) = Rafale (Desde sempre) * Vice-Presidente (José Alencar)= ? * Presidente da Câmara dos Deputados (Michel Temer)= Rafale (principalmente depois dos jantares na cidade luz) * Presidente do Senado Federal (Sarney)= ? * Ministro da Justiça (Tarso) = ? * Ministro de Estado da Defesa (NJ) = Rafale (Não escondeu de ninguém) * Ministro das Relações Exteriores = Super Hornet (Ele tah doido pelo Obama) * Ministro do Planejamento = Gripen (Melhor pra industria) * Comandante da Marinha = Super… Read more »

Sonic Wings

Ministro do Planejamento (Paulo Bernardo) =
Ministro das Relações Exteriores (Amorin) =

Sonic Wings

Srs. onde se lê “Hornet em vantagem” leia-se “desvantagem”

Lucas Calabrio

Posso ta enganado mas acredito que pelo pensamento do Alencar (se estiver vivo até lá) vote no gripen ng pq ele é da turma do desenvolvimento e o Sarney creio que ja esteja nas mãos do americanos (boeing).
O tarso deve votar contra o Jobim ( creio que pelo gripen ng)

Lucas Calabrio

5 votos gripen ng
3 votos rafale
3 votos super hornet

Lucas Calabrio

devemos recordar quem destes estavam no CDN inclusive para saber o voto do Alencar