Aeronáutica recebe ofertas finais das empresas participantes do projeto FX-2

66

Mantendo a política de transparência do processo de seleção das novas aeronaves de caça multiemprego para a Força Aérea Brasileira (FAB), denominado projeto F-X2, o Comando da Aeronáutica (COMAER) encerra hoje, 12 de junho de 2009, a coleta de informações das empresas participantes do Processo de Seleção (listadas aqui em ordem alfabética: BOEING F-18 E/F SUPER HORNET, DASSAULT RAFALE e SAAB GRIPEN NG) para a avaliação final.

A fase que se encerra constituiu a última rodada de esclarecimentos entre o COMAER e as empresas participantes. Cada empresa teve iguais oportunidades de trocar informações com a Gerência do Projeto F-X2 (GPF-X2) e apresentar suas respectivas melhores e últimas ofertas – BAFO (do inglês Best and Final Offer).

De posse de todas as informações obtidas agora e nas fases anteriores, quais sejam, a avaliação das ofertas entregues em 2 de fevereiro, as discussões desenvolvidas durante as reuniões de esclarecimentos (a partir de 2 de março), verificações oriundas das visitas técnicas, logísticas e industriais, vôos de avaliação (a partir de 30 de março) e a avaliação das ofertas revisadas entregues em 4 de maio, os integrantes da GPF-X2 prosseguem com a avaliação final das respostas das empresas até o final do mês de junho.

Por fim, o Comando da Aeronáutica ressalta que mantém, isento de qualquer juízo preferencial, a seleção das aeronaves, tendo por base critérios comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, de compensação comercial (Offset), industrial e tecnológica, e de transferência de tecnologia, de forma a permitir a melhor escolha, colocando a FAB e o Brasil em posição de destaque no cenário aeronáutico mundial, além de possibilitar, em médio e longo prazo, a capacitação dos parques industriais civis e o desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira.

Brig Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

FONTE: CECOMSAER

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hornet

A sorte está lançada para os concorrentes…agora falta pouco pra gente saber qual será o nosso novo caça da FAB.

E destaco mais uma vez a seriedade com que a FAB e o MD vem conduzindo o processo todo.

abraços a todos

RJ

E mantém-se o cronograma. Parabéns pela transparência e lisura no processo! Dessa vez vai!

Wolfpack

Está claro e dentro do cronograma acertado pelo FX2, por enquanto a Aeronáutica segue a risca tudo que prometeu. Vamos ver se o Governo Lula confirma tudo isso e não utilize a crise para algum atraso, pois cancelamento a esta altura do campeonato seria dificil de aceitar.

BVR

Chegamos, sem maiores problemas, até aqui. Espero q consigamos finalizar essa “epopéia” q se tornou a escolha do FX-2. Tenho uma curiosidade… A fase de vôos é feita por caçadores brasileiros? O avião voa nas regiões onde (possivelmente) será empregado ou fica em uma só base? Na fase de võo ele voa em qualquer céu ou somente em tempo claro? Pq pelo o q entendi, pode ser q mesmo q o avião seja o SONHO DOURADO de qualquer aviador de combate, a questão do OffSet tem bastante peso no contrato (e acho q dever ser assim), mas como se dá… Read more »

FLIGHTER

Que Deus nos abençoe!
Que Dieu nous bénisse!
Den gud välsignar in dem!
That God in blesses them!
Saudações a todos.

Jacubao

QUEM SERÁ??????

Marlin

que venham os grifos

Tailhooker

O problema do offset é que o seu contrato é muitas vezes desatrelado do contrato principal.

Baschera

Não esqueçam …. a decisão final será política.
A FAB cabe a decisão técnica.
Para complicar, ainda, no meio, tem o MD do NJ.

Sds.

Baschera

Para coroborar minha acertiva no post acima, vejam a informação do forista e jornalista Pepê Resende, agora trabalhando no Senado da República……

“A legislação que muda o MinDef de ministério de governo para ministério de Estado fica pronta neste mês. A partir daí, Jobim passa a ter força de verdade e a FAB não está com tanta força política assim…..”

Então…..

Sds.

Baschera

Desculpem, é corroborar….

Sds.

Alecsander

E o Oscar de melhor caça vai para???

PC

Tomara que a coisa se resolva tecnicamente.
Assim teremos realmente o que de melhor nos serve e não, algo decidido por um (perdoem a palavra) cafetão político.
Sds

Brasileiro

Falta pouco, ainda bem, espero que a Fab tenha o melhor pois todos estão em um patamar jamais alcançado antes.

Valtinho

Ai pessoal a FAB acaba de adquirir mais quatro UH-60 Blackhawk:
http://www.defesanet.com.br/fab1/uh-60.htm

Matheus Falcon

E já que tudo esta dentro do cronograma da Fab, agora nos resta torcer que a decisão seja tecnica, e não politica. Eu torço pelo Rafale, mais que venha o melhor caça para a defesa do nosso espaço aereo. E que estes caças venham recheiados de transferencia tecnologica para a industria nacional.

Fernando "Nunão" De Martini

Infelizmente e provavelmente será decidido por cafetão político, jogando no lixo todo o trabalho técnico e esmeirado e de altíssima qualidade realizado pelos militares. Será surpresa que isso se resolva tecnicamente, mas neste caso em especial assim como em toda questão na qual haja ou possa haver envolvimento de político, sou muito descrente em um final técnico.

E tem ocorrido vezes em que tenho tido a nítida impressão de que a aprovação do END foi mais coisa para “inglês ver” do que algo sério.

Renato Ito

O Baschera tá correto….a briga,agora,vai ser política e a decisão idem!!!
Tempos atrás o NJ já tinha dado pinta de quem era o preferido dele,espero que não se confirme.Colocar todos os ovos na mesma cesta…!?Sei não….

Fernando "Nunão" De Martini

No início do ano havia visto em uma notícia em que era dito sair até junho o resultado. Mas parece que foi em uma revista impressa(Tecnologia & Defesa), se bem lembro. Talvez tenha sido até aqui no blog, mas sem certeza do luga correto.

Fernando "Nunão" De Martini

Correção:
Até Agosto de 2009 e não junho, como postei no post anterior.

kaleu

Se a escolha for meramente política dará Tio Sam, sem dúvida, com seu F/A-18 E/F SH … entretanto se o MD manter-se fiel aos propósitos declarados para o FX-2 o SH não tem chance, … nesse caso penso que o Gripen tem chances maiores … na minha ótica o Rafale é o que tem menor chance … basicamente porque ficaríamos altamente dependentes de um único fornecedor (França), preço e custo benefício do equipamento … e até mesmo a experiência “azeda” que tivemos para manter voando os Mirage III … onde os Franceses aproveitavam a situação, “enfiavam a faca e torciam”… Read more »

MOsilva

Bom, apesar de várias notícias (inverídicas, até o momento) de que o programa FX-2 seria cancelado ou postergado, o cronograma está sendo seguido. Como foi muito bem dito acima, mesmo que o escolhido não seja “O SONHO DOURADO” de qualquer aviador, o Brasil poderá contar com equipamentos modernos e bem mais eficazes dos que hoje se encontram a disposição dos nossos caçadores. Isso por si só já caracteriza uma evolução das mais significativas. Particularmente, eu preferiria o aparelho com melhores características de inteceptação, visto que os F-5 (Dog Fight) estão sendo modernizados e os AMX (ataque) também. Os Jaguares poderiam… Read more »

Jotapecosta

Eis aí bomba armada… O Rafale é caro de se manter. O Hornet é o mais pesado e sofre embargo de Washington quando dá na telha. E o Gripen… Ai, ai. Agora fica uma pergunta bem clara, pra quem quiser responder: Quem realmente vai transferir tecnologia pro País sem regateios? Não é comprar uma dúzia de caças e deixar por isso mesmo. A conversa agora é diferente. Se formos analisar do ponto de vista tecnológico, o Super Hornet é o com a aviônica mais avançada. Poderia-se até planejar uma versão mais adequada pra ser operada por nós, de asas fixas… Read more »

Hudson

É o rafale esta perto da Fab.

FLIGHTER

Esta é a lista do Sipri dos 15 países com maior gasto militar do mundo em 2008: País Gastos % Mundial Variação (em bilhões (1999-2008) de dólares) 1 Estados Unidos 607,0 41,5 +66,5% 2 China* 84,9 5,8 +194,0% 3 França 65,7 4,5 +3,5% 4 Grã-Bretanha 65,3 4,5 +20,7% 5 Rússia* 58,6 4,0 +173,0% 6 Alemanha 46,8 3,2 -11,0% 7 Japão 46,3 3,2 -1,7% 8 Itália 40,6 2,8 +0,4% 9 Arábia Saudita 38,2 2,6 +81,5% 10 Índia 30,0 2,1 +44,1% 11 Coreia do Sul 24,2 1,7 +51,5% 12 Brasil 23,3 1,6 +29,9% 13 Canadá 19,3 1,3 +37,4% 14 Espanha 19,2 1,3… Read more »

FLIGHTER

Desculpe-me mais saiu diferente do que coloquei, saiu sem os espaços, mais dá para entender, rsrsrs
Abraços a todos.

Sopa

Isso eu retirei sem premisão rsrsr do um post da DefesaBrasil em um comentário do AM. Acho interessando esse idéia, e vc Galante o que acha? em fazer saber aos políticos que o opinião publica se preocupa com isso ! ——————————————————————– “(AM – O Pré Sal e o reaparelhamento das forças armadas |201.88.241.Xxx |2009-06-13 13:39:27) Creio que nesse momento que está se discutindo como os recursos do pré sal serão distribuidos é hora de colocar na pauta de discussão a criação de uma cota de 10%, por exemplo, como faz o Chile sobre o comércio de seu cobre, a ser… Read more »

Hornet

Não creio que, por mais que tentemos, possamos adivinhar o vencedor (claro que uns dirão depois: “eu não disse que seria o caça tal, eu já sabia”…mas ninguém tem como afirmar nada agora). Só podemos expressar nossa torcida por este ou aquele caça…mas devemos ter claro que nossa torcida é apenas isso: uma torcida, um desejo pessoal. Nada além disso. E a FAB e nem o MD tem a obrigação de nos agradar (do ponto de vista de nossos desejos pessoais por este ou aquele caça). No entanto, eu penso que, dependendo do vencedor do FX2, daria pra traçar algumas… Read more »

Hornet

ops! “arco de alianha de defesa ” = arco de aliança de defesa

Hornet

Só um adendo: se o Super Hornet ganhar isso não significará que o Brasil se submeteu aos EUA…de jeito nenhum. Pode significar, entre outras coisas, uma nova etapa das relações entre Brasil e EUA na área de defesa. Se os EUA abrirem os códigos fontes (todos) do Super Hornet para o Brasil, não vejo motivo para descartar o F-18. Ao contrário, ele se tornaria o favorito imediato. E quem garante que a Boeing/EUA não entregaram, nesta última proposta, a abertura dos códigos fontes que faltavam? Afinal, o Jobin andou muito mais pelos EUA que pela França ou Suécia. Torço pelo… Read more »

Francisco AMX

Amigos, a FAB está cumprindo o que ela mesmo planejou! só o que faltava ela não ter competência para cumprir com uma missão de sua alçada! por favor… menos!
Concordo com o Hornet, se vier o “kit completo” (apoio total ao Brasil na área de defesa) dos USA, eu sempre fui SH desde criancinha! 🙂 “e que tudo mais vá pro o inferno”

Mas o chicão aqui é discípulo de São Tomé! só vendo os bichos cheagrem nas Bases é que eu vou acreditar… e vou além de São Tomé, vou pedir para ver as “chagas” 🙂

Hornet

Chicão AMX,

em relação ao Super Hornet, se vier com o “cardápio” completo e mais mudança na relação de confiança com os EUA (o que é necessário), também sou SH desde criancinha…hehehe

Caso contrário, o Rafale se mostra como a opção mais inteligente.
Mas aguardemos…

abração

FLIGHTER

Esta é a lista do Sipri dos 15 países com maior gasto militar do mundo em 2008: País Gastos % Mundial Variação (em bilhões (1999-2008) de dólares) 1 Estados Unidos 607,0 41,5 +66,5% 2 China* 84,9 5,8 +194,0% 3 França 65,7 4,5 +3,5% 4 Grã-Bretanha 65,3 4,5 +20,7% 5 Rússia* 58,6 4,0 +173,0% 6 Alemanha 46,8 3,2 -11,0% 7 Japão 46,3 3,2 -1,7% 8 Itália 40,6 2,8 +0,4% 9 Arábia Saudita 38,2 2,6 +81,5% 10 Índia 30,0 2,1 +44,1% 11 Coreia do Sul 24,2 1,7 +51,5% 12 Brasil 23,3 1,6 +29,9% 13 Canadá 19,3 1,3 +37,4% 14 Espanha 19,2 1,3… Read more »

Brasileiro

Falta pouco, ainda bem, espero que a Fab tenha o melhor pois todos estão em um patamar jamais alcançado antes.

MOsilva

Bom, apesar de várias notícias (inverídicas, até o momento) de que o programa FX-2 seria cancelado ou postergado, o cronograma está sendo seguido. Como foi muito bem dito acima, mesmo que o escolhido não seja “O SONHO DOURADO” de qualquer aviador, o Brasil poderá contar com equipamentos modernos e bem mais eficazes dos que hoje se encontram a disposição dos nossos caçadores. Isso por si só já caracteriza uma evolução das mais significativas. Particularmente, eu preferiria o aparelho com melhores características de inteceptação, visto que os F-5 (Dog Fight) estão sendo modernizados e os AMX (ataque) também. Os Jaguares poderiam… Read more »

Hornet

A sorte está lançada para os concorrentes…agora falta pouco pra gente saber qual será o nosso novo caça da FAB.

E destaco mais uma vez a seriedade com que a FAB e o MD vem conduzindo o processo todo.

abraços a todos

RJ

E mantém-se o cronograma. Parabéns pela transparência e lisura no processo! Dessa vez vai!

Wolfpack

Está claro e dentro do cronograma acertado pelo FX2, por enquanto a Aeronáutica segue a risca tudo que prometeu. Vamos ver se o Governo Lula confirma tudo isso e não utilize a crise para algum atraso, pois cancelamento a esta altura do campeonato seria dificil de aceitar.

BVR

Chegamos, sem maiores problemas, até aqui. Espero q consigamos finalizar essa “epopéia” q se tornou a escolha do FX-2. Tenho uma curiosidade… A fase de vôos é feita por caçadores brasileiros? O avião voa nas regiões onde (possivelmente) será empregado ou fica em uma só base? Na fase de võo ele voa em qualquer céu ou somente em tempo claro? Pq pelo o q entendi, pode ser q mesmo q o avião seja o SONHO DOURADO de qualquer aviador de combate, a questão do OffSet tem bastante peso no contrato (e acho q dever ser assim), mas como se dá… Read more »

FLIGHTER

Que Deus nos abençoe!
Que Dieu nous bénisse!
Den gud välsignar in dem!
That God in blesses them!
Saudações a todos.

Jacubao

QUEM SERÁ??????

Marlin

que venham os grifos

Tailhooker

O problema do offset é que o seu contrato é muitas vezes desatrelado do contrato principal.

Baschera

Não esqueçam …. a decisão final será política.
A FAB cabe a decisão técnica.
Para complicar, ainda, no meio, tem o MD do NJ.

Sds.

Baschera

Para coroborar minha acertiva no post acima, vejam a informação do forista e jornalista Pepê Resende, agora trabalhando no Senado da República……

“A legislação que muda o MinDef de ministério de governo para ministério de Estado fica pronta neste mês. A partir daí, Jobim passa a ter força de verdade e a FAB não está com tanta força política assim…..”

Então…..

Sds.

Baschera

Desculpem, é corroborar….

Sds.

Alecsander

E o Oscar de melhor caça vai para???

PC

Tomara que a coisa se resolva tecnicamente.
Assim teremos realmente o que de melhor nos serve e não, algo decidido por um (perdoem a palavra) cafetão político.
Sds

Valtinho

Ai pessoal a FAB acaba de adquirir mais quatro UH-60 Blackhawk:
http://www.defesanet.com.br/fab1/uh-60.htm