quarta-feira, agosto 4, 2021

Gripen para o Brasil

F-5F Franken-Tiger e F-5N Aggressors da US Navy, ex-Swiss Air Force

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

franken-tiger-1

O Naval Air Systems Command (NAVAIR) da US Navy, baseado em Patuxent River, projetou e construiu três F-5F usando partes de antigos F-5F navais e de novos F-5E ex-Swiss Air Force. Batizados de Franken-Tiger, os “novos” biplaces foram montados com a ajuda da Northrop Grumman.

O primeiro Franken-Tiger fez seu primeiro voo em 25 de novembro de 2008 e foi entregue ao Marine Fighter Squadron Training 401 (VMFT-401), da Marine Corps Air Station, baseado em Yuma, Arizona, em 9 de dezembro de 2008.

O segundo Franken-Tiger (o biplace nas fotos) foi entregue ao Fighter Composite Squadron 111 (VFC-111) da NAS Key West, Flórida, em 19 de dezembro de 2008.

Planeja-se entregar o terceiro ao VFC-13 da NAS Fallon, Nevada, em janeiro de 2010.

franken-tiger-2

franken-tiger-3

f-5n-1

f-5n-2

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Fabio

Esse avião é um projeto antigo porem é espetacular. Algo que os proprios americanos admitem. Talvez um dos melhores projetos de todos os tempos da industria belica americana. Ja pensou uma versão “Stealth” ???? ou semi ? (se é que isso existe rs….)

João Curitiba

Quando for a hora de dar baixa nos nossos F-5, será que eles não comprariam?

Clésio Luiz

Vejam que os F-5E receberam o nariz de tubarão e os LERX maiores, característicos dos últimos lotes de F-5E da Northrop. Eu me pergunto porque a FAB não se interessou em implantar essas melhorias no F-5M.

Marco Antonio Lins

Queiram me descupar pela pergunta. Esses F-5 a sua configuação e maior(seu tamanho parece ser maior)Pelas fotografias não consigo destinguir.O F-5E nos temos ? É como colega disse porque não penssamos nisso?

ary

Alguém sabe o que seria um F 5 Naval ?

Marine

Interessante que ate o piloto tem uma estrela vermelha no seu capacete.

Sopa

Galante

pela terceira vez postei um comentário atualizei a pagina, e depois quando voltei não estava mais lá !

O que pode ser isso ?

Sds.

Bosco

Sopa,
ou você digitou o e-mail errado ou você mandou um link. O seu comentário deve estar aguardando moderação porque o sistema não reconhece. Já aconteceu comigo.

Jacubão

E pensar que tem um bocado de leigos no blog, que só sabem malhar os valentes F-5 da FAB.
Lamentável isso.

Esdras

Naval, porq

Esdras

Mascou……. naval porque ele é usado pela marinha americana, mas não opera em PA.

Zeke A6M

É isso aí, Jacubão.

Abraços, a todos.

Leigo - BR7

Franken-Tiger hahahaha de frankenstein ???? hahaha

Sentando a Pua

Esses F-5s voados pelos Aggressors dão bastante trabalho para as tripulações de F-15/16/22.

Caio

É….perdemos esses F-5!Comentavam,na época,que esses bicudos suiços estavam em ótimo estado.Uma pena!

Caio

Ah,em vez dos suiços acabamos com os F-5 jordanianos que não estavam tão bem assim…

J Roberto

Acho que os F5E-M da FAB deixaram a sua marca na Red Flag/08 na base aérea de Nellis nos EUA! rsrs

A foto desses 2 F5-N da UsNavy nº14 e 22 estão de+++!

J Roberto

Acho que os F5E-M da FAB deixaram a sua marca na Red Flag/08 na base aérea de Nellis nos EUA! rsrs

A foto desses 2 F5-N da UsNavy nº14 e 22 estão de+++!

Edmar

Caros Amigos.: Esses “F-5” são realmente bons aviões. Tem alguns que dizem que estes aviões não são bons porque são muito antigos… mas os “F-5M” modernizados da FAB conseguiram abater “F-15” e “F-16” no “Red Flag 2008” nos EUA. …Claro que os pilotos da “FAB” são muito bons, mas imaginem também se eles tivessem pilotando um “Dassault Rafale F-3” ou um “Saab Gripen NG”? Acho que os pilotos Brasileiros seriam imbatíveis… Agora, voltando no assunto dos “F-5M”,… na FAB esses aviões serão os ultimos a serem substituidos,… parece que quando chegarem os 36 novos caças vencedores do FX2, os primeiros… Read more »

Zero Uno

No Brasil, a história do F-5 iniciou na prática em março de 1975, porém, ele esteve cotado para equipar a FAB desde 1965, em sua versão F-5A/B. Em 1967 ele foi novamente cogitado, desta vez como vetor do projeto SISDACTA. A preferência era para o F-4 Phantom, mas este foi vetado pelos americanos, que em contrapartida ofereceram o F-5C (versão proposta pela Northrop com melhorias baseadas no relatório de avaliação feito no Vietnã). O impasse norte-americano favoreceu os franceses, tendo a FAB adquirido 16 Dassault Mirage III. Numa nova disputa internacional, realizada a partir de 1971 para substituir os AT-33A,… Read more »

Fabio

Esse avião é um projeto antigo porem é espetacular. Algo que os proprios americanos admitem. Talvez um dos melhores projetos de todos os tempos da industria belica americana. Ja pensou uma versão “Stealth” ???? ou semi ? (se é que isso existe rs….)

João Curitiba

Quando for a hora de dar baixa nos nossos F-5, será que eles não comprariam?

Clésio Luiz

Vejam que os F-5E receberam o nariz de tubarão e os LERX maiores, característicos dos últimos lotes de F-5E da Northrop. Eu me pergunto porque a FAB não se interessou em implantar essas melhorias no F-5M.

Marco Antonio Lins

Queiram me descupar pela pergunta. Esses F-5 a sua configuação e maior(seu tamanho parece ser maior)Pelas fotografias não consigo destinguir.O F-5E nos temos ? É como colega disse porque não penssamos nisso?

ary

Alguém sabe o que seria um F 5 Naval ?

Marine

Interessante que ate o piloto tem uma estrela vermelha no seu capacete.

Sopa

Galante

pela terceira vez postei um comentário atualizei a pagina, e depois quando voltei não estava mais lá !

O que pode ser isso ?

Sds.

Bosco

Sopa,
ou você digitou o e-mail errado ou você mandou um link. O seu comentário deve estar aguardando moderação porque o sistema não reconhece. Já aconteceu comigo.

Jacubão

E pensar que tem um bocado de leigos no blog, que só sabem malhar os valentes F-5 da FAB.
Lamentável isso.

Esdras

Naval, porq

Esdras

Mascou……. naval porque ele é usado pela marinha americana, mas não opera em PA.

Zeke A6M

É isso aí, Jacubão.

Abraços, a todos.

Leigo - BR7

Franken-Tiger hahahaha de frankenstein ???? hahaha

Sentando a Pua

Esses F-5s voados pelos Aggressors dão bastante trabalho para as tripulações de F-15/16/22.

Caio

É….perdemos esses F-5!Comentavam,na época,que esses bicudos suiços estavam em ótimo estado.Uma pena!

Caio

Ah,em vez dos suiços acabamos com os F-5 jordanianos que não estavam tão bem assim…

J Roberto

Acho que os F5E-M da FAB deixaram a sua marca na Red Flag/08 na base aérea de Nellis nos EUA! rsrs

A foto desses 2 F5-N da UsNavy nº14 e 22 estão de+++!

J Roberto

Acho que os F5E-M da FAB deixaram a sua marca na Red Flag/08 na base aérea de Nellis nos EUA! rsrs

A foto desses 2 F5-N da UsNavy nº14 e 22 estão de+++!

Edmar

Caros Amigos.: Esses “F-5” são realmente bons aviões. Tem alguns que dizem que estes aviões não são bons porque são muito antigos… mas os “F-5M” modernizados da FAB conseguiram abater “F-15” e “F-16” no “Red Flag 2008” nos EUA. …Claro que os pilotos da “FAB” são muito bons, mas imaginem também se eles tivessem pilotando um “Dassault Rafale F-3” ou um “Saab Gripen NG”? Acho que os pilotos Brasileiros seriam imbatíveis… Agora, voltando no assunto dos “F-5M”,… na FAB esses aviões serão os ultimos a serem substituidos,… parece que quando chegarem os 36 novos caças vencedores do FX2, os primeiros… Read more »

Zero Uno

No Brasil, a história do F-5 iniciou na prática em março de 1975, porém, ele esteve cotado para equipar a FAB desde 1965, em sua versão F-5A/B. Em 1967 ele foi novamente cogitado, desta vez como vetor do projeto SISDACTA. A preferência era para o F-4 Phantom, mas este foi vetado pelos americanos, que em contrapartida ofereceram o F-5C (versão proposta pela Northrop com melhorias baseadas no relatório de avaliação feito no Vietnã). O impasse norte-americano favoreceu os franceses, tendo a FAB adquirido 16 Dassault Mirage III. Numa nova disputa internacional, realizada a partir de 1971 para substituir os AT-33A,… Read more »

Paladin

Saberiam vocês se a FAB já recebeu todos os F5 de procedencia jordaniana, convertidos para o padrão F5M BR, se positivo , quais as unidades da FAB que receberam o equipamento.
Um abraço a todos.

Élcio

Vendo o desempenho do F-5, até hoje admirado por sua simplicidade e eficiência, penso como seria interessante se o programa F-20 tivesse seguido em frente. Já pensaram na FAB operando o Tigershark?

Fernando "Nunão" De Martini

Roberto, aproveitando sua presença, aviso que respondi ontem a comentário seu no post http://www.aereo.jor.br/2013/09/10/amx-anabolizado/

Iväny Junior

Essas unidades agressor sempre têm bons aviões. Alguns da USAF até usaram Tornado.

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