segunda-feira, abril 19, 2021

Gripen para o Brasil

O Rafale para o Brasil

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

rafalesite

Clique na imagem para acessar o site do Rafale para o Brasil e depois deixe aqui o seu comentário sobre a proposta francesa para o FX-2 FAB.

- Advertisement -

206 Comments

Subscribe
Notify of
guest
206 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RJ

bastante ácidas as colocações presentes no site. Típico de franceses. Eu gosto desse tom de discurso, embora muitos achem provocação para com os concorrentes.

segue trechos:

“O avião propriamente dito, entregue no mesmo padrão mais recente disponível para as forças armadas francesas, garante imediata efetividade operacional e também possui o potencial de crescimento necessário para enfrentar desafios futuros.”

“Totalmente sustentável, o programa RAFALE não precisa ser “resgatado” com recursos da venda para outro país.”

F-15

O site ficou bacana, mas não deu pra ler ele todo, to sem tempo agora =P

“Neste contexto, a RAFALE International propõe um pacote amplo e completo de cooperação tecnológica e industrial, incluindo tanto software como hardware, entrega de todas as ferramentas e códigos-fonte necessários, sem nenhum tipo de restrição, com o objetivo de fornecer ao Brasil plena capacidade para manter, continuamente melhorar e até mesmo produzir as aeronaves no país.”

A França oferece tudo que o Brasil quer, um caça moderno e transferência de tecnologia.
Rafale já!!!!

Luciano Baqueiro

Pô Galante,

tinha colocado há pouco no post do UH-1 :

“Off-topic :

Entrou hoje no ar o site do consorcio RAFALE dedicado ao Brasil
( rafale.com.br/ ). Gostei muito da página :
rafale.com.br/pdf/folder_tecnico.pdf

Gostaria que os amigos visitassem e comentassem.”

Valeu. Abraço.

Galante

Hehehe, valeu Baqueiro!

Fabio Bett

Não entendo porquê ainda existe dúvida quanto ao caça a ser comprado, O RAFALE é o melhor produto Frances da atualidade e o único dos 03 concorrentes que não depende da tecnologia e das armas americanas. A França tem uma independencia no mundo da defesa que nenhum outro país ocidental tem, se é para o Brasil fazer um acordo com alguem, que seja com a França. Se os EUA querem fazer negócio com o Brasil, que nos vendam navios de defesa anti-aérea de área!!!! Já a Suécia tem um sistema de defesa e comando e controle que poderia ser adaptado… Read more »

edilson

Achei a iniciativa bastante boa, estou torncendo agora pelo rafale e creio que de todas as propostas (pelo menos até o que sabemos) é a melhor e mais abrangente.
até porque a frança necessita de um parceiro capáz de ajudá-la nos futuros programas F4 f5, e para o brasil isto pode ser interessante.
o caça é moderno e muito capáz.
será que os concorrentes também não estão preparando surpresas??????

ps: só faltou um flash player no site mas tá bom

Bosco

Sem dúvida uma bela iniciativa da Dassault, só que ao meu ver um pouco leiga demais, como se dirigida ao público.
Também interessante que não foi citado o Meteor.
Mas eu tenho o Rafale como o meu preferido seguido de perto (bem coladinho na posição de 4 horas.rsrs…) pelo F-18.

CarPe

Já esta enfeitando o meu computador como pagina de descanso, muito chique. Rafale já.

Mauricio R.

Site da internet aceita qq coisa, Rafale nunca ou vcs não aprenderam nada c/ a eurocopter/Helibrás!!!

Luciano Baqueiro

Galante,

sempre que encontro algo interessante tento dar a dica, afinal é o mínimo que posso fazer p/ retribuir o belo trabalho que vcs fazem. A propósito, desde ontem tento que coloquem no NAVAL, ou pelo menos que alguém comente, uma nota do Comandante da Marinha c/ vários pontos interessantes p/ uma boa discussão, mas até o momento não vi nada, por favor veja meu comentário no tópico “Após sequestro…”. Mais uma vez, valeu.

Ulisses

Mauricio R (la vou eu mais uma vez 🙂 Nós precisamos projetar e produzir sim um helicóptero nacional,mas a helibrás ajudou muito esse país,só alguns exemplos: 1-Treinamos muito bem nossos engenheiros e garantiu muitos empregos. 2-a helibrás é a ÚNICA fabricante de helicópteros em toda a américa latina. 3-aprendemos muitas coisas em fabricar tais aeronaves como o Pantera e esquilo. 4-treinamos toda nossas capacitações como engenharia e manutenção e reparos. 5-O EC-725 será montado na helibrás e tal helicóptero será crucial pois teremos um índice de nacionalização acima dos 50% ou 60%Imagine a experiência que ganharemos. 6-Qualquer problema nós não… Read more »

2demaio

A França sempre manteve na politica internacional alguma neutralidade, apesar de formar parte da Otan. O Rafale é uma exelente alternativa para a FAB, seria também para a MB. O que seria bom no negocio é a posibilidade que se apresenta de adaptar o software para utilizar o MA-1A ou MA1-B e o MAR-1, e os que por ai virão de nossa produção, alem de algum outro com capacidade BVR. A coperação na área naval com a construção dos submarinos, a construção dos EC-725 pela Helibras já confirmadas, nos daria um poder enorme de barganha, pois seriamos o parceiro mais… Read more »

Wolfpack

O site é muito bom, porém apresenta uma lentidão que coloca a paciência de qquer um a 6 horas… O Rafale cutuca todo mundo, por exemplo quando fala que um vetor bireator garante uma sobrevida melhor em teatro de operações inóspitos como a Amazonia e é mais adequado a operações a baixa altitude onde choques com pássaros são mais freqüentes. Porém a Dassault esquece que um dos sucessos da empresa são os monoreatores Mirage 2000 e F1. Foi uma direta pra cima do Gripen. As fotos são um espetáculo a parte. Realmente, salvo o preço é o melhor dos três… Read more »

Felipe Cps

Affff que site lento, quase desisti… E o tom é mesmo levemente arrogante. Mas bastante bem feito, embora superficial. Interessante foram as menções expressas à operação do Rafale no NAe São Paulo (será que viriam alguns para a MB?) e aos VANTs (será que o negócio levaria o Brasil à participação no projeto NEURON?). E o que me deixou bem tranquilo: a garantia de transferência de códigos-fonte. Mas é mesmo uma aeronave fantástica. E além de tudo a mais bela das três concorrentes. Ainda sou mais Gripen NG, especialmente pelo preço de aquisição, supercruiser confirmado (ainda que sem armamentos) e… Read more »

Patriota

Gostei muito do site a proposta dos franceses é exelente,a carga belica que o Rafaele pode transportar é impressionante.
Agora quando eles falaram
“Isto está claramente demonstrado pela total aprovação, pelas autoridades francesas, para a exportação dos aviões RAFALE para o Brasil e para a transferência de todas as tecnologias relacionadas ao Projeto.” foi diretamente para os americanos gostei muito deste
comentário desafiador, estou começando a pensar como muitos aki
que o Rafaele vai ser o melhor para a FAB mesmo porem seria interessante olhar a proposta da SAAB tambem.

saudações

joao terba

Dos tres concorrente o único que assinou parceria foi a França.não criou obstaculo nenhum,fico com os franceses.um abraço.

Wilson Johann

Eu tô dizendo… Sempre afirmei e reafirmo: o Rafale é a melhor opção para o Brasil, pois é o melhor caça do mundo entre os de 4ª++ geração. Não tem prá ninguém, “esse é o cara”. É tanta tecnologia que perde para os americanos F-22 e F-35 apenas no aspécto furtividade. Esse caça vai transformar a FAB na mais poderosa e moderna força aérea do hemisfério sul e, dependendo de futuras aquisições, numa das melhores do mundo. Além do nosso amigo Maurício R., aqui todos parecem pensar o mesmo. É o que deduzo pelos comentários acima. O meu amigo Maurício… Read more »

Mauricio R.

“…qual seria o grande problema da Helibrás no seu entendimento?” Mauro, Mto simples seria mto melhor que a Eurocopter, afinal a Helibrás é somente a oficina de manutenção, não fabrica nada, somente monta kit CKD, realmente transferisse as tecnologias envolvídas nos produtos que até o momento, são somente kits industrializados na França e montados no Brasil. Do tal do “Super Cougar” a Sagem não transferirá nicas de nada das tecnologias do “glass cockpit”, nicas de nada tb não virão da própria Eurocopter em relação á “rotor head”, transmissão e pás em material compósito dos rotores. Qnto as turbinas, somente serão… Read more »

Mauricio R.

Wilson J,

Eu tenho a minha opinião, vc a sua.

Luís Aurélio Contin

Pelo andar da carruagem, o Rafale , será o novo caça da FAB. Pelo menos é meu favorito. Para aqueles que acham, que a França não irá transferir a tecnologia toda, envolvida neste caça, é, bom lembrar que a França transferiu tecnologia nuclear para que Israel. Logo, os franceses, quando lhes convem, transferem tecnologia sensível.

Vassili Zaitsev

Mauro,

Não se pode agradar à gregos e troianos. É simplesmente impossível esse tipo de feito.

abraços.

Marlos Barcelos

Eu li no site que os franceses liberam os códigos-fontes, se o rafale for comprado e para aqueles que acreditam que o custo operacional deste caça é alto, os franceses dizem que ele tem baixo custo operacional, compatível com nossa realidade, além disso esse caça é capaz de realizar missão de reconhecimento, no final da página 4 do folder político diz expressamente que liberará os códigs-fontes e acesso aos hardwares, e para aqueles que defendem caças usados o folder diz que 2 rafales substituem 5 caças mirages. O site não é lento, mas o pdf se for com I.E é… Read more »

Vassili Zaitsev

Mas, uma coisa eu encho a boca para dizer: o Brasil tem a única fábrica de helicópteros de toda a América Latina. Só por isso já deveria ser previlegiada nos contratos de aquisição para as FFAA.

abraços.

fullcrum

Rafale para mim é a melhor opção para nossa força aérea,espero que seja a escolha da FAB.

Francisco AMX

Dale Rafale! SH is caput! Gripen is caput! tem uma característica do Rafale que realmente chama a atenção, apesar de ser pouco maior que um F-16, menor que um SH ele carrega 2,5 toneladas a mais do que o F-16 e a mesma quantidade de um SH, voando tão bem quanto um F-16B50, e muito melhor que um F-18, sendo que em altitudes acima de 10mil pés ele se sai melhor que o F-16 em manobrabilidade… (sito o F-16, para os que não sabem, ainda é um dos 5 caças mais manobráveis do mundo!) Pela ordem, os de grande desempenho,… Read more »

Francisco AMX

Pouco se ouve comentar, se o FX-2 vingar, como será nossas bases aéreas? sua estrutura para abrigar os caças? vamos continuar com aqules angares desprotegidos???
Sugiro aos amigos darem uma olhada, pelo google earth, na base inglesa das malvinas, muito legal a disposição dos angares/bunkers para os F-4 (se é que ainda são os F-4…ou são os tornados IDS?)

Abraços
Francisco

Francisco AMX

“serão” fica melhor….

Mauricio R.

“…vc não acha que após esse “acordo”(minhas aspas) dos 725, com as “cláusulas de nacionalização”(idem) embutidas, com a “participação da indústria nacional”(idem), incluindo o interesse da própria FIESP…”

Mauro,

Se vc acredita em “papai noel”, be my guest!!!
De jeito e maneira acredito nesses caras e as minhas razões estão mais que expostas.

Ulisses

La vou eu de novo 🙂

Mauro e Mauricio

Os esquilos são fabricados aonde?Helibrás

Os Pantera foram fabricados aonde?Helibrás

Os EC-135 da FAB e do mercado civil são fabricados aonde?Helibrás

E não será diferente com os EC-725

Podem pesquisar ou perguntar aos editores do Blog,isto todo mundo sabe!

Sds!

Mauricio R.

“…tem a única fábrica de helicópteros de toda a América Latina.”

Vassili,

Fábrica que não fabrica nada, consulte um bom dicionário da língua portuguesa e veja o significado de “fábrica”.
Se algum dia vc em sua vida profissional, já trabalhou no chão de uma, é bem capaz de entender.

Ulisses

Afff não adianta dizer mesmo 🙁

A helibrás é uma fabrica subsidiaria da eurocopter,de onde você tirou essa de que é só uma área de manutenção???

Tem cada uma…

Mauricio R.

Ulisses,

“Os esquilos são fabricados aonde?Helibrás

Os Pantera foram fabricados aonde?Helibrás”

Montar kit CKD, não é fabricar, fabricados esses kit o foram é lá na França.

Roberto CR

O acesso ao site estava mesmo lento. Tentei lá pelas 18:00 e desisti. Agora já está normalizado, pelo menos aqui.

Tem muita afirmação sobre coisas boas ali. Inclusive uma foto meio provocadora do avião ao lado de um F 18 em um porta-aviões norte americano (a foto está invertida). Tiveram o cuidado de mostrar o avião sem insígneas ou marcas de qualquer tipo.

Mas faltou falar o que mais vem com o avião, alêm de software e hardware. Ele vem pelado, só com os canhões? Alguém por aqui sabe?
Como propaganda, é o melhor dos três

Abs

Ulisses

Pronto,Mauricio,achei um jeito para provar a todos,olhem esta foto:

http://www.otempo.com.br/otempo/fotos/20080221/foto_20022008204131.jpg

Ulisses

Mauricio,veja a foto que postei.Não é kit isso ou kit aquilo,são AERONAVES.

Sds

Ulisses

Mauricio

A não ser que o senhor tenha um jeito de provar sua afirmação…

Wilson Johann

Oh, Maurício R.,
Não me queira mal, eu realmente não quero que você vá para o Paraguai. Isso é apenas uma provocação para mantermos o contraditório. Sempre é bom cutucar um pouco. Mas que você tem sido uma voz distoante da maioria (e por sinal a única ultimamente) ´pe a mais pura verdade. Tem sido mesmo.

Um abraço caro amigo, ao contrário, só para manter as coisas nos lugares!!

Zago

Olha, dentre as opções que nos temos, talvez o RAFALE seja o menos ruim, na realidade eu prefiro o Su-35MB, e mais tarde a opçao de estar integrado no processo de 5G.
Sabemos como os EUA sao, a qq momento podem cancelar a transferencia de tecnologia, e o Gripen NG utiliza componentes estadunidenses, logo ficamos com a FRANCA novamente comoparceiros.

General

Sempre afirmei e reafirmo: o Rafale é a melhor opção para o Brasil, pois é o melhor caça do mundo entre os de 4ª++ geração. Não tem prá ninguém, “ Ter simpatia pelo Rafale ate que e de se aceitar,mas dizer que o Rafale e o melhor ja e brincadeira Indiscutivel a superioridade do f-22 raptor e vou ate alem ; depois do RAPTOR vem o SUKOI e resto e resto,nada de RAFALE,HORNET ETC SUKOI da uma surra muito bem dada nestes caças de 4ª++ geração e tambem outra surra nesse fajuto f-35 Em compensações industriais e desenvolvimento da industria… Read more »

Dalton

Francisco ,

caso vc volte… os F4 já sairam de serviço há muito tempo na RAF e
com certeza nas Falklands hj em dia, operam Tornados F3, mas antes deles alguns poucos F4 operaram por lá, quando a pista de pouso foi aumentada e reforçada.

abraços

JMRC

Esse é o caça. É o meu preferido. É o melhor!]

“Se beleza ganhar licitação; o Rafale será o campeão!!!”

Felipe Cps

Eita converserê abestado esse de dizer que o lixão russo é o preferido dos pilotos da FAB… conheço mais de um que diz com todas as letras que prefere pilotar um Mirage 2000 ou um F-5 a qualquer trambolho russo… Francisco AMX: houve algum erro ou você colocou os lixos russos na frente do F-22 em manobrabilidade? Se foi isso acredito que o amigo está lendo alguma coisa errada, o F-22 tem uma vetoração de empuxo muito maior que qualquer dos trambolhos citados e, até por isso (mas não apenas) tem uma manobrabilidade incomparável entre as aeronaves de caça deste… Read more »

Flamenguista

Como disse o camarada Obama… “esse é o cara”

Hornet

Eu considero o Rafale a melhor opção para o Brasil, justamente devido a esta ampla e irrestrita proposta de parceria oferecida pela França. Fora isso, é claro, considero o Rafale um baita de um caça! E também o considero o mais bonito dentre os concorrentes.

É, de fato, a Carla Bruni do FX2…como eu costumo dizer…hehehe

abraços a todos

JMRC

Felipe Cps;

Se os Aviões Russos são Lixo; eu tenho até pena de pensar na FAB, que, analisando sob seu prisma, deve ser Lixo Deconposto ou Bolo Fecal. Um SU 30 da Venezuela (sozinho) dá conta da FAB inteira. Imagina um SU 35 ?

PS: Pessoalmente respeito muito a FAB e as as palavras transcritas acima com relação a mesma não representão meu ponto de vista.

Sérgio

Realmente para quem trabalhou em chão de fábrica distingue bem o que é FABRICAR -Que exige, pesquisa de engenharia, ferramentaria apurada, laboratórios de ponta, suprimentos e fornecedores, etc.. e MONTAR, onde v. pega containers/ caixotes, manual de montagem e pelo menos pinta. Gostaria de saber quem é o fornecedor de pás da Hélibras. Não é crítica negativa, mas a comunidade militar não está satisfeita com os desenvolvimentos no contrato do EC-725, existindo militar de alta patente indo e vindo da França, para “arrancar” algo. Jogada de marketing é excelente, “precisamos da seu dinheiras”, depois é depois. Acho que temos que… Read more »

Felipe Cps

JMRC: esse tipo de raciocínio de achar que um avião derruba uma Força Aérea inteira não merece nem comentário… Como se o trambolho russo fosse o Stealth da Mulher Maravilha (o único avião realmente invisível)… Mas ainda que se pudesse colocar num mesmo cenário hipotético as duas Forças Aéreas, não tenha a menor dúvida de quem sairia vencedor: o lixão até conseguiria um ou outro kill, mas só os Bicudões já acabariam com a raça dos venezuelanos à distância, isso sem falar nos F-2000… Para não falar na simples e matemática superioridade numérica… E nem estou pensando em todo o… Read more »

Fabio Bett

Felipe Cps

finalmente um comentário lucido!!!

Nenhuma força aérea sul-americana consegue fazer frente a FAB pela soma da DOUTRINA + TECNOLOGIA + RECURSOS HUMANOS!!

antes que algum desavisado comente, a Venezuela ainda não sabe como operar o caça Russo!!! e só quando conseguir operar dentro de uma doutrina, que vai levar esse caças para exercícios aéreos na AL.

fernando

sera que auguma possibilidade de os rafale viar com os bvr meteor acho melhor que o mica

Carlos Augusto

É isso ai Felipe.

Reportagens especiais

Visita ao National Naval Aviation Museum – parte 3

O museu nacional da aviação naval (National Naval Aviation Museum), que era conhecido anteriormente como National Museum of Naval Aviation...
- Advertisement -
- Advertisement -