f-35-voo

A Lockheed Martin planeja estabelecer um limite a não exceder (not to exceed price) para o preço unitário do F-35, destinado aos oito parceiros internacionais do programa JSF (Joint Strike Fighter). O valor deverá ser estabelecido em maio deste ano, como parte de um possível contrato de consórcio com duração de cinco anos.

A discussão a respeito dos benefícios de um contrato de compra consorciada, mantendo-se um limite de preço unitário, está sendo encorajada principalmente pela Austrália. O Ministério da Defesa Australiano e a Lockheed Martin planejam realizar, em seis semanas, uma reunião a respeito com os parceiros internacionais do programa.

f-35-lightning-ii

Fonte: Jane’s

Subscribe
Notify of
guest

86 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Cps

Hehehe, não é só por aqui que tem novela quanto a vetores, essa aeronave fantástica está tão enrolada quanto nosso FX2, se a LM não limitar o preço unitário, com a crise vai ter muito país adquirindo meia dúzia de aeronaves e só. A Austrália parece que já está abrindo o bico, rsrsrs…

Robson Br

Este avião ainda vai ter muita história para ser escrita. Parece que ainda é um mistério. Enquanto isso nas terras tupiniquins, os nossos aviões são outros. Parece que a entrevista do Jobim acertou de cheia o Saito. Tudo indica que a FAB já escolheu um caça e o MD do jobim quer outro. Os russos nunca estiveram na preferência do alto escalão da FAB e o Jobim deixou bem claro que a decisão será política,ou seja, pode ser até um caça que a FAB não quer. Vamos ver o que vai dar. Se não sair este ano, esquece, pois 2010… Read more »

RL

Essa decisão de estabelecer preço “tabelado” rs….não interfere diretamente no projeto quanto a qualidade?

Obviamente se o preço esta aumentando uma das diretrizes para isto é o alto custo da matéria prima utilizada para confeciona-lo, e ainda mais agora em tempos de crise que verba se torna escassa o bixo ai em cima pode sofrer muito pra se tornar de fato uma aérnave de verdade.

Billy

Neste momento está havendo um desfile à luz de archotes em Caracas…agoureiro!

Patriota

O Hugo Chavez venceu o referendo ao menos nossa situação com
a venezuela não esta tão ruim nossos empresarios estão ganhando
furtunas vendendo produtos alimenticios pra venezuela

André

Esse avião tá ficando mais caro do que esperavam!
Sds a todos.

Fábio Max

A Venezuela optou pela ditadura total!

E desfile à luz de archotes lembra outro ditador:ADOLF HITLER!

RLobo

meu caro fábio max, Peço primeiramente desculpas aos editores do blog Poder Aereo por estar fugindo do tema em questão, mas depois do seu comentário não pude deixar de dar minha contribuição. Antes de mais nada gostaria de dizer que não são admirador do Chavez e nem petista, mas digo que o presidente Hugo Chávez da Venezuela se submeteu ontem à 15ª. eleição desde que chegou ao poder dez anos atrás. . Ele conquistou por 54% a 45% o direito de concorrer a mais seis anos de Governo, quando o atual mandato expirar em 2013. . Ou seja, ele pode… Read more »

RLobo

Quanto ao tema em tela… acho este avião carissimo! Acho que não foi sem razão a saida da frança deste projeto!
Acho tambem que ai se embute muita sabedoria dos fabricantes, querendo vender (guardando as devidas comparações!) um fusca pelo preço de uma ferrari. rsrsrs

Dalton

O que aconteceu na venezuela é legitimo…infelizmente! Nao esqueço há uns anos atras, quando o USS George Washington em uma infinidade de manutençoes para adaptar-se a sua futura base em Yokosuka no Japao, o primeiro porta-avioes nuclear baseado lá, precisava ” esticar as pernas” para testes de mar e aproximou-se do Caribe, inclusive visitando paises amigos da regiao. O que o Chavez fez? Colocou suas forças em alerta maximo porque a presença de um porta-avioes nuclear poderia significar uma invasao. Imagine o que noticias como esta devem fazer as pessoas mais humildes de lá? Sao coisas como esta , mais… Read more »

Edilson

O preço final vai depender do número de caças que a USAF e a USNAVy vão encomendar. conforme já postei aqui inúmeras vezes garantido mesmo so o USMC, pois o demais terão reduções drásticas, ao menos que o pentagono consiga convencer de que o F-35 é realmente necessário e que é um diferencial, o que não tem tido sucesso. Mantenho meu palpite + F22 -F35, com exceção dos marines. o resto? vai pagar a conta, é por essas e outras que os britânicos ameçam reduzir a encomenda dos pretendidos 150 para 80. a Austrália também tem precionado, mas a possível… Read more »

Cinquini

RLobo, nao fale mal do Estado de São Paulo aqui não! O governador (e tudo para o Estado de São Paulo) José Serrágio (vem de pedágios, os mais caros do Brasil) já mandou fechar outros blogs que falaram mal do Governo (ou seria uma ditadura?) de São Paulo.

Mirage

Sobre o avião: Caríssimo sem duvida nenhuma. E olha só. É um avião que tem grandes ambições. Vai substituir o A-10, F-16, F-18, alguns F-15 e outros. Sinceramente. eu não coloco muita fé nisso. Se fosse um avião fodastico de fato eu acho pouco provável que os EUA precisasse de “parceiros” para construi-lo. Eles o fariam por si só. Sobre o Chapolin: Nós brasileiros não estamos com tanta moral assim. Nossos prefeitos, governadores e Gov. Federal é uma anarquia. Mas se um dia o Brasil chegar ao patamar de miséria que está hoje a Venezuela eu vou me embora pra… Read more »

André

Esse dai seria o ideal pra FAB.

Qualquer um dos finalistas do FX 2 ja esta ultrapassado,
seria melhor cancelarmos e esperar um de 5 Geração!!!!

Fábio Max

RLobo, Não tenho nada contra esquerdistas e socialistas de verdade. Gosto do governo Lula, enquanto analisado sob o ponto de vista meramente administrativo. Não gosto do PT nem do MST, mas do mesmo jeito que não gosto do DEM e do PP ou da UDR ou ainda, da TFP. Mas, com todo o respeito que você merece e este blog lhe dá, ao dar espaço para suas opiniões e para as minhas. Não concordo com nada do que você escreveu. Hitler também foi eleito pelo voto popular. E o povo o chamou a assumir o papel de Führer… Chaves é… Read more »

Fábio Max

Ah! Lula está no poder há 6 anos, ficará 8 e certamente fará sua sucessora em Dilma Roussef, que não dificilmente será presidente por 8 anos. A diferença entre ele e Chaves é que, aqui, a imprensa é livre e não raro, caiu pesado sobre ele, que por sua vez, não tentou calar ninguém. Lula não subverteu regras, como aliás, fez FHC e como bem pior fez Chaves que, não aceitando o resultado do plebiscito do ano passado, promoveu outro e promoveria quantos fossem necessários até vencer o último e fundamentar com ares de legalidade sua perpetuação no poder. Portanto,… Read more »

MarceloRJ

Prezado Fábio,
Concordo com vc em gênero, numero e grau com relação a Venezuela. Porem descordo com relação ao Brasil. Nosso povo não tem interesse em votar corretamente visando o bem comum, se não a seu proprio, fazendo as melhores escolhas ou as menos piores, dai aparecem uns coitados(deu pena do filhinho dele ontem no Fantastico) com castelos medievais, etc…
Frase correta: “Cada povo tem o governo que merece”
Quanto ao F35, com a pressão exercida pelos futuros compradores está na hora certa pois claro que a LM vai querer ter um grande lucro nas vendas. Dai o chororó!!!!

Erich Hartmann

Essa discussão acerca do preço será somente efeito da crise? Esse F-35 JSF tem um peso muito grande para carregar( ser stealth ,VTOL/substituindo Harrier e os milhares de F-16 em multitarefa etc) para que consiga atingir plenamente seus objetivos e isso certamente está influenciando em muito no preço final unitário …talvez pelo fato de possuir tantos parceiros consiga o feito,mas sinceramente esta aeronave pelo que temos lido e aconpanhado não parece que vá “decolar” ainda mais quando alguns parceiros começam a desconfiar até mesmo na eficiência do projeto. Eu tenho a impressão que se todos os parceiros tivessem plenamente confiança… Read more »

RLobo

Caro Fábio max, Ninguem é obrigado a concordar com o que o outro diz! Esta essencia da democracia é um verdadeiro dom que deve ser cada vez mais apreciado e guardado. Veja… o fato de gostarmos ou não do Chavez não vai mudar em nada a venezuela. Não moramos lá! Não vivenciamos o que eles desejam depois de tantos anos numa democracia a lá Carlos Peres. Quanto a nós… as vezes me pergunto se realmente somos uma democracia realmente! Os partidos de diferentes matizes, ideologicamente fimgem uma diferença que está longe da realidade, nos apresentam pessoas como o rei do… Read more »

Nunão

ATENÇÃO:

QUEM ESTIVER “EM BUSCA DE UM TETO PARA DISCUTIR O REFERENDO NA VENEZUELA”, é só ir lá no Blog das Forças Terrestres que há um post a respeito. Por favor, deixem esse aqui para discutir o F-35 e coisas correlatas ao mesmo (a não ser que queiram colocar os Su-30 venezuelanos na parada, mas aí tem que ter criatividade…)

RLobo

Cinquini… rsrsrs acho que o amigo anda frequentando aquele blog!
Cade sua fidelidade? rsrsrs

Um grande abraço!!

RLobo

Nunão… peço desculpas.
Vou me policiar e morder minha lingua ops ou melhor meu dedo quando falarem assuntos polemicos que fogem ao proposto! rsrsrs

Zero Uno

Pessoal… 1 – Acho que devemos analisar uma eleição presidencial em outros países numa visão GEOPOLÍTICA. Assim ficará mais fácil debatermos assuntos como Venezuela, Bolívia, Paraguai e Equador – todos nossos vizinhos fronteiriços. Não por acaso o Sr. Chapolin Chaves tem exortados essas nações a nos desafiar e descumprir acordos não é mesmo? Portanto, é imprenscindível que prestemos a nossa atenção ao fato de que o senhor Chaves irá ficar mais tempo no comando da Venezuela e por consequência continuará a influir políticamente na América do Sul e nos países que sitei. Acho, na minha opnião, que o Sr. Chaves,… Read more »

Zero Uno

Quanto ao F35. Afirmo e reafirmo que esse avião irá ficar caríssimo. O F16 quando foi vendido para um monte de países não era um avião tão caro de se adquirir e até mesmo de operar. Por esse motivo, o F35 ainda vai dar muita dor de cabeça tanto para os EUA quanto os participantes do consórcio e parceiros nessa empreitada. É só aguardar… Se a performance do avião for degradada (para baratear seus custos), muitos acham que ele irá perder o seu status de caça de 5a geração e será um geração 4a++ ou 4,5 geração. Será? Só nos… Read more »

Roberto

Se tivesse entrado no FX-2,a LM estudava oferecer ao Brasil o F-35A como concorrente ao FX-2 no lugar do F-16,visando fazer frente a concorrentes como o Eurofighter,o Gripen,o Rafale e o SU-35.O custo unitário final do F-35A básico está estimado em cerca de U$$ 45/48 milhões de dólares,contra U$$ 55/60 milhões do F-35B/C. fONTE:rev. força aerea ano 13 nº 49. O Brasil,pra ser mediador e manter o equilíbrio na região,precisa antes de tudo ser potência reginaol,o que implica numa capacidade bélica respeitável.Os SU-30 são aeronaves que são capazes de entregar em domicílio em praticamente qualquer país do continente,assim como todo… Read more »

Zero Uno

Comparar Brasil com Venezuela… A diferença é grande pessoal. Temos (por incrivel que pareça), as eleições mais limpas de todo o continente e a democracia mais forte também. A democracia se resume na alternância de PODER PESSOAL e não partidário como alguns discutem aqui. O Sr. Chaves poderia lançar um candidato do seu partido para substitui-lo. Não o fez por que PESSOALMENTE acha que é o único “capaz” de governar a Venezuela como presidente. É isso o valor da democracia: ALTERNÂNCIA DE PODER PESSOAL. O PERSONALISMO é muito usado em países onde os regimes são autoritários e seus líderes se… Read more »

Marlos Barcelos

acho que o f-35 não custará menos que 120 milhões de dólares, quanto ao chaves vi numa revista que ele reduziu a pobreza da venezuela pela metade, agora a venezuela tem 25% da população pobre, antes era 50%, e a venezuela é o país que mais investe nos pobres 16% do pib. Nunca acho que o povo seja burro, depois de 10 anos no poder creio que os venezuelanos saibam que é chaves. Desconfio de tudo e todos com relação a política externa, tem muitos interesses envolvidos, por exemplo a rede globo teve uma parceira sua expulsa da venezuela depois… Read more »

Marlos Barcelos

Roberto

O preço unitário do f-35 já está em 80 milhões de dólares e subindo, no site do fabricante do f-35 tem a informação que Israel está tentando comprar os f-35 e foi oferecido a eles por 200 milhões de dólares a unidade, isso contando apoio e treinamento, por isso o tópico deste blog, que os EUA estão tentando frear o preço do f-35.

Zero Uno

Em 2002 o preço de F35 era algo em torno de U$$ 60 milhões. A Lockhead dizia que ficaria em U$$ 48 milhões más tanto a US NAVY e a USAF acreditavam nos U$$ 60 mi. Já não acreditam mais segundo a CNN demonstrou numa reportagem de Jan de 2009… O SR. CHAVES. Sim. Ele reduziu a pobreza distribuindo vales quando o BARRIL DO PETRÓLEO CHEGOU A CUSTAR ATÉ U$$ 160 Dólares… Agora que está em torno de 45, 50 e 60 dólares acham que isso vai continuar? Afinal ele não reduz a pobreza investindo em educação e geração de… Read more »

Excel

Nunca acreditei nessa história de US$ 70 milhões mencionado no início do programa. O F-15K oferecido pela Boeing para a Coreia custou US$ 100 milhões a unidade, mas sendo o F-35 um avião um avião superior ao F-15K nunca poderia ser mais barato do que este.
Os países interessados no avião terão de ir preparando o bolso pois acho que custar pelo menos uns U$ 150 milhões a unidade.
Alguém topa fazer um bolão para ver aonde chega o valor. Quem adivinhar ganha uma viagem à Venezuela para conhecer o chavito (Passagens e estadia não incluídas).

Francisco AMX

Zero Uno, desta vez teu post foi muito bem! (sobre Democracia, Chaves…)

concordo e assino em baixo, mesmo que minha assinatura não seja “bem vinda” 🙂

com discordâncias, mas sem ressentimentos!

Francisco

Vassili Zaitsev

Creio que o F-35 custará uns 120 milhões de doletas aos consorciados. E ainda terão de engulir uma versão menos capaz, como é de costume.

Pois os norte-americanos nunca irão liberar o melhor de sua tecnologia. Nem para os melhores aliados.

abraços.

Excel

Pois é caro Vassili,
Este avião parece o programa windows da microsoft: tem um montão de bugs mas a empresa consegue empurrar goela abaixo dos consumidors do mundo inteiro. É como você disse, vao vender a versão “popular” do avião a todos e ainda vai cobrar o olho da cara por isso.
Os gringos podem perder as guerras que travam com os terroristas mas a guerra comercial eles nunca perdem.

Billy

Mas o F 35, o preferido do piloto de caça e comandante da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro SAITO, tem tudo relacionado com a tempestade que está se formando na Venezuela.

MARSP

Nunão ou Galante,

Eu humildemente recomendo esta matéria a baixo para post no blog, para ver o porque não dá mais para acreditar neste Brasil, e viva o nosso presidente molusco do povo !

http://defesabrasil.com/site/index.php/Noticias/Espaco/Indo-para-o-espaco.html

Fernandes

Zero Uno, parabéns pela sua análise, pois, apesar de não existir um sistema democrático perfeito, devemos, sempre, expor as diferenças para uma melhor compreensão dos fatos e das “verdades absolutas”, principalmete as apresentadas pelos políticos e pela imprensa, que, infelizmente no Brasil, também não são exemplos de isenção pessoal. Ainda no tocante a GEOPOLÍTICA, entendo que este foi o principal fator para eliminação do SU-35 do programa FX2, pois considero que, no caso de um comflito, a Rússia estará mais comprometida com a Venezuela. Tenho a certeza de que, apesar da apresentação da nova proposta do SU-35 e da compra… Read more »

Marlos Barcelos

Billy

f-35 nem existe ainda, como é o preferido da fab? temos que ver oque o f-35 será capaz de fazer, por enquanto são só boatos;.

Bosco

Assunto que não tem nada a ver com o post.
Começou a produção em baixa escala do míssil AARGM, o mais novo míssil anti-radar dos USN e USAF.
Ele é uma versão aperfeiçoada do HARM com velocidade de mach 3, orientação inercial-GPS e orientação terminal por sistema antiradiação e um radar ativo de onda mílimétrica que consegue acertar no alvo mesmo após parar de irradiar por conseguir formar uma imagem do alvo, principalmente de alvos metálicos e quentes.
Um abraço a todos.

Billy

Se o SU 35 e o Typhoon serão reavaliados então o F-35 também deveria
“renascer”.

Zero Uno

Valeu Francisco AMX. Não tenho ressentimentos não meu irmão. Você é sempre bem vindo por que somos BRASILEIROS interessados no bem do nosso amado país. O mais importante é que nossas discussões sejam saudáveis. Acontece que às vezes o que escrevemos aqui parece ofensa pessoal e sei que na maioria das vezes não e acho que esse é o meu e o seu caso. Nunca comentei algo com a intenção de ofender essa ou aquela pessoa. Abração. Fernandes: Valeu e obrigado. Infelizmente a américa latina está sendo tomada por uma onda muito perigosa de “socialismo”. Vários países estão radicalizando conosco… Read more »

Francisco AMX

È ISSO AE ZERO!

Vamos ser menos contundentes nas nossas replicas e críticas no que tange as agressividades!

Abraço Bro!

[…] sobre o F-35, no último dia 5 de março a Northrop Grumman Corporation (NGC) anunciou que a Turkish Aerospace […]

[…] disso, o preço unitário deste moderno caça de 5ª geração ainda é um mistério, podendo atingir 200 milhões de dólares […]

Felipe Cps

Hehehe, não é só por aqui que tem novela quanto a vetores, essa aeronave fantástica está tão enrolada quanto nosso FX2, se a LM não limitar o preço unitário, com a crise vai ter muito país adquirindo meia dúzia de aeronaves e só. A Austrália parece que já está abrindo o bico, rsrsrs…

Robson Br

Este avião ainda vai ter muita história para ser escrita. Parece que ainda é um mistério. Enquanto isso nas terras tupiniquins, os nossos aviões são outros. Parece que a entrevista do Jobim acertou de cheia o Saito. Tudo indica que a FAB já escolheu um caça e o MD do jobim quer outro. Os russos nunca estiveram na preferência do alto escalão da FAB e o Jobim deixou bem claro que a decisão será política,ou seja, pode ser até um caça que a FAB não quer. Vamos ver o que vai dar. Se não sair este ano, esquece, pois 2010… Read more »

RL

Essa decisão de estabelecer preço “tabelado” rs….não interfere diretamente no projeto quanto a qualidade?

Obviamente se o preço esta aumentando uma das diretrizes para isto é o alto custo da matéria prima utilizada para confeciona-lo, e ainda mais agora em tempos de crise que verba se torna escassa o bixo ai em cima pode sofrer muito pra se tornar de fato uma aérnave de verdade.

Billy

Neste momento está havendo um desfile à luz de archotes em Caracas…agoureiro!

Patriota

O Hugo Chavez venceu o referendo ao menos nossa situação com
a venezuela não esta tão ruim nossos empresarios estão ganhando
furtunas vendendo produtos alimenticios pra venezuela

André

Esse avião tá ficando mais caro do que esperavam!
Sds a todos.

Fábio Max

A Venezuela optou pela ditadura total!

E desfile à luz de archotes lembra outro ditador:ADOLF HITLER!