Mais de 200 mortos em ataque aéreo de Israel em Gaza

156

Até 750 podem ter sido feridos no dia mais sangrento para os palestinos em décadas; Hamas diz que ‘resistirá’

gazaGAZA – O número de mortos no bombardeio da Força Aérea Israelense contra a Faixa de Gaza já passa de 205, de acordo com o último levantamento do chefe dos serviços médicos locais, Moawiya Hassanain. Segundo médicos e autoridades palestinas da área de saúde informaram a diferentes agências de notícias, o total de feridos seria de pelo menos 380, podendo chegar a 750. Equipes de socorro ainda trabalham para resgatar sobreviventes presos sob os escombros e espera-se que o número de vítimas aumente nas próximas horas.

A TV mostrou vários prédios destruídos e a revolta da população, além de cadáveres com o uniforme do Hamas, que controla Gaza. O grupo islâmico já anunciou que resistirá “até a última gota de sangue”, cujo alerta coincidiu com a primeira informação de Israel sobre o ataque, iniciado por volta das 11h30 locais (8h30 em Brasília).

O Ministério da Saúde da Autoridade Nacional Palestina (ANP), na Cisjordânia, lançou uma chamada para que a população doe sangue, que será transferido, junto com remédios e ambulâncias, às áreas atingidas.

Segundo o jornal israelense Haaretz, a maioria dos mortos é formada por militantes do Hamas. Ainda de acordo com a publicação, o ataque, realizado com 60 caças F-16, teria acertado 95% dos alvos.
Estes bombardeios aéreos são os mais intensos que Israel lançou contra Gaza nas últimas quatro décadas, e podem indicar a iminência de uma operação terrestre. Autoridades de segurança de Israel vêm mencionando essa possibilidade há alguns dias.

Alguns dos mísseis israelenses caíram sobre áreas densamente povoadas, provocando pânico pelas ruas. Entre as áreas atingidas, está o porto da Cidade de Gaza.

Crianças fugiram apavoradas com as explosões seguidas de fogo e nuvens pretas. Corpos de policiais palestinos foram alinhados em uma rua movimentada da cidade.
Como resposta, militantes do Hamas dispararam foguetes, matando uma civil israelense e ferindo quatro outras pessoas em Negev. Pouco depois do ataque, o Egito abriu a passagem fronteiriça de Rafah para permitir a entrada de ajuda humanitária e a retirada de feridos.

FONTE: Estadão/ Agências Internacionais

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

156 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
jacubão

Comecou a p… de novo?
Ô povinho p/ gostar de briga.

Flávio

Espero estar errado. Mas, sinceramente, não sou otimista em relação a uma resolução pacífica para essa região.
O que pensam à respeito os colegas do blog?
sds.

Ulisses

Enquanto houver este tipo de pensamento pelos terroristas,isto vai acabar acontecendo.Quando é contra Israel,são motivos religiosos,quando é contra os EUA ou França,Espanha e Inglaterra é por motivos do passado,por causa das cruzadas.

LeoPaiva

Caro Flávio, Não sei a tua idade, mas bem provavelmente eles já se matavam antes de você nascer e vão continuar também depois que formos embora. Direitos Humanos, efeitos colaterais em civis, são termos que nenhum dos lados respeita. Os guerrilheiros não querem a paz, querem a destruição de Israel, Israel também não quer a paz, ela significaria o desenvolvimento de seus inimigos, por isso Israel destrói, ano sim ano não, toda a infra estrutura de seus vizinhos problemáticos, para que eles permaneçam na idade da pedra para sempre, não querem que eles se transformem em um novo Irã. É… Read more »

Almeida

Eu queria saber qual foi a ‘desculpa’ desta vez…

Bosco

Gosto de dar pitaco nos blogs do “Estadão” e lá o assunto OM é recorrente, em especial o conflito árabe-israelense, seja la o que isso significa. Pelo que sei daquelas bandas, caem cerca de 100 foguetes Qassams por dia em Israel lançados pelos palestinos. Não tenho a mínimo idéia da veracidade das informações. Em resposta a esses foguetes de fundo de quintal, Israel ataca com F-16 e bombas guiadas. Ou seja, como Deus não toma a frente e resolve logo a questão, os dois lados se acham no direito de se auto-intitularem de “os queridinhos do Criador” e ficam fazendo… Read more »

Iuri Korolev

De pleno acordo Bosco
Este Estado terrorista chamado Israel, responde lançamento de buscapés com ataque de F-16.
Seria o mesmo que o Exército Brasileiro bombardeasse as favelas do Rio por causa dos traficantes.
Sds
Iuri

Iuri Korolev

E o mundo assiste a esta covardia sem fazer nada.
A ONU no máximo emite uns pronunciamentos do tipo : “mau garoto, vai ficar sem sobremesa ”
Só por que os judeus mandam no Senado americano.
Mas a Vida responde violência com violência.Com certeza receberão
o retorno disso um dia.
Sds
Iuri

Tiago Jeronimo

Qual a solução então meu caro Iuri? Criticar é fácil, sugerir uma solução é que é dificil.

Iuri Korolev

A solução não é possivel porque o Estado de Israel não deveria ter sido feito onde foi.
Fundamento de Israel : reclamar o que era seu há 2 mil anos atrás!!
O cúmulo do absurdo !!!
Se você fizer isto no mundo inteiro o mapa mundi teria que ser outro.
Não sou contra os judeus e nem a favor do tererorismo da outra parte.
Sou contra a burrice humana que como dizia Nelson Rodrigues “é infinita e eterna…”

jacubão

Acho que a única maneira de conseguir a paz naquela região, é lançar umas quarenta bombas nucleares e varrer do mapa esses doidos e tentar começar tudo de novo.

Arrego.

Pinchas Landisbergis

Desde os tempos bíblicos esta região é assolada por guerras e desavenças Gaza é a cidade onde Sansão arrancou as portas , Palestina deriva-se de Filisteus e assim vai, não aprendem nunca.
Se os povos árabes e judeus vivem em paz aqui no Brasil, porque não tomam como exemplo esta convivencia pacífica isto é o maior exemplo de que pode haver paz no Oriente Médio.
Ambos são povos Semitas chega de genocídio !!!!

Ulisses

Eu gostaria de dizer que também não tenho nada contra os judeus,mas a eles nós devemos uma coisa,o capitalismo e a democracia pois se não me engano eles foram os primeiros a estabelecerem a base democrática.Vejam bem os judeus já sofreram nas mãos dos: Egípcios,Romanos,Europeus em geral,e também pelos Nazistas.E os judeus depois disso o que fizeram?Deram a volta por cima.Imaginem se os judeus fossem vingativos como os terroristas?Os judeus nunca guardaram rancor e ódio por nada do que aconteceu na história.Os judeus também tem uma força de vontade de vencer incrivelmente forte tanto que um judeu muito pobre quase… Read more »

Vassily Zaitsev

Caros colegas do Blog: Jerusalen, é considerada sagrada por 3 religiões: Judaísmo, Islâmismo e Cristianismo. Cada um se acha dono da razão, melhor que o outro, quando no fim, são tudo farinha do mesmo saco. Só podia dar caca mesmo, essa guerra que não tem fim; É Israel querendo “se defender dos terroristas islâmicos”, é Palestino levantando Intifada contra Israel, é Iran ameaçando varrer Israel do mapa (sabe-se lá como, pois Iran ainda não tem artefatos nucleares), é Síria colocando suas manguinhas pra fora, doida para retomar o poder no Líbano, é Israel bombardeando Líbano. Enfim, ao menos à curto… Read more »

Leo

Jacubão,

Eu apóio. Ia escreve algo parecido. Acho que 6 bombas nucleares resolviam a questão…

Dizem que não existe paz não pode coexistir com a injustiça. Não creio que seja possível um acordo justo naquela região.

Leo

Correção: Dizem que a paz não pode co-existir com a injustiça.

mcv

Bom pelo que sei e me informei a respeito, Israel naum tomou nada de ninguem.Eles a mais de 2 mil anos atraz foram suas tribos (que sao 12 ao total)espalhadas pelo mundo afora porque foram conquistados pelos assirios e depois pelos romanos e nais algumas potencias da epoca e muitos para sobreviverem ate trocaram o nome, mas nunca se misturaram com outra raca humana!Por isso (acho eu) de serem muito unidos!!!Passaram pelas mais horrendas situacoes ate a conclusao do Holocausto em que todos sabem!!!qm mandou-os de volta naum foi os Eua mas sim a Inglaterra.Sim senhores! Os ingleses…ja os americanos… Read more »

camarada

Não é a toa que o Líbano está transformando seus cavalos de batalha, helicópteros Bell UH-1H Huey em aeronaves bombardeiros.Porque sabem que a paz está longe de ser alcançada naquela região.Adapatando 2 cabides p/ bombas MK-2(240Kg)e bombas francesas T-200(400Kg)no ventre,armazenadas em seus paiós que sobraram dos MirageIII vendidos ao paquistão em 2000.Para conversão eles utilizaram materiais existentes no próprio país como mangueiras de carro,cilindros de oxigênio para liberar as bombas,chegaram até trocar a carga explosiva de bombas por um material pastoso tipo C4.Mesmo depois de ficar 14 anos sem operar aeronaves de asa fixa,parece que eles conseguiram recolocar tb 4… Read more »

camarada

correção: Bombas MK-2,o correto é MK-82.

SDS!

pueblo

Ainda bem que o Brasil não é Israel, e os bolivarianos do Lugo, Morales, e outroa dicipulos do Chapolin Colorado Chaves, não são palestinos, mas… o exemplo é didatico

Flavio Santana

Deixando um pouco o aspecto ético, político e histórico de lado. Além dos Katyucha nós sabemos que aquela região tá infestada de RPGs, ou seja, uma invasão por terra e assaltos com helis devem ser algo bem chato de fazer. Agora, será que é tão dificil pro Hamas conseguir uns IGLAs ? Não acham que iria fazer uma diferença lá! Já pensou o “estrago” que seria 1 ou 2 F-16 derrubados?
Sei lá, seria bom pra equilibrar minimamente as coisas.

Abraços

RLobo

A falta de informação da maioria dos bloqueiros é gritante, e isto faz com que emitam opiniões que não condizem com a realidade. Após a II Guerra os sobreviventes judeus (que nenhum pais queria, basta ver o final do filme Lista de Shindler, quando aqauele oficial russo libera aqueles sobreviventes. Aquele dialogo nos dá uma ideia) começaram a voltar para sua terra que na verdade era uma região dividida entre dominio britanico/Frances. O que encontraram lá? Somente ódio, numa terra que pertenciam a eles há milhares de anos. O que aconteceu foi que eles pegaram em armas e venceram. Transformaram… Read more »

Ivan

Amigos, Este é um tema muito difícil e com poucos pontos de concordância. Mas não vou fugir de me manifestar. Primeiro: São todos HOMENS, inclusive os maus dos dois (e todos) os lados. Esta deveria ser a primeira premissa sempre. Somos todos da raça humana e pronto. A primeira luta deve ser para preservar a vida, a nossa vida. Segundo: Amigo Ulisses, a origem da DEMOCRACIA está na Grécia Antiga. Quanto ao capitalismo como conhecemos hoje é mais recente, já o comércio é mais antigo no oriente que no ocidente. Terceiro: Israel escolheu um caminho do confronto desde sua origem… Read more »

Marco

Clave Profética: Cuando se diga: “Paz y Seguridad”, destrucción repentina vendrá a ellos por romper el pacto SEMPITERNO (Repartir las tierras divinamente heredadas a Israel), Son muchas coincidencias contra Israel, que solo la palabra de Dios no los puede aclarar: Contra tu pueblo han consultado astuta y secretamente, Y han entrado en consejo contra tus protegidos. Han dicho: Venid, y destruyámoslos para que no sean nación, Y no haya más memoria del nombre de Israel. Porque se confabulan de corazón a una, Contra ti han hecho alianza los ismaelitas (Árabes). ¡El juicio de Dios los destruirá y serán borrados totalmente… Read more »

Bosco

O maior problema da região é motivado por mentiras. Mentiras históricas. Mentiras escritas em velhos pergaminhos. Mentiras ditas por velhos e respeitáveis homens “sábios”. Mentiras rebuscadas, escritas e faladas em tom sério e ameaçador em belos templos, como só às grandes mentiras é permitido. Mentiras com lugar de honra em universidades e palácios. Mentiras repetidas à exaustão até se transformarem em verdades absolutas. Em dogmas que não se sustentam no mundo real mas no mundo imaginário e portanto, falso e cheio de artimanhas da fé. Fé, no sentido religioso, antes de ser uma benção é uma maldição. Em nome dela… Read more »

Heverton Ribeiro

MCV, antes mesmo da criação do Estado judeu, os judeus praticaram o terrorismo contra as forças de ocupação inglesa. O grupo armado terrorista judeu atacou vilas arabes e isso provocou a fuga de muitas famílias de arabes de suas vilas e cidades. Estes imóveis foram tomados pelos judeus e hoje são o centro da discórdia entre judeus e arabes. Acho que nenhum dois dois tem razão e nenhum dos dois são inocentes. É claro que hoje muitos palestinos vivem da guerra e não querem que ela acabe, mas Israel foi construída de forma errada e os reflexos estão aí.
Saudações

Robson Br

Não concordo com muitos. Qualquer lugar que fosse colocado o Estado de Israel esses problemas aconteceriam. Na realidade O estado Judeu foi organizado pelos sobreviventes do Holocausto. Alí sempre foi o lugar deles. Depois de 6 milhões serem mortos da pior maneira e ninguem fez nada, fazer críticas a 1948 é difícil

Heverton Ribeiro
Bosco

As mentiras são facilmente assimiladas pelo ser humano já que são formuladas para o ouvido do ouvinte. Por que acreditar na verdade nua e crua se você tem a seu dispor a “verdade” mais apropriada? Por que acreditar que você tem como antepassados, primatas hominídios pós simiescos, se basta ter fé que você se torna um legítimo clone do Criador, feito à sua imagem, e herdeiro de uma vida eterna no Paraíso. O ser humano se agarra à sua “verdade” em uma relação de simbiose perfeita, ele se alimenta dela e ela dele. E até mata para que sua “realidade”… Read more »

João-Curitiba

O território de Israel foi “dado” pela ONU resultado de uma proposta de um diplomata brasileiro, Osvaldo Aranha. O problema foi que a ocupação foi feita na marra, com os palestinos que lá moravam arrancados a força de suas casas. Com a Inglaterra, que detinha a posse do território, lavando as mãos. Tanto árabes quanto judeus seguem a “Pena de Talião”, que prega “olho por olho, dente por dente”. Então eu me vingo porque você matou meu tio. Eu matei teu tio porque ele matou meu irmão. Ele matou teu irmão porque ele antes tinha matado minha prima….. e por… Read more »

Adler Medrado

Almeida,

A “desculpa” desta vez foi o Hamas fazer uma trégua com Israel e em seguida desrespeita-la soltando foguetes no sul de Israel.

Aí você pode pegar e fala agora: “Mas foi desproporcional e eles mataram civis” e eu digo: Cada um usa as armas que tem e os terroristas só miram em alvos civis como prédios e escolas.

Israel tem todo o direito de se defender e espero que ele consiga acabar com o Hamas e qualquer outro congênere.

Am Israel Chai.

FERNANDO

A Questão Israelepalestina é complicada, envolve interpretações de quem é mesmo dono do território que hoje compreende Israel. Na realidade os Judeus não são donos da áera, pois imigraram da Mesopotamia eram os famosos Cananeus, que foram atraves dos séculos foram conquistando a área. Outra coisa interessante é que os Judeus modernos descendem dos Cananeus, primeiros habitantes do reino antigo de Canaã, situado no Oriente Médio, correspondendo aproximadamente ao território de Israel nos dias de hoje.Os cananeus eram divididos em várias tribos entre elas estava os hebreus, os atuais palestinos são descendentes desta tribo, então é irmão matando irmão. Eu… Read more »

FERNANDO

João, é bom relembrar que Oswaldo Aranha era Judeu!

maxiliano

Lá vai mais uma Batata quente pro Obama.Só quem tá sorrindo nessa hora é a grande industira belica ianque.

Ulisses

Ivan,eu escrevi errado.O que eu quis dizer não foi eles(judeus) que criaram,mas sim deram continuação,pois esse sistema estava esquecido no mundo.

SDS.

Pinchas Landisbergis

Sr. Pueblo

Concordo com voce em genero e numero, venho alertando sobre isto não só neste blog como para todos com quem eu converso , me chamam de reacionário , visionário , etc, mas é a realidade , só um cego não vê, ou seja nossas autoridades civis, porque entre os militares existem muitos que enchergam. Queiram ou não , somos estranhos no ninho e se eles puderem , nos “varrem” literalmente do mapa e ficam com nossas terras. temos que ser FORTES para manter a paz, este é o preço que a PAZ exige.

Bosco

Os países ocidentais sempre trataram os povos fora da América do Norte e da Europa com desprezo. Jogaram a bomba atômica no Japão. Duvido que o teriam lançado nos louros alemães. Após o fim da SGM tinham um problema na mão que era a “questão judaica”, motivado em parte pelo Holocausto. A lógica seria ceder um pedaço da Alemanha para a criação do Estado Judeu à título de indenização, mas não, os gênios dos países aliados com vasta tradição colonial na região do OM resolvem poupar a nação que perpetrou o Holocausto e a Guerra e jogaram a batata quente… Read more »

João-Curitiba

Prezado Bosco Nem judeus e nem palestinos aceitam outro território do que aquele, com Jerusalém como capital. Portanto, os sobreviventes do holocausto não iriam para a Alemanha ou qualquer outro país europeu. Aliás, Jerusalém é outro problemão, por culpa do presidente Nasser do Egito e do rei Houssein da Jordânia. Hoje Israel domina Jerusalem totalmente, mas antes da Guerra dos Seis Dias (1966 ou 1967?) ela era dividida entre israelenses e jordanianos. Daí os jordanianos cederem sua parte aos palestinos resolveria o problema da futura capital palestina. Mas durante a referida Guerra, o Nasser informou ao Houssein que estava quase… Read more »

Bosco

Mauro, você foi no cerne da questão. Remove-se o misticismo e tudo se resolve. O homem deverá ter a grandeza de se despojar de seus dogmas e de suas tradições ancestrais em nome da paz e da civilidade. O processo civilizatório só foi possível com a formulação de um “mundo do faz de contas”, o processo inverso, de nos libertarmos de nossos “pré-conceitos”, sem que com isso levemos à derrocada do que chamamos de civilização será lento e doloroso, mas já se vislumbra no horizonte. Se o destino da humanidade for chegar às estrelas e olhar a face do Criador,… Read more »

Bosco

João,
eu tenho consciência que não aceitariam. Meu comentário foi no sentido de mostrar a influência de crenças religiosas, q

Bosco

João,
eu tenho consciência que não aceitariam.
Meu comentário foi no sentido de mostrar a influência de crenças religiosas, que não deveriam interferir nas resoluções da ONU.
Um abraço meu caro.

Apertei alguma tecla que mandou meu texto prematuramente.

Leonardo

Leonardo, É, realmente foi o que um dos colegas comentou, o maior culpado foram os EUA(sempre eles) e a Otan, e tem mais, a existência do Estado Judeu muito se deve a um brasileiro chamado Oswaldo Aranha, na verdade ele foi o intermediador e principal responsável pelo que veria ser o Estado de Israel, mas essa “divisão” do estado Palestino para criar o estado sionista e que fez aflorar ainda mais este ódio de mesmos descendentes de uns 5 mil anos, até porque boa parte dos homens poderosos americanos serem sionistas de origem, e tem causa principal, Jerusalém território sagrado… Read more »

Publícola

Bosco, você pode se informar melhor sobre esse assunto, Sugiro “The Israel Lobby and American Foreign Policy” de John Mearsheimer and Stephen Walt.

Vou deixar este link para que os colegas que insistem em utilizar filmes de Hollywood como argumento histórico (ou como referência moral, o que é ainda pior) reflitam um pouco.

http://www.latimes.com/news/opinion/commentary/la-oe-stein19-2008dec19,0,4676183.column

mcv

israel naum foi criado em 1948 e sim reconhecido! O estado ou nacao de israel e datada muitos anos antes desta data!!!eles ocupam as terras de canaa ha mais de 2.500 anos atraz em tempos ainda de imperios e antes!!!como podem terem sido reconhecido so 1948? Como comentei no post anterior!!!Eles foram expulsados de suas proprias terras!!!fikou somente um “remanescente” habitando as terras q foram possuida por varios imperios apos invasao apos invasao!!!agora que israel conseguiu o status de Nacao?!!!E franca e inglaterra quando conseguiram as deles?!!e o resto do mundo Arabe ate mesmo Babilonia?!!(iraque?) porque naum israel?!!!Eles lutaram e… Read more »

WAR

Bosco, Você pensa e escreve muito bem. Concordo contigo em muitos aspectos. Mas, lá na Palestina, só há um jeito pra já(e em Israel tem gente que pensa assim): Acabar definitivamente com os enclaves israelenses nas terras palestinas. Pacificar (na marra, se for preciso) o Líbano, através da ONU (ou da OTAN). E criar um estado Palestino pacífico, moderno e desarmado. Eles são ótimos para trabalhar honestamente e enriquecer (veja o exemplo do Brasil). Qualquer fanático, dos dois lados, deve ser reprimido e/ou eliminado, caso não se encaixe na ordem democrática e civilizada. Quanto à criação do Estado de Israel,… Read more »

madvad

O fato é que a criação do estado de Israel já foi controversa. eles reinvidicam um território de 2000 anos atrás, que foi perdido.

Seria a mesma coisa que entregassem a Europa inteira a Roma, pq ela reinvidica que era territória dela a 2000 anos atrás.

Que Portugal reinvidica-se o Brasil…e por aí vai.

e para quem não sabe, akelas duas faixas azuis da bandeira de Israel, são respectivamente o rio Nilo e o Eufrates.

para bom entendendor, meia palavra basta.

Cinquini

Aonde há religiao nao há razão 😉

Getulio - São Paulo

Quando a Onu criou o estado judeu após a II guerra, para assentar os milhares ou quase milhões de judeus removidos dos países europeus, os quais diga-se não os queriam de volta aos seus países, buscaram a “criação”do estado judeu na Palestina. É de se imaginar que os palestinos viviam no mesmo local há mais de 2.000 (dois mil anos), portanto, com legítimo direito à terra que ocupavam. Com o patrocínio externo, os judeus, muitos oriundos de combates na europa contra os alemães, formaram guerrilhas e atacavam a estrutura vigente na palestina, principalmente delegacias e prefeituras, assassinando seus dirigentes, explodindo… Read more »

WAR

Getulio, A Hagana foi uma organização guerrilheira que deu origem ao exército de Israel (um dos melhores do mundo). Defendia os imigrantes judeus, tanto dos árabes quanto dos ingleses (santos…)e deve ter se excedido com certeza. Na guerra, é assim. Ninguém é bonzinho. Basta ser disciplinado e não cometer crimes de guerra intecionalmente, assim como genocídios.Quanto ao Menachen Begin, ele fez parte do Irgun, que explodiu um hotel com um negociador ocidental dentro, dentre outros atos violentos. Gostaria de lembrar a todos que terrorismo é explodir mercados, ônibus e matar pessoas inocentes. Guerilha é atacr de surpresa e sumir, seja… Read more »

Getulio - São Paulo

WAR
Concordo, é preciso que os líderes hajam com equilíbrio senão haverá uma carnificina é quem morrerá não sao os profissionais e sim a população indefesa, numa “guerra”insana. E olha que JESUS andou por aquelas paragens, imagine se não tivesse passado por lá.