Entre os dias 18 e 19 de novembro, a I Brigada Aérea da FACH (Força Aérea do Chile) recebeu a visita do Diretor de Material Aeronáutico e Bélico da FAB, o Major Brigadeiro-do-Ar Helio Paes de Barros, e sua comitiva de oficiais. Chegando a  Iquique acompanhados pelo Comandante do Comando Logístico da FACH, General de Aviacão Julio Escobar Díaz, a comitiva assistiu a uma apresentação sobre o funcionamento da Brigada e de seus grupos operativos, incluindo o Grupo de Aviação nº3, que opera os caças F-16 C/D Block50.  

Fonte e fotos: FACH – Fuerza Aérea de Chile

Nota do Blog: para quem eventualmente não conheça, a aeronave “espetada” na foto do alto da matéria é um Hawker Hunter, considerado por muitos (e com razão, na minha opinião) um dos mais belos caças a jato já projetados. A FACH recebeu um total de 48 unidades do Hunter entre 1966 e 1983, e as últimas unidades foram retiradas de operação somente em meados dos anos 90. Mas o F-16 D da imagem de baixo também não está mal na foto…

Subscribe
Notify of
guest

106 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hornet

É, o F-16 chileno está bem na foto.

Por falar em foto, se alguém quiser ver mais algumas fotos dessa visita dos oficiais da FAB ao Chile, aqui tem os links:

http://www.fach.cl/noticias/2008/noviembre/fab/3.JPG

http://www.fach.cl/noticias/2008/noviembre/fab/2.JPG

http://www.fach.cl/noticias/2008/noviembre/fab/4.JPG

abraços a todos

Democracia

Curioso, notaram que o F-16 parece ter sido feito no computador ?

Viva a República!!!

Wofpack

Porque os vizinhos Bolivarianos nunca peitam os Chilenos? Porque será?
Vou deixar claro eu odeio estes vizinhos causadores de problema. O Brasil deve, já deveria, ter se distanciado destes índios: Bolívia, Venezuela, Equador, Paraguai e refutar qualquer alinhamento com seus parceiros principais como Cuba, Rússia.

Wofpack

“Não está mal na foto”, acho que vc economizou nos elogios. É atualmente o avião mais importante e bonito da América Latina. Sem dúvida. Eu já disse isso antes, e volto a afirmar, não entendo o porquê do F16Block60 não fazer parte do FX2. o Hawker Hunter é um símbolo da relação próxima que o Chile sempre teve com a Inglaterra. Desde da preservação dos Parques na Patagônia iniciados por Fazendeiros Ingleses até a Guerra da Malvidas, onde se deixou operar desde o Território Chileno comandos do SAS Britânico. Bem, foi de grande valia, pois o alerta antecipado dado pelos… Read more »

Wolfpack

“Não está mal na foto”, acho que vc economizou nos elogios. É atualmente o avião mais importante e bonito da América Latina. Sem dúvida. Eu já disse isso antes, e volto a afirmar, não entendo o porquê do F16Block60 não fazer parte do FX2. o Hawker Hunter é um símbolo da relação próxima que o Chile sempre teve com a Inglaterra. Desde da preservação dos Parques na Patagônia iniciados por Fazendeiros Ingleses até a Guerra da Malvidas, onde se deixou operar desde o Território Chileno comandos do SAS Britânico. Bem, foi de grande valia, pois o alerta antecipado dado pelos… Read more »

Tiago Jeronimo

Já que estamos falando de beleza, sempre achei o F-16 um avião lindo e é um dos poucos aeromodelos que fiz e depois não destrui “brincando” com eles na minha infância, mas essa espinha dorsal matou os coitados.

Marine

Wolfpack,

Concordo comm vc, os fuzileiros chilenos foram altamente profissionais, treinamos com a versao deles dos COMANFs na escola de montanha deles e aprendi muito com eles. Todos tinham no minimo 10 anos de experiencia, ja haviam treinado com a SAS e o pessoal de montanha e clima frio do Royal Marines e nos trataram com irmaos de guerra…so tenho elogio a fazer as FAs chilenas!

Sds!

tomas

Será que o Diretor de Material Aeronáutico e Bélico da FAB, o Major Brigadeiro-do-Ar Helio Paes de Barros foi dar uma avaliada nos F-5III da FACH?
Como sabemos os F-5III vão dar baixa em 2009, quem sabe a FAB não está interessada na sua compra???

Sds!

Baschera

Não houve um oficial da FAB que foi dado como desaparecido em um Hunter da FAC, acho que foi nos anos 70…….
Sds.

Francisco M. Xavier

Este F-16B50 já é páreo par o SH, imaginem o F-16B60! nas mãos do 14! é uma pena! a FAB está viajando na maionese! não tem experiencia e não que aprender com quem tem….. é só jabá mesmo! se o F-5 fosse tão bom como muitos acham e FACH não estaria tirando ele da ativa! a FACH teve acesso ao que realmente é capaz no mundo moderno e viu que os F-5III não teriam chance num cenário atual, e não estou falando de exercício não! na real! mesmo! uma pena!

tomas

O oficial da FAB desaparecido foi o Ten.-Cel.-Av. Piragibe Fleury Curado junto com o oficial da FACH ten.-Cel.- Cesar Guevara Naranjo pilotando um Hawker Hunter Tmk-72 do Grupo 9 da FACH em março de 1980.

Luciano Baqueiro

A EMBRAER possui um Hunter ex-RAF e ex-FACH. Aqui tem uma foto do bicho nas cores da EMBRAER :

http://www.airliners.net/photo/Embraer/Hawker-Hunter-T72/0506651/M/

paulo costa

As primeiras versões deste Hawker Hunter,tinham varios ,
digamos problemas,um deles era sair de mergulho em alta
velocidade,varios acidentes ocorreram com perdas fatais,
e um deles infelizmente levou dois amigos um da FAB,
outro da FACh,que estavam em um Hawker Hunter.
Fizeram um combate simulado,Hawker´s contra os F-5
da FACh,os F-5 muito mais manobraveis ,e com PC,
acabaram com os hawker,e um dos Hawker fez um megulho
fatal sobre o mar.Existe uma materia completa na revista ASAS.

rodrigo rauta

O Hunter é realmente muito bonito, assim como o F-16!!!
Eu ja disse aqui que em vez de modernizarmos os nossos f-5 podiamos ter adqurido as unidades holandesas e belgas dos f-16 MLU!! acho que traria uma nova dimensão a FAB, acostumando os pilotos com um caça de maior desempenho que os F-5!

taer

Wolfpack,

concordo plenamente com vc. O Brasil deveria manter distancia desse bando de caloteiros “bolivarianos”!

Vassily Zaitsev

Luciano Baqueiro,

Realmente, a aeronave “paquera” da Embraer é um Hawker Hunter, pintado em tons de azul e branco.

welington

Uma pergunta a Venezuela expulsou alguma empresa brasileira? Já nos deu algum calote como o equador, eles estão ameaçando brasileiros do outro lado da fronteira como o Paraguai, a Petrobras atua na Venezuela e eles não falam em nacionalização, eles vêem o Brasil como um grande parceiro, já os outros países bolivarianos vocês podem falar, pois deram motivos agora a Venezuela? Os Russos são a melhor parceria que o Brasil poderia fazer, mas ficamos com medo do nosso “chefe” os EUA. Acho que tem muita gente que generaliza as coisas, só porque você não gosta de um pais, de uma… Read more »

Wolfpack

O Pai eles não sabem o que falam… Aliança estratégica com a Rússia, meu Deus… Me desculpe até algum tempo atrás até Deus era proibido na Terra dos Bolcheviques. Terra dos Lada, e Trabant. Fora Ford, GM, e todo o conjunto de autopeças e laboratórios fabricantes de remédios yankes sujos deste país… G&E pare de mandar para o Brasil seus aparelhos de ressonância magnética e de hoje em diante vamos utilizar em nossos PCs (estes mesmos que utilizamos no dia a dia) processadores Russos. Ah, sim vamos começar a utilizar a internet Russa também, não vamos mais precisar de nenhum… Read more »

welington

Meu amigo o único caminho para o Brasil e formar parcerias com a Rússia , EUA, EU, China ,índia e o resto do mundo, em áreas comerciais, pois na área tecnológica o único caminho para o Brasil e formar parcerias tecnológicas com a Rússia,índia,China,Alemanha,Ucrânia,áfrica do Sul e Israel pois estes são os únicos países que transferirão tecnologia para o Brasil pois se depender dos EUA seremos o eterno quintal produtor Rural, os EUA não transferem tecnologia nem para seus aliados como Inglaterra,Austrália e Israel, exemplo o F-35 esses países vão receber a versão de exportação do F-35 que é inferior… Read more »

SuperTroll

Engraçado… Todo mundo babando nos F16 desses chilenos mas eu fico pensando que se esse F16 fosse brasileiro tava todo mundo socando o pau… bando de incoerêntes.

Fábio Max

Acho que o pessoal da FAB foi olhar os F5III Tiger do Chile, estou com esse palpite desde que a FaCH anunciou a retirada de serviço deles.

O que não é algo ruim, considerando o estado em que se encontra a FAB e desde que não interfira no FX-2 e nas modernizações em curso.

Ivan

Amigos, São dois belíssimos aviões e foram sucesso comercial e de desempenho em suas épocas. Dizem que se uma aeronave é bonita, voa bem. É isso aí, a era do F-16 já começou a acabar. Acho apenas que ele será ainda por duas décadas um caça muito efetivo, principalmente se modernizado para um padrão melho que o MLU, com tecnologias que Israe está desenvolvendo para o F-35 deles. Por exemplo: HMD, Data Link, integração de sensores, IFF integrado e o que mais puder ser feito. Veja o velho Mig-21 Bison. Rodrigo Rauta levantou um ponto muito interessante, o F-16 seria… Read more »

tomas

Ivan, por experiência própria, parto do princípio de não confiar em negociações com os franceses! Concordo plenamente que o Brasil deva solidificar as relações comerciais e tecnológicas com países como Africa do Sul, Israle e India, mas também o país tem que mudar a mentalidade casuística e tacanha que se perpetua em segmentos governamentais que insistem em não inverstir pesadamente em ciência e tecnologia. Umas das primeiras medidas seria a de mudar a visão autarquica e corporativista que impregna a universidade brasileira. Tomemos como exemplo a Koreia do Sul. O país que até 1963 tinha 70% da sua população analfabeta… Read more »

kaleu

Ivan, concordo plenamente com seu ponto de vista, Wolfpack tbm concordo contigo. Welington, por fvr não viaja amigo, por traz das atitudes dos Bolivarianos encontra-se a “mão” do Chaves, como vc pode defender um crápula que não tolera oposição, fecha rede de tv que não concorda com seus ideais? – Que é inconveniente a ponto de chamar o Congresso Nacional Brasileiro de “papagaio dos EUA”, vai discursar na ONU e chma o pres eua de “Diablo”? – Que elege seus parentes para cargos do executivo? – que tem um banxo de dados nacional de quem é “alinhado” e quem não… Read more »

kaleu

Amigo, não permita que sua ideologia ESMAGUE sua inteligência.

Herik

Olá Ivan! Só descordo de um item do seu ponto de vista, referente à França. Levando em consideração a crise econômica na Europa e o crescimento dos países emergentes, o Brasil virou uma espécie de mercado seguro para se fazer investimentos. Lembro de uma matéria sobre o salão do automóvel de Paris que continha o seguinte título: “Crise? Lançamentos no Salão de Paris mostram que Brasil virou tábua de salvação”. Acho que é por ai mesmo.Os países que tiverem bons acordos com os emergentes se darão muito bem no futuro. E por isso acredito que os franceses virão com boas… Read more »

Marine

Ivan, Concordo com vc tambem sobre as parcerias com Israel, Africa do Sul e India e se formos inteligentes com os EUA para aproveitarmos tudo o que pudermos deles. Nao tenho opiniao formada sobra a Franca e tambem desconfio de China e Russia. Herik, Realmente os paises emergentes hoje sao um investimento um pouco mais seguro. Uso como exemplo o mercado automobilistico chines em que a General Motors mesmo estando praticamente falida e sem vender nos EUA continua vendendo muito bem na China. Por falar nisso…tomem cuidado quem esta comprando ford e chevrolet ai no Brasil hein, arriscaria com a… Read more »

welington

Kaleu não estou me referindo ao seu governo interno, mas sim a sua política externa com relação ao país, acho que dava para entender? Não estou defendendo a Venezuela por questões ideológicas, sou totalmente a favor de fazemos parcerias com os EUA em infinitas áreas menos nas áreas de tecnologias sensíveis pelo simples motivo deles não transferirem tecnologia para ninguém. A respeito do Hugo Chaves, acho que ele não é o melhor presidente do mundo porem admiro muito o seu nacionalismo e patriotismo que é de se dar inveja em relação aos nossos políticos que se pudessem venderiam o nosso… Read more »

Francisco M. Xavier

Conselho aos amigos que dizem que a era F-16 está acabando. Pode até ser, mas com elea, antes, vai a do F-18! é isso mesmo! leiam mais sobre o novo F16B60 e depois falem a respeito, estão sendo levianos assim 🙂 seus mulekes! he he.
O F-16B60, nos moldes como se apresenta, só é superado em combate aéreo pelo F-22 e, talvez, pelo Typhoon!
No dog fight, bota o F-18 no bolso! isso mesmo! algum de vocês duvida?
aBRAÇOS
fRANCISCO

Francisco M. Xavier

Segue Palavras do frabricante, publkicado no DEFESANET: LOCKHEED MARTIN ABRE ERA DO F-16 AVANÇADO COM O PRIMEIRO VÔO DO F-16 BLOCK 60 ( http://www.defesanet.com.br) FORT WORTH, Texas (06 Dez. 2003) – O novo e mais avançado Lockheed Martin F-16 completou com sucesso seu primeiro vôo hoje. O avião é o primeiro da série Block 60, a qual foi denominada F-16E/F. É o primeiro dos 80 aviões F-16E/F Block 60 produzidos para os Emirados Árabes Unidos (UAE) em um contrato assinado no início de 2000. “O primeiro vôo do novo F-16E/F é um importante evento na longa história do F-16,”afirmou Dain… Read more »

Francisco M. Xavier

Naõ vou mais polemizar sobre a escolha da FAB no FX-2. Só estou informando melhor alguns aqui sobre o maravilhoso Falcão! e que a FAB poderia ter comprado uns 30 F-16A no mercado e modernizado para o padrão MLU +. Na minha opinião, gastar com modernização de uma F-5 não foi a melhor escolha, se fosse, os chilenos não estariam desativando os seus! que não são tão velhos assim! e parem com este negocio de doutrina…que a FAB não isso, que a FAB não aquilo… se a FAB não tem culhão para absorver aoperação plena de um F-16, ela não… Read more »

Hornet

Com todo respeito aos comentários dos amigos, e sem querer defender o Wellington (pois ele já é grandinho e sabe se defender sozinho), mas acho que quem está ideologizando a questão (ao menos no sentido político da questão) não é o Wellington. Não foi o Wellington que num mesmo post afirma: a “guerra fria já acabou”, e termina o comentário do post dizendo: “Fora os comunistas”. Também não foi o Wellington que disse que os Bolivarianos ou o Chapolin (com quem a gente sempre dá risada, pois o cara é risível) são crápulas ou coisa do tipo. E nem tão… Read more »

Ivan

Hornet,
Vc estava fazendo falta neste debate.
Gostei de lhe ouvir.

welington

Concordo com você Hornet, como sempre rsrsrs. Porem não encarno o Flanker só acho que ele tem características superiores aos dos concorrentes tirando o único caça de 5º geração puro o F-22 Raptor que eu acho o divisor de águas até o PAK FA T-50 Chegar, mas concordo com você em tudo que disse você fez uma reflexão imparcial sobre o assunto e bastante sensata, não existe país que não faz isso e aquele que faz isto, mas não é de interesse dos EUA transferir tecnologia sensível para ninguém nem para seus melhores aliados, pois esta tecnologia e muito avançada… Read more »

Baschera

Muitas palavras e textos bonitinhos…..
Mas, sem grana, orçamento, doutrina moderna e sem levar à sério o termo defesa….. todos estarão repetindo e discutindo tudo isto daqui a vinte anos !
Isto é o Brasil !!!
De esperança vou morrer velho.
Sds.

Ivan

Calma BASCHERA, nós estamos trocando idéias para melhorarmos nossos próprios conceitos e conhecimentos para melhor influenciar nas regiões em que vivemos para um Brasil melhor e mais seguro.
Somos formadores de opnião com mais ou menos força.

Hornet

welington em 30 nov, 2008 às 17:16

[… não encarno o Flanker só acho que ele tem características superiores aos dos concorrentes tirando o único caça de 5º geração puro o F-22 Raptor…]

Jura mesmo?!!! Sabe que eu nem tinha percebido isso ainda…kkkkkkkkk

um forte abraço

ps. Tem notícias da Vovódka? Ela sumiu…será que ela aproveitou a visita do Medvedev e se “escafedeu-se” com ele, de volta pra Russia?…hehehe

Vassily Zaitsev

Hornet, dia 30 16:38 hs,

caramba, a carapuça tb serviu para mim.

A partir de agora só falo: Não confio no Congresso norte-americano, e não nos EUA, como costumo falar.

abraços.

Francisco M. Xavier

Confiança: Samuel fala para o filho de 2 anos, que estava em cima de um armário de 1,5m: – Jacozinha bia filha, pula na colo de babai! pula Jacozinha! o minino meio cabrero, vacilava…. – Pula Jocozinha! babai segura Jacozinha, não tem problema! o menino sentindo-se mais confiante, joga-se aos braços do pai, ao qual, mais que depressa, dá um passo para trás recolhendos os braços, outrora seguros para o menino… que passa como uma saco de areia… e estatela-se no chão! Então Samuel fala: – Ta venda filhinha, para aprender a não confiar nem na Babai! Eu vejo este… Read more »

Vovódka Bolivariana da Venezuela

Boa noite Horne meu netinho querido e Wellinton tao bom ver voceis trocando essas gentilezas como bons netinhos queridos e Deus abencoe voceis!!!!!! Horne eu ja’ tinha avisado voceis la’ no post do acordo de meia pataca que o lula e o medvedev fizeram que me deixou muito fula da vida!!!!!! vai la’ ver que eu escrevi la’ que nao gostei que nao veio sukhoi nenhum entao eu me escondi mesmo no aviao do medvedev e vim escondida aqui pra Republica Venezuelana Bolivariana da Venezuela e tomei muita vodka pra passar o frio que o porao do aviao do medvedev… Read more »

Hornet

kkkkkkkkkkkkk………. Vovódka, vc foi parar aí na terra do Huguito??? Tá certo! Faz sentido. Ao menos aí tá cheio de Flanker pra Sra. sempre se lembrar da memória do saudoso Pavel…já que aqui esse desalmado do Lula não quis saber de comprar Flanker nenhum…nem que fosse só uns 24 caças, pra equipar os esquadrões da terceira idade, né? Digo, esquadrões da melhor idade…hehehe Mas cuidado, hein Vovódka, não deixa ninguém colocar um “pózinho branco” aí na sua vódka, ao menos não enquanto estiver voando…isso pode fazer um mal danado para o coração….hehehehe mande lembranças ao Kiko, digo, ao Chávez! a… Read more »

kaleu

hornet, ta bom… seviu de puxão de orelha pra mim… mais que o Chaves é um cráupula isso ele é, vc concorde ou não !!! rsrsrsrs

Na veja desta semana, vc verá comentários sobre a influência do Chaves nas atitudes bolivarianas contra empresas brasileiras…

abraço
Kaleu

kaleu

Welington, na política externa o Chapolim causa muito mais estrago!

abraço
kaleu

Hornet

Amigo Kaleu,

também não morro de simpatias pelo Chávez, muito pelo contrário…mas eu me divirto com ele, aliás muito mais com ele que com a Veja – se bem que na Veja tem uns humoristas bem legais também, alguns chegam a competir com o Chávez na minha opinião: Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi, enfim…tão bons no humor tosco quanto o Chávez…hehehe

No entanto, falando sério agora, vc conhece o programa do Hugo Chávez para a Venezuela? Não conhece?!!! Então, olha aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=gq77_pAgonI&feature=related

um forte abraço

welington

KKKKKKKKKKK, muito boa a entrada do programa dele rsrsrs. Mas não o acho um bom presidente (porem é uma cara nacionalista que ama seu país e isso é de se admirar parabéns ao mesmo) e não acho uma ameaça ao nosso país, alem da Venezuela poder firmar varias parcerias com o nosso país, pois futuramente quando o barril de petróleo aumentar ele terá os petrodólares para investir em defesa, saúde, educação, e em pesquisas tecnológicas, e acho que se ele souber usar o dinheiro principalmente com estas áreas citadas anteriormente ele poderá tirar o seu país da miséria e quem… Read more »

Nelson Lima

O F16 é um dos melhores projetos de caça de todos os tempos e a FAB se sentiria honrada em possuí-los. O corre que no FX2 a LM aventou a possibilidade de oferecer o F35 primeiramente e depois recuou para o F16 advnced. Achei um desdem.Agora estão fora da concorrência.

Alfredo_Araujo

Nelson… não foi um desdem pq quem recusou o F-35 fomos nós!!
Pq eles ofereceram o JSF sem transferencia de tecnologia e com preços de aquisição e operação la nas alturas!! Entao logo de cara a FAB cortou e eles responderam com o F-16!

kaleu

Amigo Hornet, sensacional o “conteúdo” do Programa do Cháves, muito divertido…rsrsr Francisco M. Xavier, discordo de sua convicta afirmação de que o F-16B60 coloca o F-18 no bolso, aliás de qual F-18 vc está falando?…presumo que seja o Super Hornet, pois, está na concorrência da FAB…. se for este o caso, tenho que admitir que o Block 60 é uma belíssima aeronave, extremamente letal e competente, porém, o SH tem radar e aviônica similares, inclusive nos componentes de guerra eletrônica (EW), entretanto mais robustez, o triplo de alcance, dupla motoração, maior capacidade de armamentos e maior manobrabilidade (os Blue-Angels utilizam… Read more »

Francisco AMX

Kaleu, vc não está discordando de mim, está discordando da verdade! :), não fui eu quem disse isto, é a história recente da aviação militar, dos especialistas. Concordo que o SH tem mais alcance (e não é o triplo não 😉 – e 2 motores, mas para por aí. Dizer que o Hornet é mais manobrável é equivoco, e sério. Segundo pilotos americanos, experimentados, em dog-fights (que foi o que relacionei). e isto quem teve acesso, foi um conhecido recente, piloto do 14, os caças mais manobráveis em serviço atualmente são: excluindo F-22 e SU-30TVC/35/37 – Mig29SM, F-16B50, Mirage 2000,… Read more »

Francisco AMX

Kaleu, leia mais sobre o mai famoso caça pos-combustão da história! tu vais gostar! este é o Falcon!

Abraço