Nos vídeos abaixo, que estão provocando muito debate na internet, o coronel Terrence Fornof, piloto de F-15 e diretor do Requirements and Testing office do USAF Warfare Center, na Base Aérea de Nellis, discorre de forma bem humorada sobre o desempenho dos pilotos indianos e franceses, e suas aeronaves na Red Flag. Ele fala muito bem dos pilotos e caças americanos, incluindo o F-22 e critica os Su-30MKI. Para ler a tradução da palestra, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

89 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos

Alguns pontos importantes:

“We’re used to be way ahead of them but they caught up with us…” (Falando sobre os indianos)

“The SU-30MKI is nowhere near the same as a Raptor” but “when their guys learn how to pilot the airplane (SU-30MKI) they will be able to beat the F15 and F16 on regular basis”.

Hornet

xiiiiii…se a Vovódka e o Wellington encotrarem com esse piloto aí do vídeo, a USAF que se vire pra proteger o cara, pois nem todos os F-15 do mundo vão dar conta de salvar a vida do pobre coitado…rs. Estava vendo o vídeo, e apesar de não entender alguns termos técnicos de aviação que ele usa (meu ouvido para o inglês americano não é assim nenhuma Brastemp, e ele fala de modo muito coloquial, o que complica ainda mais a compreensão de certos detalhes…enfim…), mas deu pra entender que o piloto da USAF detonou com os Flankers indianos, criticou seu… Read more »

Marlos Barcelos

vcs acham q esse vídeo vasou? Isso é tudo de proposito, para dizer que os americanos são superiores e da próxima vez os indianos utilizarem ao máximo o equipamento que tem para uma análise por parte dos americanos, que não expõe os f-22, assim como os indianos não mostraram toda capacidade de seus caças,e vão continuar não mostrando. Porque os americanos não levaram seus f-22 pra combater os su-30mki da india? se são tão superiores, aposto que iriam adorar humilhar os indianos e seus su-30mki, não o fizeram por não querer mostrar que não são tão superiores assim. Um f-22… Read more »

Roberto CR

Olá

Nada a ver com o assunto mas, quem quiser ver o pouso de “barriga” de um F-111 australiano, que ocorreu em Outubro/2008, siga o link
http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?t=164526&usg=__WV4SMB4lbGi0n0P2RPmmvLEPDC0=

Detalhe: depois disso “encostaram” os F-111
Abraços

Fábio Max

No dia em que um militar americano admitir inferioridade de equipamento com qualquer outro país, o mundo terá acabado… eles simplesmente não fazem isso!

É parte do treinamento deles…

Mas a comparação de treinamento e equipamento é muito técnica, só mesmo tabulando os resultados é que se chega a alguma conclusão sobre o assunto. Ademais, várias aeronaves tiveram missões diferentes, com o que não dá para comparar o desempenho entre todas as que estiveram no exercício.

Brigadeiro... de chocolate

Q lixo. É bom que isso aconteça, assim as outras forças do mundo criem vergonha na cara e parar de ficar lambendo o …. desse americanos.

Francisco AMX

Amigos isto é dissimulação pura! é sabido, em documentos, a pouco revelados, que os F-15 americanos, em exercícios contra os SU-30 na India, perdiam sempre! os Indianos usam uma manobra de 20/25 anos atrás, ao qual entram em um angulo que simplesmente somem no Radar do F-15 e disparam um R77, quando o F-15 percebe o tenta escapar do R-77 o SU já mandou, o imbatível, IR R-73 de longo alcance (30km). Consultem na net! verão várias reportagens e tópicos falando do assunto.
Abraços
Francisco

Almeida

Ele nao maltrata tanto assim a IAF nao. Diz que os pilotos com maior experiencia se saem bem, que o Mig-21 reformado com avionica israelense eh capaz de chegar perto e derrotar os F-15 e F-16. Diz que eventualmente os Su-30MKI vao derrotar consistentemente a espinha dorsal atual da USAF em mais e mais exercicios conjuntos conforme forem aperfeicoando sua doutrina. E, especialmente, exalta o profissionalismo dos pilotos indianos. Agora, ela aponta claramente defasagens do projeto Su-30MKI que nao sao nenhuma novidade para quem acompanha o assunto: turbinas nao confiaveis (a propria IAF ja reclamou disso com os russos), radar… Read more »

Bosco

Eu vou concodá que o equipamento militar lusso é melhor que o amelicano para não fazer feio e parecer menino birrão.
Mas Papai Noel, se no Natal o senhor for me dar um caça de pesente, me dê um F-22 ruim mesmo e dá os muito melhores Sus e Migs para os meus amiguinhos aí de cima. Tá bom? Se não eles vão solar e fazer bila.
Bezo e fica com Deus!
Ah! Não esqueça de dá uma flagata de pesente pro meu amiguinho Galante. Ele fez o deve de casa e papou tudo e melece.
Oto bezo!

Hornet

Bosco, me inclua fora dessa… Também quelia de plesente um F-22, mesmo ele sendo um aviãzinhu muito mal, que faz xixi na cama…hehehe O ploblema…digo, o problema desse vídeo, que não está com cara que vazou “de propósito” (tá com cara de ter vazado como muitos outros milhares de vídeos “confidenciais” do Youtube, foi sem querer, querendo), é que a opinião do piloto pode vir a ser tomada como um relatório técnico emitido pela USAF ou coisa do tipo, e não é…é só uma palestra informal e bem humorada, que com muita ironia comenta a performance do Flaker indiano, além… Read more »

Raphael

O piloto americano esta dando uma palestra informal e improvisada para pilotos aposentados. Ele dah a sua propria opiniao e fala sobre suas experiencias. Ele tambem faz algumas piadinhas a custa dos franceses e indianos….

Vassily Zaitsev

Bosco,

To rindo sem parar. Muito bom. Vovódka deve estar postando uma bela “resposta”.

Bosco

Amiguinhos Lonet e Vassilynho, temos que lezar muito pala o ninino Zesus potegé os nininos bilentos que quelem os blinquedos lussos. Esses blinquedos soltam as pecinhas que a zente pode inguli, palam de funcionar de lepente, tem pontas que cotam o dedinho da zente, ficam muito tempo consetando, não dula nada, o tio lá da oficina coba muito calo… Mas se Papai do Céu quise no ano que vem Papai Noel vai dá efevinteedois e efetintaecinco pá todo mundo podé binca sem massuca. Agola que já papei, vo faze pipi, leza pa todo mundo do boguinho e vou naná que… Read more »

Hornet

kkkkkkkkkkkk…sem comentários, Bosco!

superou as hordas insectosauricas!!!…kkkkkkkkkk

abraços

kaleu

Bosco, dei muita rizada…

“os Blinquedinhos Lussos “soltam” as pecinhas….rsrsrsrsrsrsr

A Vovódka e o Welington tbm vão adorar….não é mesmo Hornet…rsrsrsrs

Boa Bosco
Abraços
Kaleu

Wolfpack

Bem, vamos considerar q

Hornet

Kaleu,

tô achando que a Vovódka e o Wellington não vão colocar apenas e tão somente o Col. Terence Fornof na lista negra, sei não…kkkkkkkkk

abraços

Wolfpack

Bem, vamos considerar que o vídeo é real. O cara de uniforme coloca o F22 em uma outstand posição superior a qualquer aeronave no mundo. Bem, detona os indianos que pelo jeito, sem IFF, andaram detonando alguns alvos (friend fire). Fala ainda que a USAF dominou o Red Flag com F15 com tanques suplementares e 4 misseis, todo carregado segundo o cara. Detona o SU30MKI (K export I Indian) e elogia pacas o MIG21 que com os pods de contra-medidas + radar F16 + BVR + baixa radiação coloca o caça quase invisível aos radares das últimas décadas. Altamente manobravel… Read more »

Marine

Bosco, esta de parabens! Foi uma palestra informal para colegas que alguem resolveu filmar e postar no youtube mas tem banana aqui que acha que e conspiracao americana que vazou de proposito e que prefere confiar na opiniao de leigos deles de leitor de ficha tecnica ao inves de dar ouvido a um Coronel com decadas de experiencia, milhares de horas de voo que esta dando sua opiniao baseado na sua experiencia! Tem gente que nao adianta, se nao for o que querem ouvir eles nao acreditam! O pior e que os maiores criticos nem tem o dominio do ingles… Read more »

kaleu

Bosco, convelsei com o Papai Noel, tbm pidi o F22, ele disse que é muito calo e não encontla na loja…. Falei pla ele que o Lusso não quelo nem de glaça… solta pecinhas, e ninguem alluma… e palece uma alvole de natal no radar…. Sendo assim pidi o Super Holnet… e acho que ele vai dar….

ablaço a todos
Kaleu

Marlos Barcelos

Se os nossos pilotos pilotando f-5, que são da década de 50, venceram os f-15 americanos, imagine se tivessem pilotando os su-30, com empuxo vetorado, velocidade superior, mísseis de empuxo vetorado, e radar de longo alcance, vai me dizer que os f-5 são melhores? Ora, os indianos voaram com capacidade dos aviões rudizidas, os aviões foram entregues a pouco tempo, logo ainda não desenvolveram técnicas para as novas capacidades dos aviões e voaram contra pilotos experientes que voam a mesma máquina 20 anos. Dúvido q alguém consiga pilotar uma máquina mesmo superior no mesmo nível de um piloto experiente, se… Read more »

Marlos Barcelos

Se os f-22 são tão maravilhosos, porque não utilizam para mostrar suas capacidades? o avião ainda é novo, os pilotos ainda não o dominam perfeitamente, nesse caso seria capaz de nossos pilotos também darem uma surra nos f-22, com pilotos inexperientes e sem o domínio completo da capacidade dessa aeronave, o potencial dos f-22 seria reduzido, e com pilotos experientes do nosso lado não duvido que os f-22 seriam abatidos.

Almeida

Uma coisa que fica clara aqui eh: nao importa a plataforma, o treinamento e experiencia dos pilotos ainda fazem MUITA diferenca.

E o mix de pilotos experientes/novatos entre os esquadroes participantes deste exercicio era bem proximo, 50/50 e 60/40! Indianos e norte-americanos, respectivamente.

Hornet

Amantes do Flanker e demais viúvas: suspendam o linchamento do Col. Fornof. Já foi tudo resolvido, os próprios indianos já aceitaram as “desculpas” da USAF e entenderam que tudo não passou de uma palestra descontraída que caíu no Youtube sem maiores pretensões ou intenções… No “Hindustan Times” de hoje, tem a seguinte nota: “US Colonel lampoons Indian Air Force In an uncorroborated video put up on the Internet a few weeks ago, a US Air Force official had claimed that Indian Air Force’s most potent Su-30 MKI fighters were no match for the F-22 Raptor, and only slightly better than… Read more »

camberiu

Achei interessante ninguem ter comentado o seguinte fato: Segundo o Coronel Fornof, o MIG-21 Bison indiano provou ser um adversario formidavel aos F-16 e F-15s da USAF durante o Red Flag. Equipados com novos radares e pods ECMs skyshield, esses avioes se aproximavam sem dificuldade dos cacas da USAF e se saiam bem em BVR e dogfights. Ora bolas, o F-5 tem tamanho, perfoamnce e evelope de voo extremamente parecidos com o MIG-21. tao parecidos alias que eram usados como aggressor na USAF para simularem MIG-21. Nao duvido nada que os F-5M como os radares gripo e pods skyshield sejam… Read more »

Hornet

Bem lembrado e bem comentado, Camberiu. Gosto muito do design do Flanker, pois o considero um avião vistoso. Mas acho que é justamente esse aspecto vistoso que joga contra ele, ele é muito fácil de ser detectado no radares (ao menos, é o que tudo vem indicando pelos comentários dos especialistas que já o enfrentaram em exercícios). Já aviões menores, como os nossos F-5 e os próprios MIG-21, quando modernizados, tornam-se uma arma interessante, pois podem ver “longe” (dependendo do radar instalado na modernização) mas se tornam alvos difíceis de serem vistos pelos oponentes, ainda que não sejam Stealths e… Read more »

Marine

Camberiu,

Nao foi isso que ele disse…o que ele disse foi que os pilotos experientes indianos pilotando os SU-30 MKI na Red Flag haviam sido pilotos de MIG-21 Bison antes, os mig nao foram na red flag. E que esse aviao pelo fato do seu jammer israelense eram quase que imperceptiveis aos radares originais dos F-15 e F-16.

Nao disse nada que o mig era melhor do que F-16 ou F-15…e por essas coisas que tem-se que tere cuidado com traducoes porque e dessa maneira com rumores de internet comecam em blogs como esse.

Sds!!

Marine

Hornet,

Concordo com muito do que falou, mas da maneira que vc colocou parece ate que a RAF ganhou facil…Os Spitfire eram tao bons ou melhores que os Me-109, somente os Hurricane deixavam a desejar e a RAF quase ficou sem pilotos e foi derrotada se o estupido do Goering nao tivesse mudado de taticas e iniciado o bombardeio a cidades inglesas ao inves de continuar a atricao com o Fighter Command da RAF. Sem contar que a RAF possuia radares na epoca para lhes ajudar e os alemaes nao.

Abracos amigo!

Hornet

amigo Marine, Não, não disse que foi fácil. Ao menos não quis dizer isso, desculpa se passei essa idéia. É que comparado com o tempo que durou toda a II Guerra, 15 ou 20 semanas não são muito tempo, por isso que disse “em pouco tempo”. No entanto, o que vc questiona é justamente o que eu quis dizer no comentário que fiz acima… A RAF tinha os excelentes Spitfires, tinha os não tão bons Hurricanes, tinha os “meia sola” Defiants, tinha radares, tinha pilotos aguerridos mas em quantidade pequena, estava sendo atacada, não tinha muitos caças disponíveis mas tinha… Read more »

Hornet

errata:…”mas também foi uma batalha entre os Me-109 e os Spitfires.”, faltou um “não” aqui…o correto seria: mas também NÃO foi uma batalha entre os Me-109 e os Spitfires.

abraços

welington

Ridículo meu Deus perdoem-nos senhor. O F-22 é superior, pois o seu projeto é mais novo, é de geração diferente e custa 5 vezes mais agora dizer que um F-15 e F-16 com tanques sub-alares são superiores ao Flanker é ser muito ingênuo ou não querer ver o que está na cara. O chaves não teve nenhum problema com os SU-30MKV, queria ver na CRUZEX um F-15 contra deixa eu ver huuuum, pode ser o SU-30 basicão do chaves queria só ver o que ia dar, já sei Flanker, o F-22 é superior ao Flanker mas o resto não, mas… Read more »

kaleu

Welington…

Hã, Hã,…!!!

abraço
Kaleu

[…] vídeos do YouTube “IAF SU-30 MKI Red Flag Lecture Part 1 & Part 2” do coronel Terrence Fornof, um piloto de F-15 e diretor do Requirements and Testing office […]

Fernandes

Senhores, venho acompanhando (quando posso) com muito interesse o debate (ou discussão?) quanto a opção da FAB em excluir o SU-35 do processo FX2. Apesar de respeitar muito a tenacidade de Vovódka e Welington na defesa do Flanker, e, sem entrar no mérito da capacidade e qualidade do caça (com certeza seria abatido por eles), apresento as seguintes considerações que gostaria que fossem debatidas, pois ainda não tenho uma posição final quanto a decisão da FAB. 1) Será que a Rússia seria um parceiro político ideal e confiável para o Brasil? Quem ela priorizaria no caso de algum conflito ente… Read more »

Vovódka

Meus netinhos essa conversa ai do home e’ pra ingleis ver!!!! A vovo’ veia aqui nao entende nada de ingleis entao nao da’ pra mete o pau no que ele ta’ falando!!!!! mas se voceis tao dizendo que ele fala mau de sukhoi eu vo avisar o Pavelzinho pra puxar o pe’ dele de noite!!!! e mais uns anos ai’ e a vovo’ veia aqui vai puxa o pe’ dele tambem!!!!! E vou puxa o pe’ tambem quando ele for puxar g contra os sukhoi e ai’ ele vai ver!!!! A vovo’ nao ta’ muito boa de saude nao entao… Read more »

Henrique Sousa

Respeito d+ o pessoal que argumenta pelo Flanker, aprendo muito com eles.

Mas tem uns comédias que me poupam o trabalho de ler piadas, pq os comentários de certos “especialistas” em Flanker são humor puro.

Continuem assim por favor, gosto muito de dar risada. 😀

Henrique Sousa

Enfim, tb dou muita risada com argumentos pró-ocidente.

Marlos Barcelos

dúvido que os f22 sejam tlao formidáveis quanto os americanos dizem Acredito no que vejo, provem que os f-22 são invisíveis, provem que são tão superiores. os aviõs mais modernos possuem radadres ativos, passivos e infravermelho….não existe avião invisível e quanto a manobralidade basta vermos que os su-30 fazem a mesma coisa que os f-22, preferiria ter 8 su-30 que 1 f-22, pois essa é a diferença de preço, mas dúvido que 1 f-22 tenha capacidade de enfrentar 8 su-30 ou pelo menos 2 deles, até mesmo pq quando se dispara um míssel o avião fica extremamente vunerável, seja por… Read more »

Henrique Sousa

Marcelo não sou dono do blog, mas na boa mas seus argumentos são conpletamente inconsistente.

Só amador acha que o F-22 e invisível. Ele aparece no radar, mas como já vimos snme os franceses estavam assutados que mesmo com o avião no visual, seus radares não travavam, não conseguiam um lock.

Dá uma revisão nestes custos por aeronave.

Procura ler um pouco sobre conservação de energia em combate, ai temos uma base melhor para conversar sobre capacidade de manobra EFETIVA e não show aéreo.

Marine

Hornet,

Sem problema, concordo com vc! Apenas queria confirmar que nao tinha postado a ideia de ter sido facil…

Com certeza o aviao e uma peca no quebra-cabeca de uma FA, assim como vc disse o USMC nao e feito pelo o M-16 (Que alias tbm adoro, rsrsrs).

Minha opiniao pessoal do video e que o homen ainda vale mais do que a maquina, o treinamento ainda compensa por equipamento inferior. Pois eu prefiro um “squad” de Marines com M1 Garand a uma companhia de milicos com HK G36…

Sds!

Hornet

Marine,

eu sabia que estávamos antenados, só me alonguei no comentário anterior porque eu sou meio prolixo mesmo. Aliás, desculpa pelo “longo” post.

estamos aí na batalha por melhoras pras nossas FAs.

um forte abraço

paulo costa

Na 2gm,o que depois ficou mais claro o porque do fracasso dos
Me-109,se a Luft estava em um nivel melhor,era que o Me-109
não tinha um tanque suplementar de combustivel que lhe desse
tempo de combate maior na ilha quer em dogfight,ou protegendo
os bombardeiros por la,alem dos radares ingleses,que tinham vantagem
tatica,pois a Luft so tinha ate então um sistema de rumo bem
preciso,mas não era um radar.Pais grande ,e ilha cada dia mais
eu acredito ser bem complicado.sds

[…] parte (clique aqui para ler a primeira parte) da transcrição/tradução dos vídeos do YouTube “IAF SU-30 MKI Red Flag Lecture Part 1 & Part 2” do coronel Terrence Fornof, um piloto de F-15 e diretor do Requirements and Testing office do […]

Carlos

Alguns pontos importantes:

“We’re used to be way ahead of them but they caught up with us…” (Falando sobre os indianos)

“The SU-30MKI is nowhere near the same as a Raptor” but “when their guys learn how to pilot the airplane (SU-30MKI) they will be able to beat the F15 and F16 on regular basis”.

Hornet

xiiiiii…se a Vovódka e o Wellington encotrarem com esse piloto aí do vídeo, a USAF que se vire pra proteger o cara, pois nem todos os F-15 do mundo vão dar conta de salvar a vida do pobre coitado…rs. Estava vendo o vídeo, e apesar de não entender alguns termos técnicos de aviação que ele usa (meu ouvido para o inglês americano não é assim nenhuma Brastemp, e ele fala de modo muito coloquial, o que complica ainda mais a compreensão de certos detalhes…enfim…), mas deu pra entender que o piloto da USAF detonou com os Flankers indianos, criticou seu… Read more »

Marlos Barcelos

vcs acham q esse vídeo vasou? Isso é tudo de proposito, para dizer que os americanos são superiores e da próxima vez os indianos utilizarem ao máximo o equipamento que tem para uma análise por parte dos americanos, que não expõe os f-22, assim como os indianos não mostraram toda capacidade de seus caças,e vão continuar não mostrando. Porque os americanos não levaram seus f-22 pra combater os su-30mki da india? se são tão superiores, aposto que iriam adorar humilhar os indianos e seus su-30mki, não o fizeram por não querer mostrar que não são tão superiores assim. Um f-22… Read more »

Roberto CR

Olá

Nada a ver com o assunto mas, quem quiser ver o pouso de “barriga” de um F-111 australiano, que ocorreu em Outubro/2008, siga o link
http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?t=164526&usg=__WV4SMB4lbGi0n0P2RPmmvLEPDC0=

Detalhe: depois disso “encostaram” os F-111
Abraços

Fábio Max

No dia em que um militar americano admitir inferioridade de equipamento com qualquer outro país, o mundo terá acabado… eles simplesmente não fazem isso!

É parte do treinamento deles…

Mas a comparação de treinamento e equipamento é muito técnica, só mesmo tabulando os resultados é que se chega a alguma conclusão sobre o assunto. Ademais, várias aeronaves tiveram missões diferentes, com o que não dá para comparar o desempenho entre todas as que estiveram no exercício.

Brigadeiro... de chocolate

Q lixo. É bom que isso aconteça, assim as outras forças do mundo criem vergonha na cara e parar de ficar lambendo o …. desse americanos.