O site Milavia informou que na Operação Red Flag 08-4, realizada em agosto, os Rafale do Armée de l’Air duelaram com os F/A-18E da US Navy, obtendo um score de 6:2 contra os Super Hornets. A matéria também diz que os Rafale obtiveram ótimos resultados nas operações ar-solo, permanecendo quase imunes às ameaças superfície-ar, graças à sua suíte eletrônica de auto-defesa SPECTRA.

Subscribe
Notify of
guest

284 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hornet

Acho que a questão é bem simples de resolver… Se a FAB escolher o Rafale, eu sugiro a gente sempre convidar a USNavy pra vir se exercitar aqui no Brasil, na Cruzex, assim damos um couro nos Super Hornets todo ano e elevamos nosso moral. Por outro lado, se a FAB esolher o Super Hornet, acho melhor pararmos de convidar os franceses a virem se exercitar por aqui…a não ser que eles só tragam os Mirages 2000, nada de Rafale na brincadeira…rs. o Rafale ficou muito bonito na foto postada. Eu não o acho um primor de beleza, mas nesta… Read more »

Raphael

Uma pesquisadinha mostrou que o artigo eh escrito por um europeu, e que ele mesmo adimite que os resultados nao foram abertos ao publico. Ele tambem fala que o 6:2 eh um resultado de uma das ultimas fases do exercicio e que eh uma estimativa, por que ele nao tem acesso aos numeros reais.

Ai fica dificil.

Wilson Johann

Viram só, não quero puxar brasa para o meu assado, mas esse avião é o “bixo”, ou tá virando. A tecnologia embarcada nele é de quinta geração, tem um painel futurista que mais parece de uma nave de ficção científica. É tudo de bom e torço para que seja o próximo caça da FAB, e penso que, na sua categoria (4ª + ou 4,5 G), o único rival deste caça é o eurofighter Typhoon.

Abraços!!

Clausewitz

Também, acho o RAFALE o caça. Digo mais, é o melhor projeto francês e um dos melhores do Mundo. Se “turbinado”, fica fácil, fácil com a classificação de 5 a. geração!

Storm

Acredito que esta é mais uma das informações que a FAB deve analisar a fundo e cautelosamente, assim como voar os três aviões para tirar conclusões. É perfeitamente possível o Rafale ter superado os Hornets, assim como acontecer o contrário. É importante observar que é a 1º participação dos Rafele na Red flag e que com certeza os franceses devem ter se preparados muito para não fazer feio. mesmo porque isso poderia pesar em disputas de contratos onde o Rafale esta presente como o FX-2 e mesmo denigrir a imagem do mais moderno vetor da França. Que vensa o melhor… Read more »

Bosco

Ontem passou um especial de 2 horas de duração no History Channel sobre Combates Aéreos do Futuro. Muito interessante.
Mostrou combates entre os F-22 e F-35 contra Rafales, Su-35, Mig 35, uso do ABL contra caças, veículos não tripulados, veículos Scramjets, etc.

GustavoB

Realmente muito bom mesmo Bosco, apesar de não ter visto até o final. O mais interessante pra mim foi o apoio do B-1 aos F-22, por conta da menor capacidade interna de armas deste. É isto que chamam sistemas em rede?

Bosco

Gustavo,
o final foi um combate entre 2 veículos tripulados aeroespaciais com propulsão scramjets e armados com lasers. Muito interessante.
Um abraço!

Alex

“…To give an estimate of otherwise mostly unpublished results, flying against F-18E Super Hornets in a match-up towards the end, the Rafales scored 6:2, certainly outstanding results for the aircraft and crews…”

Corsario-DF

Bosco você tirou as palavras da minha boca, mas mesmo assim vou completar. No especial de ontem, achei muito carregado a favor do F-22 e do F-35, simplesmente falou que eram imbatíveis… Para quem viu vai entender o que estou falando, quando ocorre o travamento do compartimento de mísseis do F-35 ele é detectado pelos Mig, que lançam um míssil Guiado pelo calor, e ele faz uma manobra para ficar de cabeça pra baixo para diminuir sua assinatura radar????? Não tem lógica. Além do mais é só notar os dois AIM-120 nas pontas das asas, só aquilo ali já entrega… Read more »

Corsario-DF

Isso sem contar, que toda hora falava que os mísseis IR russos, não são despistados com CHAFF, mas os do F-22 e F-35 sempre davam certo e os dos demais NÃO!!!

Coralsea

A FAB devia fazer como a força aérea da Suíça está fazendo no momento:
Para substituir os F5 em uso, eles convidaram os 3 finalistas; Rafale, Grippen e o Eurofighter a testarem por 2 semanas os seus modelos na Suíça….os voôs de teste serão efetuados por pilotos da Suíça e estes também darão a sua opinião sobre qual modelo será comprado….ou seja: não serão somente os políticos que farão a escolha.
O país opera também 30 F/A18

Flávio

Raphael, Quando ví a notícia, a primeira coisa que me veio a cabeça é se o artigo havia sido escrito por um americano, esse tipo de informação eles não deixam vazar. A propósito. Alguém já viu em algun site estrangeiro uma avaliação dos nossos F-5EM no Red Flag ? Tenho curiosidade de saber o que pensam de nossos guerreiros. Senhores, Esses documentários, Combates aéreos, do History Channel são realmente fantásticos. Mas, como são feitos por norte americanos, é natural que eles não mostrem as batalhas que perderam. Ví um episódio sobre a guerra da Coréia em que os Sabre foram… Read more »

konner

Várias imagens foram construídas e muitas idéias e teorias foram “plantadas” nas mentes humanas.

Incentivar o consumo de um determinado produto ou a adesão a um novo comportamento sempre foram alguns dos objetivos das propagandas.

Quem nunca ouviu esta frase?

“A propaganda é a alma — do negócio”.

Portanto, atrair a atenção, questionar, afirmar e até supor são armas da publicidade, mostrar todos os pontos positivos de um aparelho, bem como todos os pontos negativos dos outros, isso é o que ficou claro.

Propaganda, só propaganda !!

Brigadeiro... de chocolate

History Chanel = Canal de propaganda histórica do EUA

Rafale é o caça. Tem grandes chances de voar por aqui nas cores da FAB.

Kaleu

Raphael, concordo, esta reportagem seria relevante, se não viesse carregada de “detalhes”, tipo : “não é bem assim!”

Concorque com o amigo Coralsea, os pilotos, sem dúvida, devem ser ouvidos !

Discovery + Aviões Americanos = PATRIOTADA

QUERO O MELHOR PARA A FAB ! Se Forem Rafales, ótimo vamos de Rafales, porem não acredito !

Radical_Nato

Agora todo mundo é Rafale!

Rszrzrzrzrzr!

Herik

Eu falei que o Rafale é melhor! hehehe

Eita, agora a enquete deu uma puta equilibrada =P

Ulisses

Alguém por favor poderia me dizer se qualquer um dos 3 caças só chegaria em 2014?Por que eu acho que se o Super Hornet vencer eu acho que ele viria até 2011 ou 2012.Estou errado?

Corsario-DF

Só pra lembrar aos senhores, em um dos “combates” era uma força de F-22 e Rafale contra Su-30, para a tristeza de muitos aqui, não precisa dizer que todos os Rafales foram abatidos pelos Su-30 e depois todos os Su-30 abatidos pelo HÉROI DA LIBERDADE F-22… Gosto muito do canal (History Channel) mas tem hora que desanima… Os colegas estão absolutamente certos, só temos o lado deles (EUA) e não a verdade dos fatos! E só pesquisar o número de jatos perdidos em combate pelos EUA na Coréia e no Vietnã que vai se constatar que não é bem assim… Read more »

Douglas

A FAB estava no Red Flag 08-03. Devem ter trocado idéias sobre o desempenho de diversos aviões.
Na fase final do FX 2 a FAB deve colocar os finalistas pra voar.

LeoPaiva

Muito divertido o programa, 4 F22 derrubaram 8 MIG29, 12 Rafales e 12 SU30, tudo no mesmo combate, e ainda acabaram com os Rafales na base do dogfigth usando a manobra Cobra de Pugachev, he he he .Coisa pra inglês vê. Depois atacaram o Irã pelo Mar Cáspio, entraram e saíram sem um arranhão e adeus centrífugas de urânio.Não tem Thor, BUK M2 e S300 que desse jeito.Mas a melhor de todas foi um F22 derrubar dois BERKUT ao mesmo tempo, um com míssel e outro com o canhão. Quanto ao tópico o problema é que nós, meros entusiastas (… Read more »

RL

Que venha o Rafael….

Igor

De fato foi muito holywoodiano. Começando pelo helicóptero da guarda costeira desviando dos mísseis! Depois os f22 esquivando de todos os mísseis do rafale. Os rafales não conseguiram acerta um míssil no combate aproximado, nem mesmo quando f22 realizou a manobra cobra. Depois mostrou o rafale apanhando de algum mig! Os heróis não chegaram a tempo mas se vingaram depois. No Irã tbm senti falta dos s300, aquele que israel foi à russia pedir para não venderem para o Irã tal arma. Fora os stealths russos perdendo para os f22 meio feio. Aquela do míssil e do canhão foi demais… Read more »

Flávio

LeoPaiva,
Soube que o preferido dos pilotos era o Sukhoi, que hoje nem está mais na disputa.
Como você, eu sou um “mero entusiasta” e concordo que a disputa há muito deixou de ser puramente técnica.
Mas os off set´s comerciais são importantes para o desenvolvimento do país.
Então entendo que o desafio da escolha está justamente em equilibrar essas duas características, Técnica x Comercial, com uma pitada de política na receita.
Para finalizar, gostaria de saber a opinião dos senhores a respeito do Gripen NG.
Sds

Paulo Costa

Um topico a ser considerado no FX-2,é o preço,logico que
é dos finalistas,o F-18 custa 55% de um Rafale,até
a entrega do F-18,se escolhido,vai existir outros sistemas de
interferencia similar,ou melhor que o Spectra.Vantagem para o Gripen.Quase dois por um,é muito,sem contar que o F-18
oferecido tem o radar AESA,funcionando a algum tempo.
Na segunda que vem vai ter no HC,as 23 hrs,tipo,
os maiores atiradores com armas portateis….

edilson

Antes do raptor, o F-15 era imbatível, mesmo com a superioridade inconteste dos mísseis russos no inicio da década de 90. capacidades que depois de conhecidas pelo ocidente passaram a ser padrão para qualquer arma que se seguiu. porém quando o raptor apareceu, deus me livre, não existe mas céu para quem quiser voar. o F-35 já nasceu dando surra em todos, porém ninguém explica porque o congresso americano analisa a possibilidade de substituí-lo pelo super hornet, a não ser pelo seu custo… ??????? muitas perguntas sem resposta. se o rafale é melhor que o Hornet e depende de quem… Read more »

LeoPaiva

Ok caro Fábio, eu não disse que os OFF SETs não eram importantes, principalmente os tecnológicos como o auxílio no projeto do nosso subnuc e do nosso VLS, isso é muito válido, o problema é quando escolhem um produto militar russo porque os russos compram frango daqui, ou escolhem um sub alemão porque eles prometeram construir uma siderúrgica, ou escolhem os americanos porque eles não vão mais sobretaxar o etanol, a visão militar nesse caso vai para o espaço, para mim a defesa da soberania vale mais que frangos ou siderúrgicas. Quanto ao Gripen creio que penso igual a maioria,… Read more »

Flávio

OK, LeoPaiva!
Um abraço!

GustavoB

Sim, sempre

History Channel (by USA)

Francisco M. Xavier

Se tem fundamento, isso, ou é muito bom ou é muito ruim, depende de qual vetor vamos ter… Mas acho que pode ser verdade, pois o F-18E/F não é um avião de geração 4+, e sim um caça de projeto concebido nos anos 70, entrou em serviço nos anos 80, e mesmo em sua nova variante, não deixou de ter a essencialidade do projeto original, ele é pouco furtivo, depende quase que exclusivamente de sua suíte para tal, tem desempenho de caça-bombardeiro no que diz a manobrabilidade (e eu acho que ele foi feito mais voltado a esta proposta, mesmo… Read more »

DORNIER

Caros amigos eu asisti esse documentarios do F 22 e F 35 no inicio do ano, e olha o F 22 e imbativel a distancia eo Radar ea presisao das armas deichao eles longe de qualquer perigo fora isso nao presizao de muitas aeronaves pra acabar com Mig SU AN DASSAULT .quando asisti pensei como os ENTENDIDOS NO ASUNTO NO BRASIL REAGIRIAO
caso vc leia ese topico deixe um palpite dizendo o pq isso e real ou nao e real
thanks

Francisco M. Xavier

Edilson, o F-15, desde meados dos anos 80, já era superado pelo Flanker, é so procurar no J´anes book, perde em quase tudo, mas não esqueça de comparar com o F-15 daquela época, pois os novos tem Radar que só perdem para o F-22 e F-35, e o Flanker apesar de evoluído para o SU-35, fica um pouquinho atrás neste quesito, porém ele é um, digamos, protótipo, como o Greepen NG (que muitos não falam, gostam mesmo de detonar os russos, por birra) Abraço
Francisco

Francisco M. Xavier

Dornier, o que vc está assitindo é uma propaganda, para deixar os concorrentes e inimigos com as barbas de molho! só isso, os americanos, apesar de muitos não concordarem aqui, não reinventaram a roda com o F-22, e se o fizeram deve ter sido com a ajuda de ET´s, eu, simplesmente não acredito nesta imbatível superioridade! considero, naturalmente, por ser um projeto mais moderno, ter sua relativa superioridade, pois buscou por isso em sua concepção e conceito, porém tem certas coisas que não vão acontecer como os projetistas querem… tipo: eu quero um avião invisível! talvez não se consiga isto… Read more »

Francisco M. Xavier

Pessoal, esqueçam este programa do HC, é só propaganda, e mal feita por sinal, pois está direcionada a quem não entende nada, para leigos totais no assunto! tem cada falha horrorosa! além de não exporem os revéses deles nas guerras passadas, Coréia com F-84 e F-86 frente ao Mig-15, Vietanm com o F-4 frente ao barato Mig-21…, não digo que eles, na média, não suplantam seus inimigos, mas quando o fazem certamente devem fazer, pois são, normalmente, mais numerosos e bem treinados! mas não são super-homens, vejam na WWII, aprenderam as duras penas sobre a Alemanha, quando pegaram pilotos com… Read more »

CJ

Algo ou alguma coisa só pode ser considerado superior após efetivamente TESTADO…O resto é só TEORIA…

CJ

Ou ACHOLOGIA…

kaleu

Amigo Francisco, certamente não sou páreo pra discutir contigo aspectos técnicos das aeronaves escolhidas, sou apenas um intusiasta, porém, permita-me discordar sobre a idade do projeto do SH, onde vc menciona que “manteve a essencialidade”, amigo, o SH é essencialmente diferente do Baby H, manteve-se basicamente a hobustez, as linhas do design e o nome (por questões comerciais), tudo que importa, Radar, Aviônicos, Datalink, capacidade baixa IRL é NOVO. A comparação com o AMX não merece resposta. Agora, comparar caças no papel, comparando características, nem um caça de 6ªG, que vai entrar em operação em 2050 bate o SU-35BM, olha… Read more »

joao

DORNIER,where are you from???

CJ

Alias, numa postagem anterior – não lembro quando – questionei se o SH foi efetivamente testado em combate e contra quem? Alguem dos senhores poderia me informar?

joao

Kaleu,parece que voce engoliu o KoolAid da propaganda do F-18 mesmo.

konner

[” A fama dos Flanker´s foi implantada por militares americanos “arrancarem” verbas do congresso daquele país. só isso! “]

Exemplo de : CONTRA, CONTRA PROPAGANDA.

edilson

Quando relatei a superioridade do Flanker referia-me ao período de 1992 (se não me falha a memória) em le bourget quando o mundo ficou sabendo pelas televisões do que o Flanker era capaz,aqula altura o F-15 dava surra em todo mundo. isto porque não havia até então um parâmetro, e acho que nunca teve. Os russos ficaram de molho por quase 20 anos e o ocidente progrediu muito, graças também, ao conhecimento adiquirido e evoluido neste período. ao contrário do que dizem o raptor tamnbém é um projeto de quase 25 anos que incorporou ao longo dos anos avanços e… Read more »

welington

Esses caras são ridículos a falar que o SH é superior ao SU-35 BM, é só compararem cegos fanáticos por propaganda ocidental modificada, o Flanker só perde para o F-22 mesmo porque ele é de geração diferente e custa 5 vozes mais, isto é ridículo tenho que repetir milhares de vozes a mesma coisa acordem, os EUA viajam por todo o mundo com seus NAES, mas se algum país atacar o mesmo com toda a certeza a médio longo prazo começaria uma guerra e ninguém quer isso nesse momento, a respeito do medo acredito em respeito eles respeitam o Flanker… Read more »

camarada

Já era de se esperar à agressividade do caça Rafale.O que transmite a certeza dessa letalidade são as linhas agressivas e a incrível manobrabilidade que lembram uma raia misteriosa e assustadora.Um caça bimotor Mach 2 extremamente manobrável capaz de realizar curvas instantãneas de 35º/s.Auxiliado por seus canardes móveis, é capaz de decolar de 400m de pista em missões de defesa aérea atingindo uma razão de subida de 330m/s .Dotado de um moderno radar Thales RBE2,popssui capacidade multimissão,podendo engajar alvos no ar sem ter que mudar os modos para buscar outro no solo ou para realizar o seguimento do terreno.Armado co… Read more »

Hornet

“Rafeiou”, Mauro?!!! Virge porca miséria!!! rs.rs.rs. Parece que “inglesaram” bem a coisa, não?

um forte abraço

Roberto CR

Olá!! Acompanho os blogs Poder Naval e Aéreo a algumas semanas e resolvi dar um pitaco. 1 – Sem querer diminuir opiniões, achar que compra de armamento não envolve negociação política de altos escalões de qualquer governo é no mínimo ingenuidade. Temos aqui no Brasil a amarga experiência da Engesa, que quebrou por não possuir respaldo suficiente do governo Sarney, na venda de MBT para a Arábia Saudita. E o “chamado” melhor tanque do mundo nunca foi produzido e a nossa indústria bélica começou a ir pro brejo. Não só por isso, claro, mas a influência foi grande. 2 –… Read more »

Hornet

Aproveitando a deixa…da série “Blog aéreo também é cultura”…

Rafale, caso alguém tenha faltado nesta aula de francês, significa “Rajada de vento”, “vendaval”, “rápido como o vento”, e coisas assim…e a pronúncia é “Rafall”…sem o “e” e esticando o “l” no céu da boca (não precisa fazer biquinho, porque isso é coisa de viado, digo, de francês…rs.rs.rs.)

abraços a todos

Hornet

Acabei de olhar e…notícias de últimna hora: o Rafale acabou de empatar com o Super Hornet, na pesquisa…

escrevi só pra constar o momento “histórico”…rs.rs.rs.

abraços a todos