FAB entrega Pedido de Oferta aos finalistas do F-X2

77

Em continuidade ao processo de seleção dos novos caças multi-emprego para a Força Aérea Brasileira (FAB) e cumprindo o cronograma pré-estabelecido, o Comando da Aeronáutica informa que, por meio da Gerência do Projeto F-X2 (GPF-X2), nesta quinta-feira, 30 de outubro, procedeu à entrega do Pedido de Oferta às empresas participantes selecionadas na short list, listadas aqui em ordem alfabética: BOEING (F-18 E/F SUPERHORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG).

A partir do recebimento do Pedido de Oferta (Request For Proposal – RFP, em inglês), as empresas terão até o dia 2 de fevereiro de 2009 para apresentarem suas propostas, as quais serão submetidas a profundas análises, com base nos requisitos estabelecidos pelo Comando da Aeronáutica.

Nesta etapa, as empresas devem detalhar os aspectos comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, industriais, de compensação comercial (Off set) e de transferência de tecnologia.

Fonte: CECOMSAER

Fotomontagem com imagens via Boeing e airforce-technology.com

Subscribe
Notify of
guest

77 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
airacobra

e que se faça a melhor escolha…
e que minha Briosa siga a esteira do FX-2 e em paralelo com o mod A-4 na embraer encomende alguns tbm.

airacobra

então quer dizer que a noticia sai mes depois que eu voltar do haiti? e alguns dias depois do meu aniversário.
espero que o presente seja bom!!!

CJ

agora vai!! (será?)

Ulisses

Eu acredito que vai,pois no FX-1 nem sequer ouve metade do que ja aconteceu até agora no FX-2(ou teve?).

Virtual XI

O cancelamento do FX 1 e a retomada do FX na versão 2.0 foi ótimo negócio para a FAB.
As aeronaves finalistas, inclusive o Gripen, são anos luz superiores as oferecidas no FX 1. E o fator Chavez acabou impulsionando a coisa para um lado positivo.
Ou a FAB decide logo a compra e reequipa seus esquadrões de caça ou os russomaníacos vão poder ver de perto e em cores os SU-30 nos céus brasileiros.
É assunto sério, da maior gravidade. Espero que a FAB esteja atenta a isso.

Jorge

O nefasto II (Lula) continua presidente?
Pode eleger seu sucessor?
O PT e a esquerda vão continuar priorizando a tal da UNASUL (URSAL)?

Então calma turma.

É o nefasto II que bate o martelo e se continuar com a mesma cabeça de 2003, preparem-se para surpresas desagradáveis e desculpas esfarrapadas, como quando da suspensão do FX-1.

Otimismo só quando os primeiros aviões chegarem em 2014. Haja paciência. 😉

Junior

Acho que agora teremos o nosso novo caça… OXALÁ!!

Nunão

Só para trazer mais polêmica ao debate e diversão aos comentaristas, uma reportagem de hoje do JB que é “show de horror” para os mais puristas nos detalhes – se bem que os menos puristas também podem ficar de queixo caído… JB – 30-10-08 Em jogo, o novo papel do Brasil no continente Marcelo Ambrosio A qualificação dos três caças para o projeto FX-2 mostra como o programa de reaparelhamento da Força Aérea Brasileira mudou de eixo, sobretudo pela ausência russa na reta final. Na concorrência anterior, o Sukhoi russo era favorito pela formidável combinação de poderio aéreo, aviônicos estratégicos… Read more »

Ulisses

Eu acho que os unicos caças que podem chegar em 2014 e o Gripen ou o Rafale,mas o Super Hornet poderia chegar antes(eu acho).

konner

Nunão,

Eu não sei o que pode ser pior, se ler ete tipo de “informação” ou não ver qualquer tipo de informação sobre o fato !!

Getulio - São Paulo

O cenário mundial mostra que as condições previstas para a america latina pode mudar imediatamente, principalmente no campo político e de conflitos nas fronteiras com o Brasil. Uma revolta na Bolívia contra Evo pode redundar numa intervenção de Hugo Chaves para manter o amigo, fato que eclodirá apoio de seus correligionários no equador, no paraguai e na colombia, inclusive das Farc. Assim somente duas forças estão bem equipadas, Venezuela e Chile, O Brasil está alerta, mas desequipado. Chaves já tem seus caças de superioridade aérea e deve receber os novos sukhoi 35. Deste modo, a aquisição dos caças é mais… Read more »

André

Radar BVR???

welington

Pena que nem o Flanker vai vir ou até mesmo o PAK FA T-50, então se vamos ficar com umas das aeronaves que fiquemos com a “melhor” (que tem as melhores caraquteristicas) o F-18 tem um RCS quase do mesmo tamanho que os caças europeus graças ao uso de material RAM, porem seu radar vê mais longe no quesito manobrabilidade e desempenho o Gripen leva a melhor pois mesmo sendo monomotor ele tem supercruise e boa velocidade final e uma boa autonomia se comparado aos três finalistas, porem ele é monomotor e isso é uma desvantagem em um combate, o… Read more »

Hornet

Sugestão ao pessoal do Blog: uma enquete com os 3 finalistas. Ou melhor, uma enquete sobre qual seria a melhor PROPOSTA (que inclui tudo, desde off-sets e transferência de tecnologia até o caça propriamente dito) dentre os 3 finalistas. Na minha opinião, dentre os 3 finalistas do FX-2, qualquer escolha que a FAB fizer em termos de avião será acertada. Não tem como errar. O MD e a FAB só erram, no meu modo de ver, se não escolherem a melhor proposta. Se escolherem a melhor PROPOSTA (e não apenas o melhor avião), estaremos projetando algo para o futuro e… Read more »

Douglas

Para os adoradores do SU 35 , deu no DEFESANET :

O Comando da FAB tem trabalhado duro para manter o F-X2 no rumo projetado. Em especial proteger do agressivo lobby russo montado em Brasília. O sonho de ter o Sukhoi Su-35 novamente na competição está na bagagem do presidente russo Medvedev, que desembarca em Brasília, no próximo novembro.

Radical_Nato

Eu ia comentar que o programa FX2 parece estar realmente deslanchando, e que a França teria uma briga feia com os USA, caso ela realmente reconhecesse o Brasil como um grande aliado na AL, em virtude dos grandes acontecimentos que ainda estão por vir, não só no campo político e alimentício, mas pricipalmente no energético. Ao meu ver, ela sacou isso primeiro, e só agora depois que a Rússia começou a visitar o quintal dos USA, eles estão acordando. Depois de ler o post do Nunão, pescebi que não haverá mais briga, pois o FX2 já tem ganhador. Se o… Read more »

tomas

Como já disse anteriormente a transferência de tecnologia não será tão grande assim, seja qual for a escolhe entre os tres candidatos do programa FX-2.
Mas desde já adianto que os EUA virão “com tudo” com as contrapartidas para ganhar a concorrência. Resta saber quem tem mais “bala na agulha”…
Espero que o MD e a FAB façam uma escolha acertada e que saibam aproveitar
bem as contrapartidas.

Walderson

Caro Hornet,

concordo contigo. Temos, como brasileiros, que torcer para o Brasil escolher a melhor proposta. Aproveitar para se dar bem sobre os outros, pois chega de ficar por baixo. Pra mim, o que diferencia é a proposta, pois, em termos de avião, os três são muito parecidos. Toamara que saibamos aproveitar a oportunidade.

Um abraço, amigo.

Francisco M. Xavier

Falou bem Walderson : ), são bem parecidos os bichinhos, mesmo! só que acho que um é mais “parecido” que os outros… qual será?
Abraço bro!

Francisco

kaleu

Amigo Mauro, embora não ser e nunca ter sido petista, concordo c/vc, e digo mais o Cara suerpreendeu todo mundo, aliás não entrou na “pilha” do PT (graças a Deus), foi eleito, faz um otimo governo e tem sorte, inclusive no FX-2, pois ainda bem que não compramos auqelas M….s de Mirage 2000 que a embraer queria emplacar de qualquer jeito, e a condução do projeto FX atual está muito mais sério, inteligente e competente. Como o amigo Welington, torço pelo SH, tá pronto, é eficiente e capaz de “peitar” o Chapolim, peincipalmente com o apoio do R99. Concordo plenamente… Read more »

kaleu

Amigo Nunão, que “belo” artigo heimmm!! “esclarecedor” putz nossa imprensa tá familiarizada com o assunto defesa heimmm?

Nunão

Pois é, Kaleu, não sei a idade de quem escreveu, mas a BAAN e o 1ºGDA deixaram de ser Ala de Defesa Aérea, se não me engano, em 1979… Mas isso é de menos. Não costumo ser excessivamente chato com essas coisas, mas… E tem essa história recorrente que eu tenho uma sincera curiosidade de saber de onde começou, desse requisito doido de decolar da BAAN, fazer uma interceptação no meio da Amazônia e voltar pra BAAN. Antes falavam na altura de Manaus, agora já esticaram pra Venezuela, cuja divisa fica uns 600km a mais nesse longo caminho que até… Read more »

Igor

Mauro, o Jorge pegou leve. O pessoal que precisa do http://www.tfp.org.br comentou tudo no post do satélite venezuelano.

Henrique

Vamos animar o debate… Não sou especialista em aviação e vcs podem me criticar se quiserem, mas esperar até 2014 para receber os primeiros caças, considerando o contesto atual, é um tanto distante. Eu manteria o programa FX mas faria como o Chile e iria adquirir equipamentos em bom estado para garantir o agora pelo menos… Já que as nossas FAs passaram 30 anos dormindo sem o desenvolvimento de um projeto próprio (nacional) e considerando que nossa aeronáutica é especialista em “Overhaulin” além do fator dos nossos “queridos” vizinhos, compraria uns 30 Panavia Tornados para uma defesa tática das fronterias… Read more »

Marcelo Brandão

Senhores.
A revista Força Aerea e sites especializados estão falando que a DSCA notificou ao congresso a autorização de venda de mais 15 UH-60L Black Hawk para o Brasil. A compra incluiria também motores T-700-GE-701C, essa venda seria via FMS e os equipamentos novos de fabrica ao preça do US$525milhões.
Alguém sabe de alguma fonte se isso se confirma?

Wolfpack

Eu vi os representantes da Rosoboronexport em Farnborough 2002, e acreditem, eu não compraria uma caneta destes caras. Sem preconceito, mas estavam mais para plantadores de batatas do que representantes de uma indústria aeronáutica. Destoava dos estandes da Boeing, Thales, RollsRoyce,… Porque temos duas opções americanas (Gripen e F18EF) e uma francesa? Vocês acham que o Governo Americano vai adotar a mesma tática do FX1 e Chile que no começo exigia que o BVR AMRAAM ficassem em solo americano como uma reserva tática? Estranho esta mudança de rumo não? E agora não é mais preciso o OKAY do Congresso Americano… Read more »

Pinchas Landibergis

Em “Passo de Tartaruga” em frente MARCHEM !!!

Pinchas Landibergis

Faço minhas as plalavras do Henrique !

Henrique

Caro Wolfpack, Vc reparou quais os países que tiveram problemas com os MIGs Russos… Argélia e Síria! Desculpe mas nenhum destes países tem competência técnica sequer para escolher um caça e no mínimo algum “genera” de lá fez as famosas negociatas empurrando um monte de porcaria maquiada para suas forças armadas com aquela velha propaganda “nacionalista” que conhecemos. A Venezuela recebeu em tempo récorde seus SUs… então pode-se desconfiar que os “smoke fighters” não são novinhos como se propagandeou. Outra questão importante.. nenhum destes países tem domíniou ou capacidade de manutenção completa destas aeronaves e certamente ficarão a mercê dos… Read more »

tomas

Um comentário: Uma das coisas que causaram mal estar em muitos oficiais da FAB e em algumas pessoas do MD, foram as manobras conjuntas feitas pelos russos e venezuelanos utilizando 2 bombardeiros estratégicos Tupolev Tu-160. Estas duas aeronaves decolaram da Base Aérea De El Libertador na Venezuela rumando para o leste em espaço aéreo internacional, contornaram todo o litoral brasileiro a poucas milhas do espaço aéreo brasileiro, chegando até o Uruguai e voltando. Esta missão durou aproximadamente 20 horas. O interessante é que quando a 4ª Frota da Us Navy fez manobras na mesma área, muitos dentro do governo “botaram… Read more »

kaleu

Amigo Tomas, concordo plenamente, infelizmente alguns colocam suas convicções ideológicas acima do interesse nacional, imagine se USA sobrevoasse próximo a costa Brasileira com bombardeiros nucleares, seria o maior “forrobodó”. Agora Russos podem (são bonzinhos né?), outra coisa polrque no exercício militar venezuelano, resolveram contornar o Brasil? Alguem “politicamente correto” poderia me explicar? Alguem duvida que o Chapolim está por tráz das expulssões da Petrobraz e Odebrech? Pessoal tá na hora de abrirmos nosso olhos e dar um “basta” nesse fanfarrão!
o que acham ?
abraços
Kaleu

Luiz Marcelo

Tomas, sabe porque todos se calam no Congresso, Planalto, e Itamaraty é porque são um bando de sangue sugas comunistas, FDP. Olhe esta visita do Lula à Cuba… Que droga é essa e ainda vai mandar comida pra lá,… Pelo amor de Deus, quando vamos ter congressistas e políticos com um mínimo de educação em Brasília e nos Estados Brasileiros? O esporte destes idiotas é malhar os Estados Unidos, mas foi o FED que trocou 30 bilhões de dolares por Reais na semana passada e não o Sr Putin, o Sr Chaves, o Sr Evo Morales (índio FDP), o Sr… Read more »

Corsario-DF

Caro Francisco, Concordo mais uma vez com o Mauro, o Mirage 2000, assim como o F-16 e o F/A-18 (mais antigos) estão em um mesmo patamar. Lembrando que os nossos M-2000 não vieram com o armamento completo, então… Mas o Super Hornet é uma avião bem diferente do anterior, assim como o Rafale F-3 e o Grippen NG. Porém acho que contra qualquer um desses três o M-2000 como está hoje, não tem a menor chance. Agora comprar F-16 usados também acho que não é a solução ideal para o Brasil, e se for para fazer isso fiquemos com o… Read more »

Francisco M. Xavier

Olá Mauro! está permitido discordar de mim! : ) he he, bom, esqueci do detalhe, unidades, que não estava bem claro também…ora se falava em 12, ora 24 unidades, com valores de US700milion a até 2bilions só para os caças…, me referi mais aos aviões mesmo… para te alertar o Rafale não tem radar AESA, é o mais inferior dos 3 neste quesito, estão desenvolvendo (Dassault e BAe, se não me engando, um radar AESA de grande desempenho para o Typhoon e o Rafale). Realmente não considero os aviões de hoje, que ficaram, muito, muito superiores como tu considera, mas… Read more »

Francisco M. Xavier

Olá Corsario! blz? olha só, vou discordar de ti sobre o Typhoon e o Rafale, leia melhor sobre Radar, supercruise, tecnologia restrita e mais avançada, sistema anti-G…, no mais até acho eles parecidos. Sobre o F-18EF e o F-16EF-B60 eu ficaria com o aclamado falcão, principalmente em superioridade aérea, que ele é mais que provado em combate! dá uma olhada neste link, que tem um aparte mostrando os range de detecção dos radares AESA dos principais vetores de hoje, observa que o APG-80 do F-16 e praticamente igual ao APG-79 do F-18, mas sabe-se que o radar do F-18 foi… Read more »

Francisco M. Xavier

Olá Mauro! está permitido discordar de mim! : ) he he, bom, esqueci do detalhe, unidades, que não estava bem claro também…ora se falava em 12, ora 24 unidades, com valores de US700milion a até 2bilions só para os caças…, me referi mais aos aviões mesmo… para te alertar o Rafale não tem radar AESA, é o mais inferior dos 3 neste quesito, estão desenvolvendo (Dassault e BAe, se não me engando, um radar AESA de grande desempenho para o Typhoon e o Rafale). Realmente não considero os aviões de hoje, que ficaram, muito, muito superiores como tu considera, mas… Read more »

[…] nossa política de não nos mostrarmos parciais em relação a qualquer aeronave concorrente do programa F-X2 da FAB, aproveitamos desde já para esclarecer que envidamos considerável esforço na busca de uma imagem […]

[…] semana para que a Boeing, a Dassault e a SAAB entreguem suas propostas para o F-X2, em resposta ao RFP (Request for Proposal – pedido de proposta) emitido pela FAB. A partir do dia 2 de fevereiro, […]

airacobra

e que se faça a melhor escolha…
e que minha Briosa siga a esteira do FX-2 e em paralelo com o mod A-4 na embraer encomende alguns tbm.

airacobra

então quer dizer que a noticia sai mes depois que eu voltar do haiti? e alguns dias depois do meu aniversário.
espero que o presente seja bom!!!

CJ

agora vai!! (será?)

Ulisses

Eu acredito que vai,pois no FX-1 nem sequer ouve metade do que ja aconteceu até agora no FX-2(ou teve?).

Virtual XI

O cancelamento do FX 1 e a retomada do FX na versão 2.0 foi ótimo negócio para a FAB.
As aeronaves finalistas, inclusive o Gripen, são anos luz superiores as oferecidas no FX 1. E o fator Chavez acabou impulsionando a coisa para um lado positivo.
Ou a FAB decide logo a compra e reequipa seus esquadrões de caça ou os russomaníacos vão poder ver de perto e em cores os SU-30 nos céus brasileiros.
É assunto sério, da maior gravidade. Espero que a FAB esteja atenta a isso.

Jorge

O nefasto II (Lula) continua presidente?
Pode eleger seu sucessor?
O PT e a esquerda vão continuar priorizando a tal da UNASUL (URSAL)?

Então calma turma.

É o nefasto II que bate o martelo e se continuar com a mesma cabeça de 2003, preparem-se para surpresas desagradáveis e desculpas esfarrapadas, como quando da suspensão do FX-1.

Otimismo só quando os primeiros aviões chegarem em 2014. Haja paciência. 😉

Junior

Acho que agora teremos o nosso novo caça… OXALÁ!!

Nunão

Só para trazer mais polêmica ao debate e diversão aos comentaristas, uma reportagem de hoje do JB que é “show de horror” para os mais puristas nos detalhes – se bem que os menos puristas também podem ficar de queixo caído… JB – 30-10-08 Em jogo, o novo papel do Brasil no continente Marcelo Ambrosio A qualificação dos três caças para o projeto FX-2 mostra como o programa de reaparelhamento da Força Aérea Brasileira mudou de eixo, sobretudo pela ausência russa na reta final. Na concorrência anterior, o Sukhoi russo era favorito pela formidável combinação de poderio aéreo, aviônicos estratégicos… Read more »

Ulisses

Eu acho que os unicos caças que podem chegar em 2014 e o Gripen ou o Rafale,mas o Super Hornet poderia chegar antes(eu acho).

konner

Nunão,

Eu não sei o que pode ser pior, se ler ete tipo de “informação” ou não ver qualquer tipo de informação sobre o fato !!

Getulio - São Paulo

O cenário mundial mostra que as condições previstas para a america latina pode mudar imediatamente, principalmente no campo político e de conflitos nas fronteiras com o Brasil. Uma revolta na Bolívia contra Evo pode redundar numa intervenção de Hugo Chaves para manter o amigo, fato que eclodirá apoio de seus correligionários no equador, no paraguai e na colombia, inclusive das Farc. Assim somente duas forças estão bem equipadas, Venezuela e Chile, O Brasil está alerta, mas desequipado. Chaves já tem seus caças de superioridade aérea e deve receber os novos sukhoi 35. Deste modo, a aquisição dos caças é mais… Read more »

André

Radar BVR???