F-35 perde para o Su-35 em combates simulados na Austrália

99

O Lockheed F-35 Joint Strike Fighter tem voado numa tempestade de controvérsia na Austrália, porque o avião teria sido derrotado repetidamente em combates aéreos simulados com os Sukhoi Su-35.
Segundo um jornal australiano, o partido de oposição ao Governo exige que o ministério da defesa apresente o relatório que mostraria os resultados de uma simulação por computador, de um combate entre caças russos e chineses, e uma frota mista de JSFs, Super Hornets e F-22s, tendo os aviões russos sido bem sucedidos. Não foram fornecidos pormenores sobre a natureza dos combates simulados ou o número de aviões de cada lado.
A oposição defende que a Austrália pressione os EUA para liberarem a venda do F-22 que já está operacional e não compre o F-35, que custará $16 bilhões aos contribuintes.

Subscribe
Notify of
guest

99 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marine

Sou leigo em aeronaves mas com qualquer equipamento sem sabermos os detalhes de numeros de aeronaves, rules of engagement, taticas e tal nao da pra se tirar conclusao…e como discutir quem e melhor na cama Jessica Biel ou Jessica Alba…so quem “pilotou” sabe!Rs….

Sds. a todos!

RL

Marine. Hoje eu não vou te chamar de XERETA. Rsrssr.
Pelo contrário.
Vou concordar com você em número, gênero e grau.

Mundo virtual é uma coisa. Realidade é totalmente diferente.

Abraços.

CorsarioDF

Eu tb acho que não se pode tirar conclusões só por simulação. No Ace Combat eu só uso o S-47 Berkut e ele pra mim é imbatível… rsrsrs. Sds.

Henrique

Apóio os demais acima.
Os caras fazem combate simulado e acham que da para decidir qual aeronave comprar. Sei lá, num dogfight apostaria no sukhoi, já que a criança faz maravilhas no ar, mas BVR da uma chance pros furtivos, ou então avião stealth não serve para nada e os EUA gastaram fortunas atoa e os russos vão gastar também.
Intriga da oposição! rsrs

Marine

RL,

Muito Obrigado, e realmente se fosse assim a gente nao precisa de soldados treinando…era so ter um bando de adolescente bom em “Halo” e “Ghost Recon” no Playstation e ganhavamos todas!

Sds.

Jonas Rafael

Os caras tão fazendo essa lenga baseados numa simulação POR COMPUTADOR?!? Mas que diabos leva alguém a achar que um simulador eletrônico baseado em dois caças que AINDA NÃO ESTÃO VOANDO vai fornecer dados consistentes?

Hornet

Isso está me cheirando mais um tipo de pressão do governo australiano para o Tio Sam liberar a venda do F-22 pra eles…Até porque sempre achei engraçado o jeito que os EUA tratam seus aliados: “vcs são meus amigos e lutam do meu lado”…”Tudo bem, só que eu desconfio de vcs e não entrego as minhas melhores armas pra vcs me ajudarem a lutar”…como diria meu avô: com amigos assim, quem precisa de inimigos!!! Os ingleses, os japoneses e, penso eu, os australianos agora…todo mundo está reclamando dessa política de “aliança militar” dos EUA. Ao menos eu li assim a… Read more »

Tiago Jeronimo

Combates simulados podem sim prever o resultados de confrontos entre caças, se hoje os computadores são capazes de fazer simulações de clima onde existe um numero muito maior de variaveis imagina de um combate entra caças, o que me deixa intrigado é saber que configuração eles usaram para cada avião já que não se sabe da configuração final do SU-35 e como vocês devem saber os F-35 que vão ser exportados tem sua capacidade limitada quando comparados ao que vão operar nos EUA. E se isso é uma estratégia pra conseguir o F-22 eles tão tentando em vão, se nem… Read more »

edilson

Pressão para forçar o tio san a liberar o F-22.
mas sinceramente… eu queria ver um simulado tipo red flag entre SU-35BM e F-22 e ai tirar minhas terríveis dúvidas…

Thiago

concordo com todos é apenas mais uma tentativa frustada de tentar o F-22 que é reestrito apenas aos EUA a Australia poderia muito bem participar do programa Russo de caça stealth porque eles tem dinheiro.

Alfredo_Araujo

A Australia tem esse nível de aproximação com a Russia??? A ponto de um Su-35 voar até a ilha e ficar fazendo testes com o F-35???

Como q um avião furtivo perde para um aviao do tamanho do Su-35 em BVR?? Ta mto mau explicada essa historia!!

Como os amigos acima disseram, essa batalha ae deve ter acontecido no Ace Combat!!

Manfred Von Richthofen

Pessoal, faz tempo que se usam simulações em computador para a avaliação de sistemas de armas. Um exemplo é a Marinha do Brasil que fez simulações para decidir-se pelo míssil adotado no ModFrag. No caso da Austrália, o Sr. Carlos Kopp do Air Power Journal vem há anos alertando sobre a superioridade do Su-27/30/35 sobre os aviões australianos. E a preocupação agora é ter que gastar bilhões de dólares australianos para comprar um caça de 5a. geração que não bate num caça de geração 4.5! Estão certos os australianos… tem caroço nesse angú! O F-35 não fará tudo o que… Read more »

paulo

Olha, eu já tinha dito isso aqui…como um colega lembrou no blog naval: Eu te disse, eu te disse… O grande problema é que não ficou só na simulação não. E, também se simulação não serve para nada, como alguns aqui defendem, o f22 deve ser um lixo, porque até agora efetivamente “fully ops” só em simulação. Mas o desempenho dos caças hoje é tão acertado, tão projetável, que a simulação é um ponto importante sim. Reitero, porém, que o problema não está “só no mundo virtual”. Há na internet, youtube, uma série de reportagens feitas na Autrália que aponta… Read more »

konner

“Podeis enganar toda a gente durante um certo tempo; podeis mesmo enganar algumas pessoas todo o tempo; mas não vos será possível enganar sempre toda a gente.”

( Abraham Lincoln )

Claudio Grulla

E ainda tem gente que reclama de o Brasil não ter entrado no programa do F-35.

Donald

Até onde sei, os EUA negaram o F-22 para Israel também.
Seria legal ver os F-22 Israelenses sobrevoando Teeran ou Damasco.

Douglas

Simulador de computador??
O que? algum tipo de super nintendo militar?
Essas comparações só valem no campo de batalha.
Todo mundo falava da supermanobrabilidade do Mig 29 na década de 90.
No Iraque, os F 15 engoliram todos e o resto fugiu.
Ai a culpa é do treinamento dos pilotos iraquianos… mas eles foram treinados pelos russos….. E aí?

Fábio Max

O F-35 não entrou ainda em operação. E uma simulação pode muito bem ser objeto de “lobbysmo” ou mesmo de esquerdofrênicos anti-EUA.

Que o SU35 é um avião excepcional, todo mundo sabe. Que será osso duro de roer mesmo para o F-22, idem. Mas daí a concluir que o F-35 é imensamente inferior ou superior apenas por uma simulação, é loucura!

Alfredo_Araujo

Douglas.. lembre-se q a rede de radares iraquiana foi arrasada nos primeiros dias… lembre-se tmb que os aliados contavam com uma superioridade numérica de uns 10×1 em relação a avioes… e lembre-se tmb q os E-3 operavam o tempo todo em conjunto com as esquadrilhas de caças, esses so ligavam seus radares para disparar…

Em um cenário desses é leviano vc querer criticar o desempenho de qualquer caça… nem o F-22 sobreviveria!!

hms tireless

Numa simulação efetuada nos anos 60 com um mIg-21 capturado, ele se revelou “superior” ao Mirage III. ENtretanto, em combates reais a situaçao foi outra….

deschamps

alguém sabe em que site saiu esta informação?
foi citado um jornal…alguém tem o link da nota original?

Henrique

Reitero, se a furtividade não serve para nada então por que os americanos e russos gastam dinheiro nesta porcaria?

konner

O F-35 Lightning II será nas próximas décadas o esteio principal das forças aéreas do Ocidente. Cerca de três mil unidades deverão ser fabricadas de forma a equipar a maioria das forças da OTAN a partir de 2014, substituindo o F-16, que então estarão já perto do fim da sua vida útil e em perigosa inferioridade frente aos mais recentes caças russos da família Sukhoi. O fato de se ter centrado toda a política de defesa aérea do Ocidente no F-35, coloca assim muita gente nervosa quando se multiplicam as notícias dando conta de dificuldades com o aparelho. As primeiras… Read more »

Marine

Simulacao e apenas uma das maneiras de se analisar equipamentos, taticas, estrategia e tal…sao jogos de guerra, mas sao apenas uma parte de todo um conjunto que se utiliza para se tomar as decisoes necessarias. Simulacoes sao importantissimas mas dai a se tomar conclusoes baseados somente em ficha tecninca e simulacao e loucura!! Nao se pode substituir treinamento no mundo real com computadores, nao se substitui atirar municao real com laser tag ou festim e por ai vai…a historia esta cheia de ocasioes em que o suposto favorito em analises acabaram sendo vencidos quando o combate real aconteceu. Uma coisa… Read more »

LeoPaiva

Senhores, é bom atentar para a fonte de toda essa especulação, o texto do blog fala que um jornaleco publicou algo sobre a insatisfação de um partido de oposição lá da Austrália, que ouviu dizer que o F-35 está apanhando todas do SU-35 em simuladores. Se fosse aqui na terrinha seria algo assim : “ a Folha do Tocantins afirmou que o Partido Verde ouviu dizer que os F5 BR estão com problemas “. Credibilidade zero para essa notícia. No dia que esse questionamento partir de uma fonte Militar, ou da Defesa, ou ainda de um jornalista especializado, então eu… Read more »

Walderson

Pessoal, eu tb acho que apenas por simuladores é impossível determinar-se quem é o melhor. Para isso, deve-se analisar muitas variáveis. O único lembrete que quero deixar é que, há pouco tempo atrás, muito se falou de que os caças russos eram inferiores em todos os sentidos, assim como seus mísseis. Pois bem, em vários exercícios internacionais os caças americanos foram derrotados. Depois disso veio a justificativa apresentada por alguns: foi feito assim para justificar frente ao Congresso deles a encomenda do F-22 e do F-35. Não sei, mas tenho receio quanto a essas justificativas. Parece coisa encomendada. Mais um… Read more »

Tiago Jeronimo

Para aqueles questionando a capacidade dos EUA enquanto o F-35 não fica operacional não esquecam os F-16 Block 60+ os F-15 modernizados, o F-18E/F e os F-22 já voando.

Ivan

Amigos,
A notícia é vaga e imprecisa.
Um frota mista? Com que composição? Os F-22 serião americanos?
Não dá fazer muito com esta falta de informação.
Entretanto gostaria de lembrar a todos o seguinte:
O SU-35 e o F-35 são aeronaves com prioridades de projeto aparentemente diferentes.
O SU-35 é primeiro superioridade aérea e depois ataque;
O F-35 é primeio ataque e caça leve e, depois, superioridade aérea.
É difícil comparar diretamente os dois, pelo menos deveria ser, por conta das missões prioritárias de cada um.
Um abraço a todos.

Vassily Zaitsev

Alfredo Araujo,

Bravo, Bravo, Bravo

O E-3 realmente fez a diferença.

Vassily Zaitsev

Acho os dois aviões simplesmente fantásticos. O F-35 com sua capacidade de decolagem vertical + furtividade versus Su-35 com super-manobrabilidade, grande alcance e poderoso radar. Numa situação BVR, ACHO que o F-35 pode disparar antes de ser detectado.

Baschera

Caro LeoPaiva, A notícia motivo desta discução não foi inventada e nem escrita por um jornaleco não. Foi reportagem em diversos sites de defesa, como o Defese-Aeroespace, Defence News, entre tantos outros…. O que levou o jornal australiano a publicar a notícia de que a oposição ao governo questiona se haverá mau emprego do dinheiro público ou não neste caso. Mas a preocupação é oficial e sai do PRÓPRIO Ministério da Defesa Autraliano, como podes constatar no link abaixo,de 11 de setembro de 2008. http://www.minister.defence.gov.au/FitzgibbonTranscripttpl.cfm?CurrentId=8213 Além do que o amigo Konner postou acima, o F-35 que será entregue aos “parceiros”… Read more »

Baschera

Mais uma coisinha, a imprensa russa já informa que o Chapolin venezuelano comprou mais 12 Su-30MK2V.
Sds.

LeoPaiva

Ok caro Baschera, se for realmente assim a notícia assume ares mais verídicos, o que dá toda razão ao partido australiano reclamar, afinal trata-se de utilização do dinheiro público. Entretanto não vi nada no site indicado que remetesse a uma conclusão por parte do Ministro da Defesa da Austrália, para mim ainda continua sendo aquela velha teoria da conspiração. É verdade que há uma reclamação geral sobre o modelo tipo exportação ser inferior ao modelo dos EUA, mas se reparar-mos a quantidade de bandeiras no avião vamos perceber que existem muitos interessados no assunto, então porque só os australianos estão… Read more »

Odracir

As informações deste site são muito legais mas ficariam melhores se fosse informada a fonte:

Um exemplo:

Segundo um jornal australiano, o partido de oposição ao Governo exige que o ministério da defesa apresente o relatório que mostraria os resultados de uma

Segundo um jornal australiano ???

Grande abraço.

Galante

A fonte é a Australian Associated Press e o jornal é o The West Australian.

Almeida

Concordo com os colegas, fazer simulacao entre 2 prototipos, dos quais nenhum deles a propria Australia esta desenvolvendo, eh um chute no escuro. Prefiro os comentarios tendenciosos dos colegas de blog do que essa simulacao fajuta! 🙂

[…] foram claros: o F-35 superou os caças no combate aéreo por margens significativas. “As recentes notícias de que caças russos teriam derrotado o F-35 em exercícios simulados no Hawaí são falsas”, afirmou o Maj. Gen. Davis, diretor do […]

fabio

os americanos estão desesperados porque os russos desenvolveram um avião de combate melhor do que os deles mesmo sem tanto dinho. pelo que eu já assistir nos videos é claro que os aviões russos são melhores bem melhores alias o brasil deveria comprar dos russos os su 35.

Ted Catunda

Gente… isso é só desculpa do Governo Australiano prá pressionar o governo americano a vender o F-22 prá eles. Os americanos já falaram que o F-22 é somente prá eles. Até Israel, Japão e Arábia Saudita tiveram a venda do F-22 vetada pelo Governo Americano.

Erich Hartmann

Não devemos amigos descartar as capacidades de simuladores que certamente utilizam softwares/hardwares de supercomputadores (de capacidade de Gflops a mesmo Teraflops de dados em ponto flutuante link interessante http://www.top500.org ),pois se hoje temos até simulação de efeito de explosões nucleares (climáticos,fluídos,partículas subnucleares etc) porque não crer-mos que esse tipo de avaliação não seja ao menos substancialmente efetiva? O fato é que muitos participantes do “consórcio” F-35 estão com “à pulga atrás da orelha” à despeito de sua alardeada flexibilidade,VTOL,sistemas ultravançados integrados etc não se sabe ao certo se “na hora do vamos ver”(seja dogfight ou BVR) frente à uma força… Read more »

Denivaldo

A arrogância dos yankes mais uma vez afirmando que são os insuperáveis em tudo. Assim foi no vietnã, no iraque na iuguslávia e etc.É notório que o su-35 é superior como já esclarecido em várias matérias, o que falta talvez é mas credibibilidade e confiança nos armamentos russos, o que é uma pena. Um abraços a todos.

Phantom

Quando os drones de combate ficarem mais aperfeicoados, ate o F-22 e o F-35 estarao com os dias contados, o limitante no caso sera aquela peca que segura o manche…… ou seja o piloto. Porque a capacidade de giro com fator G altissimos seriam imcompativeis com a sobrevivencia humana nesta aeronave.

E pra que arriscar vidas humanas se sera mais viavel mandar robos para fazer o servico.

stuka

os “aliados” piratiaram todo conhecimento alemão do pós-guerra, e agora estão fazendo aquilo que tanto criticavam…Aliás, hiroshima e Nagazaki não foram holocaustos??

stuka

Ah!Em tempo, qual será a “bucha” que irão empurrar para a FAB?O pacote dos ucranianos incluia o conhecimento aeroespacial junto aos SU, mas os EUA depois de sabotar nossos testes balísticos “proibiu” nosso interesse pelos brinquedos russos…è um país de “paus mandados” e pelegos!

Miguel Junior

ERRATA/CORREÇÃO:Australia’s Fear… Bem, amigos, na verdade há um desespero na Força Aérea da Austrália e há um claro clamor partindo do corpo de profissionais, técnicos e pilotos australianos:Há muito a Força Aérea da Austrália vem criticando, através de estudos e relatórios (http://www.ausairpower.net/jsf.html – Updated: Sun Mar 8 05:08:03 UTC 2009) repudiando a intenção insistente do Governo norte-americano de somente fornecer o F-35 Lightning II e não o almejado F-22 Raptor, exatamente porque tais estudos, MUITO ALÉM de simuladores,proveitosos certamente, demonstram INSOFISMAVELMENTE, que os Sukhoi-35UBM, junto com os únicos bombardeirosestratégicos supersônicos existentes, os Tupolev-160WhiteSwam, NÃO daríam chances de defesa. SE TODOS… Read more »

welington

Aeronaves stealths são mais difíceis de serem detectadas, portanto menos frágeis a aeronaves de alerta antecipado, mas não são imunes, uma aeronave stealth ao nível do F-35 que tem um RCS de 0,001m2 no setor frontal será detectada e travada fora do alcance dos mísseis inimigos no caso os AIM-120 Amraam , só para ressaltar o SU-35 BM DETECTA uma aeronave com um RCS de 0,0001m2 (F-22) a 90 km, uma aeronave de alerta antecipado ira TRAVAR um F-22 a uma distancia superior a de detecção por parte do SU-35 BM, agora imagine o F-35 que possui um RCS 10… Read more »

Marine

Sou leigo em aeronaves mas com qualquer equipamento sem sabermos os detalhes de numeros de aeronaves, rules of engagement, taticas e tal nao da pra se tirar conclusao…e como discutir quem e melhor na cama Jessica Biel ou Jessica Alba…so quem “pilotou” sabe!Rs….

Sds. a todos!

RL

Marine. Hoje eu não vou te chamar de XERETA. Rsrssr.
Pelo contrário.
Vou concordar com você em número, gênero e grau.

Mundo virtual é uma coisa. Realidade é totalmente diferente.

Abraços.

CorsarioDF

Eu tb acho que não se pode tirar conclusões só por simulação. No Ace Combat eu só uso o S-47 Berkut e ele pra mim é imbatível… rsrsrs. Sds.