Encerramos nossa primeira enquete no Poder Aéreo com a pergunta: “Quem vai ganhar o F-X2 da FAB?”. Foram 501 votos, tendo o Rafale alcançado o primeiro lugar, com 275 votos. Em segundo veio o Sukhoi Su-35, com 128 votos. Em terceiro, o AMX-T, com 24 votos, surpreendentemente à frente do Gripen, que ficou com apenas 17 votos. O Eurofighter ficou com 2 votos e o Lockheed F-16BR com 3, mas esse entrou muito tarde na enquete, e poderia levar mais votos.

Subscribe
Notify of
guest

95 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Douglas

eu votei no Rafale. Existe um obvio acerto político entre o governo atual e as indústrias francesas. Só serve se for frances. Não sei a opinião do alto escalão da FAB e da MB.

Paulo Costa

Se o Rafale for realmente escolhido,que venha com
radar AESA,e com toda suite eletronica,para que possa ser capaz,
e defender bem o nosso pais.A situação economica esta melhor,
e não repetir os erros do passado,em que a maioria dos aviões,
vinham pelados,e de capacidade limitada,porque o orçamento
era reduzido.O pais hoje tem reservas diversas conhecidas,agua,
agronegocio,area do pre-sal,os vizinhos se armando,temos que
nos prepararmos e tambem pensar que gerações futuras nos seguirão.

hms tireless

Nada pior que eleger o Rafale.

C.Queiroz

Colegas, se esta opção pelo Rafale for real como está sendo ventilado na midia, a versão que virá será a F-3{AESA, SPECTRA II, CFT(preparação), SUPER-CRUISE[motor M-88 II ou III(+20% de empuxo sexo)]}, por isso será um grande salto em capacidades, inclusive com todas as tecnologias e meios bélicos para se opor a praticamente todos os caças em uso hoje, não somente na AL como a nivel mundial, só perdendo em furtividade e supermanobrabilidade para o F-22(se bem que em minha opnião eu ache o Rafale mais manobravel que o mesmo) sem contar que apesar do Rafale F-III não ser um… Read more »

C.Queiroz

Caro hms tireless, o por que de ser pior ? O Sr. poderia nos exclarecer os motivos ? Seria por causa do mesmo não ter sido vendido para nenhum outro país ainda ?

Igor

Nada mal o F3, se vier o rafaleco que seja o F3, aí só nos faltará arma nuclear para lançá-lo dele.
O post poderia informar o que vem cada um destes caças da enquente. Não dúvido que o CY 35 seja o mais avançado da geração, mas o pessoal aqui deve ter votado por preferência pessoais. Eu prefiro o cy 35, mas creio que o rafale será o vencedor, o F3 não deixa muito a desejar em relação ao flanker, a não ser o preço.

Wagner_ASW

Eu votei no Su-30/35. Sou mais o aparelho Russo para defender os céus do Brasil !!!! O Francês prefiro vê-lo voando la na França mesmo!!!

Igor

O rafale não lembra o L-15, M-346, YAK-130?

tomas

Caso a escolha do programa FX-2 venha a ser pelo caça Rafale, como está sendo comentado na midia, espero que o alto comando escolha a versão
F-3 {AESA, SPECTRA II, CFT). A FAB estará bem servida com um caça de primeiríssima linha, dando oportunidades ao Brasil de ter uma eficiente defesa do nosso território e de opter conhecimentos tecnológicos avançados para a montagem deste vetor e para futuros desenvolvimentos outros.
Saliento também a importância estratégica da escolha deste caça perante o balanço militar na AL, pendendo para o equilíbrio estável contendo eventuais arroubos expansionistas de qualquer aventureiro mal intencionado.

FERNANDO

Eu votei do SU 35, o avião é fantastico, mas parece que será o RAFALE, o que ta bom de mais para o Brasil. Não aceitaria o F16 nem que fosse dado, não dá para confiar nos americanos, a única vez que eles permitiram aos pilotos brasileiros voar num avião utilizado por eles, foi quando o Brasil lutou na 2ª Guerra Mundial. Sinceramente os dois finalistas serão o SU 35 e o RAFALE, e digo a vcs os russos ainda nao estão derrotados! SU 35 ainda pode pintar na FAB, tem muita água para passar por baixo da ponte ainda.… Read more »

konner

O avião em sí é ótimo. Muito moderno, bem armado e com grande potencial de crescimento. É um bom caça, mas ele é inferior aos Flankers de nova geração. Em condição de combate ele não consegue ‘Super Cruis’, o Rafale só é capaz de ‘Super Cruis’ se tiver sem cargas externas, mas, ao mesmo tempo tem pouca autonomia, e não tem empuxo vetorado. O Rafale só teria alguma condição de superioridade, sobre os SUKHOIS Venezuelanos atuais, que são muito simples, sendo praticamente um Flanker basico, esse teria problemas de vencer o Rafale. Embora o combate aéreo dependa de mais fatores… Read more »

konner

“Porém, sem apoio (AEW), eles poderiam ir para o chão mesmo contra jatos menores, até mesmos contra os F-16 chilenos.”

Tô me referindo aos SU-30 Venezuelanos !

Alfredo_Araujo

Eu votei no Rafale pelas questoes logicas de acordos entre o Brasil e a França..
Realmente o Su-35 é fantastico.. mais ja li q em uma tela de radar os avioes da familia Flanker parecem tumores !!! A assinatura é bem grande. Com base nisso tenho q discordar das afirmaçoes acima sobre o confronto Su-35 x Rafale… acredito q o Rafale ganharia. Com sua baixa assinatura radar, o Rafale demoraria mais para ser detectado pelo Su-35. Esse lançaria seus misseis BVR e daria meia volta e esperaria so a confirmação da destruicao do Flanker..

Pedro Rocha

Olá senhores! Voz do povo e a voz de Deus? Parafraseando o grande Nelson Rodrigues “toda unanimidade e burra”. Na verdade sei que a maioria dos senhores votou por achar que já está decidido, não por achar que o Rafale seja o melhor. Também sei que há os românticos que pensam no Rafale M para a MB, não os critico, porém realmente os custos de aquisição e principalmente o retrofit das catapultas tem um custo proibitivo para o combalido orçamento da Marinha. Será que a França nos abrirá todo o código fonte? Será que poderemos modificar esse código para integração… Read more »

Mad Dog

Hehehe….Com certeza num combate BVR sou mais o Rafale com SPECTRA….Os Flankers possuem motores beberrões e um RCS de um jumbo…kkkkkk

Mad Dog

Só quero os Flankers pra fazerem acrobacias na Esquadrilha da Fumaça…hehehe

konner

Hoje a assinatura do Su35BM deverá ser pouco superior à do Rafale, cerca de uns 20%.

Mas com um radar muito mais parrudo (AESA), maior alcance e capacidade de manobra e aínda com empuxo vetorado.

Ele dispõe da capacidade de disparar às 6h, dando uma cobertura de 360 graus.

Hoje, provavelmente, apenas o F-22 teria vantagem teórica sobre ele.

Raimundo

O Rafale F3 já está sendo usado pela Força Aérea Francesa ou ainda está em desenvolvimento e em testes(AESA e SPECTRA) ? Os Flankers e os F/A-18 E/F já estão operacionais. O Rafale tem baixa assinatura radar e em relação à assinatura IR ??? Os Flankers têm sensor IR de grande capacidade. O melhor conjunto parece ser o Super Hornet (mas e os armamentos). Talvez a logística seja um problema para os russos ! Assim, parece que o Rafale vai ser escolhido, mas a versão F3 deve ser bem cara! Alguém saberia precisar quanto custa tal versão do Rafale ?… Read more »

Bosco

Pelo menos nesta votação me dei bem. Onde a gente pega o prêmio?
Eu, ao contrário de outro acho o equipamento francês de ótima qualidade. E se estão ansiosos para sermos seus clientes melhor ainda.
Como diz um velho ditado chinês que acabei de inventar: País parceiro em defesa é igual à mulher. A melhor é a que te da bola.
Sem falar que este Rafale é bonito pra cacilda.

Bosco

Correção: Eu, ao contrário de outros, acho….

Meirelles

Que venham muitos Rafales na versão F3 e tudo mais o que temos de direito!!! Caro Pedro Rocha, Voçê disse em seu comentário: “Na verdade sei que a maioria dos senhores votou por achar que já está decidido, não por achar que o Rafale seja o melhor.” Pô,cara,não dá uma dessas,a pergunta era: “QUEM VAI GANHAR O F-X2 DA FAB?” e não “QUAL É O MELHOR CAÇA?” que é a enquete atual. Confesso que votei no Rafale por considerar que são grandes as possibilidades dele ganhar esse FX-2 e que ele está muito mais sofisticado nesta última versão e se… Read more »

Igor

Bonito é o cy-37

Meirelles

Bonito é o Su-47 Berkut,não?

Alfredo_Araujo

Nao meirelles !!! É mto feio !!! duhsdahusaduh
Todos os caças de 4º geração sao bonitos… especialmente o F-14!!

Caças feios eram os de gerações anteriores… tipo F-100 Supersabre, A-4 Skyhawk, Mig-21, Mig-23, F104 Starfighter… e por ai vai

Meirelles

F-14 é de 4° geração? só se aqueles que foram desativados viessem para o brasil e depois de um update ficaria assim: F-14M BR…rs
Tem razão,os 4° geração geralmente são bonitos,principalmente o Rafale(não sou fã de francês).

Tiago Jeronimo

Não sei porque mas eu sou fã do Typhoon, imagine ele vindo e de quebra os AMX usando a mesma turbina dos Typhoon? Seria bom demais…

Mas quem deve ganhar mesmo eh o Rafale que já será um salto incrivel, muito melhor do que se o Brasil tivesse pego o Mirage 2000-5 mk2 😀

Baschera

Alguns aqui falam do RCS do Rafale…. para um país com as nossas dimensões e distâncias entre bases aéreas, o Rafale teria que ser usado com todos os seus tanques conformais para que atinja com plenitude seu raio de ação. Neste caso seu RCS vai para a pqp…..
Sds.

lula

Quero ver se conseguem fabrica-lo aqui no Brasil … eu disse fabrica-lo não monta-lo!!

AJS

Certamente qualquer dos concorrentes, creio eu, poderá vir a ser fabricado no Brasil, desde que aguardemos o encerramento de sua linha de produção no país de origem e sua transferência para cá, num tempo de 20 a 30 anos.
Acredito, que devamos fazer conforme os planos atuais, adquirir uma aeronave agora e paralelamente projetar uma nova, de 5ª geração, para daqui a alguns anos, 20 + ou -, pois não bastará projetar, teremos que formar pessoal capacitado para a produção, o que hoje não temos.

Nelson Lima

Para aqueles contra o Rafale vale lembrar que Sarkozy o está oferecendo ao Brasi com seu radar de varredura ativa Thales capaz de detectar 40 alvos e atacar 8 alvos ao mesmo tempo com seus BVR MICA. Mesmo que ele seja infeior em dogfiht, sua grande vantagem é poder atacar a grande distância apoiado pelos R99 e o datalink.

konner

Nelson, O NIIP Irbis-E (N035E) radar do Su-35BM, tem uma capacidade de detecção absurda. Escaneio eletrônico passivo, multifuncional , trabalha na banda X, usando o sistema de controle de fogo, EKVS-E BTsVM Solo 35. O radar é capaz de detectar 30 alvos, engajar 8 simultaneamente e continuar escaneando o ar em busca de mais alvos . Também é capaz de guiar mísseis ar ar semiativos a dois alvos simultâneos, o que representa uma novidade para esse tipo de arma. No modo ar superfície traquéia 4 alvos, atacando 2 simultaneamente tendo alcance acima de 200km. No modo ar superfície o radar… Read more »

Gilberto

Apesar de que hoje em dia é extremamente difícil para uma força manter várias aeronaves em seu inventário. Eu entendo que a solução ideal para nós, até termos condições de desenvolver algo aqui ou em conjunto, seria mantermos uns 80 Rafale, 50 na fab e 30 na mb, trabalhando em conjunto com mais uns 80 SU35. Dessa forma não ficariámos na mão de um único fornecedor, afinal até o momento o rafale não obteve clientes fora da frança, apesar de achá-lo uma excelente aeronave. Acredito que isso deveu-se mais a questões políticas e de oportunidade do que o demérito da… Read more »

Henrique

Os radares russos são preparados para detectar stealth, não que ele pegue todos, mas os russos devem ter dado prioridade nisso, visto que os aviões russos são muito fáceis de se detecar e o fato dos americanos terem os F-117 e os B-2, sem contar os F-22, o que todos aqui sabem. Também prefiro o Rafale, desde o inincio, quando ele surgiu como concorrente. E concordo com o bosco, além de ser bonito é bom. Outra coisa, o que são aquelas duas “mini-comportas” abertas embaixo do Rafale da foto?

C.Queiroz

Caro Henrique, nada mais que as portas do trem principal em processo de fechamento após o recolhimento do mesmo.

Bosco

Henrique,
salvo engano todos os F117 já foram retirados do serviço ativo. Foram construídos +/- 50 na década de 80 e já estavam com mais de 20 anos além de terem manutenção cara e difícil. Provavelmente alguma coisa relacionada ao material RAM e à fadiga estrutural prematura.

Henrique

Putz, verdade, são dos trem de pouso, nem tinha me ligado. Ah, citei o F117, pois quando os russos souberam dele na época, devem ter feito algo nos seus radares para tentar detectá-lo.
[]’s

Roberto

Konner, este radar NIIP Irbis-E (N035E) já esta em operação ou esta em projeto ainda ?? parece ser fantástico demais… acredito que o Rafale será o escolhido, até pela reaproximação entre Brasil e França. Teoricamente, o SU35 é maravilhoso mas as forças armadas tem-se notabilizado ao longo de sua existência de adiquirir somente produtos já comprovadamente operacionais e sendo utilizados por uma força de respeito…o que não é o caso do gripen, por exemplo. eu, particularmente, acredito que o Brasil poderia adquirir os Rafale para a MB e o SU35 para a FA e, sobre estes dois projetos, iniciar o… Read more »

Taer

Acredito que o melhor, no quesito custo-beneficio, seja o caça frances RAFALE, e sendo em sua ultima versão (F3), melhor ainda!
Sds.

konner

[“Konner, este radar NIIP Irbis-E (N035E) já esta em operação ou esta em projeto ainda ?? parece ser fantástico demais… — Roberto em 31 ago, 2008 às 21:54”] Sr. Roberto, Já existe um radar de varredura AESA/PESA Tikhomirov NIIP SH-121, que deriva do potente radar Irbis E, usado no Su-35BM. Dados desse radar ainda não estão disponíveis, porém, pode-se deduzir, baseando-se no desempenho declarado do Irbis E, que o alcance seja similar, na ordem de 400 km contra alvos de 3m2 de RCS voando alto. Certamente terá, também uma grande capacidade multialvos, como no Irbis E, podendo engajar, pelo menos,… Read more »

pablo

Medvedev vem ao Brasil fechar pacote de defesa Presidente russo visitará Lula em novembro. Pacotes militares em estudo incluem parceria para desenvolver avião “invisível” a radar Pedro Paulo Rezende Da equipe do Correio O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, deve assinar três acordos de cooperação militar com o Brasil em sua primeira visita ao país. Ele aproveitará a cúpula da Associação de Cooperação da Ásia e do Pacífico (Apec), em Lima (Peru), entre 16 e 23 de novembro, para se encontrar em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A notícia foi confirmada pelo ministro extraordinário de Assuntos… Read more »

konner

Parece um tanto óvio, em vários aspectos, inclusive e principalmente no de custo-benefício, a escolha do Su-35BM combinada com o PAK-FA.

O Brasil inteiro torce por isso, a começar por aqueles que sentarão nos reais caças de superioridade aérea por décadas a fio.

Não resiste à mínima lógica a opção de o Brasil comprar Rafale e entrar no projeto do PAK-FA, e nem os russos permitirão isso.

Roberto

Konner, obrigado pelas explicações. E deixe o sr. de lado…

” eu, particularmente, acredito que o Brasil poderia adquirir os Rafale para a MB e o SU35 para a FA e, sobre estes dois projetos, iniciar o desenvolvimento de um caça 100% nacional, pois com as transferências de tecnologia teríamos as bases para tal…”

Como coloquei acima , não é viável a compra do SU35 para a FAB e o Rafale para a MB ? E com os projetos desenvolver um caça 100% nacional ??

konner

São matrizes totalmente diferentes.

Mas, nada impede que o Brasil compre o Rafale para MB, e o SU-35BM para FAB.

O caça do Programa FX-2 da FAB, segue a linha do aparelho multifuncional, não se fez qualquer requisito aínda de um caça para a MB.

roqueiroesperto

A melhor solução seriam as duas opções.
RAFALE, com a marinha e SU-35M para a FAB, e com a costrução e repasse de tecnologia para nosso pais. Assim ficariamos com mais opções e estaria esaurida esta questão.
Agora, tratando-se do que melhor atende a nossas necessidades, é notório que o caça russo e mais capacitado. UM ABRAÇO !!!

Alvanir

Se for Rafale que seja, se bem que nesse país com esses governantes que temos acho que não virá é nada o dinheiro vai acabar em pizza ou propina, ou para financiar bolsa familia, financiar MST para desmatamento na amazônia, agora caças para FAB acho muito dificil. Uma coisa é certa esses parasitas que fazem fronteiras com nosso país estão se armando e perdendo respeito pelo Brasil, até Bolivia e Equador fala grosso com o Brasil tipo “PODE BATER QUE O GIGANTE É MANSO” acha que vmos comprar algum caça de combate, até parece! isso é lenda somo um pais… Read more »

Douglas

eu votei no Rafale. Existe um obvio acerto político entre o governo atual e as indústrias francesas. Só serve se for frances. Não sei a opinião do alto escalão da FAB e da MB.

Paulo Costa

Se o Rafale for realmente escolhido,que venha com
radar AESA,e com toda suite eletronica,para que possa ser capaz,
e defender bem o nosso pais.A situação economica esta melhor,
e não repetir os erros do passado,em que a maioria dos aviões,
vinham pelados,e de capacidade limitada,porque o orçamento
era reduzido.O pais hoje tem reservas diversas conhecidas,agua,
agronegocio,area do pre-sal,os vizinhos se armando,temos que
nos prepararmos e tambem pensar que gerações futuras nos seguirão.

hms tireless

Nada pior que eleger o Rafale.

C.Queiroz

Colegas, se esta opção pelo Rafale for real como está sendo ventilado na midia, a versão que virá será a F-3{AESA, SPECTRA II, CFT(preparação), SUPER-CRUISE[motor M-88 II ou III(+20% de empuxo sexo)]}, por isso será um grande salto em capacidades, inclusive com todas as tecnologias e meios bélicos para se opor a praticamente todos os caças em uso hoje, não somente na AL como a nivel mundial, só perdendo em furtividade e supermanobrabilidade para o F-22(se bem que em minha opnião eu ache o Rafale mais manobravel que o mesmo) sem contar que apesar do Rafale F-III não ser um… Read more »

C.Queiroz

Caro hms tireless, o por que de ser pior ? O Sr. poderia nos exclarecer os motivos ? Seria por causa do mesmo não ter sido vendido para nenhum outro país ainda ?