F-16 de Taiwan

F-16 de Taiwan

A Aerospace Industrial Development Corporation (AIDC) de Taiwan e a Lockheed Martin começaram a atualizar os quatro primeiros dos 144 caças F-16A/B para o mais recente padrão F-16V.

O Projeto Phoenix Rising de US$ 3,47 bilhões visa elevar todos os F-16A/B à versão F-16V. A frota inteira deve ser modernizada até 2023, informou o Taipei Times.

A atualização da frota nacional de aviões F-16 começou com o deslocamento de quatro aviões para a fábrica em Taichung onde vão passar por modernização.

Taiwan será a primeira nação do mundo a ter uma frota de F-16V, que o ministro da Defesa Nacional Feng Shih-kuan disse que poderá competir com o Chengdu J-20 da China.

A AIDC e a Lockheed Martin Corp, fabricante original do F-16, receberam o contrato para realizar as atualizações. A Lockheed Martin em 2015 completou primeiro uma atualização e teste de voo de um F-16 de propriedade de Taiwan, mas estacionado em uma base da Força Aérea dos EUA.

A AIDC é responsável pela execução do programa de modernização em Taiwan, com a expectativa de que os quatro primeiros F-16Vs sejam atualizados até o final deste ano.

“A AIDC deve completar a atualização de 25 a 28 caças F-16 por ano e a frota inteira da Força Aérea, incluindo 10 F-16 estacionados em uma base dos EUA, será atualizada até 2023”, disse Fan Ta-wei, Chefe do Estado Maior da Força Aérea da República da China, em uma sessão legislativa em novembro.

As aeronaves melhoradas devem ser equipadas com radar de controle de tiro de matriz eletrônica ativa (AESA) – a característica mais importante da atualização – que permite que os F-16V detectem aeronaves furtivas.

Os F-16Vs também serão equipados com aviônica avançada, incluindo um novo sistema de gerenciamento de voo e sistema de mira montado no capacete (HMD), e também com mísseis mais avançados, como os Sidewinder AIM-9X. Com um sistema de radar em pé de igualdade com os caças de quinta geração, os F-16V serão responsáveis pela defesa aérea de Taiwan nas próximas duas décadas.

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
EParro

Que bela atualização! E deixa bem claro o objetivo de se contrapor ao J-20.

Vader

Nossa, de um F-16 A/B pra um V deve sobrar o que? As longarinas? 🙂

Matheus Henrique

Contrapor J-20 com F-16? Jamais! Dê a eles o F-35A.