Singapore Airshow 2014: os caças da RSAF

16

Singapura 985a

Alexandre Galante

Singapore-CIA_WFB_MapSingapore-Airshow-2014-LogoUm dos quatro tigres asiáticos, a cidade-estado de Singapura localizada entre a Malásia e a Indonésia, tem apenas 716,13 km² e uma população de cerca de 5 milhões de pessoas. Mas suas forças armadas tem um poder inversamente proporcional ao seu tamanho, por causa de sua localização estratégica e poder econômico (sua renda per capita e IDH são elevados). A república parlamentar de Singapura desde a sua independência recebeu apoio técnico de vários países, dentre os quais Israel, que tem forte influência sobre a doutrina e equipamentos da Força Aérea da República de Singapura.

No Singapore Airshow 2014 várias aeronaves e equipamentos das Forças Armadas de Singapura foram expostos, dentre os quais caças F-15SG, F-16C/D Block 52, F-5S Tiger II e helicópteros Apache e Chinook.

Para se ter uma ideia, a RSAF tem mais aviões de combate que a Força Aérea Brasileira, com um total de 143 aviões de combate: incluindo 24 caças Boeing F-15SG Strike Eagle, 74 Lockheed Martin F-16C/D Block 52 Fighting Falcon e 49 Northrop F-5S/T/RF-5S Tiger II.

A seguir publicamos algumas fotos das aeronaves da RSAF expostas no Singapore Airshow 2014.

Singapura 454a

Singapura 487a

Singapura 485a

Singapura 983a

Singapura 947a

Singapura 966a

Singapura 471a

Singapura 462a

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Almeida

Faz total sentido uma pequena nação que é uma cidade estado cercada por países enormes (e instáveis) seguir a doutrina de Israel. Eles entendem bem deste assunto.

O tempo de reação ali é mínimo.

tiagobap

147 aeronaves de combate em 716 km2 de território? Onde eles treinam? Minha impressão é que eles mal decolam e já estão ultrapassando suas fronteiras…

Abraços, Tiago

Carlos Alberto Soares

Caro Tiago

Eles treinam muito em Israel, doutrina Israelense e há também pilotos da RSAF que são Israelenses com nacionalidade cingapuriana.

Clésio Luiz

Interessante notar que, para os F-16 eles escolheram a F100 e para o F-15, adquiridos depois, a F110. Parece mais um caso de insatisfação com a F100. A GE agradece…

Fernando "Nunão" De Martini

Tiago,

A RSAF também mantém, se não me engano, mais de um esquadrão de caças nos EUA justamente para treinamento de seus pilotos.

tiagobap

Obrigado Carlos e Nunão. As suas informações ajudam a esclarecer outras questões que eu estava elaborando: como extrair material humano para formação de tantos pilotos militares numa população tão pequena (trás de fora e nacionaliza) e como manter tantos aviões em tão pouco espaço aéreo (mantem no exterior). Fiquei curioso e fui no google maps para tentar ver algum caça nas bases. Não vi nenhum caça… Mas consegui encontrar três Hércules, cinco Chinooks e um bimotor não identificado (menor que os Hercs, de cor clara). Há duas bases aéreas identificadas (Tengah e Paya Lebar), o próprio aeroporto de Cingapura (Changi),… Read more »

Carlos Alberto Soares

Caro Tiago

Em assuntos militares as imagens no google maps é “meia boca”, entendeu ?

Mas pode pesquisar “de boa”.

Carlos Alberto Soares

Fernando De Martini

“…..mantém …….. mais de um esquadrão de caças nos EUA justamente para treinamento de seus pilotos.”

Mantém ?

Mais de um esquadrão mantido ?

Tem certeza ?

tiagobap

Carlos, “tô pela diversão”, 😉
Já encontrei mais alguns aviãozinhos nas áreas de dispersão, F-5’s, F-16’s e outros não identificáveis. Realmente, o google “tá travando” na resolução das imagens.
Abraço, Tiago

joseboscojr

Os AIM-9P devem ser só “cativos”. Na prática não devem estar usando mais esses mísseis de segunda geração.
Se bem que há kits que podem converte-los para terceira geração, padrão L/M.
Também o Maverick já está perto da obsolência.

Carlos Alberto Soares

É isso ai Tiago, retribuo o abraço.

Fernando "Nunão" De Martini

“Carlos Alberto Soares 16 de fevereiro de 2014 at 23:21” Carlos, Repare que a frase que escrevi, da qual você destacou uma parte, estava acompanhada de um “se não me engano“, então sua pergunta “tem certeza” já estava respondida desde antes de você perguntar: se eu tenho dúvidas a ponto de escrever “se não me engano”, então eu não tenho certeza, oras bolas… Mas, para ter certeza, bastou pesquisar 5 minutos. Pelo que vi por aí via google e depois confirmei com notícias no site da USAF, há um esquadrão de F-15 de Singapura em Mountain Home AFB e um… Read more »

Carlos Alberto Soares

“Fernando De Martini
17 de fevereiro de 2014 at 0:17 #”

Fique tranquilo, meus contra-pontos estão encerrados definitivamente contigo, passar bem !

“Est modus in rebus, sunt certi denique fines”

Fernando "Nunão" De Martini

Carlos,

Se você quer assim, que seja. Estou apenas debatendo sobre o que me foi perguntado, e usando para isso as informações que consegui a respeito.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares

Sorry,

Foul play! Better.