Brasil ameaça cancelar encomenda da Boeing por causa de espionagem, segundo sucursal da NBC

22

boeing logo noturno

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, tem manifestado com frequência sua indignação com o escândalo de espionagem e a cidade de Chicago pode sentir os efeitos. As informações são da NBC Chicago.

Em resposta ao relatório de que a National Security Agency – NSA – espionou seus emails e suas ligações telefônicas durante o escândalo de Edward Snowden, uma fonte informou à Reuters que ela pode cancelar a visita de Estado à Casa Branca no próximo mês e tomar algumas outras medidas.

Entre essas medidas poderia estar o descarte da compra dos caças Super Hornet da Boeing, cuja sede fica em Chicago, informou a fonte. É muito cedo para dizer o que realmente vai acontecer, mas informações circularam nesta quinta-feira de que o Presidente Barack Obama estava atrasado para o jantar da reunião do G-20 para acalmar as coisas com Roussef.

EDA 60 anos - Super Hornet apresentação 1 domingo - toque na pista - foto 2 Nunão - Poder Aéreo

Obama aparentemente ressaltou a importância do relacionamento dos Estados Unidos com o Brasil e explicou a natureza dos esforços da NSA. Segundo o The Wall Street Journal, Roussef pediu por desculpas e uma explicação por escrito pela espionagem. As informações desta quinta-feira indicavam que a presidente brasileira paralisou os planos de viajar para os EUA.

FONTE: NBC Chicago (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

COLABOROU: Henrique C.O.

NOTA DO EDITOR 1: o título original em inglês é “Brazil Threatens to Cancel Boeing Order Over NSA Spying”

NOTA DO EDITOR 2: quer dizer que a encomenda já foi feita e não avisaram nada para os brasileiros?

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Sobre a matéria, hipoteticamente falando, se fosse o caso de a PresidentA anunciar o F/A-18 SH como vencedor do certame durante sua visita aos EUA, certamente o “pedido” ou um pré-contrato, teria que ser assinado algumas semanas antes de sua viagem de modo que alguns dos principais detalhes fossem acomodados e fosse possível a sua divulgação.

Sds.

Augusto

É, cancelaram a encomenda sim… vai vendo…

Observador

Mais boataria.

Não haverá pedido público de desculpas. Para criar precedente? Claro que não!

Também o cancelamento da compra do F-18 não se dará por tal motivo. Podem até dar tal desculpa, mas os motivos reais são outros.

Simplesmente, a “gerenta” não quer decidir nada. Simplesmente não está com cabeça para isto. Já não tinha antes, imaginem agora.

Se fosse para haver decisão, ela teria saído há muito. Não existe vontade alguma em decidir nada e o FX-2 será mantido na geladeira até o próximo mandato.

Edgar

Cada dia mais é se concretiza a vitória da Boeing. Se juntarmos todos esses desencontros de informações das últimas semanas, podemos sim chegar à conclusão de que a encomenda já está em fase de negociação contratual, como disse o Baschera.

O resto é piti da Comandanta. Mas como ela já se encontrou “aos beijos” com Mr. Obama hoje, já tá tudo resolvido novamente.

Aguardemos apenas o anúncio oficial.

Vai ser bonito o Vespão “vestido” de Verde e Amarelo, ops, Cinza 😀

Ozawa

Interessante que a viagem aos EEUU está (está ainda ?) marcada para o dia 23 de outubro…

Dia de quem mesmo ?

Ozawa

Dia do Aviador (no Brasil…)

Ahhhhhh… É só coincidência…

Augusto

Penso que a presidente realmente está (estava?) inclinada a fechar com a Boeing e isso inclusive explica a excessiva irritação/encenação. Até as pedras sabem que a FAB precisa desse imbróglio resolvido e, se há dinheiro para Pantsir, tem de haver para as necessidades prementes. Se é verdade que os Pantsir serão comprados para que sejam usados durante a Copa (ou ao menos durante as Olimpíadas), não se pode dizer que sejam imprescindíveis. Que o diga a África do Sul. Apesar de pensar não ser a escolha correta para a FAB, acredito que o F-18 será anunciado em algum momento, não… Read more »

Oganza

“NOTA DO EDITOR 2: quer dizer que a encomenda já foi feita e não avisaram nada para os brasileiros?”

Se essa possibilidade for real, a Capacete de Laquê estava planejando dar uma de MOLUSCO, e iria anunciar no 7 de Setembro como tb poderia já até ter convidado alguns SH da USN para dar uns rasantes na companhia dos Mikes e M-2000 da FAB.

Ou seja, ela ia montar o seu cirquinho particular e enrolar todo mundo.

Sds.

Augusto

Oganza disse:
6 de setembro de 2013 às 19:54

Nossa amiga Capacete de Laquê, também muito conhecida como ThunderCats.

Oganza

Augusto, puts… não entendi? ThunderCats? 🙁

Ricardo Cascaldi

Eu estou tão desacreditado que vou apostar que não haverá anúncio.

Primeira vez que eu fico deste lado cético em um comentário e espero estar errado.

Abraço

Max

Of topic :
http://www.air-attack.com/news/article/5029/09-06-2013-Boeing-to-Build-56-Additional-A-10-Wings-for-US-Air-Force.html
Pensei que estes não iam ser mais produzidos apesar de sempre acha-los insubstituíveis.
Nunca fez muito sentido pra mim planejar usar o caro e sofisticado F-35 para ficar caçando alvos terrestres como o velho e bom A-10 faz com tanta propriedade .

Max

Desculpem a pressa, é culpa do sono (ou falta dele) são apenas substituições das asas para manter o A-10 funcionado bem até pelo menos 2035.

Augusto

Oganza disse:
6 de setembro de 2013 às 22:24

Dizem que o cabelo dela é bem parecido com o do Lion, dos ThunderCats.

Joner

Sou da opinião de que a FAB tem culpa por esse arrasto de tantos anos, a FAB é muito submissa, precisa se impor um pouco, os comandantes estão mais preocupados com seus cargos do que com as definições necessárias para a força.
Típico de nós brasileiros, SÓ NOSSO UMBIGO!!!

Mauricio R.

O A-10 é o pior de tdos os “inimigos” da USAF, mto pior que foram os Mig-21 no Sudeste Asiático.
Não há nada que a “Fighter Máfia” faça, que livre a USAF dessa verdadeira “praga”.
Pois quase sempre tem algum desafeto dos americanos, arrumando “serviço” p/ este ac fazer.

Modo irônico: OFF

Mauricio R.

OFF TOPIC…

…na falta e lugar melhor, vai aqui mesmo:

Canela, então!!!

(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2013/09/the-internal-marine-battle-over-eroding.html)

Rafael M. F.

^^^E não é opinião do Solomon. É de gente do USMC.

Bom, eles sabem melhor de suas necessidades do que eu, embora eu discorde de que o F-35B deva ser cancelado, pois creio que haja cenários em que uma aeronave mais parruda será necessária. Talvez uma redução nas quantidades encomendadas seria o mais adequado.

Colombelli

Há outro cenário que ainda não foi cogitado. O de que eles tenham dado uma forcinha pra vazar a informação para que a incompetente saiba que eles sabem as falcatruas do governo dela. Agora a moral seria a seguinte: Ou 36 Hornets no contrato ou haverá uma divulgação de informações “descobertas por um competente jornalista” que conseguiu “misteriosamente” invadir instalações que nem os russos e chineses conseguirame ter acesso a dados que são os mais secretos possiveis, e que irá providenciar um fantástico para arruinar o bem mais querido do PT: a reeleição. Amadores e burros do jeito que são,… Read more »

Fighting Falcon

E já encomendaram e ninguém avisou??

cristiano.gr

Interessante que os casos de espionagem não se restringiram a população civil, mas a Presidente da República e agora, mais recentemente, soube-se que a Petrobras era/é um dos alvos. Sendo a Petrobras um dos alvos, o nosso Pré-sal também estava/está sendo alvo do interesse deles e, consequentemente a nossa “Amazônia Azul”.

Acredito que inclusive grandes multinacionais brasileiras podem estar correndo o risco de serem espionadas.

O comentário “Colombelli disse: 8 de setembro de 2013 às 2:34” é interessante e bem possível.