segunda-feira, dezembro 6, 2021

Gripen para o Brasil

Conferência reúne 17 comandantes das forças aéreas das Américas, no Chile

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

LIII CONJEFAMER no Chile - SICOFAA - foto via FAB

Segundo nota à imprensa publicada pela Força Aérea Brasileira, termina neste sábado (29/06) em Santiago, no Chile, a 53ª Conferência dos Chefes das Forças Aéreas Americanas (LIII CONJEFAMER). O evento reúne 17 Comandantes de Forças Aéreas de países membros e observadores do Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA).

“Mais que promover intercâmbio de capacidades e conhecimentos, a conferência constitui-se uma oportunidade singular para celebrarmos a amizade que nos une, reverenciando as ações realizadas para construir forças aéreas fortes, unidas e bem preparadas”, afirma o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Juniti Saito, durante discurso no encontro iniciado na última segunda-feira (24/06).

Comandante da Aeronáutica ten-brig Juniti Saito na LIII CONJEFAMER no Chile - SICOFAA - foto FACh

Em nota publicada sobre o encerramento das atividades da conferência, a Força Aérea do Chile (FACh) informou que, durante os dias de reunião, foram efetuados importantes acordos em matéria de cooperação frente a desastres naturais. Outro destaque foi que a Força Aérea do México se incorporou oficialmente ao SICOFAA. Na ocasião da cerimônia de encerramento de atividades, por parte do Brasil o tenente-brigadeiro do ar Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, destacou “os significativos resultados alcançados nesta CONJEFAMER, manifestando o sincero reconhecimento à Força Aérea do Chile, na pessoa de seu comandante em chefe.”

Foram dadas as boas-vindas à Força Aérea do México, e, por parte do comandante em chefe da FACh e atual presidente da CONJEFAMER, general do ar Jorge Rojas Ávila, foi dito que os acordos que se conseguiu foram fruto de uma metodologia que está instaurada como doutrina, tornando o trabalho conjunto cada vez mais fluído e eficiente. Realizou-se a entrega de prêmios “Estações de Controle SITFAA Norte e Sul” para as Forças Aéreas da Argentina e do Equador, além dos prêmios “Segurança de Voo” às Forças Aéreas da Argentina, Brasil, Canadá, Equador, Estados Unidos, Peru e República Dominicana, além do Serviço Nacional Aeronaval do Panamá.

A próxima CONJEFAMER será realizada na Colômbia, em 2014.

LIII CONJEFAMER no Chile - SICOFAA - foto FACh

FONTES / FOTOS: FAB e FACh

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias

Finlândia deve escolher jatos F-35 na concorrência de US$ 11 bilhões

A Finlândia deve escolher os caças F-35 da Lockheed Martin Corp. em sua licitação de 10 bilhões de euros...
- Advertisement -
- Advertisement -