caça Gripen com bombas guiadas na Red Flag - foto Forças Armadas da Suécia

Seis caças Gripen participaram de exercícios de ataque terrestre envolvendo perto de 70 aeronaves, sendo que até o momento duas missões tiveram comando sueco

Nesta quinta-feira, 31 de janeiro, o site das Forças Armadas da Suécia divulgou nota sobre algumas das missões que os caças Gripen estão realizando no exercício Red Flag (Base de Nellis, Nevada – EUA). Em dezenove sessões de treinamento já realizadas, duas tiveram a liderança de um comandante de missão sueco – um capitão da Ala 17 baseada em Ronneby (Suécia).

Essas duas missões lideradas pelos suecos envolveram perto de 70 aeronaves de vários países formando uma grande unidade. O principal objetivo dos exercícios era destruir bases de mísseis superfície-superfície Scud, em território hostil.

Seis caças Gripen fizeram parte dos pacotes de ataque, equipado com bombas guiadas (laser e GPS). A foto acima mostra um dos caças com as bombas em cabides sob as asas, e um pod designador de alvos sob a fuselagem.

A nota também destacou a importância da interoperabilidade praticada no exercício Red Flag, um ambiente muito realista de ameaças no solo e no ar.

caças Gripen na Red Flag - foto Forças Armadas da Suécia

FONTE / FOTOS: Forças Armadas da Suécia (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir de original em sueco)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto F Santana

Uma curiosidade.
Esses tanques externos do Gripen, foram projetados originalmente para o Draken da força aérea dinamarquesa no inicio dos anos setenta.E muitos dos que aí estão vieram de lá, no início dos anos noventa, quando a Dinamarca desativou seus Draken, a Suécia comprou de volta esses tanques.

HMS TIRELESS

Para a corja que vive a tentar denegrar o Gripen, um bem dado banho de água fria….

eduardo pereira

Consegui uma foto do Gripen nas cores da Fab e ficou massa d+. É um excelente caça e confesso que começo a deixar de torcer pro Rafale (depois de ver o video cinematografico dele hehe) pra torcer por ele ( mas continuo achando o Rafale lindao ).