Para Embraer, LAS recomeçará do ‘zero’

1


Carolina Marcondes e Brad Haynes

A Embraer vê sinais de que a disputa por um contrato com a Força Aérea dos Estados Unidos, que tinha sido vencido pela fabricante brasileira e foi cancelado, “começará do zero” e que não haverá novos testes de voo.

A informação é do presidente-executivo da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar.

Em entrevista à Reuters por telefone, ele afirmou que o fato de que a decisão sobre o novo vencedor será tomada somente no início de 2013 “é totalmente diferente do que estavam falando”.

“O que chama a atenção é recomeçarem o trabalho do zero.”

“Não sabemos se os requisitos serão mantidos… Pode não haver uma demonstração das aeronaves e não serem usados os dados da apresentação anterior”, disse Aguiar.

Entretanto, ele afirmou que “não é nada definitivo, porque a gente tem que esperar o que sai por escrito. Tem sinais e são pontos que a gente se preocupa”.

Para o executivo, o Super Tucano A-29 da Embraer, projetado para missões de contra-insurgência, possui o perfil exato para operar no Afeganistão. “Nossa aeronave nasceu com esse DNA.”

Segundo ele, representantes da Embraer se reuniram com a Força Aérea norte-americana nesta terça-feira para tratar do assunto.

O encontro ocorreu após a decisão da Força Aérea dos EUA de refazer a licitação para a compra de 20 aviões de caça leve para operar no Afeganistão.

A norte-americana Sierra Nevada e a Embraer venceram a disputa em dezembro, mas o contrato foi suspenso no final de fevereiro por supostas irregularidades com a documentação.

Mas uma investigação interna da Força Aérea norte-americana mostrou que não houve irregularidades por parte dos militares que declararam Sierra Nevada e Embraer ganhadoras do contrato inicial estimado em 355 milhões de dólares.

A Força Aérea afirmou na sexta-feira passada que revisaria as regras do licitação.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

A Embraer vai fugir da raia!!!
E se calar, parar de fazer futrica.
Agora que o KC-390, não decola de vez.

(http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/5678/Embraer-teme-falta-de-transparencia-e-ameaca-desistir-de-licitacao-nos-EUA)

#embraerforadofx2