Home Operações Aéreas Os ‘Aggressors’ da Cruzex V

Os ‘Aggressors’ da Cruzex V

1183
97

Na CRUZEX V, cada voo da Coalizão na região batizada de País Vermelho precisa enfrentar uma ameaça constante: os caças que fazem o papel da força hostil. São nove aviões de combate que, apesar de estarem em menor número, são suficientes para atingir bons resultados e gerar em Natal a curiosidade sobre quem seriam aqueles pilotos.

Finalmente, os integrantes do 1° Grupo de Aviação de Caça (1° GAVCA) romperam o silêncio e falaram sobre a participação deles na CRUZEX V. Para manter a identidade do grupo em sigilo, pediram para não ser fotografados, mas autorizaram imagens dos seus F-5EM, caças de origem americana recentemente modernizados no Brasil.

Durante todo o exercício, a unidade está baseada em Fortaleza (CE), onde também tem o apoio de um KC-130 do 1°/1° Grupo de Transporte para multiplicar o alcance dos caças F-5EM. Na entrevista abaixo, os pilotos revelam os objetivos da unidade na CRUZEX V. Confira:

Qual a missão que desempenham como integrantes do País Vermelho?
Cumprir a função de força oponente, a fim de proporcionar treinamento para a Defesa Aérea da Coalizão Internacional, sediada em Natal.

Quais são as expectativas do Esquadrão para a quinta edição da CRUZEX?
A expectativa do 1° Grupo de Aviação de Caça é ser um oponente que dificulte ao máximo as missões da Coalizão, voando dentro dos padrões de segurança e demonstrando nossa capacidade operacional.

Onde serão desenvolvidos os “ataques”?
O 1°Grupo de Aviação de Caça não realizará missões de ataque. Faremos combate aéreo simulado contra as aeronaves da Coalizão Internacional, em distâncias entre 180 km e 450 km de Fortaleza.

O 1° GAVCA sente-se preparado para, literalmente, vencer o País Azul?
O objetivo do 1°GAVCA é consolidar as táticas e técnicas de combate a fim de manter o estado de prontidão desejado pela Força Aérea Brasileira.

Há quanto tempo vocês estão se preparando para a CRUZEX V?
O Programa de Treinamento prioriza a manutenção da capacidade operacional em missões com o mesmo perfil da CRUZEX. Então, assim que termina um exercício, consolidamos os ensinamentos e atualizamos a forma de emprego de nossas aeronaves, a fim de estarmos sempre prontos para entrar em operação.

Em 2008, os Esquadrões de Caça Pampa e Centauro participaram da CRUZEX IV como integrantes do País Vermelho. Qual o motivo do 1°GAVCA ter sido escolhido nesta oportunidade para representar o “inimigo”?
A experiência adquirida é diferente ao participar do Exercício Operacional CRUZEX como inimigo. O revezamento das unidades aéreas nesse papel proporciona oportunidade para que o aprimoramento seja equilibrado em toda a Aviação de Caça da FAB.

Unidade tem importância histórica para o Brasil

Conhecido por seu grito de Guerra, “Senta a Pua!”, o 1° Grupo de Aviação de Caça foi criado em plena II Guerra Mundial e foi enviado à Itália para apoiar as tropas brasileiras e aliadas. Com os caças P-47 Thunderbold, os pilotos brasileiros se notabilizaram pelas missões de ataque e a persistência em combate. Somente no dia 22 de abril de 1945, o Esquadrão realizou 44 saídas de combate. A data até hoje é celebrada no Brasil como o Dia da Aviação de Caça.

FONTE: FAB / FOTO: Cb Edilberto Rocha

97
Deixe um comentário

avatar
97 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
52 Comment authors
JesusMoreira2°/5° GAv JokerJustin CaseCaçulaYluss Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Nick
Visitante
Nick

Parabéns ao 1º GAVCA, sem dúvidas devem ter cumprido bem com sua missão de tornar difícil a vida das forças da Coalizão.

Que o digam os Rafales… 😀

[]’s

Joel
Visitante
Joel

Muito interessante o rodizio de forças adversarias que a FAB faz

Uma dúvida porque os pilotos da Cruzex não RELATARAM NADA sobre caças abatidos, mas alguns especialista do forum ja possuem esses dados datalink residencial?

Outra dúvida pq no domo do radar está PINTADO “DO NOT PAINT”

Abraços

Antonio M
Visitante
Antonio M

“…Outra dúvida pq no domo do radar está PINTADO “DO NOT PAINT” ..”

Pelo que sei, há tintas que podem interferir no radar ….

Eduardo dos Anjos
Visitante

Verdade, queria saber dos detalhes se houve mesmo o abate dos Rafale pelos nossos Mike…

Com relação ao aviso de não pintar, provavelmente deve ser pq interfere no radar da aeronave que se localiza nesta parte…

Joker
Visitante
Joker

Para se adquirir certos tons são colocados alguns ions metalicos na composição das tintas, esses ions interferem o espectro eletromagnico de ação dos radares. Por isso a indicação de não pintar…

cerebro1975
Visitante
cerebro1975

queria noticias sobre os numeros do exercicio, a gente ainda esta as cegas, queria saber mesmo como se sairam os chilenos…… alguem sabe de alguma coisa , pelo amor de Deus.

jakson almeida
Visitante
jakson almeida

E quanto ao abate de rafales pelos F-5E/F- M,detalhe corre um boato de que os gringos teriam dado a “dica” pra FAB de como abater o rafale.Sera verdade?

Flanker
Visitante
Flanker

O GAVCA foi para Fortaleza com 9 ou 12 aeronaves?No site da CRUZEX fala em 12 e neste post do aéreo fala em 9.Qual é o nº correto?

Quanto ao “abate” dos Rafale, talvez não tenhamos nenhuma confirmação oficial, mas uma fonte me informOU que houve sim, e foram 2 Rafalecos down….

Quanto ao desempenho de cada país, nº e resultados, saberemos aos poucos, conforme forem sendo analisados e dentro daquilo que pode ser divulgado.

[ ]’s

Vader
Visitante

Powtz Galante, para de matar a galera de agonia, senão tem nego que vai enfartar, hehehe…

Acho que a essa altura o Urutau e a Vovódka já estão a ponto de embarcar dessa pra melhor, hehehe…

Flanker
Visitante
Flanker

” jakson almeida disse:
18 de novembro de 2010 às 12:53
E quanto ao abate de rafales pelos F-5E/F- M,detalhe corre um boato de que os gringos teriam dado a “dica” pra FAB de como abater o rafale.Sera verdade?”

Não acredite nisto.É claro que é um exercício, mas todos entram ali para vencer, mesmo que o final já seja combinado.
Segundo me informaram, o “abate” foi no VVR, ou seja, combate próximo.

[ ]’s

jakson almeida
Visitante
jakson almeida

Quer dizer que o rafale ja levou um cacete em terras tupiniquins!HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.

Magnum44BR
Visitante
Magnum44BR

… Só não entendi porque os pilotos do 1ºGAV pediram para não serem indentificados?!?! … Seria um excesso de timidez … hehehehe 😉

Francisco AMX
Visitante
Francisco AMX

Magnum44R….

é que eles são a elite (isso é fato) da FAB e o F-5M é uma arma letal, exclusiva, que o mundo não conhece, que vence a barreira do tempo e suplanta as novas tecnologias apenas com atualizações de 5 milhas..(isso não é fato – isso é sonho), logo estes pilotos precisam ser “preservados”…. rsrsrs

Sds!

Giordani RS
Visitante
Giordani RS

Blá…blá…blá…mas fonte oficial nenhuma…

Giordani RS
Visitante
Giordani RS

Off toppic:
Ontem estava assistindo Escola de Pilotos na True TV…eles reclamando que seus aviões estavam ficando velhos… 🙁

GSV
Visitante
GSV

Boa tarde!

Acho muito dificil o F-5M abater um Rafale… com radar de 56 km de alcançe, lutando num raio de 450km… mas que os Mikes deram trabalho isso não há duvidas.

Agora sobre o fato dos pilotos da FAB não se identificarem é normal, agora que o 1º/14º GAv já anda “aprontando” com os F-5 que operam desde 2005 é impressionante, se eles abaterem um Rafale acho que o NJ terá muito que explicar ao Sarko…kkkk

Sds.

Luiz Vieira
Visitante
Luiz Vieira

Como os gringos poderiam ter dado dicas de como abater o Rafale se os pilotos do 1° GAVCA nem sequer ficam na mesma cidade que os estrangeiros?!
É muito blá blá blá nas opiniões e pouca informação!

Robson
Visitante
Robson

Giordani RS disse:

eu também assisto esse programa, um vez os pilotos “canadenses” estavam reclamando da velocidade de aproximação do F-18 ser muito alto, devido sua origem embarcada.

Joel
Visitante
Joel

Agradeço o escarecimento dos colegas quanto a pintura no domo do radar
Com relação a cruzex é sempre possivel que existam vitórias no lado do pais vermelho, afinal para um avião ser derrubado basta que ele EXISTA!
Já cairam 3 F22 e nem estavam lutando nem precisaram de inimigo para fazer isso. Seria também uma jaca um tijolo etc e tals?!
O que não da para suportar é achar que o F5EM é a panaceia que curará todos os problemas da caça na FAB nos proximos 50 anos.

jakson almeida
Visitante
jakson almeida

O que se discute aqui Joel ,não e que o F-5M seja a resposta pra FAB, é que o super caça françes ,matador de F-22 segundo alguns,não consegue combater um caça cujo projeto tem mais de meio século, apesar da modernização.O que não da pra aceitar é que um caça deficiente como o rafale seja apresentado como a solução definitiva para a FAB e para o Brasil.

Joel
Visitante
Joel

Prezado jakson,
Vejo no site uma guerra de torcidas, mas na realidade espero simplesmente que o caça escolhido seja o melhor dentre os 3 o que não sera avalaido pelo exercicio Cruzex!
Quanto a escolha tecnica do FX 2 ja foi por agua abaixo a muito tempo quando o Ministro da Defesa falou ao lado do Brig. Saito que o F35 não era adequado a nossa realidade…

Alexandre
Visitante
Alexandre

Uma mentira dita várias vezes vira uma verdade.
Essa de um f5M abater um rafale sem fonte sem informação nenhuma acaba virando mentira de forum que com o tempo pode virar verdade.

Agora eu quero fatos, contra fatos não tem conversa.

grifo
Visitante
grifo

Como os gringos poderiam ter dado dicas de como abater o Rafale se os pilotos do 1° GAVCA nem sequer ficam na mesma cidade que os estrangeiros?!

Hoje a FAB conhece o Rafale melhor do que qualquer outra força aérea do mundo, com exceção da própria França e possivelmente da Índia. Acho que não seria preciso pegar o “bizú” com ninguém.

Mais uma vez parabéns aos nossos agressors pelo desempenho e pelas jacas.

Alberto
Visitante
Alberto

E ai, cade a confirmacao dos abates dos Rafale?
E o abate de algum dos “poderosos” F-16 BLOCK 50 do “mini-EUA” (Chile), pais este que grande parte dos que deslilam neste blog idolatram?

grifo
Visitante
grifo

E ai, cade a confirmacao dos abates dos Rafale?

Caro Alberto, a FAB não vai fazer qualquer confirmação de coisa alguma.

Giordani RS
Visitante
Giordani RS

Essa “estória” de F-5M matador de Rafaeles está com cara de Sofismo…

Alexandre
Visitante
Alexandre

Engraçado em todos os cruzex nós tivemos informações sobre os combates?
Porque seria diferente nesse?
Argumento que estão tentando vender uma mentira como verdade.
Só acredito se for postado algo de oficial.

RolandTFlackphayser
Visitante
RolandTFlackphayser

A panela véia ainda faz comida boa. TIGERSHARK : TARGET LOCKED ON. FOX TWO, FOX TWO RAFALE : IS DOWN, IS DOWN. GAME OVER! (insert coins for a new game) Se a França mandou um dos melhores caças do mundo até o outro lado do planeta para brincar com aviões projetados na guerra fria e foi vencido num simples video-game ao vivo por uma aeronave recauchutada é sinal de falha grotesca de desenvolvimento e projeto. E o Lulla ainda quer que paguemos por isso. Se fosse um combate real seriam então necessários pelo menos dois Rafales para derrubar um TigerShark,… Read more »

Giordani RS
Visitante
Giordani RS

RolandTFlackphayser disse:
18 de novembro de 2010 às 15:13

A panela véia ainda faz comida boa.

TIGERSHARK : TARGET LOCKED ON. FOX TWO, FOX TWO

RAFALE : IS DOWN, IS DOWN. GAME OVER! (insert coins for a new game)

É…para derrubar um “tigershark” dava pra mandar um Gripen NG…rsrsrsrs…ressucitaram até o F-20…hehe…

cerebro1975
Visitante
cerebro1975

poder aereo. vamos! da uma palhinha pra gente, conta ai o que aconteceu no céu do norte! tivemos abates do rafale, do f-16 chilenos, dos USA. ?
os Mikes agressors deram trabalho?

Junior / São José-SC
Visitante
Junior / São José-SC

GSV disse:
18 de novembro de 2010 às 14:18

……
Não será o Nerso que se explicará caso um Mike tenha abatido um Rafale, mas o M. Sarko vai ter que fazer isso, e direitinho…..

Galante, tem os kils da CRUZEX V (ou isso é segredo de Estado?), o camarada se tiver fala pelo amor de Deus, já quase sofremos um infarto com o PA fora do ar em plena batalha.

Rodrigo
Visitante
Rodrigo

jakson almeida disse: 18 de novembro de 2010 às 12:53 Posso te assegurar que não foram os gringos. —————————– Magnum44BR disse: 18 de novembro de 2010 às 13:17 Acredito que seja o mesmo esquema da turma do ST que voe na fronteira… Ai eu pergunto… Por que se identificar ? O que o Cmte vai ganhar com isto ? —————————– GSV disse: 18 de novembro de 2010 às 14:18 Os Rafale vieram para lutar BVR e o Agressor não… Nem acredito que o F5M tenha usado radar… Só queria confirmar se o Agressor está com o Python 4… —————————– Alberto… Read more »

Berkut
Visitante
Berkut

Vamos lá….
como tinha dito: IRMs “all-aspect” + off-boresight, tá acabando com a graça do dogfight… não é mesmo Sr. PHYTON 4?

galera… setor frontal.

S!
Berk

p.s.1 diga-se de passagem que QUAISQUER aereonaves de alta performance armados com IRMs de quarta geração, têm 50% de chance de abate de AMBOS, na primeira passagem.

p.s.2 Mérito mesmo foi ter escapado do MICA.. mas com esse é “silêncioso”… pode ser que no debriefing, os f-5 tenham sido abatidos antes.

p.s3. bom, é o que eu acho.

GSV
Visitante
GSV

Junior / São José-SC disse:
18 de novembro de 2010 às 15:35

… é o NJ sim Junior/SC como provar a gastar 4bi de euros em um programa que perde até para FX – Nada (Silent Tiger)…kkkk

Freire
Visitante
Freire

Bom amigos eu não conheço nada de aeronaves, rsss, mas gostei dos comentários.

Brasil

GSV
Visitante
GSV

Rodrigo disse:
18 de novembro de 2010 às 15:39

“Os Rafale vieram para lutar BVR e o Agressor não…Nem acredito que o F5M tenha usado radar…”

Como vc sabe disso Cumpadi???

Se os F-5M não usaram seu radar eles agiram via datalink com o R-99???

E essa história de engajar Rafales com macete, será que rola nos bastidores mesmo… acho que já sei quem poderia ensinar se não foi os Gringos….kkkkk será… acho que por 4Bi vale a informação… mais uma fabrica em SBC….kkkk

dod tomate
Visitante
dod tomate

__________!!!!!!!

EDITADO

Pedro
Visitante
Pedro

Quero ver o rebu que vai dar aqui se falarem que o F-5EM abateu os F16, aí tá feita a discordia, pois avião americano é imbativel, invencível nos ceus. Seria interessante que pelo menos um ou dois Rafale fossem agressores, para ver o desempenho dele tambem ante o F16 e outras aeronaves. Com relação ao rodizio de esquadrões como agressor, parabens a FAB, esta usando bem o treinamento para treinar seus pilotos em situação de inferioridade. Agora triste é saber que em um país que se fala portugues, vc escreve avisos de manutenção em inglês! Qual a razão disso, já… Read more »

Barca
Visitante
Barca

Que bom que o aereo voltou a funcionar,voltando tb as polemicas e delirios,depois dos delirios de contratos,lobby,teoria da conspiração,agora vem o último e mais grave delírio de todos,o super hiper poderoso f5m,matador de rafales!

Meu Deus quanto delírio.

Chico AMX
Visitante
Chico AMX

GSV, não tem R-99 no país Vermelho! rsrsrs
acho que foi na sorte, eles estavam voando quando viram 2 Rafales “dando banda”…
isso é, no mínimop, estranho…
mas vamos ver se sai algo verdadeiro por aí…

Ah, eu tb esperava ler que os F-5m abateram Rafales… só que ler e crer na realidade disso é bem diferente… se acontecer será “acidente”… não regra! como já disse antes…

Sds!

Greice33
Visitante
Greice33

Nessa altura ate Xavante vão abate os Rafale, desde que o Brasil compre os 36 Rafales

Greice33
Visitante
Greice33

acho melhor compramos mais F-5…

jakson almeida
Visitante
jakson almeida

Os americanos(diga-se a Boeing e a GE) estão muito quietos ate agora,lembram-se do SIVAM onde os franceses eram fovoritissimos, ate que aos 45 do segundo tempo os americanos fizeram um “gol de placa”.

EDSON
Visitante
EDSON

Eu acredito que o Rafale foi abatido duas vezes.

Mas vai a pergunta: Quantas vezes os Rafales abateram os F5M?

Paulo R. Rossi
Visitante
Paulo R. Rossi

Mimimi o Rafale isto, mimimi o Rafale aqui, mimimi não era full, mimimi o Rafale deu pau no F-22 (de radar desligado, né espertalhões?). Quanto choro. O avião é um abacaxi, todo mundo já sabe.

Berkut
Visitante
Berkut

Chico AMX,
Dizer que um eventual abate do 1° GAVCA em cima do Rafale é “acidente”… foi sem dúvida nenhuma o pior comentário que já vi sair de seu teclado… pior do que qq teoria de conspiração que já li na vida.
um conselho… vá tomar uma cerveja com alguém do esq. e peça desculpa.

Barca,
acreditar que uma aeronave não pode ser abatida, pq tem caracteristica superiores ao oponete é infantilizar as táticas do combate aéreo… ou é desconhecimento mesmo… fosse assim não tinha piloto de M2000 e f-16 tirada pelo MIRAGE III DO GDA, “descabelados” na foto.

Sds.
berk

Berkut
Visitante
Berkut

Chico AMX,
Dizer que um eventual abate do 1° GAVCA em cima do Rafale é “acidente”… foi sem dúvida nenhuma o pior comentário que já vi sair de seu teclado… pior do que qq teoria de conspiração que já li na vida.
um conselho… vá tomar uma cerveja com alguém do esq. e peça desculpa.

Barca,
acreditar que uma aeronave não pode ser abatida, pq tem caracteristica superiores ao oponete é infantilizar as táticas do combate aéreo… ou é desconhecimento mesmo… fosse assim não tinha piloto de M2000 e f-16 tirada pelo MIRAGE III DO GDA, “descabelados” na foto.

JOSEF SIMAS Jr.
Visitante
JOSEF SIMAS Jr.

Gente,

Isto tudo e’ surpreendente e desejavel, mas… me parece irreal.
Galante, abre logo o jogo! Este boato e’ mesmo verdade ?

JOSEF SIMAS Jr.
Visitante
JOSEF SIMAS Jr.

Gente,

Isto tudo e’ surpreendente e desejavel, mas… me parece irreal.
Galante, abre logo o jogo! Este boato e’ mesmo verdade ?

Berkut
Visitante
Berkut

ops… desculpem o Duplo post…