‘The Hunters’, combate aéreo na Coreia

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O vídeo abaixo é um trecho do filme de 1958 “The Hunters”, com Robert Mitchum e Robert Wagner. As sequências de combate aéreo são sensacionais, com belas tomadas dos F-86 versus MiG-15. Mas quem conhece um pouco sobre aviação militar, descobrirá algumas falhas. Tente encontrá-las e comente.

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Ronaldo

Na ultima cena não parece ser truque de imagem, parece uma filmagem real.

Joel

O avião que explode é um F 100 não um sabre

Nunes

HEHEHEHE tem que alijar os tanques de combustível em uma “briga de cão” rsrsrsrsrs

Sabre

Os Migs na verdade são F84 Thunderchief.

Sabre

Os Pilotos de MIGs(F84) sem capacete.

Tales

Superficialmente (e olhando uma única vez o vídeo): 1 – As aeronaves inimigas não são, de fato, MiGs-15 (de perfil pareciam F-84); 2 – A esquadrilha somente testa seus canhões quando adentra em território inimigo (como se o equipamento não seria testado antes desse momento); 3 – Não entendi bem o que o piloto que avista os “bandidos” disse, mas parece que ele refere “four boxes three o´clock over”. Se assim for, o número de inimigos está correto, assim como a posição relativa deles em relação à esquadrilha de Sabres, mas eles estão voando no mesmo nível ou inferior e… Read more »

Tales

Na verdade eu quis dizer que a cena do acidente é um ENXERTO e não uma montagem. O acidente e a cena são verdadeiros, mas se trata de um pedaço de um filme de testes.

Antonio M

Este filme no Brasil foi chamado de “Raposa do Espaço” e está disponível em DVD, na série Fox Classics. Daqueles bons filmes que passavam na “Sessão da Tarde”, que faziam minha alegria quando conseguia assistir nas férias escolares e que hoje em dia a TV aberta não exibe mais. Nem sei se canais fechados passam! Quanto às falhas, achei meio estranho os pilotos coreanos utilizando capacete de couro igual aos pilotos da 2º guerra, inclusive utilizando os óculos (são óculos que se fala ?!) em um cockpit fechado que até onde sei não poderia ser aberto, ou não seria usual,… Read more »

Paul

O que cai é um F-100, e não um F-86. Além disso, os tanques foram descartados ao iniciar o combate e o avariado mostra ainda estar com os tanques sob as asas.

Guilherme Colichini

Aquele tiro que quebrou parte do “vidro” do cockpit do sabre, não teria ocasionado despressurização? Já que com o “vidro” quebrado o cockpit perderia pressão,não?

fredy

O F15 era uma avião formidável em seu tempo. Mas o treinamento dos pilotos norte coreanos deixava muito a desejar. É fato que pilotos chineses eram utilizados na guerra da coreia. Dizem que até pilotos russos foram utilizados. Eles tinham que aprender a se comunicar em chinês para não serem descobertos acaso as comunicações fossem interceptadas. Já imaginaram se os americanos capturam um piloto russo na coreia? A guerra fria poderia ter fervido de vez, hehehe.

Normando

Um dos meus preferidos até hoje, com excelente cenas de combates aéreos. Respondo de cabeça: 1 – Os Sabres são F-86-F, a versão definitiva (H, D e K não contam), que só chegou à Coréia após as ações descritas no filme; 2 – Na cena, o líder de elemento avariado em combate não conseguiu descartar os tanques sub-alares, e por isso alega não conseguir manobrar bem; 3 – Na inspeção visual aparece, sim, um “buraco”, aparentemente apenas pintado no revestimento inferior da asa; 4 – O acidente é de um F-100, mas acho que em Edwards, e não com teste… Read more »

JZG_Pedro

Tales,

Acho que o piloto americano diz “four bogeys”.

Legal o filme, mas realmente os erros ficam na cara. Nos F-84 poderiam pelo menos ter pintado / colocado armas de mentira na parte inferior da tomada de ar, como era nos Mig-15; ao invés de dar um baita close nas armas atirando por cima, heheh.

Normando

Agora revi o trecho, então lá vai:

a) O “buraco” pintado no Sabre avariado está logo atrás do trem principal de boreste;

b) O acidente do F-100 realmente não tem unidades auxiliares de foguete, mas faltou comentar que era relativamente comum nas aterrisagens dos F-86-A, e tinha o apelido de “dança dos sabres”;

c) O maior erro de todos, mas determinado pela necessidade fotográfica de enquadrar as esquadrilhas, era a “4 dedos” apertadinha, como para desfile aéreo.

fredy

corrigindo F15 = Mig15

Alexandre

SE NÀO ME ENGANO É NESSE FILME QUE CHUCK YEAGER PARTICIPA DAS FILMAGENS. ELE PILOTA UM DOS F 86. NO LIVRO DELE É RELATADO A DECEPÇÀO AO VER O RESULTADO DAS FILMAGENS.

Normando

O Gen. Yeager – um grande apreciador do F-86 – atuou como dublê-piloto em “Jet Pilot”, de von Sternberg (EUA, 1957), no qual o lendário John Wayne faz um comandante de esquadrão no Alaska, encarregado de avaliar uma piloto de Mig (na verdade T-33) que aparentemente deserta para os EUA. A atriz principal é a Janet Leigh (Psicose). É esse o filme por ele mencionado em suas memórias.

Sheppard

Uma coisa interessante é que somente 1 piloto não conseguiu lançar todos os tanques externos (sobrou 1) e depois aparece um F86 em combate com os 2 tanques externos ainda presos a aeronave. Vai entender…

claudio

Como diversão eu acho fantástico, alem disto trata da guerra da Coréia um episódio da tragédia humana praticamente esquecido.

As cenas aéreas foram dirigidas e fotografadas pelo mesmo diretor de:

Strategic Air Command cujo tema é o B-36 e o SAC (http://www.youtube.com/watch?v=VGjyH2ulsCk ).

E Toward Unknow (http://www.youtube.com/watch?v=pPmTEfe9eSg ) focado nos pilotos de prova da década de 1950.

Ricardo

Bom este filme é um dos meus favoritos, assim como as pontes do rio To-ko-ri e Horizonte de Glórias, bons tempos 🙂

[ ]´s

Deivid

muito legal ja estava viajando con o filme hehehe

ditongo

dog fighter, massa.

HSJ

Excelente sequência de um ótimo filme. Claro, sempre existem “furos”, mas nada que não se possa engolir. Me lembro de ter assistido a este filme na “Sessão da Tarde” (ou ainda se chamava “Sessão das duas”?) pela Globo, em meados dos anos 80. Nesta época a Globo exibiu, sempre às tardes, uma quantidade imensa de filmes dos anos 50. Foi nesta época que também tive o prazer de assistir vários filmes sobre aviação, entre os que me lembro mais estão aquele sobre o X-15, também um outro sobre o salto estratosférico de Joseph Kittinger, e também um filme britânico, muito… Read more »

Giordani RS

Eu tenho este filme. É interessante de se, ainda mais para quem curte/vive aviação. Realmente, o papel do vilão MiG-15 recaiu sobre o F-84F, de asas enflechadas e só atuou em combate na Guerra do Canal de Suez, no lado francês…
No mais, bom filme. Vale mais pelas cenas aéreas e o ronco dos motores dos F-86´s…

Alexandre

Excelente filme.

José Maria Bravo

O de Hunter e Vampire é “Audácia a Jato” (“High Flight”, de John Gilling, UK, 1957), com o grande Ray Milland no papel do Comandante de Ala Rudge; O do “X-15” tem esse título original, e no Brasil teve vários títulos, dentre outros o didático “Avião Foguete X-15” (de Richard Donner, EUA/FRA, 1961), e tinha Charles Bronson como um dos coadjuvantes; O salto de Kittinger deu um filme “B”, “On the Threshold of Space” (Robert Webb, EUA, 1956), que lembro ter o Dean Jagger (o mesmo do excelente “Almas em chamas”, como coadjuvante (não lembro, nem consegui achar, o título… Read more »

Freitas

Boa noite a todos.
Acompanhei o debate sobre o filme Raposa do Espaço e gostaria de deixar uma contribuição. Aqueles que tiverem interesse podem ler o livro que deu origem ao filme, chama – se “The Hunters” de James Salter, ex-piloto de F-86 na Coréia, e pode ser encomendado na livraria Leonardo DaVinci – RJ ou pelo “site” Amazon.
Agora estou a busca do filme Audácia a Jato, como foi lembrado acima, ou “High Flight” no original. Há também o A6 Intruder, na guerra do Vietnã.
Parabéns pela iniciativa.
Saudações

Alex

Kra,ja na primeira cena,o cara parece que a numa salão de festas de tao grande que é a carlinga do caça.

Alex

O fato foi real,pois já vi esta cena num show aereo americano,mas não lembro quando.Nos 7.28,7.30 e 7.31 minutos é possivel ver um camera em pé ao lado da pista e parece outro agachado filmando a tragédia.

Doriano Pulpito

já tinha assistido antes mas ontem assisti de novo em07/01/2016 e de novo achei sencional
as cenas de combate aéreo e as decolagens na frente das câmeras que só os americanos
sabem fazer e as atuações de Robert Mitchum e robert Wagner são magnificas,as falhas mais visíveis são um F-100 e não um F-86 explodindo e um F-84 simulando um Mig-17