USAF pode ter problemas na defesa aérea devido ao envelhecimento de seus caças

380

asa-f-15

Durante a Guerra Fria, os EUA posicionaram seus caças por todo seu território e Canadá, para proteger a América do Norte contra um ataque de bombardeiros estratégicos da União Soviética.
Aeronaves de caça em Alerta de Soberania Aérea eram dedicados, não cumpriam outros tipos de missões, e estavam sempre armados, abastecidos e prontos a todo momento. Em 1958 existiam 5.800 (!) caças em alerta, mas o número de aeronaves diminuiu drasticamente ao longo dos anos, assim como o número de sites designados para interceptação. Em 1997, foi sugerida uma defesa de “quatro cantos”, mantendo sites de alerta em Massachusetts, Oregon, Califórnia e Flórida. Em 11 de setembro de 2001, no ataque às Torres gêmeas, apenas 14 aviões de caça estavam em alerta para interceptação nos Estados Unidos.

Agora, a Força Aérea dos EUA enfrenta dois desafios para sustentar a sua capacidade de Alerta de Soberania Aérea (ASA) a longo prazo:

  • substituir ou aumentar a vida útil dos seus envelhecidos caças;
  • substituindo as unidades ASA com equipamentos e pessoal treinado de unidades desdobradas;

asa-sites

Por exemplo, se as aeronaves atuais não forem substituídas até 2020, 11 dos 18 sites atuais de Alerta de Soberania Aérea podem ficar sem aviões. A Força Aérea não desenvolveu planos para mitigar estes desafios, pois tem focado outras prioridades.
Os F-15 e F-16 estão envelhecendo, e custa mais caro mantê-los à medida que o tempo passa. Dos 18 sites ASA, 12 estão atualmente equipados com F-16, que chegará ao fim da sua vida útil de serviço entre os anos fiscais de 2015 e 2020.
Uma opção é substituir os F-16s com F-22 ou F-35, que a Força Aérea está adquirindo. No entanto, de acordo com o atual cronograma de entrega dos F-22 e F-35, apenas uma das 12 unidades ASA, irá receber a nova aeronave, antes que sua frota de F-16 atinja o final do seu período de vida útil.
Outra opção para a Força Aérea seria substituir os F-16s com alguns dos mais modernos modelos F-15. No entanto, os F-15, como os F-16, começam a chegar ao fim da sua vida útil de serviço. Além disso, todos os F-15, incluindo aqueles pilotados por cinco unidades ASA, foram “groundeados” por 3 meses no final de 2007 e início de 2008, após um F-15 desintegrar-se em vôo em novembro de 2007. A Força Aérea encontrou um problema estrutural em um dos seus modelos F-15 e reformou as aeronaves que encontraram com problemas estruturais.
O GAO, Government Accountability Office, conhecido como “o braço investigativo do Congresso americano” e “cão de guarda do Congresso”, fez um relatório sobre a delicada situação da USAF e propõe uma série de providências ao Departamento de Defesa.
O relatório do GAO, em formato PDF, pode ser acessado aqui.

NOTA DO BLOG: Vale a pena ler também o post sobre o estudo “America’s Self-Destroying Air Power – Becoming Your Own Peer Threat”, produzido pelo Center for Strategic and International Studies (CSIS), que analisa o impacto da crise de aquisição de aeronaves táticas, estratégicas e diminuição na capacidade do poder aéreo dos EUA.

040316-f-2907c-143

Subscribe
Notify of
guest

380 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marlos Barcelos

e ainda reclamam do Brasil….

Marlos Barcelos

inicia-se a decadência do Império americano, crise econômica e militar, será ainda superpotênica, mas somente por 1 ou 2 decadas a mais, até os f-15 e f-16 não agüentarem mais voar, o próximo alvo, não tenho duvidas serão os porta-aviões e navios de 2,5 bilhões de dólares como o submarino classe virginia.

Wolfpack

Isso realmente é problema que Obama vai jogar para o última fila de prioridades.

JACUBÃO

A história da humanidade sempre demonstrou que os grandes impérios não duram para sempre, e acredito que não será diferente para os EUA.

angelo

Poderiamos oferecer ao Grande Irmão do norte nossos F5-EM e A1. hehehehe

Ulisses

O lado Ruim desta história é que se os americanos não forem mais o chefe,então quem será?China?Péssimo pois são comunistas e são amiguinhos dos Russos.

GustavoB

Uai, se eles tão com probrema naS defesa é só chamá avião das base nosotro paiz

welington

angelo em 30 jan, 2009 às 18:04 Poderiamos oferecer ao Grande Irmão do norte nossos F5-EM e A1. hehehehe kkkkk pegou pesado em,rsrsrsrs. Ulisses em 30 jan, 2009 às 18:11 O lado Ruim desta história é que se os americanos não forem mais o chefe,então quem será?China?Péssimo pois são comunistas e são amiguinhos dos Russos. A china é um grande mercado nacional alem do mais temos uma cooperação militar pelo menos em um tratado assinado pelo lula, alem do que os Russo nos auxiliam em vários programas militares e são um grande mercado, não vejo problema algum são duas grandes… Read more »

Ulisses

Welington,parece simples assim,mas infelizmente não é.Eu desprezo os chineses como se fosse os Nazistas na 2°guerra.O governo Chinês é comunista,todo comunista é um grande perigo para a humanidade,a Rússia,desprezo igualmente pois eles ainda querem tomar este mundo e na minha sincera opinião os Chineses e Russos seriam os maiores inimigos do planeta em uma eventual 3°guerra mundial.Não penso só nas nossas vantagens,penso que com esse dois como poderes mundiais poderia vir um dia ser,quem sabe a destruição do planeta ou pelo menos perto disto,só para se ter uma idéia descobriram a pouco tempo que a China vende armas para o… Read more »

Alex

Paul Kenneyd em seu livro, Ascenção e Queda das Grandes Potências, discute a relação entre crescimento economico e militar. Afirma que uma naçao se torna uma grande potência por meio do crescimento econômico, a partir daí o crescimento econômico permite o crescimento militar. Durante um certo tempo a condição de potência militar contribui para o crescimento econômico ser alavancado ainda mais. Mas, segundo ele, para se manter o status de grande potencia ocorre um crescimento dos gastos militares, indo além do que a economia é capaz de sustentar, a consequência disso é o início do declínio economica e em seguida… Read more »

Da Silva

Basta dar um basta nas duas guerras que eles matem em andamento que sobrará muitos bilhões para investir no reaparelhamento. Além disso o orçamento de defesa dos EUA pode sofrer um corte de mais de 80%, que mesmo assim continuarão a ser o maior do mundo, é lógico que isso não vai acontecer, infelizmente. Quanto a história que todos os impérios teve um fim, realmente é verdade, mas, vejamos o Império Romano que durou mais de 1.000 anos, os EUA estão na ponta a pouco mais de 60. É claro que não podemos nos esquecer que na época do Império… Read more »

welington

A china é um ótimo povo e a Rússia também com os quais temos ótimas relações, os russos não querem dominar o mundo, você esta levando pelo contexto político pois se for por este os EUA são repudiados por todo o mundo inclusive por min, eles invadem terras para roubar e controlar riquezas que não são de sua propriedade, para min EUA, Rússia,China são todos iguais, o Brasil na minha coempção seria o melhor controlador mundial pois temos atitudes pacíficas(em sua maioria), já os EUA, China e Rússia são países que usam a força para ter o poder principalmente os… Read more »

welington

Não sei quanto tempo vai durar o império chinês, mas sei quando vai começar por volta de 2035 a 2040(de 2030 a 2035 será uma fase de transição), em 2050 pelas perspectivas eles em termos de PIB vão humilhar os EUA e o resto do mundo.
Um abraço a todos.

Dalton

Da Silva!

Vc tocou num ponto chave! Como seria o declinio de um Imperio capaz de destruir o planeta inumeras vezes???

Fala-se que os americanos deixarao de ser o que sao hoje, mas e a China? Ela sobreviverá ao que estao fazendo com seus recursos naturais?

Hoje ela já está poluindo o planeta na mesma escala que os EUA.

Talvez daqui há uns 20 anos…nao estarao eles interessados em parte dos territorios vizinhos, incluindo Russia?

Acho que nao dá para prever com tanta facilidade assim…mas enfim…quem viver, verá!

abraços

Leonardo

A velha história os russos são do mal os americanos os salvadores do mundo, e mesmo assim são tão odiados, né. Imaginem se fossem os maus, acho esqueceram porque os iranianos os chamam de o Grande Satã, alguém se lembra que o Xa Mohammad Reza Pahlavi, que era alinhado com os americanos quando os EUA venderam os Tomcats para o Irã e por debaixo dos panos vendiam armas para Sadam Hussein, bom eles podem não fica feio, já os russos se fizerem o mesmo, são monstros. Eles podem passar o rodo na Somália que foi para se defender da derrubada… Read more »

Baschera

Não se preocupe Pres. “Obrahma”.
Como não vamos modernizar todos os AMX e nem todos os A-4KU, podemos emprestar ou fazer um leasing de algumas unidades destas para os USA.

Sds.

Hornet

Ué, a Guerra Fria não acabou?!!!

pensei que tivesse acabado..desculpa aí…quando a ela acabar eu volto aqui pra falar dos caças da USAF…

abraços a todos

Dalton

Leonardo…

até a revoluçao no Irã, os Estados Unidos eram aliados, depois com a chegado ao poder do Khomeini a coisa mudou.
O Irã odeia os EUA, porque sao o simbolo do modo de vida ocidental,e claro, nao seguem os preceitos do Islamismo.
Claro isso é apenas um comentario superficial, até porque nao é local para discutir isso…mas…se vc voltar atras no tempo, verá como se formou a Uniao Sovietica, e seus pensamentos com relaçao ao resto do mundo.
Gostando ou nao…os EUA nos livraram do comunismo !

abraços

Hornet

Nunão,

vc precisa corrigir o início do texto, lá fala que a Guerra Fria acabou. Mas ela não acabou.

Corrigi lá, porque tá errado…o espectro maligno do comunismo totalitário que vai invadir sua casa e roubar suas bolachas de mel e tomar seu leite em caixinha ainda ronda…cuidado com ele…kkkkkkkk

abraços

Leonardo

A guerra fria nunca acabou, não sejamos ingênuos, um torce e ao meso tempo não torce pela queda do outro, já que de certa forma a existência de um é fundamental para sobrevivência econômica e militar do outro…
Já quanto a situação dos vetores deles, poderíamos oferecer a Embraer e a Aeroeletrônica para fazer um upgrade para eles RSRSRSRS

Leonardo

Dalto

O que estou falando é em relação ao fato de venderem armas a um país alinhado e ao mesmo tempo vendiam para o maior inimigo desse país, vc acha isso certo?
Quanto ao comunismo é uma utopia de Karl Marx, é algo até bonito na teoria , mas na prática não existe, não falo que a russia é a maravilha e a salvação do mundo, mas só não tenho este precoceito em relação a eles.

welington

A guerra fria acabou com certeza o que ficou foi a rivalidade entre as potencias envolvidas, gostos e infelizmente o que não aprovo o preconceito em sua maioria contra os Russos e isto é uma injustiça. Hornet como é que escondam as bolachas de mel, KKKKKKKKKKkkk, sem a intenção de ofender mas o que realmente vejo em muitos é um preconceito motivado por gostos e este preconceito leva até não conseguirem ver a realidade, pois para muitos só porque é americano é o melhor e só porque é Russo não presta este pensamento é muito preconceituoso e tem que ser… Read more »

Ulisses

Acham que estou brincando?Veremos…

Hornet

Wellington, eu já escondi as minhas bolachas de mel e se eu fosse vc faria o mesmo…não sei se vc sabe, mas o objetivo do comunismo soviético sempre foi dominar todas as fábricas de bolachas de mel. Primeiro isso, depois o mundo… Já no caso do comunismo Chinês, que é de uma outra vertente diferente da russa, o objetivo primeiro é dominar todos os camelódromos do mundo, começando pelos camelódromos de SP. Esse é o objetivo número um. O objetivo número dois é ter acesso a todos os códigos secretos das lojinhas de 1,99 espalhadas mundo afora, para então, só… Read more »

Dalton

leonardo… Os tomcats foram enviados ao Iran pouco antes da Revoluçao acontecer…daí…ale´m de cancelarem a venda de peças de reposiçao…e os iranianos fizeram um otimo serviço mantendo estes avioes voando…parabens a eles…os americanos se aproximaram do Iraque…afinal…o inimigo de meu inimigo é meu amigo, aprendi esta frase assistindo AlienxPredador,,,rs Nao consigo ver nada de imoral nisso…a situaçao politica mudou… mas os americanos eram grandes aliados do Xa Reza Palevi antes do Khomeini assumir. Tambem nao tenho preconceito…lembro com satisfaçao quando na decada de 70 americanos e russos se encontraram no espaço…e torço para que se aproximem cada vez mais…acredito que… Read more »

Ulisses

Então veja isto welington e amigos.

http://www.picarelli.com.br/fotolegendas/fotolegenda012002h.htm

Que povo é este!

João-Curitiba

Só lamento uma coisa. Neste século não vislumbro o Brasil como a nova potência. Mas achar que os EUA perdem a coroa até o meio do século, tenho minhas dúvidas. Não adianta a China chegar a ter um PIB maior do que o dos norte-americanos. Tem que ver é a distribuição deste PIB entre a população. Todo estado totalitário cai mais fácil. Sem que a população desfrute dos ganhos do país, não há sentimento patriótico. O ponto fraco da China é sua população de mais de um bilhão de habitantes que precisa comer, vestir, estudar, trabalhar e principalmente ser livre.… Read more »

welington

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, Hornet já escondi as minhas também sabe se la ne, melhor prevenir que remediar!!!! Kkkkkkkkk.

welington

Sobre as lojinhas de 1,99 a guerra já esta quase perdida rsrsrsrs, agora camelódromo eu quase cai da cadeira kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, essa foi de mais kkkkkkkkkkkkkkk.
Um abração amigão.

welington

Que chato ter que postar os comentários pedaços por pedaços.

Leonardo

Dalto Bom o que dizem é que essas negociações com os iraquianos se deram ainda com o Xá no poder, sendo que logo depois ele foi deposto, tudo bem, pode ser que eu esteja errado quanto as datas, já o preconceito é um dos grandes motivadores das guerras pelo mundo, quanto ao Grande Satã é o termo Xiita para com os americanos, não tenho nada contra nem a favor dos EUA, os admiro como nação apenas, mas não concordo com certas políticas é questão de ponto de vista, também não os vejo como salvadores do mundo, apenas quis mostrar que… Read more »

welington

O PIB deles será quase o dobro do Americano, as previsões (Feitas pela CIA) indicam que os mesmos terão um PIB de mais de 70 Trilhões de dólares.

Bosco

Todo mundo sabe que os comunistas russos são canibais pedofílicos gastronômicos enrustidos. Só perdem para os “insectóides” da galáxia vizinha.
Eu não quero estar vivo quando o Brasil começar a ser explorado pelos chineses comunistas ateus. Eu prefiro ser explorado pelos americanos capitalistas cristãos. Questão de gosto pessoal. Além do mais eu sei que capitalista que se preze não come criancinha, e no caso dos comunistas chineses, “cachorrinhos”.
Sem falar que agora que eu comecei a entender o “americanês”. Na minha “erada” idade vai ficar difícil eu aprender o “mandarim”
一個擁抱所有

Dalton

leonardo, Nem sou tao ingenuo de acreditar que os americanos sao santos… mas quanto a batalha de kursk vc esta corretissimo…só tem uma coisa que também é pouco lembrada. Os comboios de navios americanos para a Russia. nao estou falando de meia duzia de navios…mas milhares, pois a Industria americana chegou a produzir 1000 liberty ships, e muitos destes foram enviados a Russia carregados de todo tipo de material para os russos. Voce pode achar que é propaganda americana, pessoalmente conheci um senhor que foi tripulante de um destes navios e a viagem para lá nao era brincadeira. Os russos… Read more »

welington

Leonardo concordo plenamente no que se diz respeito aos EUA não serem os grandes salvadores do mundo como até o presente momento não houve e não haverá por décadas pelo menos, não concordo com varias atitudes tomadas pelo governo americano, mas também não concordo com muitas tomadas por outras nações, temos que diferenciar, política, economia, cultura, leis e capacidades cada coisa é distinta de certa forma, não podemos generalizar uma população como muitos fazem com a Rússia ou com os EUA, temos que telos como parceiros não velos como inimigos pois não o são, existiram e existem vários interesses sobre… Read more »

Raphael
Bosco

Ulises, no Brasil acontece coisa muito pior meu caro. Não julgue toda uma civilização pelo que ela tem de pior. A China possui 1,3 bilhões de seres humanos e uma cultura de 4000 anos. É historicamente impossível para esse povo se adequar ao padrão ocidental do que seja politicamente correto, liberdade, igualdade, democracia, propriedade privada, etc. Quanto à China ser uma ditadura eu discordo. Existe alternância de poder e há eleições para os membros do governo. No mundo ocidental nós fingimos que vivemos em uma democracia. Achamos coisa natural que nossos candidatos sejam “produzidos”, “maquiados” por marqueteiros de plantão e… Read more »

Leonardo

Dalton Realmente tem toda razão em relação aos liberty ships, não somente a Rússia a Inglaterra teria sucumbido sem a ajuda deles, pois tem um grande parque industrial desde aquela época e os alemães sabiam e temiam por isso, mas também não sofreram qualquer tipo de invasão ou ataque desde de a expulsão dos ingleses com a bem vinda ajuda dos franceses a qual pagaram na 2° guerra, primeiro pela geografia com todo o oceano atlântico e para que isso ocorresse a Alemanha teria que ter tomado a Inglaterra, mas a valentia do povo russo não pode ser menosprezada de… Read more »

Nunão

Hornet, esse post é do Galante, não é meu não… Se ele acha que a guerra fria acabou problema dele, sabe como é, a gente vive discordando aqui na redação do blog… Ôpa! Cadê as minhas bolachas de mel que tavam aqui? Devolve, seu comunista safado, devolve!!! Agora, falando sério, é uma coisa muito instrutiva olhar esse mapa, analisar as distâncias entre as bases, o equipamento “padrão” que era um caça com pernas bem razoáveis na interceptação supersônica (F-15). interessante é buscar mapas do gênero da Rússia atual e da antiga URSS. E interessante também é pensar no mapa do… Read more »

Vassili Zaitsev

Hornet, 20:17hs,

Tem certeza que vc é Historiador????????

Pois está parecendo mais um apresentador de programa humorístico. Quase me caguei de tanto rir.

abraços.

Hornet

João-Curitiba, seu comentário foi providencial, pois o que eu ia dizer a respeito da matéria (antes da retomada da Guerra Fria ter início aqui) era mais ou menos isso que vc falou. Não vejo os EUA perdendo a “coroa” ainda não. Isso que está ocorrendo na economia mundial diz respeito ao fim de uma era: a era do neo-liberalismo (que durou mais ou menos uns vinte e poucos anos). Que, evidentemente, teve nos EUA e Inglaterra seus maiores defensores e implementadores (desde Reagan e Tatcher, que foram seus idealizadores), por isso que agora Europa e EUA estão sofrendo horrores com… Read more »

Hornet

Amigo Ulisses,

em tempo: não podemos nos apegar a rótulos e nem cair na armadilha da rotulação como forma de estigmatização…isso é muito perigoso, para a democracia, inclusive. Pois gera preconceito. Democracia e preconceito (de qualquer ordem: política, ideológica, racial, social etc.) são coisas contraditórias. Se eu sou um democrata e preso a democracia não posso ser um preconceituoso ao mesmo tempo. Ou sou uma coisa, ou sou outra. Ou sou um democrata, ou sou um intolerante com a difereça. As duas coisas ao mesmo tempo eu não posso ser, pois uma coisa exclui a outra. Capiche?!!!

abração

Marlos Barcelos

Ulisses

A melhor coisa do mundo é não ter chefe, ter um equilibrio maior entre as nações deixar de existir superpotências e terem várias potências regionais, tenho horror aos EUA, um país que só pensa em guerra e massacrar os outros china e rússia não tem esses histórico e não existe mais país comunista isso é coisa do passado, é só ver a sony, embraer, tendo industrias na china.

Dalton

leonardo… blog é para isso mesmo, trocar ideias, mas voltando ao assunto…rs os russos praticamente imploraram pelo dia D pois assim os alemaes teriam que lutar em duas frentes, alias a pressao dos russos era grande…sempre perguntando quando os yankes iriam desembarcar. Nao esqueça tambem do pacto russo germanico! Claro foi uma jogada do Stalin, mas os alemaes chegaram a bombardear a Imglaterra usando petroleo russo. A Russia ficou com metade da Polonia a Alemanha a outra metade por conta deste pacto para dizer imoral o minimo. Vc já ouviu falar sobre o massacre de Katyn ? Nunca menosprezei a… Read more »

Bosco

Marlos, os EUA, seu povo e sua história, possuem muitas coisas boas e que devem ser admiradas. É uma ingenuidade de sua parte ter uma visão maniqueísta do mundo. O mundo, EUA incluído, não é nem preto e nem branco, é cinza. E o mundo é feito por “gente”, seres humanos, e os de lá são igualzinhos os daqui independente de rótulos e nacionalidades. Mais ingenuidade ainda é quando você se deixa levar pelo seu “horror” aos EUA e menospreza a sua tecnologia, em especial seus aviões de caça. Até um inimigo odiado pode ter coisas admiráveis. Um abraço meu… Read more »

Marlos Barcelos

Ulisses

quer ver derrespeito a vida? é só ir no hospital público em qualquer lugar.

Leonardo

Dalton

Tá certo brother, tem toda razão em relação a suas últimas colocações, realmente este pacto de não agressão foi sujo demais, é o que falo não existe e nunca vai existir o bonzinho, mas todos estamos aqui para trocar idéias, pontos de vista e aprender um pouco um com o outro sobre história e cultura militar eronáutica principalmente.
E o principal as bolachas que de tanto falarem está me dando fome!!!rsrsrs

Abraços.

RJ

Não planejaram direito a sucessão dos caças? É isso que dá, depois de oito anos do presidente Jorge Pentelho, planejamento futuro=zero…

Pelo menos, o tão instruído quanto, molusco nosso presidente está menos pior acessorado.

Leonardo

Pessoal

O papo destuou para política e história e eu fui dos culpados o Dalton também RSRSRSRS
Mas em relação a matéria, em minha opinião, me corrijam se estiver errado, pois não tenho conhecimento de estruturas, essas células em sua grande maioria ainda podem sofrer um retrofit estrutural? Pois, nossos F5 estão na área e são bem mais velhos, é que talvez para os americanos o orgulho ferido em ter caças da linha de frente sendo modernizados dessa forma, isso até bem pouco tempo talvez só ocorresse quando essas células eram repassadas a guarda aérea nacional.

João-Curitiba

Caro Hornet Mais uma vez obrigado pela aula. Muito elucidativa. Apenas um adendo: não me preocupo com as tais bolachas, pois prefiro as de chocolate. Que parecem não serem alvo da cobiça dos comunistas. Vou chamar atenção ao que o Nunão escreveu. É uma coisa que eu sempre pensei, mas não tinha coragem de expressar. Realmente, fazer a defesa aérea a partir de Anápolis, é piada. Precisamos isso sim é dispersar as bases pelos quatro cantos do País. Coisa que, parece, começa a ser feita, porém ainda nos faltam meios. Quanto ao termo “canto”, não me refiro a beirada (fronteira),… Read more »