terça-feira, junho 15, 2021

Gripen para o Brasil

A-1 modernizado pousa pela primeira vez na Base Aérea de Santa Cruz

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

A-1 modernizado pousa em Sta Cruz - foto FAB

Um dos protótipos da aeronave A-1 modernizada (A-1M) pousou pela primeira vez na Base Aérea de Santa Cruz (BASC) na última segunda-feira (04/03), onde fará testes no seu sistema de armamento. Os equipamentos de última geração instalados no avião devem proporcionar um ganho operacional na precisão dos sistemas de navegação, ataque e comunicação criptografada.

A entrega do primeiro A-1M para a Força Aérea Brasileira está prevista para abril deste ano. O Esquadrão Adelphi (1º/16º Grupo de Aviação) da BASC será o primeiro a receber a aeronave. Enquanto isso, seus militares se prepararam em cursos ministrados em São José dos Campos (SP) pela EMBRAER.

A-1 modernizado pousa em Sta Cruz - foto 2 FAB

FONTE e FOTOS: FAB (1°/16° GAVCA)

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -

11 Comments

Subscribe
Notify of
guest
11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Almeida

Alguém notou o NAVFLIR?

Giordani

Impressão minha, mas não foi necessário modificar o cone do nariz para a instalação do radar?

Giordani

Interessante. Achava que não seria necessária uma modificação nesta área, visto que o A-1 é relativamente “espaçoso”, ao contrário do F-5.
Bom, o projeto desde o início já visava o “crescimento” do jacto. Eu gosto desse avião. Apesar dos custos de aquisição, da falta de escala e do fim da Guerra Fria, o avião é um ótimo projeto!

Valeu Nunão!

E bate uma nostálgia essas imagens de hangar…de manutenção…o salário é de fome, mas é divertido! 🙂

eduardo pereira

Nunao, boa tarde (extendido a todos)!!
Nao haveria possibilidade da Embraer retomar o projeto do AMX e dar uma repaginada no avião, remotorizando, e integrando um radar com funcionalidades ao menos próximas de um AESA, elevando sua capacidade de carga e manobrabilidade ( talves colocando os canards como os do modelo no tunel de vento ) ??
Nao seria uma boa para a FAB retirar dele (AMX) um possível multifunçao nacional ( já que agora até interceptaçao os pilotos de A-1 terão (oportunamente)de fazer ??

Marcelo

Acho que a modernização que está sendo feita já dá uma grande repaginada no A-1 e o colocará no estado da arte quanto às missões de reconhecimento e ataque, para o qual ele foi projetado. Não é preciso mais do que isso, nem mesmo canards…

eduardo pereira

Nunao, repaginar. a partir do projeto,modificando partes essenciais como dissse antes ,mas no sentido de utilizar(ja q demorara muito desenvolver do zero) o projeto como base para um novo vetor adicionando as tecnologias atuais e chegar a um projeto nacional em tempo habil ja que tanto enrolam o FX2 (mesmo crendo q na LAAD a novela acaba c/ vitoria da Boeing). Sobre a modernizaçao ja em curso dos A-1 só tenho elogios pois fizeram muito dentro da ffragilidade de um projeto hoje obsoleto.

Reportagens especiais

Do T-6 ao T-37

Por Gustavo Adolfo Franco Ferreira ( fotos de Arquivo de Aparecido Camazano Alamino) O primeiro registro de meu interesse pessoal...
- Advertisement -
- Advertisement -