Fusão de US$11 bi da American com US Airways é aprovada por conselhos

2

hi-american-us-airways - foto cbc

Soyoung Kim

vinheta-clipping-aereoOs conselhos de administração da AMR Corp e da US Airways aprovaram no final da quarta-feira uma fusão que criará a maior companhia aérea do mundo, com um valor de mercado de cerca de 11 bilhões de dólares, afirmaram fontes próximas ao assunto.

A operação toda em ações, que deve ser anunciada nesta quinta-feira, vai finalizar a consolidação das companhias aéreas norte-americanas que ajudou a indústria e ter bases financeiras mais sólidas.

Os credores da AMR, controladora da American Airlines, vão deter 72 por cento da companhia aérea combinada, que vai atuar sob a marca da American e será baseada no Texas, disseram as fontes. Os acionistas da US Airways ficarão com o restante.

A fusão das empresas vai criar a maior companhia aérea do mundo em volume de passageiros e ajudar a American e a US Air a competirem melhor com a United Continental e com a Delta Air Lines.

O valor de mercado de 11 bilhões de dólares da companhia combinada se compara aos cerca de 12,4 bilhões da Delta e aos 8,7 bilhões da United.

Embraer prevê novos negócios

Virgínia Silveira

A fusão entre as companhias American Airlines e US Airways irá reforçar as oportunidades de novos negócios no mercado americano, avalia o presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, Paulo Cesar Silva.

O executivo mantém a expectativa de que as companhias aéreas dos Estados Unidos, tanto as de grande porte quanto as regionais, deverão comprar entre 200 e 400 jatos no segmento de 70 a 75 assentos. “Estamos em negociação com praticamente todas as aéreas americanas”, afirmou Silva.

O acordo entre a US Airways e a American, segundo ele, já era esperado pelo mercado e representa mais um movimento no processo de consolidação do transporte aéreo dos Estados Unidos. “Esse movimento teve início há cerca de 10 anos e começou com o próprio Doug Parker, atual presidente da US Airways, que já havia tentado uma fusão com a United”, comentou o executivo da Embraer.

Em 2008 houve a fusão entre a Delta Air Lines e a Northwest Airlines e dois anos depois a United integrou as suas operações com as da Continental Airlines.

FONTES:
Reuters e Valor, via resenha do EB

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
shipbuildingbr

Passou pelos conselhos administrativos das empresas, agora resta saber se sera aprovado pelo Comite Central do PCUS.

sergiocintra

Mercadão p/ a EMBRAER. A American (Eagle) opera ERJ’s 135/145 -a 2a. maior frota mundial dos modelos- e a Us Air os ERJ’s 170/175.