Versão HAD do Tigre recebe certificado da DGA

6

1er-tir-tigre-had

A Direction Générale de l’armement (DGA) da França concedeu no último dia 14 de janeiro  o certificado militar para a versão HAD (“Appui-Destruction”) do helicóptero de ataque  Tigre.

O  Tigre está disponível na França nas versões de apoio e escolta armada (Hélicoptère d’Appui-Protection, or HAP), equipado com mísseis ar-ar Mistral, canhão de 30mm e foguetes de 68mm, e a versão anticarro (Hélicoptère Attaque-Destruction, HAD), que além dos sistemas de combate operados pela versão HAP também podem disparar mísseis Hellfire.

Desde 2009 o Tigre já foi enviado para diferentes Teatros de Operação.

FONTE/FOTO: defense.gouv.fr (tradução e edição do Poder Aéreo, a partir do original em francês)

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GBento

Pra mim, o mais bonito helicóptero de ataque.

Fabio ASC

Ainda prefiro os Apaches, e até mesmo os Black Sharks.

Augusto

Não é exatamente adequada a comparação com os MI-35, mas já que o Brasil adquiriu estes, vamos lá: pode-se dizer que os Tigre, além de mais bonitos – o que é mero detalhe – , também têm grande manobrabilidade, um raio operacional muito maior, além de empregarem velocidades superiores.

Marcos

Em relação aos MI brasileiros, a FAB não queria, mas Rei Sol, especialista em helicópteros, comprou. Resultado: adaptador aqui, adaptador ali…

Augusto

Off-topic! Peru quer renovar sua frota de caças. Espanha oferece 20 Typhoons: http://www.larepublica.pe/23-01-2013/fap-plantea-renovar-flota-de-guerra-espana-propone-aviones-eurofighter

A FAB está atrás de Chile, Venezuela e em breve também do Peru. Essa é a situação da Força Aérea do país que quer vaga no Conselho de Segurança da ONU. É rir para não chorar!

HRotor

Foi um dos helicópteros avaliados pela FAB em 2009, a toque de caixa, para fazer de conta que o Mi-35 tinha sido escolhido após uma concorrência e era “melhor”…
O outro foi o Mangusta.
O Apache nem foi cogitado pelo MD, afinal “uzamericãnu-num-transferi-tecnologia”…