Problema nos conversores de energia adia lançamento de satélite sino-brasileiro

15

Herton Escobar

CIBERS-3 lançamento 2vinheta-clipping-aereoO lançamento do satélite sino-brasileiro CBERS-3, previsto para ocorrer entre novembro e dezembro de 2012, foi remarcado para maio ou junho deste ano, por causa de problemas técnicos na parte brasileira do projeto. “Este é o nosso novo cronograma”, disse ontem ao Estado o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Leonel Perondi, respondendo a uma série de dúvidas e especulações sobre o atraso no lançamento.

O satélite, desenvolvido em parceria pelo Brasil e a China, é peça fundamental do Programa Espacial Brasileiro. O custo do projeto é da ordem de US$ 125 milhões para cada país.

O problema está em uma série de pequenos conversores de energia comprados pelo Brasil em 2007 de uma empresa norte-americana chamada Modular Devices Incorporated (MDI), por cerca de US$ 2,5 milhões. Vários desses conversores apresentaram falhas nos testes finais que antecedem o lançamento na China, apesar de terem passado por todos os testes anteriores de qualidade realizados pelo Inpe e pelas empresas nacionais contratadas para o projeto no Brasil.

O fato foi divulgado em novembro pelo Jornal do SindCT, do Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial, mas o Inpe não havia se pronunciado oficialmente sobre o caso até agora.

Segundo Perondi, uma avaliação técnica iniciada pelo Inpe em junho de 2012 concluiu que havia defeitos intrínsecos nos conversores da MDI – que já vinham apresentando problemas há algum tempo. Em agosto, uma equipe do instituto foi até a sede da empresa, nos EUA, para discutir a situação, levando cerca de 20 conversores (de um lote de 300) que tinham apresentado falhas. Em setembro, segundo Perondi, a empresa enviou um comunicado ao Inpe reconhecendo que havia defeitos de fabricação em 12 peças analisadas.

Concluiu-se, porém, que nem todas as peças estava comprometidas. Segundo Perondi, os conversores com problemas foram substituídos por outros do mesmo lote e submetidos a uma nova bateria de testes. “Retestamos tudo e, a princípio, não há mais nenhuma anomalia no satélite”, afirma Perondi. Apesar disso, optou-se por trazer alguns componentes de volta ao Brasil para mais verificações.

A decisão de reagendar o lançamento foi tomada em 20 de novembro. “Temos de ser extremamente rigorosos nesse processo; nada pode ir ao espaço com dúvidas”, diz Perondi. “Pode demorar mais, pode custar mais, mas não pode haver falhas.”

A data de lançamento ainda poderá sofrer alterações. “O cronograma é móvel, vai sendo revisto à medida que fazemos os testes”, afirma Perondi.

Outra opção seria reprojetar o sistema elétrico do satélite para operar com outro modelo de conversor, mas isso atrasaria o lançamento do satélite em no mínimo dois anos, segundo fontes ouvidas pelo Estado.

Embutidos. Os conversores, de um tipo chamado DC/DC, têm a função de adequar a voltagem da corrente elétrica do satélite às necessidades de cada um de seus subsistemas internos. Cada conversor pesa cerca de 500 gramas e há vários deles (44 no total) embutidos nos componentes brasileiros. “Não é algo trivial de ser substituído”, disse Perondi.

Os componentes chineses, por sua vez, utilizam conversores externos, maiores e mais pesados, que operam com uma voltagem fixa predeterminada – fabricados por uma empresa brasileira.

FONTE: estadao.com.br

NOTA DO EDITOR: a foto acima é do lançamento do CIBERS-3 ocorrido em outubro de 2003

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
cristiano.gr

Se os pequenos conversores de energia citados fossem de origem chinesa os puxa americanos iam cair com tudo em cima da parceria sino-brasileira e criticar direto a origem dos produtos e vangloriar a indústria americana.

Como os produtos com defeito são de origem americana muitos se abstêm dos comentários e se alguém critica, como eu, aí é anti-americano.

Antes que se sigam comentários de “donos da verdade” e americanomaniacos de plantão, não sou petralha e nem anti-americano. Sou brasileiro e com orgulho, mas antes sou gaúcho e com mais orgulho ainda.

Baschera

Programas espaciais no Brasil costumam ser motivo de piada….. é a CaramurúBras !

Quer dizer que os ching-ling compram pecinha brazuca que funciona e os índios compram made in usa que não funciona ??

Esta foi boa !!

Sds.

Edcarlos Prudente

Todo cuidado é pouco! Um projeto caro e extremamente necessário não pode terminar como lixo espacial orbitando a terra!

Marcos

Leiam o texto: o Brasil usa conversores de fabricação americana. Os chineses usam conversores de fabricação B.R.A.S.I.L.E.I.R.A.

E o negócio é o seguinte: Brasil, China, EUA, França, Alemanha, etc, etc, e etc. possuem empresas que fabricam produtos de boa e má qualidade.

Marcos

Essa não é a primeira vez que isso acontece. Outra satélite que entrou em órbita a alguns anos atrás apresentou problema nas baterias. O problema foi atribuído ao lado brasileiro, que acabou ficando sem o uso do satélite.

Blind Man's Bluff

Sabotaram `de novo´ o programa brasileiro!

Vader

Uai, num entendi! Quer dizer então que os tolinhos chineses usam conversores brasileiros que funcionam, e os “ixperrtos” brasileiros vão aos EUA para comprar os conversores, e ainda reclamam quando esses apresentam problemas??? Quem que é mais burro ou sacana na história? “Usamericanu mau feiu bobu chatu i cumedô di criancinha” ou o estúpido do Programa Espacial Brasileiro que, tendo uma peça nacional similar que comprovadamente funciona, ou ao menos detendo – supõe-se – tecnologia o suficiente para desenvolver uma similar, vai comprar produto estrangeiro??? A verdade senhores: O BRASIL NÃO PRECISA DE NINGUÉM PARA SABOTÁ-LO! NÓS FAZEMOS ISSO MELHOR… Read more »

eduardo pereira

VADER- voce é mineiro cara (devido ao uai), sou de bh e vc?

eduardo pereira

Nada como se auto sabotar pra fazer demorar mais ainda o prog. espacial brasileiro. Se nao confiam nos produtos nacionais que ja existem e sao usados por outros pra que entao querer desenvolver a industria nacional, onde ja existe empresas fabricando veiculos e equipamentos muitas vezes certificados pelas forças armadas e por elas nao utilizadas pois os bacanas do poder só compram(na maioria das vezes) o que vende la fora.

Giordani

Brazil, o único país que se auto sabota…Eterno país do Futuro!

***********

eduardo pereira disse:
18 de janeiro de 2013 às 12:27
VADER- voce é mineiro cara (devido ao uai), sou de bh e vc?

Cara, Ele é de Tatooine…

GBento

Vader disse:

A verdade senhores: O BRASIL NÃO PRECISA DE NINGUÉM PARA SABOTÁ-LO! NÓS FAZEMOS ISSO MELHOR DO QUE TODO O MUNDO!

E eu pergunto:

Onde eu assino?

A. J. Camargo

Senhores, será que nosso programa espacial é tão amador assim? Atrasos semelhantes, ou maiores ou ainda cancelamentos, já não ocorreram em outros programas (de outros países)? Será que toda e qualquer iniciativa que aconteça no Brasil não presta, esta envolto em corrupção, em bandalheira?
É verdade que existe muita coisa. Sem dúvida!
Mas esta ficando enfadonho ler aqui na trilogia, esses comentários que avacalham a capacidade brasileira.
Vamos meter o pau com classe, com embasamento!
Até o momento, ninguém, absolutamente ninguém sabe de fato o que ocorreu.
Portanto, é cedo para achincalhar o Inpe!

Vader

eduardo pereira disse:
18 de janeiro de 2013 às 12:27

Véio, sou de Campinas (100 km da divisa). Mas meu avô era mineiro; acho que o “uai” e o “sô” eu puxei dele. 🙂

ci_pin_ha

A. J. Camargo Pode até ocorrer em outros países, mas vamos ser sincero, dos países ao quais podemos nós comparar (China, Índia…), nossa capacidade de gerenciamento é péssima. Além do mais, como em todas as áreas (saúde, educação…) nós colhemos alguns frutos, mas o grosso (principal) não funciona. Não devemos achar que tudo no Brasil é ruim, mas temos de ter consciência de que nós somos péssimos planejadores e gerenciadores (o que me surpreende é termos chegado até aqui). Quanto a compararmos o Brasil com outros países, não devemos ficar olhando pra baixo, pois sempre a algum mais embaixo que… Read more »