A FAB negou que tenha havido “perda total” de um Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) na base de Santa Maria (RS) na quinta (22), mas a investigação no Cenipa, em Brasília, mostra que o avião-espião precisará no mínimo de nova fuselagem e asas. Ou seja, outro avião. A “perda de potência do motor”, dizem os técnicos, foi na verdade parada total, não simples descompressão ou mangueira de óleo rompida.

Por partes

A FAB garante que o equipamento eletrônico do Hermes não foi afetado, mas não cita os lemes, que também podem ter sofrido avarias.

De olho

Em Israel, fabricante do aparelho, o motor do avião-espião é inspecionado a cada 90 horas de voo, quando o manual pede 150.

Segredo

Em nome da “transparência”, a FAB poderia abrir o acesso à investigação e às fotos. Se não o faz, confirma o sigilo do assunto.

FONTE: claudiohumberto.com

Colaborou: Marcos

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani

Hummmm…deixa Eu ver…questão de credibilade…de um lado a FAB e sua (des)comunicação social…do outro o claudio humberto com seu Passado…é! Não tem como duvidar da FAB!

mateus018

Sou meio novo nessas discussões de defesa… Então, o que esse Claudio Humberto já disse/fez que diminui sua credibilidade?

Vader

Então Giordani, o problema é que nesse caso a FAB demorou semanas pra soltar uma nota explicativa. Aí fica difícil defendê-la, pois dá a impressão que há algo mais no ar…

joseboscojr

Vader,
Na verdade dá a impressão que “há algo a menos no ar”. rsrssss

Franco Ferreira

… E o CENIPA não tem nada com isso!!! Não havia ninguém a bordo! É só uma ocorrência com equipamento militar!

Por outro lado, nenhuma força que se preza anuncia perda de equipamento… No máximo lamenta a perda de militares… E é assi9m que deve ser!

Vader

Franco Ferreira disse: 5 de dezembro de 2012 às 12:07 “Por outro lado, nenhuma força que se preza anuncia perda de equipamento… No máximo lamenta a perda de militares… E é assi9m que deve ser!” Lamento ter de discordar meu Coronel. Esses VANTs, junto com os da PF, estão no olho de um furacão, pra não dizer outra coisa. Quando a FAB deixa de noticiar o incidente, inclusive dando detalhes, parece que ela está na defensiva, com medo. E evidentemente que interesses outros irão se aproveitar disso. Não noticiar o caso, que aliás não tem nada de mais, a fim… Read more »

Groo

A bruxa está solta nas força aéreas das Repúblicas Bolivarianas da América Latina.

Giordani

Senhores,
A FAB ainda carece de um maior profissionalismo na área de comunicação social e nem digo que faltem profissionais competentes para tal atribuição, o grande problema ainda é da cultura da FAB, aonde tudo é “proibido”. A FAB mais uma vez pecou. Talvez quando a nova geração de coroneis chegar esse quadro se reverta…talvez…

Baschera

Vixe…. esta do CENIPA foi de sujar as cuecas….. Vamos aos “factos”….. as infos são de um amigo que tem acesso a BASM, o André…. complementadas pelo Juarez: O acidente, um pouso de emergência, deveu-se a parada do motor UEL (wankel)…. muito provavelmente ocasionado pela “gloriosa e excelente qualidade” da nossa gasolina de aviação….pois o sistema de alimentação “entupiu”…fazendo com que o motor apagasse em voo. Aguarda-se apenas a chegada das peças da fuselagem e da asa de Israel para o Hermes RQ-450 voltar a ativa, pois a instrumentação de bordo esta intacta e funcionando perfeitamente. O outro RQ-450 está… Read more »

Franco Ferreira

Vader, meu Amigo;

Aceito a tua discordância!

A propósito, os clube de aeromodelismo do Rio, perdeu 3 “aeronaves” neste fim-de-semana. O de Tatuí perdeu uma. Parece que o de Salvador também perdeu diversas!

Estes VANTs, ao contrário do que parece, estavam “na crista da onda” 25 anos atrás… Não hoje!

Além disto, o que mais sabemos sobre os acidentes ocorridos com aeronaves militares? NADA, absolutamente nada!

Forte abraço – Franco Ferreira

juarezmartinez

Srs. A pedido de um amigo cito abaixo o link do Jornal Diário de Santa Maria sobre o assunto:

http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,53,3968431,20918

Grande abraço