Ao contrário do publicado em alguns jornais, o Comando da Aeronáutica informa que não houve um acidente com perda total de um Veículo Aéreo Não-Tripulado (VANT) da Força Aérea Brasileira.

Na realidade, houve uma perda de potência do motor logo após a decolagem e o controlador, seguindo os procedimentos previstos no
manual de operação, realizou o pouso da aeronave. Durante essa manobra, ocorreram algumas avarias estruturais.

O incidente ocorreu no dia 5 de novembro e a aeronave, modelo RQ-450, está em manutenção. Não houve nenhum dano aos equipamentos eletrônicos do VANT.

Vale salientar ainda que o segundo RQ-450 da FAB está em plenas condições operacionais e continua a realizar voos normalmente a partir da Base Aérea de Santa Maria (RS), sede do Esquadrão Hórus, o primeiro do país a operar aeronaves deste tipo.

Já o VANT baseado em São Miguel do Iguaçu (PR) é de propriedade da Polícia Federal.

Brasília, 30 de novembro de 2012

Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diegolatm

O acidente foi dia 5 de novembro, e foi divulgado agora… quando é divulgado pela impressa já aumentaram a noticia em mil vezes da realidade…tendo depois a FAB sendo obrigada a enviar uma nota oficial.

Porque não divulgaram de imediato a noticia? Tem que esperar todo mundo saber antes e descer a madeira porque a FAB só tem dois VANTS para só depois publicarem oficialmente o que ocorreu?

Só no Brasil mesmo viu…

Diegolatm

Correção, ao ler impressa, leia-se “imprensa oficial”

wwolf22

so foi divulgado agora pois “alguem” conseguiu a informacao e publicou…
se ninguem tivesse vazado a info, a populacao nao ficaria sabendo… simples assim…

Vader

Pois é. 25 dias para divulgar o acidente.

Depois a FAB fica dizendo que pessoal pega no pé. Pô custava soltar uma nota oficial antes de a coisa vir a público?

Essa cultura de “ultra-secreto” das FFAAs tem que acabar, se elas quiserem sobreviver. Senão a PeTralha se aproveita e as torna irrelevantes.

Joker

Vader,

Infelizmente uma FFAA tem esse negócio de “ultrassecreto” tão arraigado em sua cultura que até desmotiva tentar fazer algo sobre a mesma. No entanto, a qualidade dos produtos que produzimos sobre a mesma supera, mesmo sem o devido apoio da mesma, em respeito ao publico que nos acompanha a vários anos, essa má vontade demonstrada pela cultura organizacional da mesma.