“alphasr71a disse: 26 de novembro de 2012 às 11:51 Independente do país, um porta-aviões é uma maravilha da engenharia. E parece que não solta pecinha.” Maravilha tecnológica é pouco! Isso gera emprego e riqueza! Só para construir um NAe, lá se vão quase dez anos (os EUA constrõem em quatro ou cinco anos); São dez anos de trabalhadores empregados! Para se ter estes empregos é preciso mão-de-obra qualificada! Para ter MO Qualificada é preciso escola técnica. Para se ter gente capaz de cursar uma escola técnica é preciso escola de qualidade. É um efeito cascata! Fora a cadeia de fornecedores!… Read more »
Hamadjr
Visitante
12 anos atrás
Giordani
Com uma costa marítima do tamanho da nossa pode as Forças Armadas abrir mão de ter um NAe?
Sem entrar no mérito do tipo de porta-aviões que temos mas creio que o Ministério da Defesa não estava errado em ter decidido ter um substituto para Minas Gerais, no mais quantas marinhas da América do Sul tem porta-aviões que possa ser comparado como sendi melhor do que o São Paulo.
Nesse caso parece que é melhor ter 1 do que não ter nada.
Nick
Visitante
12 anos atrás
Caro Hamadjr, Um PA é pouco, dois é bom, três melhor ainda. 🙂 A questão é que normalmente PAs (e qualquer outro navio) passam por longos períodos de manutenção, e até mesmo reformas. Nesse interím ficaríamos sem PA. Na prática, para se garantir a existência de um único PA operacional, existiria a necessidade de termos ao menos dois. Agora, Porta Aviões são armas de Projeção de Poder, seu uso seria por exemplo na Costa Africana, no Mediterrâneo, no outro lado da América do Sul, etc… No caso do Atlântico, a FAB deveria ter caças com capacidade anti-navio. E recentemente os… Read more »
Hamadjr, Quem tem um NAe não tem nada. Os franceses estão sofrendo com isso. O DeGaulle quando para deixa eles literalmente a ver navios… Quanto ao braZil, um pais que se diz pacifista, para quê então projetar Poder sobre o mar??? Não parece mais lógico e beeeeeem menos custoso duas ou três BA ao longo da costa com esquadrões dedicados? O A-12, sem escolta e com um arremedo de ala aérea não passa do maior alvo do hemisfério sul! Vê o prejuízo que ele está dando parado. Simplesmente tudo que se aprendeu, perdeu. Se um dia ele voltar, a próxima… Read more »
Assunto para o Naval, mas PAs são armas de ATAQUE. Não são armas defensivas. A defesa do espaço aéreo e de superfície da costa brasileira poderia muito bem ser feita de terra, com aeronaves de verdade, com alcance de verdade. Dois ou três esquadrões bem armados de Super Hornet ou Su-34 e a Marinha poderia transformar seu ridículo Opalão em coral. E mais: PAs sem defesas antiaéreas, sem escoltas, sem destróieres, sem navio de suprimentos, sem subs, sem aeronaves de reconhecimento e vigilância, sem aeronaves de caça antissubmarina, e, last but not least, sem aeronaves multirole de verdade para projetar… Read more »
Groo
Visitante
12 anos atrás
off – General, chefe da segurança da Copa responde por superfaturamento em Jogos Militares.
Assunto lá para os navalicos (By MO)…. Mas não basta “boiar” tem que desatracar do porto….. se ter um NAe que não tem defesa, aeronaves de combate modernas e nem escoltas dignas do nome…. não passa realmente de um alvo com mais de 2.000 vidas a bordo…. faça-se como a Espanha e encoste este troço que só consome verbas e mais verbas pra NADA !! Em caso de um conflito no Atlântico Sul, este NAe não serviria de nada e teria que se esconder como o “25 de Mayo” na guerra das Malvinas/Falklands…… Olhem bem o que os ching-ling tem… Read more »
Ozawa
Visitante
12 anos atrás
“Ou, como melhor diria Ricardo Boechat: “ao menos bóia”…” Me#da também… E é o que alguns líderes civis e militares por aqui parecem ter na cabeça… Na verdade, só há um único motivo para o A12 não ser desativado de vez: o medo que o Almirantado tem de sofrer uma Ação de Improbidade Administrativa. Por tentar convecer a Nação a gastar mares de dinheiro para sustentar um navio inútil, inútil, inútil, inútil, inútil, para o Brasil na forma como vem sendo utilizado e será utilizado até o fim. E nem venham como o PAEMB: dois porta-aviões intergalácticos para o ano… Read more »
HRotor
Visitante
12 anos atrás
Foi apresentado para o pessoal da off-shore um projeto fantasioso de se colocarem navio(s) aeródromo(s) pelo pré-sal, para apoiar as operações dos helicópteros.
Talvez seja idéia do pessoal da Marinha, transformar o Opalão em Heli-bóia e faturar uns trocados, comercializando spots, quentinhas, refri…
Talvez coisa do pessoal da Defesa, que adora ter idéias de como gastar verba pública…
Ou lobby da Eurocopter, para usar os Esquilos no lugar dos EC225 para voar no pré-sal…
Não duvidemos de mais nada nefte-paifh-putênça…
Baschera
Visitante
12 anos atrás
Putz….. tomara o almirantado não leia esta…..
Acabei de ler que está confirmado “el desguace” (baixa) do “Príncipe de Asturias” o NAe espanhol….. em janeiro de 2013.
Por ser um SkyJump, poderia fazer par como Liaoning….. os chineses aprenderam rápido e tem a grana para manter estes monstros, já que planejam construir pelo menos mais uns cinco porta-aviões.
Sds.
Max
Visitante
12 anos atrás
Como eu disse no poder naval:
É um velho porta-aviões Soviético comprado da Ucrânia sobre o pretexto de se tornar um cassino flutuante. Os soviéticos começaram a construí-lo nos anos 80 e nunca terminaram.
A pouco tempo estavam dizendo( não me lembro onde) que os porta-aviões nucleares Americanos estavam obsoletos por causa de um míssil anti-navio poderosíssimo apelidado de Carrier Killer .
Agora essa quase sucata( os Russos já estavam começando a destruir outros navios para vender o metal na época que os Chineses demonstraram interesse por ele ) remanufaturada (Liaoning) é uma verdadeira maravilha da engenharia moderna . http://www.bbc.co.uk/news/world-asia-china-19710040
Renato Oliveira
Visitante
12 anos atrás
Os comentários lá no Naval estão pegando fogo, e eu adoro jogar uma gasolina em tais casos rsrs Coloquei lá um post gigantesco, tá certo que não vale quase nada mas quem tiver a curiosidade pde ler e criticar à vontade rs Mas resume bem o que está sendo falado aqui no Aéreo. Ozawa e Vader, como sempre, concisos, ácidos e perfeitos. Eu apenas disse parte do que eles disseram de forma mais extensa rs Mas o resumo da ópera, pra quem está achando que o que os chineses fizeram é pouco: paciência chinesa! Isso eles tem de sobra. O… Read more »
Baschera
Visitante
12 anos atrás
Brincadeira claro…..
Os USA vetariam a venda aos chineses…. quase tudo alí é norte americano, ao menos o que importa, desde os Harrier até as turbinas a gás LM2500….
E para o Brasil….. os almirantes não seriam loucos a este ponto !!
Poderia nos servir, caso não continuem usando no BPC Juan Carlos I, os dois Sikorsky SH-3 AEW em vez dos S-2….
Sds.
Mauricio R.
Visitante
12 anos atrás
Não brinquem, não, cada vez que o “Opalão-carro-de-fuga” aka A-12 desprega do cais; alguém morre!!!
Qnto ao “Príncipe D’Asturias”, pelo menos teríamos um casco adequado de onde operarmos nossos novos Sea Hawk.
j.neto.bio
Visitante
12 anos atrás
Bom o mais lógico,desativa o SP, cria duas bases da MB
j.neto.bio
Visitante
12 anos atrás
Uma ao sul e uma ao norte ,compra um Mistral ( 2 ? Izo non ecxiste pelos próximos 40 anos) ou não compra Mistral e compra Fragatas modernas e capazes e com a grana que iria gastar mantendo o SP matém as mesmas navegando, ponto final !
Não entendi o chamado da matéria, por acaso pouso em porta aviões pelos chinas é para ser algo improvável?
Hamadjr disse:
Não entendi o chamado da matéria, por acaso pouso em porta aviões pelos chinas é para ser algo improvável?
Não. É simplesmente algo novo.
Independente do país, um porta-aviões é uma maravilha da engenharia. E parece que não solta pecinha.
“alphasr71a disse: 26 de novembro de 2012 às 11:51 Independente do país, um porta-aviões é uma maravilha da engenharia. E parece que não solta pecinha.” Maravilha tecnológica é pouco! Isso gera emprego e riqueza! Só para construir um NAe, lá se vão quase dez anos (os EUA constrõem em quatro ou cinco anos); São dez anos de trabalhadores empregados! Para se ter estes empregos é preciso mão-de-obra qualificada! Para ter MO Qualificada é preciso escola técnica. Para se ter gente capaz de cursar uma escola técnica é preciso escola de qualidade. É um efeito cascata! Fora a cadeia de fornecedores!… Read more »
Giordani
Com uma costa marítima do tamanho da nossa pode as Forças Armadas abrir mão de ter um NAe?
Sem entrar no mérito do tipo de porta-aviões que temos mas creio que o Ministério da Defesa não estava errado em ter decidido ter um substituto para Minas Gerais, no mais quantas marinhas da América do Sul tem porta-aviões que possa ser comparado como sendi melhor do que o São Paulo.
Nesse caso parece que é melhor ter 1 do que não ter nada.
Caro Hamadjr, Um PA é pouco, dois é bom, três melhor ainda. 🙂 A questão é que normalmente PAs (e qualquer outro navio) passam por longos períodos de manutenção, e até mesmo reformas. Nesse interím ficaríamos sem PA. Na prática, para se garantir a existência de um único PA operacional, existiria a necessidade de termos ao menos dois. Agora, Porta Aviões são armas de Projeção de Poder, seu uso seria por exemplo na Costa Africana, no Mediterrâneo, no outro lado da América do Sul, etc… No caso do Atlântico, a FAB deveria ter caças com capacidade anti-navio. E recentemente os… Read more »
Hamadjr, Quem tem um NAe não tem nada. Os franceses estão sofrendo com isso. O DeGaulle quando para deixa eles literalmente a ver navios… Quanto ao braZil, um pais que se diz pacifista, para quê então projetar Poder sobre o mar??? Não parece mais lógico e beeeeeem menos custoso duas ou três BA ao longo da costa com esquadrões dedicados? O A-12, sem escolta e com um arremedo de ala aérea não passa do maior alvo do hemisfério sul! Vê o prejuízo que ele está dando parado. Simplesmente tudo que se aprendeu, perdeu. Se um dia ele voltar, a próxima… Read more »
Assunto para o Naval, mas PAs são armas de ATAQUE. Não são armas defensivas. A defesa do espaço aéreo e de superfície da costa brasileira poderia muito bem ser feita de terra, com aeronaves de verdade, com alcance de verdade. Dois ou três esquadrões bem armados de Super Hornet ou Su-34 e a Marinha poderia transformar seu ridículo Opalão em coral. E mais: PAs sem defesas antiaéreas, sem escoltas, sem destróieres, sem navio de suprimentos, sem subs, sem aeronaves de reconhecimento e vigilância, sem aeronaves de caça antissubmarina, e, last but not least, sem aeronaves multirole de verdade para projetar… Read more »
off – General, chefe da segurança da Copa responde por superfaturamento em Jogos Militares.
http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2012/11/26/novo-chefe-da-seguranca-da-copa-responde-por-superfaturamento-em-jogos-militares.htm
Assunto lá para os navalicos (By MO)…. Mas não basta “boiar” tem que desatracar do porto….. se ter um NAe que não tem defesa, aeronaves de combate modernas e nem escoltas dignas do nome…. não passa realmente de um alvo com mais de 2.000 vidas a bordo…. faça-se como a Espanha e encoste este troço que só consome verbas e mais verbas pra NADA !! Em caso de um conflito no Atlântico Sul, este NAe não serviria de nada e teria que se esconder como o “25 de Mayo” na guerra das Malvinas/Falklands…… Olhem bem o que os ching-ling tem… Read more »
“Ou, como melhor diria Ricardo Boechat: “ao menos bóia”…” Me#da também… E é o que alguns líderes civis e militares por aqui parecem ter na cabeça… Na verdade, só há um único motivo para o A12 não ser desativado de vez: o medo que o Almirantado tem de sofrer uma Ação de Improbidade Administrativa. Por tentar convecer a Nação a gastar mares de dinheiro para sustentar um navio inútil, inútil, inútil, inútil, inútil, para o Brasil na forma como vem sendo utilizado e será utilizado até o fim. E nem venham como o PAEMB: dois porta-aviões intergalácticos para o ano… Read more »
Foi apresentado para o pessoal da off-shore um projeto fantasioso de se colocarem navio(s) aeródromo(s) pelo pré-sal, para apoiar as operações dos helicópteros.
Talvez seja idéia do pessoal da Marinha, transformar o Opalão em Heli-bóia e faturar uns trocados, comercializando spots, quentinhas, refri…
Talvez coisa do pessoal da Defesa, que adora ter idéias de como gastar verba pública…
Ou lobby da Eurocopter, para usar os Esquilos no lugar dos EC225 para voar no pré-sal…
Não duvidemos de mais nada nefte-paifh-putênça…
Putz….. tomara o almirantado não leia esta…..
Acabei de ler que está confirmado “el desguace” (baixa) do “Príncipe de Asturias” o NAe espanhol….. em janeiro de 2013.
Por ser um SkyJump, poderia fazer par como Liaoning….. os chineses aprenderam rápido e tem a grana para manter estes monstros, já que planejam construir pelo menos mais uns cinco porta-aviões.
Sds.
Como eu disse no poder naval:
É um velho porta-aviões Soviético comprado da Ucrânia sobre o pretexto de se tornar um cassino flutuante. Os soviéticos começaram a construí-lo nos anos 80 e nunca terminaram.
A pouco tempo estavam dizendo( não me lembro onde) que os porta-aviões nucleares Americanos estavam obsoletos por causa de um míssil anti-navio poderosíssimo apelidado de Carrier Killer .
Agora essa quase sucata( os Russos já estavam começando a destruir outros navios para vender o metal na época que os Chineses demonstraram interesse por ele ) remanufaturada (Liaoning) é uma verdadeira maravilha da engenharia moderna .
http://www.bbc.co.uk/news/world-asia-china-19710040
Os comentários lá no Naval estão pegando fogo, e eu adoro jogar uma gasolina em tais casos rsrs Coloquei lá um post gigantesco, tá certo que não vale quase nada mas quem tiver a curiosidade pde ler e criticar à vontade rs Mas resume bem o que está sendo falado aqui no Aéreo. Ozawa e Vader, como sempre, concisos, ácidos e perfeitos. Eu apenas disse parte do que eles disseram de forma mais extensa rs Mas o resumo da ópera, pra quem está achando que o que os chineses fizeram é pouco: paciência chinesa! Isso eles tem de sobra. O… Read more »
Brincadeira claro…..
Os USA vetariam a venda aos chineses…. quase tudo alí é norte americano, ao menos o que importa, desde os Harrier até as turbinas a gás LM2500….
E para o Brasil….. os almirantes não seriam loucos a este ponto !!
Poderia nos servir, caso não continuem usando no BPC Juan Carlos I, os dois Sikorsky SH-3 AEW em vez dos S-2….
Sds.
Não brinquem, não, cada vez que o “Opalão-carro-de-fuga” aka A-12 desprega do cais; alguém morre!!!
Qnto ao “Príncipe D’Asturias”, pelo menos teríamos um casco adequado de onde operarmos nossos novos Sea Hawk.
Bom o mais lógico,desativa o SP, cria duas bases da MB
Uma ao sul e uma ao norte ,compra um Mistral ( 2 ? Izo non ecxiste pelos próximos 40 anos) ou não compra Mistral e compra Fragatas modernas e capazes e com a grana que iria gastar mantendo o SP matém as mesmas navegando, ponto final !