Nota Oficial da AEL Sistemas S/A referente ao Artigo “Sob as Asas dos Pais” publicado na Edição 2243 de 01-nov-2012 da Revista IstoÉ

5

A AEL Sistemas S.A. (“AEL”) é uma empresa brasileira de alta tecnologia, situada em Porto Alegre (RS), com atuação nas áreas de projeto, engenharia, fabricação e suporte logístico de uma vasta gama de soluções tecnológicas para defesa, espaço e segurança. É uma empresa líder, no que se refere ao desenvolvimento e produção de hardware e software embarcados.

Dentre os seus cerca de 300 funcionários, a AEL emprega, em projeto e desenvolvimento, mais de 100 engenheiros e técnicos altamente especializados e está fazendo substanciais investimentos, com a finalidade de desenvolver e incrementar ainda mais as suas capacidades em tecnologias de ponta.

A Empresa foi fundada em 1980 com o nome de Aeroeletrônica – Indústria de Componentes Aviônicos Ltda e desde aquela data tem sido fornecedora de eletrônica embarcada para as Forças Armadas, de forma direta ou indireta através de fabricantes de aeronaves. Dentre os Projetos nos quais a AEL tem participação, destacam-se os fornecimentos de avionicos e modernizações das aeronaves F-5M, AM-X, AL-X Super Tucano e C-95 Bandeirante da FAB, A-4 da Marinha e Esquilo do Exército, entre outros. O fornecimento de Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas para a FAB e Torretas Não Tripuladas para o novo Blindado Guarani do Exército brasileiro são os mais recentes programas da empresa. A lista de clientes da AEL inclui a Embraer, a Helibrás, o INPE, entre outros.

Na área de sistemas e produtos para aplicações espaciais, a AEL participa em diversos programas do INPE para aplicação em satélites, tais como, unidades do Subsistema de Suprimento de Energia, Computadores de Bordo e unidades de Telemetria e Telecomando.

Desde 2001 a AEL tem sido um “centro de excelência” em tecnologia de defesa.

Na área de desenvolvimento tecnológico, destacamos a participação de engenheiros e programadores da empresa, no desenvolvimento de novos e sofisticados produtos e sistemas, nas instalações da Elbit Systems Ltd., em Israel, exercitando efetiva transferência de tecnologia. Ao retornarem ao Brasil, compõem, com os demais especialistas da empresa, o grupo de elite da eletrônica embarcada brasileira na AEL.

Mesmo dominando tecnologias de ponta, a AEL, por vezes, não logra sucesso nas suas participações em concorrências lançadas pelas Forças Armadas e outros clientes, no Brasil e no exterior. O histórico da AEL, a esse respeito, é muito similar ao de tantas outras indústrias brasileiras.

A AEL prima pela ética na prática de todos os seus negócios. O seu código de ética está publicado no site da empresa, aplicando-se também ao processo de seleção do seu pessoal.

Uma das políticas de recrutamento praticadas pela AEL é o encorajamento dos seus funcionários a recomendar potenciais candidatos a serem selecionados para futuras contratações. Dessa forma o nível de confiança do processo de seleção de novos candidatos é aumentado, e os atuais colaboradores valorizados. Importante ressaltar que qualquer cidadão pode se candidatar a vagas da empresa, encaminhando o seu currículo, por qualquer meio, inclusive através do site da empresa.

Cerca de duas semanas antes da publicação da matéria da revista IstoÉ criticando a AEL, seu autor telefonou, durante a manhã, questionando nomes, salários e critérios de seleção da empresa e dando prazo para resposta até o meio-dia.

No dia seguinte nossa assessoria de imprensa encaminhou a seguinte resposta:

“A AEL Sistemas é uma empresa ética que opera estritamente de acordo com a legislação brasileira e normas da indústria. Seus funcionários e os membros do seu Conselho são selecionados com base no seu profissionalismo, sua contribuição para a sociedade e para a Indústria de Defesa do Brasil. Temos orgulho de participar em projetos que demandam tecnologia de ponta e que geram reconhecimento internacional.”

A despeito disso, o jornalista preferiu nada mencionar, e mais do que isso, disse que a empresa não havia se manifestado sobre o assunto.

A maneira como o autor daquele artigo colocou as suas idéias, induz os menos avisados a acreditarem em irregularidades que absolutamente não existem.

DIVULGAÇÃO: AEL Sistemas

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Franco Ferreira

Em http://www.reservaer.com.br: “Autor Franco Ferreira Data 07/11/2012-1:22:06hs O blog “Poder Aéreo” republicou (em http://www.aereo.jor.br/2012/11/07/nota-oficial-da-ael-sistemas-sa-referente-ao-artigo-sob-as-asas-dos-pais-publicado-na-edicao-2243-de-01-nov-2012-da-revista-istoe/#comments) a nota oficial transcrita abaixo. “Nota Oficial da AEL Sistemas S/A referente ao Artigo “Sob as Asas dos Pais” publicado na Edição 2243 de 01-nov-2012 da Revista IstoÉ 7 de novembro de 2012, em Divulgação, Indústria Aeroespacial, Nota Oficial, por Fernando “Nunão” De Martini A AEL Sistemas S.A. (“AEL”) é uma empresa brasileira de alta tecnologia, situada em Porto Alegre (RS), com atuação nas áreas de projeto, engenharia, fabricação e suporte logístico de uma vasta gama de soluções tecnológicas para defesa, espaço e segurança. É uma… Read more »

Grifo

Caro Franco Ferreira, com todo o respeito abordar o quê? Seria o fim da picada uma empresa privada ter que justificar porque contratou um funcionário. O senhor tem filhos? Se tivessse um filho engenheiro eletrônico, gostaria que uma revista publicasse nome e foto dele dizendo que é despreparado e que foi o papai que arrumou o emprego dele, sem evidência nenhuma disso? Para mim a FAB e a AEL devem explicações sobre os contratos entre eles. A reportagem no entanto não fala nada sobre isso. Filmes eu já vi vários. Um deles é o filme de empresa israelense notoriamente corrupta… Read more »

HMS TIRELESS

É oportuna a nota plicada pela AEL em resposta à presente reportagem. De toda forma é bom prestar atenção que a mesma tem conteúdo fortemente político daqueles que em sua fúria anticapitalista sonham em acabar com a livre iniciativa e transformar a indústria bélica nacional em um glorioso conglomerado de estatais.

Franco Ferreira

Caríssimo Brigadeiro “Grifo”; De acordo com a teoria de “Jack, O Estripador”, vamos por partes: 1- “com todo o respeito abordar o quê?” – O periódico publicou um devaneio qualquer… A Força Aérea mencionou a matéria em nota oficial, vale dizer, recebeu o golpe! Ao retruca-lo, convalidou-o e não se ocupou de opor-se a nenhuma das elucubrações do jornalista. A empresa envolvida, por outro lado, editou uma “resposta” que a nada responde. Há fumaça… E onde há fumaça, há fogo! 2- “Seria o fim da picada uma empresa privada ter que justificar porque contratou um funcionário.” Aqui Vossa Excelência se… Read more »

HRotor

Nenhuma das Notas Oficiais, nem a da FAB, nem a da AEL, contestam a reportagem da Isto É, no que tange ao seu foco, objeto do título (“Sob as Asas dos Pais”). Não com argumentos sólidos e coerentes, que possam descaracterizar a ideia. Então, o fato é que os jovens estão trabalhando “sob as asas dos pais”! Pode ser legal, mas é imoral. Os líderes de uma Instituição militar sabem o quanto ficam expostos, o quanto suas decisões têm consequências. Quanto mais distantes do Bem Comum e mais próximas do benefício particular, seja para si ou para companheiros próximos ou… Read more »