O avião todo mundo conhece. A pergunta é: o que é este casulo que está no cabide central da parte inferior da fuselagem?

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto F Santana

Canhão General Eletric de 30mm.

Roberto F Santana

GPU-5A

Eduardo RA

Não é o sistema J.A.T.O.? Não sei.

Roberto F Santana
Clésio Luiz

O casulo contem uma versão simplificada do canhão do A-10, o GAU-13/A, com apenas 4 canos ao invés de 7. Na época fizeram muitos estudos sobre a utilização do F-16 como aeronave de apoio aéreo aproximado, mas o casulo com o canhão se revelou problemático e no fim das contas o F-16, apesar das excelentes qualidades de manobra e da precisão no lançamento de munição ar-solo, não podia igualar a carga de armamentos, o tempo de voo sobre o alvo e a resistência a danos do A-10, então os planos foram engavetados no final dos anos 80. Muito se falou… Read more »

Roberto F Santana

Prezado Clésio Luiz,

Os planos de uso não foram totalmente engavetados, chegou-se a usá-los operacionamente no F-16 durante a Desert Storm.

Clésio Luiz

Atualmente a USAF emprega até o F-15E em missões de CAS, mas como um meio improvisado. Durante os combates no Iraque (2003) eles estavam usando tudo que tinham disponível para apoio às tropas. Eu lembro inclusive de uma notícia de um piloto (acho que de F-16) que se chocou com o solo após um passe de metralhamento. Esse caso inclusive demonstra que a missão de CAS requer um certo nível de treinamento mínimo, pois o piloto obviamente se entusiasmou demais na tentativa de ajudar os camaradas no solo, provavelmente após ouvir um apelo pelo rádio e na ânsia de ajudar,… Read more »

Mauricio R.

F-16, como direi, “de passeio” p/ a família:

Novo uso p/ aquelas velharias, desgastadas até o osso, largadas apodrecendo lá no deserto.

(http://www.flightglobal.com/news/articles/pictures-start-up-developing-four-seat-variant-of-f-16a-370201/)

Giordani RS

Interessante…um Falcon para a família passear no final de semana…

Roberto F Santana

Interessante idéia. Entretanto, iniciativas como essa só têm o intuito de lançarem nomes à fama ou ficarem conhecidas no meio da aviação. Mesmo que na categoria de experimental, o custo de se modifar ficaria absurdíssimo, além do que haveria uma tremenda redução na perfomace da aeronave, chegando-se até mesmo na possibilidade de se perder a característica da velocidade supersônica, coisa que seria irrelevante, já que a FAA proibe voos supersônicos em warbirds civis. E mesmo, se algum dia o governo dos EUA disponibilizasse esses F-16s para os civis, ficaria mais atrativo e comercialmente vantajoso se retirasse o canhão, radar,ect; e… Read more »

Clésio Luiz

Roberto, tem (ou tinha) alguns F-104 voando na mão de civis nos EUA. Tem os Kfir e Draken da ATAC que presta serviços de combate dissimilar. E eu sei de pelo menos um F-4D (voando) na mão de uma organização que preserva warbirds nos EUA.

Quando começarem a vender F-16, vai ser figurinha fácil em Oshkosh.

Roberto F Santana

Prezado Clésio Luiz, É isso mesmo.Além dos que você citou, temos ainda dois F-100, sendo que um deles parece que já parou de voar, MiG-29,SU-27, T-38, já vi um F-5A a venda, dois Crusaders também de empresas prestadoras de serviço,etc. E claro não será diferente no caso do F-16. Um detalhe para os que esperam ou poupam seu dinheiro na esperança de comprar um supersonico no Brasil, coisa impossível. Eu soube que quando o MiG-15 do Museu da TAM chegou, o pessoal da FAB no melhor estilo da truculência e estupidez foi correndo e cortou os cabos de comando achando… Read more »