Assim como o Poder Aéreo e a FAB, hoje a Força Aérea Francesa (Armée de l’air) também está homenageando as mulheres, que compõem 22% de seu efetivo. Em destaque, está a capitão Claire Mérouze, a primeira mulher piloto (femme pilote) de Rafale.

“Pilotar o Rafale era um sonho que eu compartilhava com meus colegas da Escola do ar (École de l’air). Naturalmente, eu seria feliz do mesmo jeito pilotando qualquer outro avião de caça da Força Aérea Francesa”, disse a capitão. Após uma formação que durou seis anos, ela finalmente chegou à Base Aérea de Saint-Dizier, no fim de janeiro de 2012, e começou o treinamento no Rafale no esquadrão de conversão operacional  2/92 “Aquitaine”, que emprega para instrução no tipo aeronaves pertencentes aos outros dois  esquadrões da base, além do Rafale M cedido pela Marinha para conversão de pilotos navais. Mérouze seguiu então para o Esquadrão de Caça 1/7 “Provence”, certamente devido aos seus méritos mas isso também envolveu, na sua própria opinião, “um elemento de sorte”.

A fascinação pelo voo começou com as histórias contadas pelo pai, que foi  navegador de Mirage IV e o fato de Mérouze pilotar o Rafale hoje, num momento em que as mulheres responderem por 22% do percentual da Força Aéra Francesa, deve-se a uma decisão de se abrir as portas para mulheres piloto de caça em 1995. Naquele ano,  Caroline Aigle ingressou na Escola do ar, para se tornar a primeira piloto de caça do “Armée de l’air”, em 1999, e hoje a maioria dos pilotos de caça já estão acostumados a trabalhar com uma mulher, seja como piloto ou navegado. Voltando à capitão Mérouze, a nota da Força Aérea Francesa destaca o conselho que ela recebeu de um ex-comandante do Esquadrão Provence: “Não é preciso que você queira fazer mais do que os pilotos do sexo masculino. O curso de piloto de caça já é difícil o suficiente!”

A Força Aérea Francesa também destacou em matéria especial várias mulheres que compõem o seu efetivo. Abaixo, algumas fotos. Outras podem ser vistas clicando no link da fonte, ao final.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Alguém sabe se a Cap. Claire Mérouze é casada?

Mas se for, também não tem problema.

Marcelo

Rafale e belas Mulheres junto!
Surtei!
😯

Clésio Luiz

Eu tenho um daqueles livrinhos “Guia das Armas de Guerra”, onde tem uma foto de uma mulher fazendo manutenção num F-111. Isso no começo dos anos 1980. Hoje em dia já tem mulher sofrendo de hipoxia no F-22 junto com os homens…

Vader

Na boa, sou mais as brasileiras. Cada francesinha sem graça…

Luis
LuppusFurius

Luis, a Melissa é apresentadora não aviadora……..
Se for assim a nossa Juliana Paes ganha longe…….ok?!!

Luis

Eu sei que ela não é aviadora, só quis dizer que tem mulheres bonitas na França. Mas as das fotos acima são bem mais ou menos, assim como a maioria das militares no Brasil. Quanto à Juliana Paes, é questão de gosto e opinião.

Mulheres bonitas aqui (645 páginas!):
http://www.militaryphotos.net/forums/showthread.php?130786-Pictures-of-women-in-the-military-police%28Before-posting-read-the-1st-post!!!%29