A Índia decidiu adquirir 126 aviões caça Rafale da fabricante francesa Dassault, que ganhou com isso uma colossal oferta estimada em 12 bilhões de dólares e sua primeira venda para o exterior desta aeronave, anunciou nesta terça-feira uma fonte do governo indiano à AFP.
A Dassault concorria com o consórcio europeu Eurofighter, que apresentava o seu Typhoon.

“Ele confirmou que a Dassault ganhou o contrato. Considerando que havia apenas dois grupos (na disputa), foi este que apresentou o menor preço”, declarou esta fonte que não quis se identificar, confirmando uma informação da agência PTI.

FONTE: Terra/AFP

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
edcreek

OLá,

Bom o teorema de Vaders caiu por terra….Sorry

Deu a logica, o caça mais maduro é bem mais operacional e mais barato…..

A India fez a melhor escolha….Uma venda de Rafale equivale a todas as vendas de JAS-39 para o exterior, que coisa não?

Abraços,

Latino dark

Se realmente confirmado sera uma bela primeira venda 126 vetores ,carla bruni e nicolas sarkozy devem estar dano pulinhos de alegria , a reeleição já parece + proxima …

sds

Joker

Carece de confirmação oficial…

Mesmo assim parabéns aos queij… quer dizer aos vinh… quer dizer aos rafalenc… Aos Franceses pelo negocio conquistado! O Rafale como toda aeronave, tem suas vantagens e deficiências. Uma boa escolha para a Índia e que sejam felizes!

Vader

Bem, acertei mais uma. Vader 100%. (:

Pobre povo indiano. Tá lascado pra pagar as contas de sua Jaca.

DrCockroach

Eh a hora da modestia 🙂 – Eu disse que era palpite, mas escrevi que o Rafale ganhava; – Tb fui o unico aqui que disse, varias vezes, que o Typhoon nao tinha escala, apesar dos numeros: escala e producao compartilhada sao animais de especies distintas, as vezes predadores entre si; – Tb escrevi que nao sabia se daria os pesames ou os parabens com o resultado do MMRCA, mas jah me decidi: parabens aos Sarkozy (e torcedores) e meus pesames aos indianos, em particular as 480 milhoes de pessoas (almas?) vivendo em miseria absoluta e as cerca de 250… Read more »

Grifo

Senhores, parabéns aos franceses por finalmente conseguirem desovar o Rafale em algum lugar. Fico feliz por não ter sido aqui.

Roberto F Santana

Politicagem fora, feliz do cara que monta numa máquina dessas:

http://www.youtube.com/watch?v=iK5kdgh58tk&feature=related

Nick

Bah, perdi minha aposta 😛

Sem dúvidas o Rafale é um ótimo vetor de 4.5ª geração. E como la´ $$ não falta, e um 5ª geração vai demorar….

[]’s

LuppusFurius

Ótimo…..agora podemos ir de F18 SH…..
Os franceses já podem abrir os espumantes …….
ViVA o SUPER-HORNET!!!!!!
Ei Dr. Cockroach….e o nosso FX..n…. vai dar o que? E os números da mega?????

Alexandre Galante

Não percam hoje à noite o Xat do Poder Aéreo…

Clésio Luiz

Haters gonna hate essa notícia…

Observador

Senhores: Há razões lógicas para a escolha do Rafale: – A Índia tem inimigos, precisa dos aviões para ontem, não pode esperar por um avião em desenvolvimento, ou seja, não iam esperar o F-35 ficar pronto; – Eles precisam de um vetor não apenas para caça, mas para ataque ao solo, e o Typhoon ainda não é maduro neste quesito; – Eles precisam de um vetor capaz de efetuar um ataque nuclear, e o Typhoon ainda não tem tal capacidade. Por isto considero que, entre os dois, o Rafale realmente era o mais apropriado para a Índia. E o que… Read more »

Marcelo

edcreek, não se esqueça que muitos contratos do Gripen são de leasing de caças ex-Flygvapnet…vendas mesmo só Africa do Sul, Tailandia e se o Rafale não colocar água no chop, Suiça. Vai que agora a Suiça veja que fez besteira?

Marcos

Será mesmo que os Indianos cometeram esta besteira?
Espero a confirmação do MD indiano, até lá.

edcreek

Olá,

É oficial a Dassault já enviou o comunicado…

A suiça acho dificil voltar atraz mas quem sabe….

Com isso as chances no Brasil melhoram muito, olha a mensagem ai MD aproveita e já fecha por aqui, a chance é essa….

Abraços,

cristiano.gr

Dei uma olhadinha rápida no blog e vi a notícia. Notícia esta que pode ser boa para o Brasil, se os petistas seguirem querendo comprar o Rafale. Com a encomenda da Índia concretizada, os preços tendem a baixar. Torço pelo Gripen, para que os pilotos tenham um avião para voar, desde que se cumpram todas as promessas da Saab e da Suécia. O Brasil está muito defasado em tecnologia em relação aos países ricos e precisa se atualizar e estudar, pesquisar e desenvolver os projetos leva muito tempo e din-din, por isso, concordo plenamente em pagarmos por Transferência de Tecnologia,… Read more »

Observador

Infelizmente, a champagne usada nesta comemoração pode ter um sabor amargo para os apaixonados do Rafale para o Brasil. Isto porque a venda do Rafale para a Índia pode afastá-lo definitivamente do Brasil. A Dassault, depois de conseguir esta venda, será muito mais dura na negociação, não baixarão um centavo do preço, sob o argumento de que o custo da manutenção será diluído ao longo dos anos em virtude do maior número de aparelhos fabricados. E também a Dassault pode fazer biquinho para a tal transferência de tecnologia. Afinal, já tiveram que abrir para os indianos. Para que abrir para… Read more »

Almeida

Eu já sabia deste resultado desde que os indianos encomendaram 500 MICAs por quase U$ 3 milhões de dólares cada para 49 Mirage 2000 modernizados. Ninguém compra 500 mísseis caríssimos para operar em 49 vetores que serão aposentados em 10 ou 15 anos nom máximo.

Além disso, pesou nesta decisão o Rafale ter uma versão naval pronta e capacidade de ataque nuclear.

Agora, as necessidades da Índia são MUITO diferentes das realidade brasileira, espero que nosso Governo Federal lembre-se disso.

Mauricio R.

“Além disso, pesou nesta decisão o Rafale ter uma versão naval pronta e capacidade de ataque nuclear.”

Isso consta do RfP indiano???

No mais:

a-) Os porta aviões indianos não serão tdos CATOBAR, somente o futuro INS Vishal será.
Não consta que a marinha indiana seja tão parva qnto a força aérea, a ponto de adquirir aeronaves que possam ser operadas em um único navio.

b-) O Rafale ao contrário do Flanker, não carrega o Brahamos, que é o principal vetor nuclear indiano no momento.

Vader

Mauricio R. disse:
1 de fevereiro de 2012 às 11:34

Maurício, a Marinha Indiana é tão parva quanto a Força Aérea, se não mais. Basta lembrar que eles tiveram “o dom” de lançar ao mar um SubNuc e “esquecer” do reator.

Nada na defesa da Índia faz o menor sentido. E isso tem um preço. Um que a alta casta não se preocupa em pagar, mas se a plebe indiana tivesse um mínimo de educação para perceber, cabeças rolariam.

Sds.