O primeiro voo noturno do Programa Lockheed Martin F-35 ocorreu no dia 18 de janeiro de 2012, na Base Aérea de Edwards, na Califórnia. A missão consistiu de uma série de aproximações no crepúsculo e na escuridão. O piloto também fez uma avaliação da iluminação do cockpit. O teste vai liberar o caminho para o reabastecimento noturno e voo em formação ainda este ano.

FOTOS: Lockheed Martin

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Uma das coisas importantes para testar no voo noturno são os reflexos das luzes internas no canopi. O F-16A/C dos anos 80 tinha muitos problemas com isso, não sei os atuais.

Almeida

Esses anos todos de voos de testes, uma dúzia de aeronaves de testes, e só agora o primeiro voo noturno? Sério?

Isso nao está meio atrasado não? Já tem aeronave de pré-produção saindo da fábrica…

Vader

Almeida, se me permite, é ao contrário: o vôo noturno é uma das coisas mais difíceis de se viabilizar em qualquer aeronave. Excetuada a missão com munição real, o vôo noturno é talvez a coisa mais perigosa que existe, pois é nele que se testa à plenitude os sistemas de navegação de bordo.

O fato de o F-35 já estar conseguindo voar em segurança à noite só mostra o tremendo avanço do projeto.

Grifo

O fato de o F-35 já estar conseguindo voar em segurança à noite só mostra o tremendo avanço do projeto.

Caro Vader, o projeto está em situação tão complicada que até vôo noturno é motivo de comemoração.

Pode anotar aí, este ainda vai ser o avião de caça mais caro de todos os tempos. Nada mais vai ser igual depois dele.

Vader

Possivente será mesmo caro Grifo. Mas ao contrário de uns e outros, valerá cada centavo gasto.

DrCockroach

Prezado Vader, A economia dos EUA estah rolando ladeira abaixo, com o Obama, esta semana, solicitando mais 1.2 trilhoes de aumento na divida. Tenho certeza que o F-35 valerah cada centavo gasto para a Lockheed Martin. O Pentagon tem se notabilizado por desperdicios, como a maioria dos servicos publicos; nao vejo como agora como seria diferente, em especial com o F-35. Com a permissao dos editores, reproduzo aqui materia recente (3 dias atras) do The Wall Street Journal pois o conteudo eh disponivel apenas p/ assinantes: The Silver Lining to Defense Budget Cuts Maybe the Pentagon will have to clean… Read more »

Almeida

Ótimo texto Doutor Barata, obrigado!

E Vader, 5 anos de testes com 12 células para fazer o primeiro voo noturno definitivamente NÃO é um avanço. Tá parecendo as rafaletes que defendem seu brinquedo de qualquer crítica, mesmos as mais bem embasadas! 😉